8 Transtornos psicológicos infantil: Entenda quais são e como identificar

Transtornos psicológicos infantil: Entenda quais são e como identificar
Paulinha Psico Infantil

Paulinha Psico Infantil

Olá, sou a Paulinha, psicóloga infantil com foco em transtornos do neurodesenvolvimento. Crio conteúdos na internet desde 2015 e ajudo milhares de mães e outras profissionais da área todos os dias aqui e em minhas redes sociais.

Identificar e tratar um ralado na perna ou que a febre de uma criança está aumentando, é uma tarefa muito simples quando comparamos com identificar e lidar com os transtornos psicológicos infantil, afinal essa missão pode ser mais complicada. Tais questões deixam pais e responsáveis muito confusos sobre o que fazer e como agir em cada momento. 

Uma parte disso se deve ao fato de os transtornos psicológicos terem sido ignorados pela área médica por anos, tendo uma maior atenção apenas nas últimas décadas. 

Sendo assim, o entendimento de que os distúrbios psicológicos são disfunções da atividade cerebral que podem afetar a criança em algum sentido, como no humor, comportamento, alimentação, raciocínio, aprendizagem, comunicação, entre outras áreas, ainda acaba sendo distante da maioria das pessoas. 

De toda forma, desde já, compreenda que uma em cada cinco crianças, infelizmente, acaba sendo afetada com algum transtorno. Por conta disso, se torna ainda mais necessário conseguir compreender e reconhecer tais mudanças nas crianças o mais cedo possível, a fim de iniciar uma intervenção psicológica adequada. 

Diante desse cenário, separei para você conhecer os 8 principais transtornos psicológicos infantil. Dessa forma, você poderá identificar com mais facilidade as características em uma criança e intervir da melhor maneira. 

8 transtornos psicológicos infantil

8 transtornos psicológicos infantil

1) Depressão

Talvez um dos transtornos mais conhecidos atualmente, a depressão, mal do século XXI pela ONU, tem como traços causar uma sensação de tristeza permanente, dificultando – em casos mais graves impedindo por completo – a realização de tarefas diárias comuns. A persistência de um estado de humor deprimido por um longo período caracteriza o distúrbio. 

A depressão também pode ser acompanhada de outros sintomas, como variação brusca de peso, insônia, apatia, nervosismo excessivo, entre outros. Com os primeiros indícios de depressão, os pais e responsáveis devem amparar a criança e contar com apoio profissional, apoiando o tratamento na participação familiar e na psicoterapia. 

2) Ansiedade

Conviver com a ansiedade, até certo ponto, é normal no desenvolvimento de uma criança, uma vez que com uma série de descobertas e mudanças físico comportamentais, as novidades podem causar apreensão. No entanto, quando esse sentimento passa a ser uma preocupação excessiva ou expectativa apreensiva, pode passar a caracterizar Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).   

Quando esse quadro persiste por, pelo menos, seis meses, a criança deve ser levada para o acompanhamento de um profissional, com objetivo de entender quais os causadores de tal distúrbio.

3) TDA e TDAH

O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) tem como principais traços nas crianças a dificuldade de concentração e a hiperatividade, como o próprio nome traz. Nesses casos, tarefas simples do dia a dia ficam comprometidas pela impulsividade dos pequenos, que por muitas vezes não conseguem aguardar a sua vez e acabam cometendo erros pela falta de atenção. 

É muito comum que o TDAH seja notado, primeiramente, no ambiente escolar, por ser um espaço que as crianças passam muito tempo desenvolvendo tarefas cognitivas. Além disso, pelos diversos casos de socialização possíveis, a presença da TDAH pode se revelar mais facilmente. 

4) TEA

O TEA (Transtorno de Espectro Autista) é um dos transtornos psicológicos infantil que, na grande parte dos casos, é identificado antes que a criança complete 3 anos. Interferindo, principalmente, na linguagem e aptidão social, o TEA faz com que os pequenos utilizem a comunicação de forma incomum ou até mesmo não utilizá-la de nenhuma forma. 

Com grande variação de acordo com cada indivíduo, o TEA faz com que os pequenos criem regras muito rígidas de comportamento dentro de suas rotinas, obrigando que elas sejam seguidas para um bom convívio. Além de estabelecer interesse e maior curiosidade por assuntos específicos.   

5) TOD

8 transtornos psicológicos infantil

Quando uma criança estabelece um padrão de comportamentos negativos dirigidos a uma autoridade (Pais, responsáveis, professores,…) pode ser considerado como o Transtorno Opositivo Desafiador (TOD). Adversidade, desobediência e irritação são condutas comuns dos pequenos com esse transtorno. 

Por conta dessas características, as crianças com TOD tendem a ser mais repreendidas e punidas pelas suas ações. Acompanhado da reprovação, indícios de arrependimento e respostas emotivas são esperados. 

Dessa forma, os pequenos com TOD carregam um grande sentimento de frustração, afetando seus relacionamentos com outros indivíduos. Isso gera a dificuldade de manter as relações interpessoais.  

6) Transtornos alimentares

Comum na fase da adolescência, os transtornos psicológicos infantil ligados a alimentação também podem ocorrer mais cedo com as crianças. A Anorexia Nervosa e Bulimia são dois dos distúrbios mais comuns, onde, respectivamente, causa a recusa da alimentação e no segundo caso, a eliminação das calorias ingeridas na sequência da alimentação, de forma prejudicial ao corpo. 

Afetando cerca de 4,7% dos brasileiros, os transtornos alimentares devem ser tratados o mais cedo possível, com a atuação psicológica e nutricional. A depender do grau e histórico de cada criança, os melhores tratamentos serão escolhidos. 

7) TDL

O Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL), chamado até pouco tempo como Distúrbio Específico de Linguagem (DEL), faz com que as crianças mostrem algum impedimento no desenvolvimento da fala. Em alguns casos, essa dificuldade pode estar ligada a presença de problemas auditivos, mas não é uma regra.

Sendo assim, pais que notam seus filhos com restrição de vocabulário, dificuldade de construir frases ou até mesmo que pouco falam com até três anos, devem procurar auxílio profissional. Como varia de acordo com cada nível, o tratamento também tem as suas variações. 

8) Apraxia da fala

Mais um dos principais transtornos psicológicos infantil, a apraxia da fala também está ligada ao desenvolvimento da linguagem, como o TDL, mas de outra forma. Neste caso, as crianças apresentam dificuldade em articular as palavras, mas conseguem ter o raciocínio correto.

Isso se deve ao impedimento da articulação correta dos músculos envolvidos na fala. Sessões de terapia da fala são comuns para o tratamento, além da execução de exercícios diários recomendados pelo terapeuta da fala ou fonoaudiólogo que atua em conjunto com os pais. 

Diagnóstico cedo é fundamental 

Como você pode perceber, os transtornos psicológicos infantil afetam as crianças de diferentes formas e, especialmente por conta do desenvolvimento, devem ser diagnosticadas o mais cedo possível, evitando qualquer tipo de problema futuro. Sendo assim, pais e responsáveis devem estar muito atentos aos sinais que as crianças demonstram.

Estabelecer um canal de segurança e confiança para que os pequenos consigam, de alguma forma, expressar o que estão passando é imprescindível. 

Dessa forma, os transtornos psicológicos infantil conseguem ser minimizados e o desenvolvimento de todas as habilidades potencializadas. Para ficar por dentro de mais dicas e informações, acompanhe outros conteúdos do meu instagram.

Compartilhe esse conteúdo
WhatsApp
Facebook

Tópicos do Conteúdo

Conteúdos que você também pode gostar
Calandar (2)
23 de abril de 2024
A psicologia no desenvolvimento infantil...
Calandar (2)
17 de abril de 2024
Tornar-se um especialista em psicologia...
Calandar (2)
11 de abril de 2024
Abrir um consultório de psicologia...
Calandar (2)
7 de abril de 2024
Planejar uma consulta de psicologia...
Calandar (2)
3 de abril de 2024
A busca por especialização em...
Calandar (2)
28 de fevereiro de 2024
A intervenção de qualquer transtorno...
Calandar (2)
27 de janeiro de 2024
A prática da psicologia infantil...
Calandar (2)
25 de janeiro de 2024
A Psicologia Infantil desempenha um...

Newsletter: Receba Notícias e Conteúdos

Receba as novidades do mundo da Terapia Infantil toda semana!

Jornada Terapeuta Infantil de Sucesso

Aprenda a se desenvolver mais como terapeuta infantil, como lotar sua agenda e fazer a gestão do seu consultório do zero.

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

TERAPEUTA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

TERAPEUTA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

TERAPEUTA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

TERAPEUTA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Aprenda como atuar em todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil, através da metodologia IAMF.

PSICÓLOGA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Aprenda como atuar em todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil, através da metodologia IAMF.

PSICÓLOGA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Digite o que procura abaixo