Como trabalhar com a terapia cognitiva comportamental infantil?

Como trabalhar com a terapia cognitiva comportamental infantil?
Paulinha Psico Infantil

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Olá, sou a Paulinha, psicóloga infantil com foco em transtornos do neurodesenvolvimento. Crio conteúdos na internet desde 2015 e ajudo milhares de mães e outras profissionais da área todos os dias aqui e em minhas redes sociais.

A terapia infantil pode ser uma etapa fundamental para o desenvolvimento das crianças. Entre as diferentes abordagens que o psicólogo pode trabalhar com esse público está a terapia cognitiva comportamental infantil.

Presente na sociedade desde os anos 60, a terapia cognitiva comportamental, também conhecida como TCC, é uma abordagem bastante reconhecida pela classe de psicólogos modernos e bastante utilizada por terapeutas durante o tratamento com diferentes públicos, incluindo as crianças.

Nesse artigo você verá tudo o que precisa saber sobre a TCC: o que é, como trabalhar ela com as crianças, quem pode utilizar esse tipo de abordagem, entre outras questões importantes sobre o assunto.

O que é a terapia cognitiva comportamental infantil?

O que é a terapia cognitiva comportamental infantil?

Para explicar o que é a terapia cognitiva comportamental infantil, precisamos contextualizar: dentro da psicoterapia, existem diferentes tipos de abordagens que podem ser realizadas durante os atendimentos. Cada uma dessas abordagens funcionam de uma determinada maneira. Além da TCC, temos, por exemplo:

  • Psicanálise;
  • Behaviorismo;
  • Psicologia humanista;
  • Fenomenologia;
  • Junguiana.

Dessa maneira, a terapia cognitiva comportamental infantil é uma das abordagens possíveis que o psicólogo pode ter para atender o seu público. Mas quais são seus principais conceitos?

Bom, a origem dessa abordagem se deu na década de 60, em estudos realizados pelo psicólogo Aaron Beck, que estuda pessoas com princípios de depressão. Beck entendeu a influência da cognição sobre as emoções, sentimentos e os comportamentos que, consequentemente, ajudava a identificar possíveis transtornos em seus pacientes.

Desde o estudo de Beck, a teoria cognitiva comportamental infantil vem sendo utilizada no atendimento de crianças. Essa abordagem é considerada diretiva e mais “breve” do que outros tipos de análises, visto que, visa compreender a situação atual de cada paciente.

Normalmente, a TCC é utilizada quando o paciente apresenta pensamentos automáticos e, em sua maioria, negativos sobre si mesmo ou as situações em que vive, que podem desencadear transtornos e até mesmo depressão.

Terapia cognitiva comportamental infantil

Terapia cognitiva comportamental infantil

Durante a infância, é natural que as crianças não saibam lidar muito bem com os seus sentimentos, visto que, ainda não possuem uma compreensão adequada do mundo. Nesse sentido, as emoções e sentimentos ficam confusos, e as crianças acabam tendo comportamentos que podem ser considerados inadequados.

Atualmente, vale destacar que também existe um aumento recorrente do número de crianças que estão ansiosas ou que possuem a depressão infantil, justamente pela grande dificuldade que existe das crianças lidarem com as emoções e também pela forma que nossa sociedade se moldou nos últimos anos.

Dessa forma, a terapia cognitiva comportamental infantil é um processo terapêutico que visa trabalhar essas situações, a partir da compreensão de que não são os eventos que presenciamos que influenciam diretamente no comportamento das crianças, mas sim a forma como os pacientes encaram e interpretam esses momentos.

Com essa compreensão, o trabalho do terapeuta é entender as influencias dos pensamentos em relação às emoções e comportamentos dos pequenos.

Para isso, o terapeuta precisa entender o que precisa ser trabalhado, ou seja, quais são os comportamentos que estão se repetindo, como as crianças lidam com as suas próprias emoções, em que situações surgem esses comportamentos, entre outros aspectos importantes. 

É interessante que o terapeuta faça um trabalho de pesquisa junto aos pais das crianças que estão em busca desse tipo de tratamento, compreendendo todos os aspectos que o cercam, como dificuldades vivenciadas no dia a dia, momentos marcantes da infância, contexto familiar e escolar, entre outros. 

Já durante o trabalho terapêutico, o terapeuta pode utilizar elementos lúdicos para exercer o tratamento, como é comum em terapias infantis. Desenhos, jogos e brincadeiras são sempre muito bem vindos, pois estimulam e ajudam a trabalhar a imaginação dos pequenos. Claro, a participação do psicólogo durante essas atividades também é de suma importância.

Um dos pontos essenciais da TCC é o vínculo terapeuta – paciente, e o mesmo acontece com a criança e o terapeuta. A criança precisa se sentir bem no ambiente terapêutico, segura e acolhida. Por isso a empatica e apoio do terapeuta é essencial nessa relação. O profissional deverá ter materiais e brinquedos que auxiliem na criação do vínculo, aproveitar os interesses da criança e trocar com ela sobre o que ela gosta, podem ser estratégias simples para os primeiros passos.

Termos chaves da TCC

Termos chaves da TCC

Os estudos realizados sobre a terapia cognitiva comportamental infantil possuem algumas marcas importantes, como alguns termos que se destacam e que são bastante comuns durante os processos terapêuticos. Conheça alguns:

  • Conceituação Cognitiva;
  • Cognição;
  • Pensamentos Automáticos;
  • Crenças;
  • Tríade Cognitiva;
  • Psicoeducação;
  • Dessensibilização sistemática
  • Técnicas de relaxamento;

Todos esses e outros termos são importantes para que o terapeuta consiga exercer um bom tratamento com seus pacientes. Você pode encontrar mais detalhes no mini dicionário elaborado por Nilcéa Coelho, através de informações retiradas da obra de Judith Beck, filha de Aaron Beck.

Especialização na área da TCC

Especialização na área da TCC

A TCC ou terapia cognitiva comportamental infantil é uma abordagem conceitual, bastante estudada e trabalhada nas universidades de todo o mundo. Entretanto, os ensinamentos durante o curso acabam sendo superficiais, visto que, se trata de teorias e práticas bastante complexas.

Dessa maneira, um profissional que queira utilizar essa ferramenta de análise durante suas consultas com seus pacientes, é necessário uma especialização a respeito da TCC. Essa especialização pode ser realizada por meio de pós-graduação, com foco nessa abordagem, ou cursos especializados que trabalhem exclusivamente com a terapia cognitiva comportamental infantil.

Com isso, o profissional terá um arsenal muito mais robusto para lidar com as situações que encontrar durante os tratamentos. Como estamos falando de crianças, as análises e avaliações se tornam mais complexas, justamente pela dificuldade na comunicação das crianças com os terapeutas.

Seleção da sua abordagem

Seleção da sua abordagem

Como dissemos no início do artigo, existem uma série de abordagens que os terapeutas podem utilizar durante o tratamento com crianças. Cada uma dessas análises funcionam de uma determinada maneira, e cabe ao psicólogo escolher aquela que ele mais se identifica.

Naturalmente, independentemente de qual abordagem for a escolhida, vale ressaltar a necessidade de especializações nas áreas que serão utilizadas. A terapia infantil é uma etapa de suma importância para o desenvolvimento das crianças que precisam de atendimento e, saber lidar com todas as possíveis situações, é fundamental para alcançar resultados importantes.

Por isso, para decidir qual é a melhor abordagem para a sua terapia, entenda mais sobre qual você tem mais afinidade, quais especializações você possui, avalie qual você mais gosta, quais são seus autores prediletos. Dessa forma você certamente irá escolher a abordagem mais adequada para o seu perfil.

Conclusão

Como vimos, a terapia cognitiva comportamental infantil é uma das principais e mais reconhecidas abordagens terapêuticas na modernidade. Ela se baseia em conceitos de análises cognitivas e na sua interferência em relação aos sentimentos e emoções. A ideia chave da TCC é fazer com que as crianças consigam entender seus sentimentos, modificando certos comportamentos. Para isso, o trabalho de compreensão do contexto de cada paciente, juntamente com os pais, é fundamental, bem como a análise presente durante as consultas com os pacientes. 

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