5 Estratégias de como conseguir mais pacientes

5 Estratégias de como conseguir mais pacientes
Paulinha Psico Infantil

Paulinha Psico Infantil

Olá, sou a Paulinha, psicóloga infantil com foco em transtornos do neurodesenvolvimento. Crio conteúdos na internet desde 2015 e ajudo milhares de mães e outras profissionais da área. Quer conversar comigo? Só deixar um comentário no final do conteúdo.

O trabalho de psicólogos depende muito de um fator: a quantidade de pacientes que você possui. De modo geral, são os pacientes que “sustentam” seu trabalho, já que são eles que pagam pelas consultas. Então, é muito importante que você saiba como conseguir mais pacientes, aumentando sua renda e conseguindo uma estabilidade segura para investir em outras ideias de trabalho.

Existem duas maneiras principais de como conseguir mais pacientes: de forma ativa e de maneira reativa. Mas o que é isso? Bom, essas expressões são autoexplicativas: a ativa é quando você age no mercado, e a reativa é quando você reage.

Mas, é importante entender um pouco mais a fundo esses conceitos. No caso dos psicólogos, a forma ativa é quando você vai atrás de novos pacientes, sendo que isso pode ocorrer de diferentes maneiras. Já a reativa é quando você espera que o paciente venha até você, como indicação por exemplo. 

Existem duas maneiras de você utilizar essas duas formas de como conseguir mais pacientes, a curto prazo e a longo prazo. Na sequência, você conhecerá 5 estratégias de como conseguir mais pacientes de forma ativa, entendendo também se é a curto prazo ou a longo prazo.

Instagram para psicólogos

Instagram para psicólogos

A primeira estratégia a longo prazo que você deve implementar, é a criação de um instagram para psicologos. É fundamental que você monte um Instagram para divulgar o seu trabalho, utilizando todas as ferramentas que ele oferece. 

Nessa plataforma, existem alguns pontos essenciais para que você tenha sucesso: constância de publicações, manejo das ferramentas, trabalhar com parcerias, investir em conteúdos de qualidade, etc.

Um instagram bem feito faz com que as pessoas, quando pesquisam sobre assuntos que você publica, acabam se relacionando com o seu trabalho, gerando um interesse de forma natural. Com isso, você vai ampliando sua rede de contatos, aumentando o engajamento e,consequentemente, angariando mais clientes. 

Mas por que é uma estratégia a longo prazo? Bom, montar o Instagram de sucesso não é tão simples assim. 

Para que você consiga atingir seus objetivos nessa plataforma, é preciso prática, postagem de conteúdos de forma constante, interação regular com os usuários e aprimoramento de suas práticas. 

Por isso, leva um tempo para que você consiga uma boa rede de clientes e usuários. Mas, aplicando as estratégias da forma correta, entendendo cada vez mais como funciona essa plataforma, certamente você verá os resultados aparecerem. 

Indicação e networking

Indicação e networking

Muitos profissionais, de diferentes áreas, conseguem o sucesso desejado através da “ajuda” de outros profissionais. E não tem nenhum problema nisso. Pelo contrário, é fundamental que você faça um bom networking para que você consiga alavancar seus negócios.

Mas o que é networking? De modo geral, é uma expressão que se refere a sua rede de contatos. Através de troca relevante de informações, sobre assuntos da sua área de atuação, você consegue contatos de outros profissionais que realizam atendimento, muitas vezes com a agenda lotada.

Essa é uma boa estratégia de como conseguir mais pacientes porque, esses contatos que você possui, que podem ter a agenda cheia, acabarão indicando você para outros pacientes. Claro, para isso, é importante que você mostre sua qualificação, seu empenho e sua dedicação para atender corretamente os pacientes que serão indicados.

Ainda, é importante entender que nem sempre serão os psicólogos que te indicarão para outros pacientes. 

Por exemplo, se você é um psicólogo infantil, e efetua um bom networking com psicoterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos, existe a chance de elas indicarem seus próprios pacientes para você.

No caso de trabalho com adultos, pensamos no seguinte exemplo: você trabalha com uma linha específica de atendimento, como o pensamento freudiano. Aí, um paciente procura um psicólogo, visando o atendimento nessa linha, mas encontra um que trabalha com outras abordagens. Se você fez um bom networking com essa pessoa, ela acaba te indicando naturalmente. 

Como esse trabalho de networking funciona à maneira que você vai adquirindo novos contatos, também é uma estratégia a longo prazo, pois não é do dia para a noite que você vai conseguir que psicólogos conceituados recomendem seu trabalho para outras pessoas. 

Distribuição de conteúdos e produtos

Distribuição de conteúdos e produtos

Outra maneira de como conseguir mais pacientes, é realizando um trabalho de distribuição, de forma ativa.

Nesse processo, você deve ir até clientes ou pessoas  que poderão se tornar novos clientes, entregando aquilo que você pode oferecer. Mas como assim?

Por exemplo, você pode entrar em um grupo do Facebook com temas relacionados ao seu trabalho, e distribuir o que você tem para oferecer, ou seja, falando sobre suas consultas, venda de cursos, palestras, e vice-versa.

Outra maneira de realizar isso é fora dos meios digitais, como em escolas e universidades, realizando, por exemplo, eventos, rodas de conversas e palestra com alunos e profissionais desses ambientes.

Por exemplo, se você trabalha com depressão, é interessante que você busque realizar palestras ou eventos nesses espaços debatendo esse tema, melhorando ainda mais seu networking. 

Outro exemplo interessante é o seguinte: se você trabalha com o autismo, é interessante que você trabalhe em eventos que falem sobre esse tema, como a semana de autismo. 

Nesse sentido, é importante encontrar esses meios de fazer essa divulgação do seu trabalho, aumentando a sua rede de contatos e distribuindo conteúdos para que outras pessoas possam conhecer mais sobre o que você tem para oferecer. 

Google ADS

Google ADS

Uma maneira de trabalhar de forma ativa no mercado, é utilizando o Google Ads para psicólogos. Essa é uma das inúmeras ferramentas do Google, e pode ajudar bastante nesse processo de como conseguir mais pacientes.

O Google Ads é uma ferramenta que faz com que, para pessoas que estão busque no Google por psicólogos na sua região, você crie anúncios específicos de busca, através do Google Ads, para com que essa pessoa que está no fundo do funil (procurando a área de psicologia) encontre você nas primeiras pesquisas das páginas do Google.

Essa é uma estratégia de curto prazo, pois, assim que criada a campanha e colocada para rodar, automaticamente você vai aparecer nas primeiras pesquisas de busca de pessoas que estão procurando novos psicólogos. 

Para isso, é preciso criar uma campanha com especialistas que entendem de Marketing e do Google Ads, pois ele criará uma campanha realmente otimizada para que seu anúncio apareça para as pessoas que estão buscando exatamente aquilo que você oferece. 

Por exemplo, se você é um psicólogo infantil que trabalha com autismo, essa campanha fará com que você apareça para pessoas que estão procurando somente isso, dentro da região ou cidade que você atua. 

Facebook ADS

Facebook ADS

Como o próprio nome já indica, o Facebook ADS é uma ferramenta semelhante ao Google ADS. A principal diferença é a plataforma utilizada para o impulsionamento de anúncios e campanhas de divulgação. Nesse caso, as estratégias são direcionadas para o Facebook, a maior rede social do mundo.

Com a montagem de campanhas de Facebook ADS, você impulsiona sua presença na rede para atrair novos pacientes, como em grupos terapêuticos na rede social.

Também é uma estratégia de impulsionamento e, portanto, é uma maneira ativa de se trabalhar nos meios digitais, funcionando muito bem como uma ferramenta de alcance a curto prazo.

Conclusão

Para quem está começando nessa área de psicologia, é importante ter em mente que não é um trabalho fácil expandir seus negócios, principalmente sua rede de pacientes. Para isso, é fundamental utilizar estratégias de divulgação e exposição do seu trabalho, como as 5 que apresentamos durante esse artigo. 

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