Descubra 20 sintomas de autismo infantil

Descubra 20 sintomas de autismo infantil
Paulinha Psico Infantil

Paulinha Psico Infantil

Olá, sou a Paulinha, psicóloga infantil com foco em transtornos do neurodesenvolvimento. Crio conteúdos na internet desde 2015 e ajudo milhares de mães e outras profissionais da área todos os dias aqui e em minhas redes sociais.

Antes de nos aprofundarmos um pouco mais em alguns pontos importantes e listar os 20 sintomas de autismo infantil é interessante ressaltar que o autismo é um espectro, e cada criança é única, com seus próprios desafios e características. 

Portanto, nem todas as crianças com autismo apresentam todos esses sintomas, da mesma forma, nesta ordem e com a mesma intensidade. A lista é voltada para características que são sinais comuns para que os pais e cuidadores possam observar. 

Vamos lá? 

1. Atraso na fala: O desenvolvimento da linguagem em crianças autistas é uma área que requer atenção especial. Alguns bebês e crianças com autismo podem não atingir os marcos de linguagem esperados para sua idade. 

A ausência ou atraso na fala não significa necessariamente que a criança não tenha a capacidade de se comunicar. Pelo contrário, muitas crianças com autismo têm pensamentos e ideias brilhantes que estão ansiosas para compartilhar, mas podem enfrentar desafios em expressá-los verbalmente. 

Algumas podem desenvolver a fala de maneira mais típica com o tempo, enquanto outras podem continuar a utilizar formas alternativas de comunicação ao longo da vida. 

2. Dificuldade na comunicação: Para muitas crianças autistas, a comunicação não verbal pode ser um desafio adicional. Isso significa que elas podem ter dificuldade em entender expressões faciais, gestos, tom de voz e outros aspectos não verbais da comunicação que são essenciais para interpretar as intenções e emoções das pessoas ao seu redor. 

Da mesma forma, podem ter dificuldade em expressar suas próprias emoções e necessidades por meio de gestos ou expressões faciais. Essa dificuldade na comunicação não verbal pode impactar significativamente a interação social e a compreensão das nuances sociais, tornando importante o apoio e a intervenção adequada para ajudar essas crianças a desenvolverem essas habilidades fundamentais.

3. Dificuldade na interação social: Um dos principais sintomas de autismo infantil é não entender os sinais sociais sutis, o que pode levar a mal-entendidos e ao isolamento. No entanto, com o apoio adequado e a oportunidade de participar de programas e atividades sociais estruturadas, muitas crianças autistas podem desenvolver habilidades sociais e aprender a criar conexões com os demais.

4. Isolamento social: É comum, ainda, que crianças autistas apresentam preferência por brincar de forma independente e possam enfrentar desafios ao tentar fazer amizades com seus colegas. Isso ocorre, em parte, devido às dificuldades que podem ter na compreensão das regras sociais não escritas que guiam as interações entre pares.

5. Comportamentos repetitivos: Os comportamentos repetitivos em crianças autistas são sintomas de autismo infantil caracterizados por padrões de ações, movimentos ou interesses que são repetidos com frequência e podem parecer sem propósito ou incomuns para os observadores. Isso pode incluir movimentos repetitivos, como balançar as mãos, alinhar objetos, ou fixar o olhar em estímulos específicos, como luzes piscantes. 

6. Padrões rígidos e restritivos de comportamento: As crianças autistas podem ter rotinas rígidas e resistência a mudanças nos seus padrões de comportamento. Esses comportamentos restritos podem servir como uma forma de auto estimulação ou ajudar a criança a lidar com o estresse e a ansiedade, mas também podem limitar sua flexibilidade de pensamento, capacidade de adaptação e interação social.

7. Interesses intensos e específicos: Dentre os sintomas de autismo infantil está certa “rigidez” de ação, comportamento e pensamento. É  possível desenvolver interesses incomuns e profundos em tópicos específicos, como máquinas, línguas diferentes ou animais específicos.

8. Sensibilidade sensorial: Muitas crianças autistas têm sensibilidades sensoriais incomuns, como hipersensibilidade ao toque, som ou luz. Isso pode resultar em reações intensas a estímulos sensoriais.

Descubra 20 sintomas de autismo infantil

9. Ecolalia: A ecolalia é um dos sintomas de autismo infantil mais frequentes, em menor ou maior grau. Algumas crianças com autismo podem repetir palavras ou frases que ouviram anteriormente, sem necessariamente compreender seu significado.

10. Movimentos estereotipados: Isso inclui movimentos repetitivos e incomuns, como balançar para frente e para trás ou torcer as mãos.

11. Falta de jogo imaginativo: Crianças autistas podem ter dificuldade em se envolver em brincadeiras imaginativas e em criar histórias ou cenários fictícios.

12. Dificuldade em compreender emoções: Elas podem lutar para entender as emoções dos outros e podem ter dificuldade em expressar suas próprias emoções de maneira apropriada.

13. Comportamentos desafiadores: Este é um dos sintomas de autismo infantil que pode incluir os famosos e tão abertamente citados “surtos”,  acessos de raiva, agressão física, autolesões ou atos de autoagressão. Um contexto delicado que deve ser analisado com cuidado e manejado de forma a prevenir que ninguém seja machucado ou prejudicado, principalmente a criança. 

14. Dificuldade em ajustar-se a mudanças: Crianças com autismo muitas vezes preferem a estabilidade e podem resistir fortemente a mudanças em sua rotina ou ambiente. Uma “dureza” que está altamente associada aos demais sintomas de autismo infantil.

15. Repetição de palavras ou frases: Além da ecolalia, elas podem repetir as mesmas palavras ou frases várias vezes, nos mais diversos contextos, para expressar-se. O que leva a certa limitação de vocabulário à longo prazo. 

16. Dificuldade em compreender pistas sociais: Crianças autistas podem não entender pistas sociais sutis, como expressões faciais, tom de voz ou linguagem corporal, o mais presente dos sintomas de autismo infantil.

17. Dificuldade em fazer contato visual: Elas podem evitar o contato visual ou não perceber quando outra pessoa está olhando para elas.

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18. Hipermobilidade ou hipotonia: É importante observar que o transtorno do espectro autista (TEA) é principalmente um distúrbio neurológico que afeta o comportamento, a comunicação e as interações sociais, em vez de uma condição que causa características físicas visíveis. 

No entanto, algumas crianças com TEA podem apresentar características físicas que fazem parte de um conjunto mais amplo de características conhecidas como “fenótipo autista”. Essas características podem incluir músculos excessivamente flexíveis, chamada de hipotonia, ou a falta de tônus muscular, o que pode afetar a coordenação motora da criança. 

19. Comportamentos auto estimulatórios: O que pode incluir comportamentos como bater palmas, piscar os olhos ou movimentar os dedos na frente dos olhos.

20. Dificuldades na alimentação: É comum que algumas crianças autistas desenvolvam preferências alimentares restritas, aversões a determinadas texturas ou mesmo sigam rituais alimentares específicos. Este é um dos sintomas de autismo infantil que exige maior explicação. 

Essas preferências podem ser muito intensas e podem limitar significativamente a variedade de alimentos que a criança está disposta a consumir. Por exemplo, elas podem ser seletivas quanto às cores dos alimentos, texturas específicas, ou podem insistir em que os alimentos não toquem uns nos outros no prato. 

Essas preferências podem tornar a alimentação um desafio para os pais e cuidadores. É importante abordar essas questões de forma sensível e, quando necessário, buscar orientação de profissionais de saúde, como nutricionistas e terapeutas ocupacionais, para ajudar a garantir que a criança receba uma nutrição adequada e equilibrada.

Lembrando que o diagnóstico de autismo é feito por profissionais de saúde especializados com base em uma avaliação abrangente dos sintomas de autismo infantil. É importante que os pais que observem esses sinais procurem a avaliação de um pediatra ou especialista em desenvolvimento infantil para obter um diagnóstico preciso e iniciar intervenções adequadas

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