Autismo severo como lidar? 5 dicas de como lidar. 

Autismo severo como lidar? 5 dicas de como lidar. 
Paulinha Psico Infantil

Paulinha Psico Infantil

Olá, sou a Paulinha, psicóloga infantil com foco em transtornos do neurodesenvolvimento. Crio conteúdos na internet desde 2015 e ajudo milhares de mães e outras profissionais da área todos os dias aqui e em minhas redes sociais.

Autismo severo como lidar é, assim como o próprio transtorno, um espectro amplo e diversificado, que requer tempo, paciência, estudo, dedicação e (claro!) muito, muito amor. 

Em outras palavras, isso significa que os desafios e as necessidades das pessoas no espectro autista podem variar consideravelmente, tanto quanto há indivíduos diagnosticados. 

Quando se trata de autismo severo como lidar, os desafios podem ser um pouco mais intensos do que se espera para pessoas com autismo em outros contextos e podem exigir dos pais, cuidadores, e profissionais uma abordagem especialmente adaptada para cada criança. 

Aqueles que trabalham com crianças e adultos com autismo severo muitas vezes enfrentam desafios significativos, que demandam maior dedicação e criatividade, mas também irão experimentar momentos de alegria e conquistas notáveis. 

Eu preparei, então, cinco dicas essenciais para lidar com o autismo severo e apoiar o desenvolvimento e o bem-estar dos nossos pequenos que necessitam de nós grandemente.

1. Entenda as necessidades individuais de cada um

Cada pessoa com autismo severo é única, e entender suas necessidades individuais é o primeiro passo fundamental para compreender autismo severo como lidar. O que inclui não apenas reconhecer as preferências, habilidades e desafios da pessoa com autismo, mas também compreender como o autismo afeta sua maneira de ver e interagir com o mundo. 

Algumas pessoas com autismo severo podem ter dificuldades significativas na comunicação verbal, enquanto outras podem falar somente sobre interesses intensos em áreas específicas. 

É importante, também, trabalhar em estreita colaboração com os profissionais de saúde, terapeutas e educadores que fazem o acompanhamento para realizar avaliações detalhadas que ajudem a identificar as necessidades específicas da pessoa com autismo severo. 

À medida que você ganha uma compreensão mais profunda dessas necessidades, pode adaptar melhor o apoio e criar ambientes que favoreçam o bem-estar e o desenvolvimento.

Autismo severo como lidar? 5 dicas de como lidar. 

2. Comunique-se de forma efetiva para a criança diagnosticada

A comunicação é muitas vezes um dos maiores desafios de autismo severo como lidar. Alguns podem ser não verbais ou ter habilidades de comunicação limitadas, enquanto outros podem usar a fala de maneira não convencional, como a ecolalia (repetição de palavras ou frases). 

Eu preparei algumas estratégias para melhorar a comunicação com indivíduos com autismo severo:

Comunicação alternativa: Para aqueles que não são verbais, é fundamental explorar opções de comunicação alternativa para facilitar o processo de autismo severo como lidar, como sistemas de comunicação aumentativa e alternativa (CAA), quadros de comunicação ou dispositivos de comunicação.

Concisão: Use linguagem simples e direta. Evite perguntas abertas e ofereça instruções claras e passos simples.

Paciência: Dê tempo para a pessoa responder. Algumas pessoas com autismo severo podem precisar de mais tempo para processar informações e formular uma resposta.

Pistas visuais? Muitos indivíduos com autismo severo são visuais e podem se beneficiar de apoio visual, como imagens, símbolos ou gestos.

Comunicações não verbais: Preste atenção às pistas não verbais, como expressões faciais e gestos, para entender as emoções e intenções da pessoa.

3. Estrutura e rotina

Para muitas pessoas que vivem a realidade de autismo severo como lidar, a previsibilidade e a rotina são essenciais para que os pacientes ou pessoas que são cuidadas se sintam seguras e confortáveis. 

A mudança pode ser altamente desafiadora e causar ansiedade, ainda mais ao considerar que cada pessoa diagnosticada possui uma forma única de se adaptar aos eventos diários. Portanto, é importante criar uma estrutura consistente para elaborar meios de praticar o autismo severo como lidar

Eu separei alguns exemplos abaixo:

Horários regulares: Mantenha horários regulares para refeições, sono e atividades. Isso ajuda a criar previsibilidade.

Visualização: Use quadros de horários visuais ou calendários para ajudar a pessoa a entender a ordem das atividades diárias.

Antecipação: Avise com antecedência sobre mudanças na rotina. Isso pode ajudar a pessoa a se preparar para transições.

Opções limitadas: Ao dar escolhas, você oferece um senso de controle sem sobrecarregar com muitas opções.

Autismo severo como lidar? 5 dicas de como lidar. 

4. Incentive as habilidades sociais e comportamentais

As habilidades sociais e comportamentais são essenciais para a vida diária e a interação com os outros. Mesmo que essas habilidades possam ser um desafio para pessoas com autismo severo, elas podem ser ensinadas e desenvolvidas. 

Os profissionais podem ajudar a criar programas de intervenção comportamental que visam melhorar habilidades sociais, como interagir com os outros, fazer amizades e lidar com situações sociais.

Além disso, reforçar comportamentos apropriados e oferecer elogios quando a pessoa se envolve em interações sociais bem-sucedidas pode ser altamente eficaz. A modelagem social, em que a pessoa observa e imita comportamentos sociais apropriados, também pode ser uma ferramenta valiosa.

5. Cuide de si mesmo e busque uma rede de apoio

Parte de autismo severo como lidar pode ser incrivelmente desafiador e emocionalmente exigente para familiares e cuidadores, portanto é importante lembrar que cuidar de si mesmo é fundamental para poder oferecer o melhor apoio possível à pessoa diagnosticada.

Práticas como: 

Buscar apoio e informação: Conecte-se com grupos de apoio locais ou online de pais e cuidadores de pessoas com autismo severo. Compartilhar experiências e informações pode ser reconfortante e útil.

Reservar um tempo para si próprio: Tire um tempo para descansar e relaxar. Cuidar de si mesmo não é egoísta, é essencial.

Ouvir os especialistas com atenção: Busque orientação e treinamento de profissionais especializados em autismo severo. Eles podem fornecer estratégias eficazes e recursos.

Comemorar as suas conquistas também: Lembre-se de comemorar as pequenas e grandes conquistas que você adquiriu durante a sua caminhada junto à pessoa diagnosticada. Cada progresso é uma vitória.

Estar aberto ao aprendizado: O autismo é um espectro amplo, e a pesquisa está em constante evolução. Esteja disposto a aprender novas estratégias e abordagens.

Autismo severo como lidar  pode ser uma jornada desafiadora, mas também repleta de momentos significativos e gratificantes. À medida que você se dedica a entender as necessidades individuais da pessoa com autismo severo e busca o apoio certo, você está dando passos importantes para ajudá-la a alcançar seu potencial e desfrutar de uma vida plena. 

Com amor, paciência e o compromisso de aprender e crescer juntos, você pode construir um futuro brilhante para você e para seu pequeno, ou pequena. Gostou do conteúdo? Nas minhas redes sociais (TikTok, YouTube, Instagram e Facebook) eu sempre compartilho dicas, informações e práticas que irão fazer do seu dia a dia um pouco mais fácil! 

Você sabia? Agora o meu blog também conta com publicações diárias, assine a nossa newsletter!  

Compartilhe esse conteúdo
WhatsApp
Facebook

Tópicos do Conteúdo

Conteúdos que você também pode gostar
Calandar (2)
27 de dezembro de 2023
Identificar os primeiros sintomas de...
Calandar (2)
23 de dezembro de 2023
Antes de nos aprofundarmos um...
Calandar (2)
21 de dezembro de 2023
De acordo com o Centro...
Calandar (2)
11 de dezembro de 2023
A musicoterapia para autismo é...
Calandar (2)
9 de dezembro de 2023
O Transtorno do Espectro Autista...
Calandar (2)
1 de dezembro de 2023
Para responder a questão “autismo...
Calandar (2)
30 de novembro de 2023
O Transtorno do Espectro Autista...

Newsletter: Receba Notícias e Conteúdos

Receba as novidades do mundo da Terapia Infantil toda semana!

Jornada Terapeuta Infantil de Sucesso

Aprenda a se desenvolver mais como terapeuta infantil, como lotar sua agenda e fazer a gestão do seu consultório do zero.

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

TERAPEUTA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

TERAPEUTA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

TERAPEUTA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

TERAPEUTA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Aprenda como atuar em todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil, através da metodologia IAMF.

PSICÓLOGA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Digite o que procura abaixo