O sucesso acadêmico dos filhos é sempre de grande importância para os pais. Afinal, o conhecimento é a porta de entrada para a independência financeira em uma sociedade dominada pelo uso da tecnologia e pelo compartilhamento de informações como a que nós construímos. É natural, portanto, que haja preocupações em torno do aprendizado dos nossos futuros profissionais das mais diversas áreas e quais são os transtornos de aprendizagem que eles podem encontrar pelo caminho.
O processo de aprendizagem pode ser um desafio para muitas pessoas de diferentes formas e por diferentes razões, mas algumas enfrentam dificuldades específicas, distintas das demais, que podem ser caracterizadas como transtornos de aprendizagem. Esses transtornos podem afetar a aquisição de linguagem, sua compreensão, seu uso (fala e escrita) e a leitura. As habilidades matemáticas, de cálculo, raciocínio lógico, e as competências motoras.
There is no ads to display, Please add some
É sempre importante, como pais ou cuidadores, entender quais são os transtornos de aprendizagem e suas características para ajudar os pequenos que enfrentam esses desafios a alcançar seu máximo potencial. Nós podemos compreender os transtornos de aprendizagem como dificuldades específicas que afetam a capacidade de uma pessoa para aprender e desempenhar tarefas acadêmicas ou profissionais. Eles afetam a maneira como o cérebro processa informações e podem causar dificuldades em áreas como a leitura, escrita, matemática, linguagem, habilidades motoras e memória.
Quais são os transtornos de aprendizagem?
Assim sendo, indiferentemente de quais são os transtornos de aprendizagem eles podem gerar preocupações para os responsáveis ou cuidadores das crianças ao prejudicar o desempenho escolar da criança. A dislexia, a discalculia, e disgrafia, a disortografia, entre outros que não estão diretamente relacionados à condições como o autismo ou o TDAH, por exemplo, porém eles podem coexistir e interferir mutuamente no desenvolvimento. A seguir, irei descrever cada um deles brevemente:
- Dislexia
A dislexia é um dos transtornos de aprendizagem mais comuns, ela afeta a habilidade de uma pessoa para ler com precisão e fluência, e é caracterizada por dificuldades na leitura, incluindo a compreensão de palavras, a fluência na leitura e a identificação de sons e letras. As pessoas com dislexia também podem ter dificuldades na escrita e na ortografia. As crianças com dislexia podem ter dificuldade em identificar e decodificar palavras, compreender o significado do que leem e lembrar o que foi lido.
- Discalculia
A discalculia, por sua vez, é um transtorno que a habilidade de uma pessoa para entender e trabalhar com números. Pessoas com discalculia podem ter dificuldades em realizar operações básicas de matemática, como adição, subtração, multiplicação e divisão, além de problemas com noções espaciais e temporais. Os pequenos com discalculia podem ter dificuldade em fazer cálculos matemáticos simples, entender conceitos numéricos e compreender a relação entre números. Além de constantemente esquecer datas importantes, “perderem a noção” de tempo e perder prazos, além de esquecer informações relacionadas à números como aniversários, por exemplo.
- Disgrafia
A disgrafia é um transtorno de aprendizagem que afeta a habilidade de uma pessoa para escrever com clareza e precisão. As pessoas com disgrafia podem ter dificuldade em formar letras e palavras legíveis e consistentes, além de ter dificuldade em organizar ideias por escrito.
A disgrafia é outro transtorno que afeta a escrita, mas diferentemente da dislexia, está relacionada à grafia e à coordenação motora. Pessoas com disgrafia podem ter dificuldades em escrever de forma legível, espaçada e organizada.
- Disortografia
A disortografia é um transtorno de aprendizagem relacionado à escrita que afeta a ortografia, que afeta a habilidade de uma pessoa para soletrar corretamente. As pessoas com distorção podem ter dificuldade em identificar as letras corretas e a ordem em que elas devem ser usadas para formar palavras. Pessoas com distrografia podem ter dificuldades em escrever corretamente as palavras, incluindo a troca de letras, a inversão de letras e a confusão com as regras gramaticais.
- TDAH
O TDAH é um transtorno neurobiológico de natureza genética que, segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, influencia a atenção e se destaca pela inquietude, impulsividade e hiperatividade excessivas na criança. Ele depende de quais são os transtornos de aprendizagem encontrados na criança, necessitando de terapia e, em alguns casos, de acordo com o psicoterapeuta que faz o acompanhamento, medicação para auxiliar o cérebro a distinguir, processar e organizar as informações.
There is no ads to display, Please add some
Durante o processo de aprendizagem, ele afeta as habilidades de concentração nas atividades e de organização, principalmente das informações recebidas pelos professores. As crianças com TDAH podem ter dificuldade em manter o foco, controlar impulsos e organizar tarefas até mesmo em casa, durante sua vida diária.
Agora que você já sabe quais são os transtornos de aprendizagem mais comuns e como eles podem afetar o desempenho acadêmico e profissional das pessoas afetadas, é importante entender que existem outros fatores de impactam o progresso acadêmico infantil como o transtorno do processamento auditivo, o transtorno do processamento visual e o transtorno do espectro autista.
Não é apenas na escola que acontece!
De forma alheia à quais são os transtornos de aprendizagem que afetam uma criança, ela pode encontrar dificuldades que sobressaem o desempenho acadêmico e profissional e adentrar o campo emocional ao causar a frustração, o desinteresse pela escola, a comparação desmedida com os colegas, associações negativas a matérias específicas, que podem fazer surgir problemas emocionais e de comportamento como consequência.
Dificuldades na leitura, escrita e compreensão matemática podem afetar, para além da realização de tarefas escolares e acadêmicas o estabelecimento de relacionamentos interpessoais saudáveis com os colegas e o corpo docente. Sendo assim, a identificação e o diagnóstico precoces são fundamentais para o sucesso do das intervenções terapêuticas. É importante que os pais, os educadores e os profissionais da saúde que trabalham com a infância conheçam quais são os transtornos de aprendizagem e estejam atentos a sinais e sintomas que possam indicá-los.
Existe um ditado na língua inglesa que diz que “é necessário uma vila” para educar uma criança. Ser pai, mãe, ou cuidar de uma criança não vem com manual e estou aqui, também, para auxiliar e facilitar este tão delicado e importante processo. Não deixe de me procurar nas redes sociais (Instagram, TikTok, YouTube, Facebook) e de seguir o meu blog para pais.