Quero meu consultório, como abrir clínica de psicologia infantil?

Quero meu consultório, como abrir clínica de psicologia infantil?
Paulinha Psico Infantil

Paulinha Psico Infantil

Olá, sou a Paulinha, psicóloga infantil com foco em transtornos do neurodesenvolvimento. Crio conteúdos na internet desde 2015 e ajudo milhares de mães e outras profissionais da área todos os dias aqui e em minhas redes sociais.

Antes de começar a explicar para vocês todo o processo de como abrir clínica de psicologia infantil, é muito importante ter claro na sua mente que nem sempre abrir o consultório é sua melhor opção e que pode ser feita aos poucos, nesse conteúdo eu tenho uma dica de como começar aos poucos

O processo de como abrir clínica de psicologia não é tão complicado mas exige atenção e planejamento, então fique atento a todas as dicas. 

Qual profissional tem permissão legal para abrir uma clínica de psicologia?

Para abrir seu consultório, é necessário que você seja graduado em psicologia e esteja com registrado as suas anuidades estejam em dia no CRP (Conselho Regional de Psicologia),

Fique atento também se seu registro no CRP está situado no mesmo estado de abertura da clínica, caso não esteja, será necessário solicitar um registro suplementar. 

Além disso, quando você abrir uma clinica com CNPJ, você deverá avisar o Conselho Regional da sua cidade pois alguns CRPs cobram um valor anual também do CNPJ da clinica. Fique atenta à esse detalhe!

Definição do perfil dos pacientes a serem atendidos

Definição do perfil dos pacientes

Milhões de pessoas, crianças, adolescentes, adultos e idosos, recorrem a tratamentos psicológicos todos os dias e os números vêm crescendo. Existem todo tipo de perfil de pacientes, e cada um deles procuram o profissional que correspondem e que trabalham especializados no seu perfil. Por isso, cabe a você, profissional, tentar atrair o seu público alvo. 

Caso o perfil dos seus pacientes seja o público infantil, por exemplo, então você precisaria fortalecer sua estratégia para atrair essa base de pacientes. Usando seus meios de divulgação e decorando seu consultório de maneira adequada para o aconchego e conforto das crianças, no caso. 

Documentação necessária para abrir sua clínica de psicologia

Nessa dica de como abrir clínica de psicologia eu terei que ser um pouco mais técnica pois existem algumas exigências, licenças e documentos que são necessários para conseguir finalizar o processo de como abrir clínica de psicologia. 

Depois de confirmar se seu registro no CRP está devidamente em dia, contate seu auxiliar contábil para que possam ajudar você nessa parte mais burocrática do processo. 

É necessário obter algumas licenças e autorizações específicas, sendo elas as seguintes: 

  • Licença ou Alvará de Funcionamento, dado pela prefeitura
  • Documentação no cartório de pessoas jurídicas ou junta comercial
  • CNPJ (se quiser realmente ser uma clinica formal, você pode atuar apenas com o seu CPF e CRP caso não queira abrir uma empresa)
  • Licença do Corpo de Bombeiros ou Licença Sanitária, dada pela Anvisa 
  • Credenciamento de Clínicas para realização de exames psicotécnicos para outorga de CNH, dado pelo Detran
  • Registro de Responsabilidade Técnica, pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP)
  • Registro do Empreendimento, também pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP)
  • Inscrição na Prefeitura para pagamento do ISS (Imposto sobre Serviços), feito na Prefeitura
  • Cadastro como autônomo/individual, feito no INSS

Lembre-se de que é muito importante contratar um escritório de contabilidade para que eles consigam auxiliar vocês em todas as etapas desse processo. 

Formato Jurídico

Existem vários formatos jurídicos que podem ser úteis para você e o contexto ao qual se encaixa. Para continuar a explicação de como abrir clínica de psicologia, irei explicar de forma clara e resumida as quatro opções de formatos jurídicos para quem quer abrir sua própria clínica

Empresário Individual (EI) 

Esse formato é ideal para quem está abrindo de forma completamente autônoma, sem sócios. Com esse formato você não precisa de um capital inicial mínimo, porém seu patrimônio social não é dividido do seu patrimônio comercial. 

Eireli (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) 

Nessa modalidade jurídica você necessita de, no mínimo, um sócio e é necessário que você consiga declarar um capital social de ao menos cem salários mínimos. Por outro lado, seu patrimônio social e empresarial são devidamente separados dessa forma.

Sociedade Limitada

Aqui você irá precisar de dois sócios para o empreendimento e as normas serão estabelecidas de acordo com os investimentos de cada sócio. 

Sociedade Limitada Unipessoal de Psicologia (SLU)

Essa modalidade oferece benefícios para quem pretende abrir a clínica sozinho, pois não necessita de sócios e nem de um capital inicial de investimento, assim como o EI ( Empresário Individual), citado logo acima, no entanto, diferente do já citado, com o SLU seu patrimônio pessoal é separado do seu patrimônio comercial.

Lembrando que psicólogo é proibido de ter MEI, e eu tenho um conteúdo completo só disso.

Definição do espaço e materiais essenciais para ter uma clínica

Definição do espaço e materiais essenciais para ter uma clínica

Definir o seu espaço é uma etapa essencial no seu processo de como abrir clínica de psicologia. Tudo nele será importante e relevante. A estética ambiental escolhida por você, a localização – bairro, rua, vizinhança – a disposição e o tamanho dos cômodos, acessibilidade ao transporte público, logística de estacionamento para os pacientes, etc. Todos esses pontos são importantes para você conseguir abrir um consultório aconchegante e funcional para trabalhar e seguir com sua carreira. 

Dessa forma, sendo ainda mais específica, seu espaço irá precisar de uma certa estrutura básica para conseguir acomodar seu negócio de maneira confortável. 

É ideal ter: 

  • Recepção.
  • Sala de espera.
  • Banheiros.
  • Sala de Atendimento. 

E, para compor seu imóvel adequadamente, cada área necessita de certos equipamentos ou materiais específicos, como:

  • Computador.
  • Impressora.
  • Mesas.
  • Cadeiras.
  • Poltronas para o consultório(em caso de atendimento adulto).
  • Planilhas ou softwares específicos para a organização de horários de atendimentos de pacientes e controles financeiros.

Lembrar sempre que o bem estar e o conforto dos pacientes é muito importante e a escolha de decoração pode ser de acordo com o perfil dos seus pacientes. Uma área de lazer com brinquedos e livros infantis, caso esse seja seu perfil, é uma boa ideia, por exemplo. 

Manutenção do ambiente e conhecimentos de empreendedorismo

Tenha sempre em mente que esse ambiente agora, depois de montado e aberto, irá precisar de muito cuidado e atenção. É muito importante pensar no consultório, como um negócio e não se esqueça para que um negócio continue andando bem é necessário organização nas finanças, contabilidade, limpeza e manutenção do lugar, marketing para conseguir novos pacientes.
E se você gostou desse conteúdo de como abrir clínica de psicologia, você vai amar meu youtube, nele eu explico sobre marketing, consultório, atendimento infantil, brincadeiras, e muito mais ! Corre conferir!

E agora que você já sabe como abrir clínica de psicologia, você precisa ler esse conteúdo sobre 10

E agora que você já sabe como abrir clínica de psicologia, você precisa ler esse conteúdo sobre 10 Brinquedos e jogos para consultório de psicologia e o que avaliar antes de comprar!

Compartilhe esse conteúdo
WhatsApp
Facebook

Tópicos do Conteúdo

Conteúdos que você também pode gostar
Calandar (2)
17 de abril de 2024
Tornar-se um especialista em psicologia...
Calandar (2)
11 de abril de 2024
Abrir um consultório de psicologia...
Calandar (2)
7 de abril de 2024
Planejar uma consulta de psicologia...
Calandar (2)
3 de abril de 2024
A busca por especialização em...
Calandar (2)
28 de fevereiro de 2024
A intervenção de qualquer transtorno...
Calandar (2)
27 de janeiro de 2024
A prática da psicologia infantil...
Calandar (2)
25 de janeiro de 2024
A Psicologia Infantil desempenha um...
Calandar (2)
21 de janeiro de 2024
O desenvolvimento emocional e cognitivo...

Newsletter: Receba Notícias e Conteúdos

Receba as novidades do mundo da Terapia Infantil toda semana!

Jornada Terapeuta Infantil de Sucesso

Aprenda a se desenvolver mais como terapeuta infantil, como lotar sua agenda e fazer a gestão do seu consultório do zero.

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

TERAPEUTA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

TERAPEUTA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

TERAPEUTA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

TERAPEUTA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Aprenda como atuar em todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil, através da metodologia IAMF.

PSICÓLOGA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Aprenda como atuar em todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil, através da metodologia IAMF.

PSICÓLOGA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Digite o que procura abaixo