As características de criança autista podem variar amplamente de um indivíduo para outro, pois o espectro do autismo abrange uma gama diversificada de comportamentos e características. É importante lembrar que cada criança autista é única, com seus próprios pontos fortes e desafios.
There is no ads to display, Please add some
No entanto, existem algumas características comuns que podem ser observadas em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Neste texto, exploraremos essas características em detalhes.
A comunicação é diferenciada!
Uma das características de criança autista mais proeminentes é a dificuldade na comunicação. De forma alguma este fator anula a comunicação por parte da criança, ela simplesmente se dá de forma diferenciada do que é esperado.
Atraso na fala: Algumas crianças autistas podem começar a falar mais tarde do que o esperado. O desenvolvimento da fala não é igual para todas as crianças, porém a criança autista tende a encontrar dificuldades com os movimentos musculares e entonações envolvidos com a ação de falar.
Ecolalia: Repetição de palavras ou frases sem sentido, muitas vezes fora de contexto. A ecolalia é uma das características de criança autista menos compreendidas. Ao tentar se comunicar, são diversos os pequenos que se utilizam de sons aparentemente desconexos, mas que para eles são possíveis de serem emitidos.
Dificuldade na compreensão social: Pode ser difícil para elas entenderem as nuances da linguagem, como ironia ou sarcasmo. Porém, é importante salientar que há, sim, humor por parte da criança. Ela pode compreender piadas, entre outras situações, mas falas que não “querem dizer exatamente aquilo” podem ser confusas.
Comunicação não verbal limitada: Dificuldade em usar gestos, expressões faciais e contato visual são características de criança autista comuns, devido à dificuldade em comunicar sentimentos e opiniões.
Comportamentos repetitivos?
Crianças autistas tendem a exibir padrões de comportamento repetitivos e estereotipados.
Estereotipias: Os comportamentos conhecidos como estereotipias, são uma das principais características de criança autista, e podem ser uma forma pela qual a criança lida com a ansiedade, regula suas emoções ou simplesmente encontra conforto sensorial, e se manifestam como rituais ou comportamentos repetitivos.
Embora possam parecer estranhos para os observadores, esses comportamentos muitas vezes desempenham um papel importante na vida da criança autista, proporcionando uma maneira de lidar com o mundo sensorialmente sobrecarregado ao seu redor.
Interesses específicos (hiperfoco): Foco intenso em tópicos específicos, muitas vezes incomuns para os demais, como trens, personagens, mapas, animais aquáticos, dinossauros, uma série ou filme, artistas específicos, entre outros.
A interação social pode ser um desafio!
Dentre as características de criança autista há a dificuldades em interagir e se relacionar com outras pessoas, devido à comunicação diferenciada e incomum, pode ser difícil para elas iniciar ou manter amizades.
Sensibilidade sensorial não é apenas com texturas!
Muitas crianças autistas têm sensibilidades sensoriais incomuns, o que significa que reagem de maneira intensa a estímulos sensoriais, como luzes, sons e cheiros. Isso pode resultar em comportamentos de busca por estimulação sensorial ou em evitar situações que causem desconforto.
Imaginação e brincadeiras limitadas?
Crianças autistas podem ter dificuldade em usar a imaginação de forma flexível, o que significa que por mais criativas que sejam, existe a forte tendência de a criança brincar sempre com o mesmo brinquedo, com os mesmos elementos ou com as mesmas pessoas, da mesma forma. O que pode afetar a capacidade de participar em jogos de faz de conta ou de criar histórias imaginativas diferentes.
Fala “monótona” ou “anormal”:
Uma das características de criança autista é que elas podem falar em um tom monótono ou com padrões de fala peculiares. Esse aspecto da comunicação é conhecido como prosódia atípica. A prosódia refere-se à entonação, ritmo e ênfase que usamos ao falar para transmitir emoções, nuances e significado.
Em crianças com autismo, esses elementos da fala podem ser afetados, fazendo com que a comunicação verbal pareça menos natural ou menos expressiva para os ouvintes. Isso pode dificultar a compreensão das intenções da criança e a interpretação adequada de suas mensagens.
Para os pais e cuidadores, é importante estar atento a esses padrões de fala e trabalhar em estreita colaboração com terapeutas da fala e outros profissionais para ajudar a criança a desenvolver habilidades de comunicação mais eficazes e melhorar sua capacidade de se expressar e se conectar com os outros.
Hipersensibilidade ou hipossensibilidade:
Outra das características de criança autista que deve receber atenção é que ela pode ter uma resposta incomum à dor e à temperaturas extremas. Alguns podem ser hipersensíveis e reagir intensamente a pequenos desconfortos, enquanto outros podem não perceber lesões, dor, queimaduras ou frio exarcebado.
Inteligência e habilidades especiais:
Embora as características de criança autista sejam frequentemente associadas a desafios, muitas crianças autistas têm habilidades excepcionais em áreas específicas, como matemática, música, arte ou memória. E não devemos limitar o nosso olhar.
Comportamentos de fuga ou autopunição:
Em resposta ao estresse ou desconforto sensorial, algumas crianças autistas podem exibir comportamentos de fuga, como fugir de situações sociais ou de estimulação sensorial intensa. Além disso, alguns podem se envolver em comportamentos de autopunição, como bater no próprio corpo. Quando percebidos, estes comportamentos devem ser levados ao psicoterapeuta para que possam ser trabalhados.
Inflexibilidade cognitiva e de comportamento:
Crianças autistas podem ter dificuldade em se adaptar a mudanças na rotina ou em lidar com situações imprevistas. Elas podem insistir em seguir um conjunto específico de regras ou rituais.
É fundamental enfatizar que a presença de algumas ou todas essas características não significa que uma criança é menos valiosa ou capaz. Crianças autistas têm habilidades únicas e contribuições significativas para fazer à sociedade. Com o apoio adequado, muitas podem aprender a lidar com seus desafios e desenvolver suas habilidades.
A intervenção precoce é fundamental para ajudar crianças autistas a desenvolverem habilidades de comunicação, sociais e acadêmicas. Terapeutas especializados, como psicólogos e terapeutas comportamentais, podem trabalhar em estreita colaboração com as crianças, suas famílias e escolas para criar planos de intervenção individualizados que atendam às necessidades específicas de cada criança.
A compreensão e aceitação do autismo desempenham um papel crucial na promoção da inclusão e do apoio às crianças autistas. Quando a sociedade como um todo se esforça para compreender e respeitar as diferenças, as crianças autistas têm a oportunidade de prosperar e contribuir de maneiras significativas.
There is no ads to display, Please add some
Se você percebeu os comportamentos acima no seu filho, ou filha, é importante agendar uma consulta com um especialista para que uma ampla avaliação seja feita. O processo de diagnóstico é longo e deve ser feito com todo o cuidado e atenção.
Por isso é importante consultar com profissionais especializados e capacitados para realizar tal atividade. O meu blog para pais é dedicado à auxiliar os papais e mamães com informações e práticas da psicologia infantil.
Me acompanhe, também, nas redes sociais! Instagram, YouTube, Facebook e TikTok.