A neuropsicologia é o campo de encontro entre a psicologia e a neurologia, ou seja, é uma especialidade que explora as relações entre o comportamento humano e o funcionamento do cérebro. A neuropsicologia tem se mostrado como um instrumento eficiente em tratamentos e diagnósticos de transtornos neurológicos. E uma das suas possíveis aplicações é no atendimento de crianças e adolescentes, através da avaliação neuropsicológica infantil.
A infância é um período em que o cérebro passa por diversas transformações, por isso, um estudo específico sobre as emoções e os processos cognitivos de uma criança pode contribuir muito para o seu desenvolvimento e qualidade de vida. Inclusive, uma avaliação neuropsicológica pode ser fundamental para a identificação de possíveis problemas de aprendizado e também para diagnósticos precoces de diversos transtornos, como o Transtorno do Espectro Autista, por exemplo.
Mas como funciona de fato uma avaliação neuropsicológica infantil? O que é analisado e quem pode ser beneficiado por ela? Preparei este artigo para resolver todas as dúvidas sobre o assunto: confira!
O que é a avaliação neuropsicológica infantil?
Como aprendemos acima, a neuropsicologia infantil permite o estudo do funcionamento do cérebro de crianças e como isso influencia no seu raciocínio e na compreensão e regulação das emoções e comportamentos. Portanto, a melhor maneira de investigar essa relação, será através de uma avaliação neuropsicológica infantil.
Esse procedimento deve ser realizado estritamente por profissionais da psicologia e geralmente envolve três etapas.
Uma delas é a anamnese, que consiste em entrevistas periódicas com os pacientes e seus familiares como uma forma de entender o histórico da criança e os motivos que levaram à consulta.
Além das entrevistas, a avaliação envolve a aplicação de testes neurológicos e psicológicos. Os testes variam muito entre si, principalmente no que diz respeito às suas metodologias, funções e público-alvo.
Portanto, existem testes capazes de medir a capacidade de atenção, memória, percepção sensorial, solução de problemas, habilidades acadêmicas, sociais e o quociente de inteligência. Além disso, existem instrumentos dedicados ao diagnóstico específico de transtornos e atrasos no desenvolvimento, como é o caso do PEPR (Perfil Psicoeducacional Revisado), que pode ser utilizado para uma triagem de autismo e identificar as áreas de atraso no desenvolvimento da criança. Para saber sobre mais avaliações para autismo, clique nesse link.
Após essas duas etapas, o psicólogo, através da observação clínica, deverá analisar todas as informações coletadas para assim poder elaborar diagnósticos e relatórios sobre o caso.
Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI)
Como aprendemos no item anterior, a avaliação neuropsicológica infantil envolve uma série de etapas, sendo que uma delas envolve a aplicação de diversos testes. Dito isso, cada caso requer a aplicação de diferentes tipos de testes, afinal cada um possui metodologia e propósitos específicos.
Portanto, se você é um psicólogo ou terapeuta que está buscando por testes para aplicar nos seus tratamentos, é preciso saber escolhê-los. Como uma maneira de simplificar este processo, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) desenvolveu o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI).
There is no ads to display, Please add some
O SATEPSI é, portanto, um sistema informatizado que avalia a qualidade técnico-científica de cada teste submetido a sua base de dados. Através dele, a Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica (CCAP) analisa várias características dos instrumentos, como o construto, a metodologia, o embasamento teórico, o público-alvo, entre outros. Desse modo, o sistema mantém uma lista com todos os testes avaliados, cada um designado como favorável ou desfavorável para o uso.
Vale lembrar que o SATEPSI não é uma plataforma que seleciona os testes mais eficientes para determinados contextos: a sua função é apenas a de fiscalizar e indicar testes que possuem os requisitos mínimos para serem aplicados. O papel de determinar quais instrumentos são melhores para cada paciente, como veremos a seguir, é totalmente responsabilidade do profissional de saúde. Para mais informações sobre o SATEPSI, clique aqui para acessar a cartilha divulgada pelo CFP.
Quem precisa de avaliação neuropsicológica?
Depois de aprender o que é uma avaliação neuropsicológica infantil e em que consiste a aplicação, finalmente podemos responder a questão que intitula o artigo: quais crianças podem se beneficiar de uma avaliação neuropsicológica?
Na verdade, existem diversos casos em que uma avaliação pode ajudar muito uma criança, sendo que a constatação inicial deve partir dos seus pais ou responsáveis. Dessa maneira, eles devem estar atentos a alguns sinais e circunstâncias que podem indicar a necessidade de ajuda profissional.
Um dos indícios mais comuns é quando a criança apresenta comportamentos inadequados ou atraso no desenvolvimento. Também são fatores de atenção a dificuldade de aprendizado e socialização nas escolas, o que torna imprescindível a atenção ao desempenho escolar da criança por parte dos seus responsáveis.
There is no ads to display, Please add some
Depois de levar a criança ao neuropsicólogo, será responsabilidade do profissional determinar quais são os métodos e testes mais adequados para o caso em questão, considerando a capacidade de realizar o teste, assim como as particularidades e idade do paciente.
Conclusão sobre quem deveria ter um avaliação neuropsicológica infantil
Aprendemos que a avaliação neuropsicológica infantil, desde que o procedimento seja aplicado de forma adequada e por um profissional capacitado, pode ser um instrumento essencial na melhora da qualidade de vida de crianças e adolescentes. Afinal, a neuropsicologia permite compreender melhor o desenvolvimento infantil e os inúmeros desafios que podem surgir nessa fase. É muito importante estar atento ao comportamento das crianças para saber se uma avaliação é necessária, pois o diagnóstico precoce de certos transtornos e doenças pode ser fundamental para o seu tratamento.
Se você quer aprender mais técnicas relacionadas ao atendimento psicológico infantil, você não pode perder o meu curso: o PsicoPlano Infantil. Nele, eu explico em detalhes a minha metodologia de tratamento de crianças para os interessados nessa especialidade. Além disso, apresento várias dicas valiosas de como fazer uma gestão lucrativa de um consultório infantil, incluindo todos os detalhes burocráticos que fazem tanta falta para os novos profissionais da área. O que você está esperando? Não perca essa oportunidade e se inscreva já na lista de espera!
There is no ads to display, Please add some