10 livros de psicologia infantil para ter no seu consultório

10 livros de psicologia infantil para ter no seu consultório
Paulinha Psico Infantil

Paulinha Psico Infantil

Olá, sou a Paulinha, psicóloga infantil com foco em transtornos do neurodesenvolvimento. Crio conteúdos na internet desde 2015 e ajudo milhares de mães e outras profissionais da área todos os dias aqui e em minhas redes sociais.

O trabalho do psicoterapeuta infantil envolve uma série de conhecimentos que precisam ser adquiridos ao longo da vida, essencialmente na faculdade e nos cursos particulares que o profissional deve realizar. Além disso, os conhecimentos podem ser aprimorados com a ajuda de livros de psicologia infantil, que podem ser adquiridos e encontrados rapidamente na internet.

Esses livros são importantes para que o terapeuta entenda sobre conceitos, abordagens e estratégias do atendimento infantil. É importante mantê-los presentes no consultório para consulta-los em momentos estratégicos e de necessidades.

Ao mesmo tempo, existem livros de psicologia infantil que podem auxiliar o profissional a realizar o atendimento com as crianças. Nesse artigo, selecionamos 10 livros, 5 para você, terapeuta, e 5 livros para que você possa usar com o seus pacientes durante as sessões. Venha conferir!

5 livros para você terapeuta

Para começar nossa lista, selecionamos 5 livros que certamente auxiliarão os terapeutas durante as suas consultas, agregando conhecimento que podem ser úteis durante toda a vida. 

Toc, toc… Plim, plim!: Lidando com as emoções, brincando com o pensamento através da criatividade

Toc, toc... Plim, plim!: Lidando com as emoções, brincando com o pensamento através da criatividade

O primeiro da nossa lista de livros de psicologia infantil possui um nome lúdico, que faz um jogo com uma tradicional “piada” infantil e com conceitos que remete a essa idadade. Toc, toc… Plim, plim!: Lidando com as emoções, brincando com o pensamento através da criatividade é um livro de suma importância para os terapeutas infantis, tendo como foco a criatividade e o “poder de criar”.

Descrição: Esse é um livro sobre o prazer de criar. Resulta de uma série de reflexões acerca da prática das autoras em Psicologia da Criatividade e tem o propósito de desmistificar idéias errôneas associadas ao ato de criar. Constituída de exercícios inteligentes e lúdicos, a obra também se propõe a instrumentar os profissionais da educação para o desenvolvimento de habilidades criativas.

Link para acesso: https://www.amazon.com.br/Lidando-Emo%C3%A7%C3%B5es-Brincando-Pensamento-Criatividade/dp/8530805607/ref=asc_df_8530805607/?tag=googleshopp00-20&linkCode=df0&hvadid=379685954139&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=1648356781738402861&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=1001634&hvtargid=pla-809965904569&psc=1

Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupo para Crianças e Adolescentes

Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupo para Crianças e Adolescentes

Na sequência, temos mais um dos livros de psicologia infantil voltado para o aprimoramento dos terapeutas. Essa obra conta com experiências teóricas e práticas, com a presença de profissionais da área e pesquisadores renomados que buscam auxiliar os profissionais a melhorarem sua abordagem durante o atendimento com esse determinado público.

Descrição: Integrando aspectos teóricos e práticos e direcionada tanto ao tratamento como à prevenção e à promoção de saúde, esta obra, que reúne capítulos de destacados terapeutas e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, aborda a intervenção grupal em terapia cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes. Ao apresentar desafios, demandas e intervenções viáveis, visa a contribuir para a formação de estudantes em saúde mental, bem como para a atualização e o aprimoramento dos profissionais que atuam na área.

Link para acesso: https://www.valordoconhecimento.com.br/produto/terapia-cognitivo-comportamental-em-grupo-para-criancas-e-adolescentes-86246

Promove – Crianças – Treinamento de Habilidades Sociais

Promove - Crianças - Treinamento de Habilidades Sociais

Desenvolvido pelas autoras Alessandra Pereira Falcão e Alessandra Turini BolsoniSilva, o livro Crianças- Treinamento de Habilidade sociais, é mais um dos livros de psicologia infantil desenvolvido para auxiliar profissionais dessa área a aprimorarem seus métodos e formas de atendimento durante as consultas.

Descrição: “Crianças com problemas de comportamento têm despertado a preocupação de pais, professores, coordenadores e diretores de escola, em virtude das dificuldades de convívio social e de desempenho acadêmico por elas apresentadas. O manejo adequado desses problemas se tornou um desafio para os profissionais, tanto na busca de soluções eficazes para os comportamentos-problema quanto de estratégias que permitam a prevenção de problemas futuros.

Neste cenário, o procedimento de intervenção Promove – Crianças foi elaborado tendo como fundamento a Psicologia Baseada em Evidências e é composto por 10 sessões de intervenção que envolvem as habilidades sociais destacadas pela literatura da área como diferenciadoras dos repertórios de crianças clínicas e não clínicas, do Ensino Fundamental, para problemas de comportamento.

Além disso, o livro traz uma revisão bibliográfica com os principais estudos de intervenção em habilidades sociais com crianças e o passo a passo de como o Promove – Crianças foi elaborado, assim como os resultados da intervenção realizada com um grupo-piloto. O profissional conta, ainda, com um guia de sugestões sobre como estruturar cada sessão com a criança e a indicação de materiais complementares, como livros, filmes e dinâmicas, que ajudam no envolvimento da criança em um processo de aquisição das habilidades sociais que possibilitarão melhores interações sociais.”

Link para acesso: https://www.valordoconhecimento.com.br/produto/promove-criancas-treinamento-de-habilidades-sociais-85706

Desenvolvimento Humano – 12° Edição

Desenvolvimento Humano - 12° Edição

Como o próprio nome já indica, essa é a 12° edição da renomada obra: Desenvolvimento Humano. Desenvolvido pelas autoras Diane E. papalia e Ruth Duskin Feldman, essa obra traz uma série de dados e perspectivas a respeito do desenvolvimento humano, que naturalmente começa a ser desenvolvido durante a fase da infância.

Descrição:  O clássico Desenvolvimento Humano chega à sua 12ª edição trazendo dados e tópicos totalmente atualizados sobre as diferentes fases do desenvolvimento, da formação de uma nova vida ao inevitável momento da morte. Seguindo uma abordagem cronológica, as autoras Diane E. Papalia e Ruth Duskin Feldman apresentam os aspectos do desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial de forma didática e ilustrada.

Link para acesso: https://www.valordoconhecimento.com.br/produto/desenvolvimento-humano-12%C2%B0-edicao-85041

Intervenção Neuropsicológica Infantil (Coleção Neuropsicologia na Prática Clínica)

  Intervenção Neuropsicológica Infantil (Coleção Neuropsicologia na Prática Clínica)

Para terminar a lista de livros de psicologia infantil voltado para o aprimoramento dos terapeutas, temos a obra Intervenção Neuropsicológica Infantil (Coleção Neuropsicologia na Prática Clínica). Como você verá na descrição, o livro busca lidar com a estimulação precoce-preventiva à reabilitação e Intervenção Neuropsicológica infantil: Aplicações e interfaces.

Descrição:  “Para contribuir à formação do neuropsicólogo clínico, temos o prazer de anunciar dois novos volumes da Coleção Neuropsicologia na Prática Clínica: Intervenção Neuropsicológica infantil: Da estimulação precoce-preventiva à reabilitação e Intervenção Neuropsicológica infantil: Aplicações e interfaces. Neste primeiro volume são discutidos temas e conceitos gerais sobre a intervenção neuropsicológica na infância, da estimulação cognitiva às práticas que possam prevenir alterações na cognição e comportamento nesse momento do desenvolvimento. Em ambos os volumes temos exemplos de como integrar conceitos clássicos e novas práticas na construção de uma clínica eficiente para lidar com temas relacionados à infância.”

Link para acesso: https://www.valordoconhecimento.com.br/produto/intervencao-neuropsicologica-infantil-colecao-neuropsicologia-na-pratica-clinica-87144

5 livros para usar com seus pacientes em sessão:

5 livros para usar com seus pacientes em sessão:

Para continuar, temos uma lista com mais 5 livros de psicologia infantil, dessa vez voltados para o uso dos terapeutas durante o atendimento com seus pacientes. Os livros podem auxiliar os profissionais a lidar com as mais diferentes situações que eles podem encontrar durante o caminho. Confira!

Por que vou à terapia? Crianças entendendo a terapia cognitivo-comportamental

Por que vou à terapia? Crianças entendendo a terapia cognitivo-comportamental

Por se tratar do público infantil, existe uma certa dificuldade dos pacientes entenderem o porque eles precisam ter sessões de terapia. Dessa maneira, cabe ao terapeuta lidar com essa situação da melhor maneira possível, auxiliando os pacientes a entenderem suas situações. 

O livro Por que vou à terapia? Crianças entendendo a terapia cognitivo-comportamental trabalha justamente esse panorama e pode ser de suma importância para os psicólogos.

Descrição: “Quando uma criança chega na terapia, muitas vezes tem dificuldade de entender o que é um terapeuta e o que será feito naquele espaço. Por vezes acredita que aquele espaço é meramente recreativo ou pode até entendê-lo como algo assustador em função de que ali serão abertas suas intimidades e dificuldades. “”Porque vou à Terapia?: Crianças entendendo a terapia cognitivo-comportamental”” ajuda o terapeuta, a família e a própria criança a dar significado a um momento que é recheado de novidades e que pretende auxiliar no sentido de reduzir o sofrimento de todos envolvidos. O livro, além de trazer material explicativo, também se propõe a ser interativo. A criança é estimulada a escrever sobre o seu processo fazendo conexão com aquilo que a história oferece. O material pode ser lido em etapas, de forma que cada parte seja trabalhada com a criança a partir de suas próprias vivências, sentimentos, pensamentos e comportamentos.”

Link para acesso: https://www.valordoconhecimento.com.br/produto/por-que-vou-a-terapia-criancas-entendendo-a-terapia-cognitivo-comportamental-84757

O Menino que Tinha Medo de Errar

O Menino que Tinha Medo de Errar

Na sequência, temos um livro que se assemelha às histórias infantis, mas com um viés importante para o terapeuta tratar com seus pacientes. O psicólogo pode utilizar a obra “O Menino que Tinha Medo de Errar” para ajudar os pacientes a lidar com seus medos e frustrações durante essa fase tão importante do desenvolvimento, sendo que esses podem ser motivos determinantes para que os pais procurem auxílio de profissionais.

Descrição: “Pedro vive preocupado, com medo de errar. Prefere passar os dias sozinho, confinado em sua casa, a aproveitar a companhia dos amigos, porque tem medo de fazer alguma coisa errada nas brincadeiras. A escola, então, é uma preocupação sem fim para ele! Um lugar onde não faltam oportunidades para cometer deslizes. Mas com a ajuda de uma fada, Pedro percebe que viver reprimido o impede de experimentar momentos incríveis.”

Link para acesso: https://www.amazon.com.br/Menino-que-Tinha-Medo-Errar/dp/8579330890/ref=pd_sbs_4/147-3276433-3997311?pd_rd_w=Vb1dU&pf_rd_p=8097bfa3-b5f9-418d-8cea-cd5e7772e537&pf_rd_r=5C8D3W63XJ3T2P1WC82B&pd_rd_r=bb3787e1-e332-494d-8d59-310f13702183&pd_rd_wg=8wsx0&pd_rd_i=8579330890&psc=1

O que Fazer Quando Você se Preocupa Demais: Um Guia para as Crianças Superarem a Ansiedade

O que Fazer Quando Você se Preocupa Demais: Um Guia para as Crianças Superarem a Ansiedade

Para trabalhar a ansiedade das crianças, mais um dos sentimentos dos mais encontrados nos consultórios de psicologia, o livro: O que Fazer Quando Você se Preocupa Demais: Um Guia para as Crianças Superarem a Ansiedade é uma obra essencial.

Descrição: “Você sabia que suas preocupações são como tomates? É verdade que elas não são comestíveis, mas podem multiplicar-se e crescer tanto quanto eles ? basta você dedicar-lhes muita atenção. Se suas preocupações já estão muito grandes, a ponto de incomodarem todo dia, este livro é uma boa pedida. O que fazer quando você se preocupa demais orienta crianças e pais na compreensão das técnicas cognitivo-comportamentais mais freqüentemente utilizadas no tratamento da ansiedade. Metáforas e ilustrações vivas tornam os conceitos e estratégias fáceis de entender, ao mesmo tempo que passos e dicas que instigam a criança a escrever e desenhar ajudam-na a dominar novas habilidades relacionadas à redução da ansiedade. Esse livro interativo é um recurso completo para educar, motivar e capacitar as crianças, para que superem suas preocupações.”

Link para acesso: https://www.amazon.com.br/Fazer-Quando-Voc%C3%AA-Preocupa-Demais/dp/8536316357/ref=pd_sbs_3/147-3276433-3997311?pd_rd_w=yBWfg&pf_rd_p=8097bfa3-b5f9-418d-8cea-cd5e7772e537&pf_rd_r=EH5Q2EMVCES93CDQSA1V&pd_rd_r=9c1fa027-83bb-4d73-9fde-f2c12461bad7&pd_rd_wg=D2S7R&pd_rd_i=8536316357&psc=1

O cérebro e seus moradores

O cérebro e seus moradores

Chegando próximo ao fim da nossa lista de livros de psicologia infantil, a obra “O cérebro e seus moradores” foi desenvolvido pelas psicólogas infantis Luciana Tisser e Vanina Cartaxo e busca auxiliar as crianças a compreenderem mais sobre as suas capacidades com a ajuda de exercícios e brincadeiras lúdicas.

Descrição: “De forma lúdica e repleto de exercícios, este livro é uma ferramenta para auxiliar a criança na compreensão do seu próprio funcionamento a partir do processo de análise da integração: emoção, mente e ação. De forma metafórica, a história em quadrinhos e suas atividades têm a função de ensinar o equilíbrio das emoções por meio da construção prática. As atividades são desenvolvidas com o objetivo de propor desafios e reflexões para o entendimento do cérebro e de seus moradores: alegria, tristeza, raiva, nojo, medo e amor.”

Link para acesso: https://www.amazon.com.br/C%C3%A9rebro-Seus-Moradores-Luciana-Tisser/dp/8564468956

Por que eu tenho dificuldade de atenção? Crianças entendendo o TDAH

Por que eu tenho dificuldade de atenção? Crianças entendendo o TDAH

Para finalizar a lista de livros de psicologia infantil, temos o livro: Por que eu tenho dificuldade de atenção? Crianças entendendo o TDAH. O TDAH é uma condição comum, que afeta uma grande parcela da população. Muitos pais procuram ajuda de especialistas para lidar com esse tipo de transtorno, e essa obra pode auxiliar os profissionais a lidarem da melhor maneira possível com esses pacientes.

Descrição: “Este livro é uma ferramenta para psicoeducar crianças e adolescentes sobre as características do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH). A leitura deve ser feita de forma conjunta com os pais, pois também tem o objetivo de orientá-los para um melhor entendimento e manejo da criança e do adolescente. Apresenta uma lista de exercícios de automonitoramento dos sintomas e um local para fazer anotações sobre suas principais dificuldades.”

Link para acesso: https://www.amazon.com.br/Dificuldade-Crian%C3%A7as-Entendendo-Transtorno-Hiperatividade/dp/8595010528/ref=asc_df_8595010528/?tag=googleshopp00-20&linkCode=df0&hvadid=379738286280&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=9425539007673803871&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=1001768&hvtargid=pla-840164040404&psc=1

Gostou da nossa lista? Ficou curioso? Esses são apenas alguns exemplos de obras que podem auxiliar você, terapeuta infantil, a criar o ambiente mais favorável possível para o atendimento. Para mais dicas acesse o site da Sinopsys Editora: https://www.sinopsyseditora.com.br/produtos/livros-1-51

Conclusão

Como vimos, existem uma série de obras que podem auxiliar o profissional durante o atendimento infantil. Além disso, existem livros de psicologia infantil que podem ajudar as crianças a criarem uma percepção mais precisa do por que elas estão recebendo esse atendimento. 

Compartilhe esse conteúdo
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook

Tópicos do Conteúdo

Conteúdos que você também pode gostar
Calandar (2)
12 de agosto de 2022
Existem casos de crianças que...
Calandar (2)
7 de agosto de 2022
Provavelmente você conhece alguma criança...
Calandar (2)
2 de agosto de 2022
Quando se descobre que é...
Calandar (2)
1 de agosto de 2022
Em tempos de redes sociais...
Calandar (2)
27 de julho de 2022
Em países como o Brasil,...
Calandar (2)
11 de julho de 2022
Antes de começar a explicar...

Newsletter: Receba Notícias e Conteúdos

Receba as novidades do mundo da Terapia Infantil toda semana!

Digite o que procura abaixo