Descubra qual é o melhor curso de psicologia infantil

curso de psicologia infantil - mãe e filho
Paulinha Psico Infantil

Paulinha Psico Infantil

Olá, sou a Paulinha, psicóloga infantil com foco em transtornos do neurodesenvolvimento. Crio conteúdos na internet desde 2015 e ajudo milhares de mães e outras profissionais da área. Quer conversar comigo? Só deixar um comentário no final do conteúdo.

Para conseguir fazer vários atendimentos no setor de psicologia infantil, você certamente precisará participar de uma série de cursos extras, que muitas vezes exploram conteúdos que a faculdade não passa. Nesse sentido, é importante procurar pelos possíveis cursos até encontrar qual é o melhor curso de psicologia infantil.

Para estar preparado para lidar com esse público, o psicólogo precisa estar preparado para diferentes situações. 

Isso porque são diversas abordagens e cada caso é um caso. E mesmo antes de realizar os atendimento, o psicólogo precisa aprender a avaliar os pacientes, entrevistar e lidar com os pais, entender o desenvolvimento de cada criança, entender as particularidades de cada diagnóstico, gerir um consultório e agenda etc. Logo, é muito mais do que apenas realizar os atendimentos.

Nesse sentido, muitas vezes existe uma necessidade de entender sobre diferentes áreas da psicologia para conseguir um executar um atendimento eficiente e que faça sentido para cada paciente. 

Entretanto, na hora de escolher qual é o melhor curso de psicologia infantil, a gente acredita que existem três pilares principais que o curso precisa ter, que é o que veremos na sequência.

Desenvolvimento nas áreas

curso de psicologia infantil - menina com urso de pelúcia

O primeiro pilar para entender qual é o melhor curso de psicologia infantil é se o curso ajuda o psicólogo a se desenvolver nas áreas de atuação com a psicologia infantil.

Ou seja, o curso deve ajudar o psicólogo a desenvolver os conhecimentos necessários em diferentes pontos, como demandas nas áreas de aspectos emocionais, comportamentais, do desenvolvimento de cada criança, entre outros.

É importante entender que cada paciente necessita de cuidados e abordagens específicas, visto que, cada um pode ter um tipo de condição particular. 

Enquanto alguns pacientes podem ter atrasos significativos no desenvolvimento, necessitando de uma intervenção para ajudá-lo a desenvolver, outros podem estar passando por situações em que o comportamento não está adequado ou que ainda não conseguem entender e lidar com algumas emoções.

Outro ponto importante que o psicólogo precisa entender é a diferença na atuação clínica com crianças típicas X crianças atípicas, cada atendimento exige alguns conhecimentos específicos sobre os transtornos do neurodesenvolvimento, o desenvolvimento cerebral, as questões sensoriais das crianças, entre outros aspectos.

Dentro do conceito de neurodiversidade temos o TEA (transtorno do espectro autista), o TDAH ( transtosno do déficit de atenção e hiperatividade), Transtornos de fala, linguagem ou comunicação social, Déficits cognitivos, transtornos de personalidade e de humor. Todas são formas atípicas do funcionamento cerebral típico. 

Portanto, todas exigem um conhecimento mais específico ainda dentro de cada área de atuação. Por isso, é fundamental que um bom curso de psicologia infantil aborde diferentes transtornos da infancia e também o conceito de neurodiversidade.

Esses pontos ajudam o psicólogo a desenvolver capacidades e melhorar seu atendimento independentemente do tipo de paciente que ele irá trabalhar. E claro, o psicólogo poderá escolher qual a sua principal área de atuação e focar seus estudos mais específicos em uma das áreas da infância.

Como ter o próprio consultório

psicóloga e paciente

Outro aspecto para definir qual é o melhor curso de psicologia infantil é em relação ao ambiente e o funcionamento desse ambiente no seu trabalho. Ou seja, como será composto o consultório do profissional, como será a atuação do profissional nesse espaço, como fazer esse ambiente de trabalho ser o mais interessante possível.

Esse ponto é fundamental para entender qual é o melhor curso de psicologia infantil.  Um bom curso para essa área deve ensinar o psicólogo a ter e a gerir seu próprio consultório, entender as melhores maneiras de montá-lo e administrá-lo.

Além disso, explicar pontos importantes de como deve funcionar o processo de atendimento, começo, meio e fim, ou seja, desde o primeiro contato com os pais que vão até o seu consultório até a finalização do caso com os pacientes em si.

Durante esse processo, devem ser feitas as avaliações necessárias para entender quais são as demandas de cada paciente. Ou seja, existem testes que podem ser realizados, tanto com os pais, como com as próprias crianças, entendendo qual será a demanda de cada criança, se será em relação ao emocional, desenvolvimento, comunicação, entre outros pontos.

Portanto, um curso que queira se enquadrar em qual é o melhor curso de psicologia infantil, deve passar os ensinamentos necessários de todo esse processo, etapa por etapa, permitindo que o profissional tenha uma base bastante concreta para conseguir atender melhor os seus pacientes, gerando confiança e credibilidade para o trabalho.

Faturamento

curso de psicologia infantil - contabilidade

Naturalmente, outro ponto essencial para entender qual é o melhor curso de psicologia infantil é se ele te ensina a ter sucesso e a faturar dentro da sua área, além das questões burocráticas de ser um profissional autônomo. 

Na faculdade, você aprende os conceitos, toda a parte teórica e prática de quais são os métodos, as bases analíticas, as grandes correntes metodológicas, entre outros diversos pontos importantes para a sua formação. 

Entretanto, ela não te prepara exatamente para o mercado de trabalho, ou seja, ela acaba não te dando base o suficiente para você entender como sair da universidade e já começar a trabalhar no ramo e conseguir seus pacientes para obter um bom faturamento.

Nesse sentido, um bom curso de psicologia infantil deve te ajudar a ter essa base. Ou seja, o curso deve te ajudar para que você consiga “conquistar” novos pacientes, e existem diferentes maneiras de fazer isso.

O curso deve te ensinar caminhos para que você consiga explicar claramente para os pais do seu possível paciente que você está preparada para atender os seus filhos da melhor maneira possível, mesmo em situações desafiadoras. Isso faz parte de um pitch de vendas, ou seja, o famoso “saber vender seu peixe”.

Existem diferentes formas de você conseguir mostrar a sua autoridade e o seu conhecimento dentro da sua área de atuação, e na faculdade de psicologia a gente não aprende isso.

Outro ponto fundamental para esse aspecto é o marketing digital. Atualmente, divulgar o seu trabalho nos meios digitais, seja de forma orgânica ou não, é fundamental para que você consiga expandir sua “marca”, atraindo cada vez mais pais que querem terapia para seus filhos.

Qual é o melhor curso de psicologia infantil?

mulher assistindo curso de psicologia infantil

Bom, vendo todos esses pontos durante o artigo, podemos concluir que o melhor curso de psicologia infantil é o Psicoplano Infantil. Mas por que?

O Psicoplano Infantil é um curso totalmente completo, que ensina desde aspectos “primários”, ou seja, direcionados para alunos que ainda estão na faculdade, até pontos fundamentais de como gerir um consultório, como trabalhar suas demandas de atendimento, como aplicar testes de avaliação, ideias e conceitos de marketing digital para psicólogos, entre outros aspectos essenciais que são muito úteis até para profissionais que já atuam na área.

Além disso, o Psicoplano Infantil possui uma série de bônus especiais, como profissionais de outras áreas da infância que atuam no curso, ajudando a aprimorar os recursos do curso em si. Ainda, trabalha também a parte burocrática, como a área de contabilidade, finanças, gestão do consultório, entre outros.

Por fim, o curso do Psicoplano Infantil tem mais um aspecto essencial para quem irá atuar com atendimento infantil: nele ensinamos a aplicação de dois grandes testes de desenvolvimento infantil, o PEP-R e o IPO – Portage.

Então, não perca a oportunidade. Agora que você sabe qual é o melhor curso de psicologia infantil, se inscreva na lista de espera do Psicoplano e venha receber um conteúdo completo para que você consiga entrar nesse mercado de trabalho com boa margem de vantagem em relação a outros profissionais. 

Conclusão

Podemos concluir com o artigo que o curso mais completo para abordar a psicologia infantil é realmente o Psicoplano Infantil, onde passamos por todas as etapas do atendimento infantil, damos um direcionamento completo sobre como lidar com as situações em consultório, como divulgar seu serviço, entre outros pontos essenciais para ter sucesso nessa área.

E para mais novidades diariamente, me siga no Instagram: Paulinhapsicoinfantil ou dê uma olhada nos meus outros conteúdos do Blog.

Compartilhe esse conteúdo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook

Tópicos do Conteúdo

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário

Conteúdos que você também pode gostar