Como cobrar as consultas de psicologia infantil

Como cobrar as consultas de psicologia infantil
Paulinha Psico Infantil

Paulinha Psico Infantil

Olá, sou a Paulinha, psicóloga infantil com foco em transtornos do neurodesenvolvimento. Crio conteúdos na internet desde 2015 e ajudo milhares de mães e outras profissionais da área. Quer conversar comigo? Só deixar um comentário no final do conteúdo.

Muitos profissionais que estão ingressando no mercado de trabalho de atendimento psicológico infantil não sabem como cobrar as consultas de psicologia infantil. Essa dúvida é bastante comum, visto que, são ensinamentos que nem sempre são abordados durante uma faculdade de psicologia.

Entretanto, apesar dessa dificuldade, é importante que o profissional não se desespere. Essa experiência vai sendo adquirida com o tempo, conforme você vai abrindo suas consultas e verificando como elas estão evoluindo ou não.

Mas, para que você não entre nesse mercado completamente “perdido”, sem saber como cobrar pelas consultas de psicologia infantil, como saber os valores adequados, de que maneira você cobra um valor justo para cada paciente, você pode conferir com a gente algumas estratégias para conseguir encontrar uma adequação nessa demanda.

Tabela de honorários FENAPSI

Tabela de honorários FENAPSI

Para guiar os profissionais que estão buscando entender o quanto cobrar por suas consultas de psicologia infantil, a FENAPSI (Federação Nacional dos Psicólogos) atualiza regularmente a tabela de honorários de profissionais autônomos de psicologia em relação aos valores mínimo, médio e superiores que podem ser cobrados por esses profissionais.

Naturalmente essa é uma tabela importante para a classe de psicologia, e que não aborda apenas os valores referentes ao atendimento infantil. Conforme você pode acessar nesse endereço, você consegue verificar todas as diretrizes estipuladas pela federação para que exista uma base de cobrança por parte dos psicólogos. 

Vale destacar que essa tabela, como o próprio nome já indica, serve como referência para os profissionais que não sabem o quanto cobrar pelas consultas de psicologia infantil. Entretanto, por não ser obrigatório, você pode buscar outros parâmetros para encontrar o valor mais justo para as suas consultas.

Para quem está ingressando nesse mercado, nem sempre os valores da tabela são os mais adequados. É muito comum encontrar profissionais que estão tentando novos clientes e que ainda não possuem tanta experiência com atendimento, cobrando valores ainda mais baixos do que os estipulados como “mínimo” na tabela. 

Dessa maneira, a tabela de honorários serve como uma base para que você comece a projetar os valores que ache mais adequado para a sua consulta. Claro, também é importante levar outros aspectos em consideração, como os custos que você terá para realizar o atendimento, às necessidades e condições de cada paciente, entre outros.

Valores médios

Valores médios de consultas de psicologia infantil

Normalmente, os valores médios encontrados na tabela de honorários de psicologia servem como padrão para cobrança de atendimento. Como o próprio nome já indica, esses são os valores referentes a média das cobranças feitas pelos profissionais que atuam no campo do atendimento de psicologia.

Para quem está na dúvida de como encontrar o valor mais adequado para consultas de psicologia infantil, seguir a média do mercado pode ser uma ótima alternativa. 

As mudanças nos valores podem ocorrer conforme os diferenciais de cada profissional, tanto para baixo, como para cima. 

No campo do atendimento infantil, os pacientes são as crianças. Mas, naturalmente, os clientes com quem o terapeuta acertará os valores serão os pais dessas crianças. É normal e bastante provável que esse cliente busque entender o porquê do profissional cobrar determinados valores, seja no limite mínimo, na média ou no superior.

Para que o profissional esteja apto a cobrar valores acima da média dos honorários de psicologia, conseguindo assim explicar para os pais o por que desses valores, ele precisa possuir diferenciais de mercado, que explicaremos mais a fundo o que são na sequência.

O que são diferenciais de atendimentos? 

O que são diferenciais de consultas de psicologia infantil

Em qualquer área que você presta um serviço de atendimento para um cliente, os valores são direcionados a partir da sua experiência e capacidade de atender esse cliente.

No caso de consultas de psicologia infantil, que é uma responsabilidade muito grande, visto que, trata diretamente com crianças e como elas se desenvolvem, os diferenciais e experiências contam muito.

Mas o que são esses diferenciais de atendimentos? Bom, por ser uma área que envolve tanto a parte teórica (estudos), como a parte prática (atendimento), os diferenciais são justamente as experiências e conhecimentos que você possui a respeito do tipo de consulta que você está oferecendo.

Nesse sentido, podem contar nesses diferenciais de atendimento, por exemplo:  formações específicas, técnicas, estratégias, anos de prática clínica, estágios em locais com uma boa fama de trabalho, entre outros.

Cada um desses diferenciais pode contar no arsenal do terapeuta para que ele estipule valores até acima da média do mercado. 

Naturalmente, um profissional que possui essas qualidades, experiências e formações específicas na área de atendimento tem maior capacidade de realizar as consultas de psicologia infantil do que um terapeuta que acabou de se formar na faculdade e que está entrando nesse mercado de trabalho.

Portanto, como dissemos no tópico anterior, os valores médios do mercado servem como base para entender o quanto você pode cobrar pelas suas consultas de psicologia infantil, entretanto, caso possua experiências importantes que acrescentem nesse processo, você pode optar, inclusive, por cobrar valores maiores, indo de acordo com o que você acredita que seja o mais adequado.

Psicoplano Infantil

Como dissemos, a faculdade de psicologia nem sempre prepara o profissional para entender quais os valores mais adequados que ele pode cobrar pelas consultas de psicologia infantil.

Nesse sentido, é fundamental que os profissionais busquem outros caminhos para entender quais são os valores mais adequados que eles podem cobrar por cada consulta, como balancear as necessidades de cada cliente, como adequar os valores ao mercado, e vice-versa.

Para te ajudar nessa trajetória, o curso do Psicoplano Infantil possui aulas específicas com o Renan Teles, meu sócio, que te ajudarão a encontrar o caminho mais adequado nesse quesito. Com essas aulas você certamente terá uma direção mais adequada de como cobrar pelas consultas de psicologia infantil nesse mercado tão concorrido.

Além disso, o curso possui uma série de aulas e diretrizes para que você se aprimore ainda mais no mercado de atendimento psicológico, ajudando você a expandir seus negócios, aumentar sua agenda e a explorar outros caminhos que fogem do tradicional. Confira e acesse a lista de espera do Psicoplano Infantil no link a seguir: https://paulinhapsicoinfantil.com.br/lista-de-espera-psicoplano-infantil/

Conclusão

Como vimos, existe uma dificuldade importante dos profissionais de psicologia em encontrar os valores adequados para as suas consultas de psicologia infantil. Para conseguir se adequar às demandas de mercado, a tabela de honorários da FENAPSI  serve como uma base fundamental. Entretanto, é possível encontrar outros caminhos para entender quanto cobrar pelas suas consultas, como participando do curso do Psicoplano Infantil, tendo aulas diretas e especializadas a respeito desse assunto. 

Compartilhe esse conteúdo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook

Tópicos do Conteúdo

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário

Conteúdos que você também pode gostar