5 formas de aumentar seu salário de psicóloga

salário de psicóloga
Paulinha Psico Infantil

Paulinha Psico Infantil

Olá, sou a Paulinha, psicóloga infantil com foco em transtornos do neurodesenvolvimento. Crio conteúdos na internet desde 2015 e ajudo milhares de mães e outras profissionais da área. Quer conversar comigo? Só deixar um comentário no final do conteúdo.

Muitas vezes o terapeuta acredita que a melhor maneira de aumentar o salário de psicóloga é apenas lotando a sua agenda de atendimento.

Claro, essa opção é fundamental para quem quer trabalhar com atendimento individual em clínicas particulares. Mas, para conseguir lotar a agenda, é interessante se atentar com estratégias que você deve aplicar para expandir a divulgação do seu trabalho, como essas técnicas que apresentamos nesse artigo.

Porém, além disso, existem outras maneiras de conseguir aumentar o salário de psicóloga. Nesse artigo apresentaremos estratégias que vão além do fator agenda. Apresentaremos ideias para que você consiga trabalhar em diferentes campos e de diferentes maneiras, aprimorando cada vez mais a sua rentabilidade.

Vender supervisão 

salário de psicóloga - psicóloga em atendimento

Supervisionar outra psicóloga tem um custo de hora maior do que atender. Logo, para começar, selecionamos uma maneira interessante do psicólogo conseguir aprimorar o salário, que é através da venda de supervisão.

Esse conceito é interessante principalmente para profissionais que já possuem um certo conhecimento aprimorado de uma área de atuação específica. Para conseguir supervisionar outra psicóloga, é necessário ter uma boa experiência de mercado para que o trabalho seja bem executado.

A supervisão de psicólogos tem, atualmente, custo de hora maior do que o próprio atendimento. Dessa maneira, em uma equação simples, pode-se dizer que vender supervisão para outros psicólogos pode ser mais rentável do que atender pacientes em consultórios particulares.

Para se tornar um supervisor em psicologia é preciso ter certas capacidades e estar atento com as ideias modernas. Um supervisor deve saber, por exemplo:

  • Ser empático com o outro profissional;
  • Saber lidar com emoções;
  • Saber utilizar técnicas adequadas;
  • Saber ouvir e se expressar;
  • Conseguir desenvolver aliança terapêutica;

Além das capacidades técnicas, existem algumas regras importantes que os psicólogos precisam se enquadrar para conseguirem atuar como supervisor. É exigido ser  credenciado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). 

A principal função do supervisor é orientar e trabalhar em conjunto com um estudante ou um profissional recém formado, que está iniciando sua trajetória nesse mercado de trabalho, como um “professor”. 

É justamente por isso que é fundamental esse conhecimento prático e teórico bastante rebuscado, pois é necessário orientar da melhor maneira possível seus supervisionados para que eles consigam desempenhar suas funções nesse mercado.

Vender cursos

salário de psicóloga - mulher com xícara de café

Outra maneira de não ficar preso à agenda de atendimento e para conseguir aumentar o salário de psicóloga, é através da venda de cursos.

A cada ano que passa a venda de cursos digitais cresce cada vez mais. Claro, isso não está restrito a área da psicologia, mas também pode funcionar muito bem para psicólogos que querem aprimorar seus salários.

A ideia é que o psicólogo consiga disponibilizar um infoproduto de forma gratuita, aumentando a divulgação do seu trabalho e exposição do seu serviço, ou então um infoproduto pago, garantindo o lucro de forma natural à medida que as pessoas comprem o curso oferecido.

Um infoproduto é justamente um conteúdo disponibilizado nas mídias digitais com informações relevantes acerca de determinado assunto. Ele pode ser produzido em textos, vídeos, áudios, infográficos, imagens ou juntando mais de um elemento como esse.

Dessa maneira, o psicólogo pode montar um infoproduto que esteja de acordo com o que ele trabalha para pessoas que precisam. Se o psicólogo trabalha com depressão ou ansiedade, por exemplo, montar um conteúdo relevante apresentando informações importantes sobre esse termo pode ajudar a expandir seus negócios e gerar uma renda extra interessante para aumentar o salário do psicólogo.

A mesma medida serve para psicólogos infantil, por exemplo, que podem disponibilizar um infoproduto relevante para pais que querem entender mais sobre esse assunto e vice-versa.

Eventos

homem discursando

Criar eventos sobre temas específicos que são da sua área de atuação também é uma ideia interessante para aumentar o salário de psicóloga.

Esse modelo de negócios pode funcionar mesmo sem você precisar parar com o atendimento individualizado, visto que, a ideia é que ele seja executado em dias ou semanas específicas.

O evento pode ser, por exemplo, uma semana terapêutica, com debates, exposições, cursos, e outros tipos de trabalhos informativos para que a informação acerca de algum tema específico seja difundido.

Outra ideia interessante é dar palestras contínuas sobre determinado tema. Essas palestras podem ser executadas em universidades, por exemplo. 

Grupos terapêuticos

terapia em grupo

Normalmente, é comum que profissionais que estejam começando ou até mesmo alguns que já tenham um certo lastro de carreira, atendam seus pacientes de forma individual, gerando receita mediante o pagamento de cada consulta. Dessa maneira, o salário depende muito da quantidade de clientes e da disponibilidade de horários de cada profissional.

Nesse sentido, uma ideia interessante para aprimorar o atendimento e, consequentemente, melhorar o salário de psicóloga é elaborar grupos terapêuticos. Mas o que é isso?

Bom, de modo geral grupos terapêuticos funcionam de maneira semelhante ao atendimento em consultórios. A principal diferença é que, ao invés do atendimento ser individual, o psicólogo acaba recebendo mais pacientes de uma vez só. 

Naturalmente, o grupo terapêutico deve ser composto por pacientes que tenham pontos a serem desenvolvidos em comum. Não adianta nada você selecionar 2 ou mais pessoas que precisam de atendimento totalmente distintos uns dos outros.

Dessa forma, a ideia é que o grupo seja composto por pacientes que partilham de problemas, sentimentos e ideias que se assemelham. Com isso, o psicólogo consegue elaborar uma estratégia de atendimento que engloba todos os pacientes. É importante também que os selecionados estejam dispostos a debater e ouvir o que todos têm a falar, como em uma roda de conversa tradicional.

Por atender mais pessoas no mesmo horário, naturalmente o valor da hora do psicólogo aumenta. Isso ajuda o profissional a conseguir aprimorar seu salário, visto que, consegue trabalhar em mais horários, aumentando o número de pacientes.

 Isso pode ajudar a criança a aprimorar suas relações individuais, ajuda a resolver problemas emocionais e comportamentais e também estimula o convívio em grupo com outras pessoas, essencialmente as que passam pelo mesmo tipo de situação.

Abrir uma clínica

Para quem já possui uma agenda lotada e não sabe como aumentar o salário de psicóloga, uma ideia é abrir uma clínica particular. Com uma clínica particular você consegue contratar novos psicólogos para dar atendimento no mesmo espaço, sendo que uma porcentagem do atendimento que é realizado por esse outro profissional fica com você.

Claro, essa é uma ideia que funciona para quem já possui uma certa rentabilidade e tem o dinheiro suficiente para investir e fazer dar certo. Mas, em caso de pessoas que se enquadram nessa situação, que pode ser você, é uma ótima maneira de aumentar o salário de psicóloga de forma natural e que pode ser expandido ao longo do tempo.

Conclusão: salário de psicóloga

Como vimos, existem diversas maneiras de conseguir aumentar o salário de psicóloga. Ficar estagnado e preso a uma maneira específica de trabalho não é uma ideia interessante. Nesse artigo selecionamos 5 das mais interessantes ideias, e que costumam funcionar muito bem para profissionais dessa área que estão buscando expansão e crescimento.

E para mais novidades diariamente, me siga no Instagram: Paulinhapsicoinfantil ou dê uma olhada nos meus outros conteúdos do Blog.

Compartilhe esse conteúdo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook

Tópicos do Conteúdo

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário

Conteúdos que você também pode gostar