Ter uma clínica multidisciplinar para autismo é ideal para o paciente realizar todas as terapias no mesmo lugar, além de oferecer conforto e segurança para o paciente, facilita a dinâmica do trabalho entre os profissionais envolvidos.
Nos tempos atuais, encontrar uma alternativa interessante de carreira é algo que deixa muitos terapeutas e psicólogos pensativos. Afinal, como a psicologia abrange um ramo enorme de possibilidades, muitas vezes é difícil encontrar a área ideal a ser seguida. Dito isso, as chamadas clínicas multidisciplinares são ótimas alternativas, visto que podem oferecer atendimento qualificado e ser uma excelente forma de empreender.
Ademais, é interessante destacar que, para profissionais que trabalham com transtornos, ter uma clínica especializada é uma ótima opção para os pacientes, por poder realizar todas as terapias em um lugar só. Mas nesse conteúdo vou falar mais sobre como ter uma clínica multidisciplinar para autismo.
Enfim, se você é terapeuta e trabalha com TEA, saiba que abrir uma clínica multidisciplinar para autismo pode ser uma alternativa bem interessante para sua carreira. Isto é, as clínicas multidisciplinares são a reunião de vários profissionais da saúde (médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, etc.) com objetivo de proporcionar uma equipe unida que juntos irão traçar estratégias de como ajudar a criança a se desenvolver, e esse sem dúvidas é o maior benefício de clínica multidisciplinar para autismo.
De forma mais resumida, o paciente terá à disposição mais de uma avaliação e “intervenção”, aumentando a quantidade de estímulos. Nessa linha, é de extrema importância haver comunicação em um grupo multidisciplinar, justamente visando atingir e os melhores resultados, a integração, o entendimento do paciente e, é claro, o entrosamento com a equipe.
Além disso, existem outros fatores que fazem de uma clínica multidisciplinar para autismo um ótimo caminho a ser seguido profissionalmente. O fato de geralmente ser um ambiente grande permite que seja capaz de atender várias crianças, aumentando a lucratividade. Além disso, é um aprendizado diário ao longo de cada dia de trabalho, já que a comunicação será algo frequente no dia a dia de trabalho com profissionais da área.
There is no ads to display, Please add some
Por fim, é interessante destacar que pais de crianças com TEA ou adultos autistas já estão procurando a clínica multidisciplinar para autismo com mais frequência, tamanhas as vantagens. Como os autistas podem necessitar diferentes terapeutas ao mesmo tempo, ter uma equipe trabalhando em conjunto é uma excelente opção. Por exemplo, é possível fazer terapia ocupacional, fisioterapia e fonoaudiologia “em conjunto”.
Burocracia de ter uma clínica multidisciplinar para autismo
Enfim, agora que você já sabe mais ou menos qual é a importância de uma clínica multidisciplinar para autismo, saiba que as condições para ter uma clínica multidisciplinar são as mesmas que as de uma clínica comum. Isto é, tal qual para abrir uma clínica/consultório de psicologia, é necessário que os profissionais de cada área sejam graduados e estejam com seus registros de trabalho em ordem. Por exemplo, no caso do psicólogo, é preciso que as anuidades estejam em dia no CRP (Conselho Regional de Psicologia).
Além disso, existem outros detalhes que você precisa estar atento(a) antes de abrir uma clínica multidisciplinar para autismo. Nesse sentido, confira uma pequena lista de coisas que você precisa fazer para realizar o processo de abertura de uma clínica de psicologia infantil, por exemplo, tal qual mencionei no meu texto “Quero meu consultório: como abrir clínica de psicologia infantil?”:
- Licença ou Alvará de Funcionamento, dado pela prefeitura
- Documentação no cartório de pessoas jurídicas ou junta comercial
- CNPJ (se quiser realmente ser uma clínica formal, você precisa de um CNPJ)
- Licença do Corpo de Bombeiros ou Licença Sanitária, dada pela Anvisa
- Credenciamento de Clínicas para realização de exames psicotécnicos para outorga de CNH, dado pelo Detran
- Registro de Responsabilidade Técnica, pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP)
- Registro do Empreendimento, também pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP)
- Inscrição na Prefeitura para pagamento do ISS (Imposto sobre Serviços), feito na Prefeitura
- Cadastro como autônomo/individual, feito no INSS
There is no ads to display, Please add some
Enfim, vale lembrar que esses documentos são relacionados apenas à psicologia, apenas um dos atendimentos oferecidos por uma clínica multidisciplinar para autismo. Sendo assim, como falei um pouco acima, dependendo do profissional que atuará na clínica é preciso de novos documentos que o Conselho daquele terapeuta exige.
Finalização
Bom, continuando o nosso papo sobre clínica multidisciplinar para autismo, é fundamental destacarmos a importância dos profissionais estarem integrados e bem alinhados. Isto é, justamente visando alcançar a melhora progressiva da qualidade de vida do paciente, os profissionais trabalham de forma conjunta.
Para entender melhor, confira algumas vantagens do trabalho multidisciplinar e que podem ser usados de argumento na hora de apresentar sua clínica para os pais:
- Chance do paciente ser visto como um ser integral e não sendo tratado de maneira isolada;
- Mais de um profissional analisando e ajudando a trazer estratégias de desenvolvimento;
- Reduz tempo do paciente ir de um consultório ao outro;
- Maior confiabilidade por parte do paciente e da família: o paciente se sente seguro ao saber que os profissionais estão interagindo para tentar ajudar. No caso da clínica multidisciplinar para autismo, a confiabilidade vem da família, que é quem mais nota os resultados obtidos;
- Maior comprometimento do paciente: enfim, justamente pelo fato de ter mais gente envolvida, as chances de enganar a si mesmo e aos familiares são menores, visto que toda a equipe terá acesso às informações.
Portanto, se você ainda não sabia nada sobre clínica multidisciplinar para autismo e está afim de ter uma, saiba que você não só pode, como estará oferecendo mais uma opção para o universo das pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
There is no ads to display, Please add some
Veja mais conteúdos da Tia Paulinha
Esclarecidas as dúvidas acerca de uma clínica multidisciplinar para autismo, agora falarei um pouco mais de mim. Se você ainda não acompanha meus conteúdos no Instagram, no Youtube e no Blog, entre aqui agora mesmo e comece a desfrutar desse mundo de conhecimento. No Youtube, por exemplo, você tem a opção de conteúdos sobre marketing, consultório, atendimento infantil, brincadeiras e muito mais! Vale a pena dar uma conferida!
Já no meu blog, você acessa conteúdos mais complexos sobre autismo, dicas para mães e muitos textos sobre desenvolvimento infantil. Não perca mais tempo e veja agora mesmo as 9 formas de empreender na psicologia!