A terapia ocupacional é uma área que está em crescimento constante. Por conta do entendimento mais amplo sobre transtornos, disfunções neurológicas, transtornos e doenças que afetam o cotidiano da população, o terapeuta ocupacional está cada vez mais presente. Mas, você sabe quais são as principais áreas de atuação do terapeuta ocupacional?
Bom, nesse artigo você verá tudo o que precisa saber sobre essa área, desde o que é, quais são as áreas de atuação, faculdades existentes aqui no Brasil e muito mais.
O que é terapia ocupacional?
A Terapia Ocupacional é uma área de conhecimento, com a função de intervir diretamente em saúde, educação e na esfera social.
A terapia ocupacional é um trabalho bastante exigente e complexo. O profissional que exerce uma das áreas de atuação do terapeuta ocupacional trabalha com pessoas que possuem alguma dificuldade de executar tarefas do cotidiano, pode ser por atrasos motores ou cognitivos.
Normalmente, essas pessoas que precisam desse atendimento possuem, de acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) , alguma “alteração cognitiva, afetiva, perceptiva e psico-motoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou de doenças adquiridas”.
Dessa maneira, o terapeuta ocupacional possui a função de trabalhar essas condições, ajudando o paciente de perto a desenvolver essas capacidades motoras, sociais e psíquicas. Para isso, é importante se adaptar ao contexto que o cerca, o ambiente e as condições de cada indivíduo.
Quais são as principais áreas de atuação da terapeuta ocupacional?
Quando falamos em áreas de atuação do terapeuta ocupacional, podemos citar diversos exemplos. De modo geral, o terapeuta ocupacional pode atuar dentro da área da saúde, educação e inserção social, independentemente da faixa etária dos pacientes.
Nesses campos, o profissional pode encontrar trabalhos em diversos ambientes, como em hospitais, escolas, ambientes familiares, trabalhos individuais ou em grupos, entre outros. Ainda, existem algumas especificações de trabalhos, que requerem conhecimentos específicos, tais como:
- Pediatria;
- Terapia Ocupacional em Neurologia:
- Terapia Ocupacional em Gerontologia:
- Terapia Ocupacional em Ortopedia:
- Terapia ocupacional Hospitalar:
- Saúde Mental;
- Saúde do Trabalhador.
- Transtornos do neurodesenvolvimento;
There is no ads to display, Please add some
Cada um desses aspectos das áreas de atuação do terapeuta ocupacional necessita de um trabalho próprio para o tipo de necessidade que o paciente possui. A terapia ocupacional em Neurologia, por exemplo, é voltada para pacientes que sofreram com alguma condição que afetou as capacidades neurológicas, como um Acidentes Vascular Cerebral (AVC) ou Alzheimer. Dessa forma, as ações são diferentes nesta área do que na pediatria.
Nesse sentido, para ampliar as áreas de atuação do terapeuta ocupacional, o profissional pode buscar conhecimentos em diferentes campos, como: Cognitivo, Neuropsicomotor, Musculoesquelético, Tecnologia Assistiva, Psicossocial, Percepto-Cognitivo, Senso-Perceptivo, Psicoafetivo, Psicomotor, Saúde do Escolar, Saúde do Idoso, Saúde da Mulher, Saúde do Trabalhador, Saúde do Indígena, Contexto Asilar, Contexto Prisional, Liberdade Assistida, Liberdade Condicional, Seguridade Social, Contextos Hospitalares, entre outros.
Como escolho a minha?
Como veremos mais à frente, existem diversas universidades que disponibilizam o curso de terapia ocupacional. Cada uma das universidades possuem grades curriculares específicas, que naturalmente incluem capacidades mais aprimoradas em determinadas áreas de atuação do terapeuta ocupacional.
A escolha por qual área você deve atuar depende muito do seu conhecimento e especializações. Se você é um profissional que possui formação na área e especialização em Neuropsicomotor, por exemplo, trabalhar na área de Terapia Ocupacional em Neurologia pode ser uma ótima opção.
Além desse fator, depende muito do seu gosto, condições salariais, ambientes de trabalho, carga horária, etc. Por ser um campo bastante vasto, visto que, existem muitas pessoas que necessitam desse acompanhamento próximo, seja em suas casas ou em hospitais e clínicas, você certamente encontrará o ambiente que mais se adequa a sua capacidade e necessidade.
Integração sensorial e a terapia ocupacional
A integração sensorial é um conceito que relaciona a organização do nosso cérebro para fazer com que as informações recebidas pelos nossos sentidos se tornem organizadas e adaptadas para serem utilizadas no nosso dia a dia, ou seja, é a maneira como o nosso cérebro trabalha os 8 sentidos, recebendo informações do ambiente e processando a informação para nosso corpo.
Apesar de não ser uma ideia exclusiva da terapia ocupacional, é comum que as áreas de atuação do terapeuta ocupacional abranjam esse conceito e utilizem em suas terapias, principalmente em pacientes específicos, como os que possuem o TEA (Transtorno do espectro autista) ou autismo, T21 ( antiga nomenclatura de Síndrome de Down,) déficit de atenção e outras disfunções neurológicas.
De modo geral, as técnicas da integração sensorial visam trazer um conforto para os pacientes que possuem certas dificuldades em organizar e processar as informações sensoriais recebidas pelo cérebro, seja aqueles que recebem em excesso ou os que possuem pouca sensibilidade.
Dessa maneira, a integração social tem como objetivo propor diferentes atividades para que as crianças que possuam essa dificuldade, como as com condições mencionadas anteriormente, consigam, gradativamente, desenvolver essa capacidade.
Esse modelo de terapia é muito utilizado nas áreas de atuação do terapeuta ocupacional, principalmente em atendimento com pacientes infantis, após avaliação de TPS (transtorno do processamento sensorial) ou DIS (difunção sensorial).
Para esse trabalho, o terapeuta pode propor diferentes tipos de atividades durante o processo terapêutico, sempre levando em consideração o objetivo com a atividade, após avaliação adequada da criança.
There is no ads to display, Please add some
Cursos de terapia ocupacional no Brasil
De acordo com a última atualização da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional (RENETO), em junho de 2020, existem 34 cursos de graduação em faculdades nacionais disponíveis para os estudantes. Conheça quais são:
REGIÃO NORTE
Pará
- Escola Superior da Amazônia – ESAMAZ
- Universidade da Amazônia – UNAMA
- Universidade do Estado do Pará – UEPA
- Universidade Federal do Pará – UFPA
Rondônia
- Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA
- Amazonas
- Faculdade Martha Falcão – FMF Wyden
REGIÃO CENTRO-OESTE
Brasília
- Universidade de Brasília
Goiás
- Faculdade União de Goyazes – FUG
REGIÃO SUL
Paraná
- Universidade Federal do Paraná – UFPR
- Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu – FAESI
Santa Catarina
- Associação Catarinense de Ensino Guilherme Guimbala – FGG
Rio Grande do Sul
- Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
- Universidade Federal de Pelotas – UFPel
- Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG
REGIÃO NORDESTE
Alagoas
- Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL
Paraíba
- Universidade Federal da Paraíba – UFPB
Piauí
- Centro Universitário UniFACID Wyden
Pernambuco
- Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
Sergipe
- Universidade Federal de Sergipe – UFS
Ceará
- Universidade Estadual do Ceará – UECE
REGIÃO SUDESTE
Minas Gerais
- Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
- Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM
Espírito Santo
- Universidade Federal do Espírito Santo – UFES
Rio de Janeiro
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ
- Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
São Paulo
- Centro Universitário Saúde ABC – FMABC
- Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-CAMP
- Universidade de São Paulo – USP/São Paulo
- Universidade de São Paulo – USP/Ribeirão Preto
- Universidade de Sorocaba – UNISO
- Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP
- Universidade Federal de São Carlos – UFSCar
- Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP
- Centro Universitário Claretiano – CEUCLAR
Conclusão
Como vimos, a área da terapia ocupacional é muito ampla e fundamental para a população que necessita desse atendimento. O terapeuta tem um papel determinante na vida dessas pessoas, pois atua diretamente no dia a dia delas, ajudando a desenvolver capacidades essenciais para o convívio social e a própria existência.
Você gostou do nosso conteúdo sobre áreas de atuação do terapeuta ocupacional? Você já viu o meu instagram? Lá eu publico dicas DIARIAMENTE de graça! Venha conferir.
There is no ads to display, Please add some