10 atividades sensoriais para fazer em casa

atividades sensoriais para fazer em casa
Paulinha Psico Infantil

Paulinha Psico Infantil

Olá, sou a Paulinha, psicóloga infantil com foco em transtornos do neurodesenvolvimento. Crio conteúdos na internet desde 2015 e ajudo milhares de mães e outras profissionais da área. Quer conversar comigo? Só deixar um comentário no final do conteúdo.

A estimulação infantil é extremamente necessária para diversas crianças com atrasos no desenvolvimento. Uma das atividades que é divertida e que as crianças gostam muito de fazer em casa são as atividades sensoriais!

Essas atividades sensoriais para fazer em casa podem ser a base para estimulação de outras habilidades e áreas do desenvolvimento, podem também ser apenas atividades de exploração, ou com focos mais específicos. Independente do que você busca, nesse post daremos 10 atividades sensoriais para fazer em casa.

Atividades que podem ajudar a complementar o seu dia a dia e da sua família, estimulando o desenvolvimento, a criatividade e ajudando a estimular seus filhos (ou pacientes).

Estou em casa com os filhos e preciso de ideias

Estou em casa com os filhos e preciso de ideias

Para quem tem filhos pequenos, manter eles entretidos dentro de casa é sempre um desafio. (durante o período de pandemia é ainda mais trabalhoso). Não é novidade para ninguém que as crianças têm muita energia, e precisam ocupar o tempo com atividades variadas para não cair sempre na mesma rotina e ficar algo monótono e cansativo.

Nesse sentido, muitas pessoas passaram a expor ideias de brincadeiras e atividades sensoriais para fazer em casa durante esse período de pandemia em que as pessoas estão em isolamento, ou deveriam estar, então separamos algumas atividades sensoriais para fazer em casa.

Importância das atividades sensoriais na estimulação infantil

Importância das atividades sensoriais na estimulação infantil

As atividades sensoriais para fazer em casa são brincadeiras ou dinâmicas que tem como objetivo estimular a parte sensorial das crianças, ou seja, trabalha em cima dos 5 sentidos dos pequenos. (ou 8 sentidos, se formos adicionar a propriocepção, o sistema vestibular e a interocepção.. mas isso é conteúdo para oooutro post)

São atividades de suma importância para o desenvolvimento cognitivo, linguístico, emocional e de coordenação das crianças, que ainda estão em fase de crescimento.

Com essas práticas, a criança começa a conhecer melhor o mundo ao seu redor, entendendo como funcionam as relações sociais, os comportamentos das pessoas e também sua própria capacidade.

É fundamental que os pais ou familiares atuem nessas práticas de exploração das crianças, , buscando soluções para auxiliar na evolução delas. Uma forma de conseguir isso, é desenvolvendo atividades sensoriais para fazer em casa.

10 atividades sensoriais para fazer em casa

10 atividades sensoriais para fazer em casa

Exatamente por conta dessa ampla movimentação de pessoas na internet, que publicam com frequência as atividades sensoriais para fazer em casa que estão realizando com seus filhos, é que aumentam as possibilidades.

São diversas brincadeiras e atividades que podem ser executadas, desde brincadeiras simples, até algumas mais complexas. Selecionamos 10 que achamos mais interessantes e você pode facilmente testar na sua casa, sem maiores complicações.

.

1 – Caixas sensoriais

Caixas sensoriais

Para começar, selecionamos uma das atividades sensoriais para fazer em casa que mais fazem sucesso. Simples e divertida para as crianças, as caixas sensoriais são muito interessantes para o estímulo sensorial do tato.

A atividade é simples: basta pegar uma caixa de sapato, decorar de uma maneira que seja atrativa para as crianças, e preencher o interior da caixa com conteúdos variados, que podem ser trocados de tempo em tempos.

As crianças gostam de mexer nesse conteúdo, que pode ser areia, plantas, pedras, entre outros. Deixe objetos para que ela possa mexer nesse conteúdo, como pás e colheres, por exemplo.

.

2 – Pé de bolha

Essa atividade é muito simples e as crianças amam! Pegue um papel bem grandão para forrar o chão. Pegue plástico bolha e coloque em volta do pé da criança como se fosse uma botinha.

Em seguida espalhe pequenos pontos de tinta pelo papel e deixe a criança caminhar pela tinta. Cuidado pois fica escorregadio, porém, é diversão garantida!

.

3 – Gelo colorido

Mais uma atividade que não vai exigir muitas compras e as crianças amam essa exploração. Aproveite aquele dia bem quente de sol e verão para fazer com seus filhos essas atividades sensoriais para fazer em casa.

Coloque água com corante em um potinho, misture bem. Coloque a água colorida em forminhas de gelo – pode colocar palitinhos pra segurar também. E voilá! Está pronto o brinquedo sensorial mais simples que poderia existir.

E ainda, dica extra: caso você use corante alimentar, deixe as crianças fazerem a festa ao explorarem o gelo colorido com a boca também. O pior que vai acontecer são manchas do corante na roupa ou corpo… mas nada que um bom banho não resolva!

É uma atividade sensorial para fazer em casa divertida e os pequenos costumam gostar muito. Porém, lembre de fazer em dias quentes. 

.

4 – Bambolê colorido

Não é novidade para ninguém que as crianças costumam se divertir bastante com o bambolê. Por mais que ainda não saibam rodar ele no próprio corpo, existem diversas formas de brincar com o bambolê.

Aproveite aqueles restos de fitas de presente e coloque amarrado no bambolê, coloque diferentes cores e texturas e crie o seu novo brinquedo.

Você pode adicionar música e movimento nessa brincadeira, ou fazer em versões menores (como por exemplo com aquelas argolinhas pequenas) e deixar a criança explorando com o vento.

.

5 – Luvas sensoriais

Essa atividade sensorial para fazer em casa também é simples, e pode ser feita com diferentes elementos que você tem na sua casa.

Vocês já entenderam que gostamos de praticidade né? Nada muito elaborado! Pois sabemos da correria do dia a dia das mães. Nessa brincadeira você irá pegar luvas médicas e enchê-las com diferentes texturas, também pode usar bexigas.

Lembrando que essa brincadeira deve ser monitorada por adultos pois os balões e luvas de látex podem ser perigosos quando vazios ou se estourarem. Então, fique de olho.

.

6 – Brincadeiras sensoriais brincando com cola

Brincadeiras sensoriais brincando com cola

Você tem cola líquida sobrando em casa e não sabe o que fazer com ela? Bom, essa é uma ótima oportunidade de você desenvolver uma atividade sensorial para fazer em casa com os seus filhos.

Pegue um recipiente, como uma forma de bolo, e despeje as colas líquidas. Depois, pingue algumas gotas de corante espalhadas pela forma. Dê um garfo ou uma colher para o seu filho, e deixe que ele explore os desenhos que podem ser formados enquanto movimenta esse utensílio.

É importante que essa brincadeira seja desenvolvida com crianças que não colocaram a cola na boca e que já tenham idade suficiente para não se machucar com o garfo.

.

7 – Pés coloridos

O tato é o sentido que mais pode ser explorado nas crianças, essencialmente os bebês. Uma brincadeira interessante nesse sentido, e que é muito simples, são atividades sensoriais de exploração de diferentes texturas.

Recorde pés grandões em tapetes de EVA ou cartolina mesmo, use cola para colar diferentes texturas como milho, arroz, feijão, algodão, macarrão, etc.

Coloque no chão como se fosse uma amarelinha, para que a criança tenha que caminhas em cima deles.

Lembrando que: se seu filho evitar alguma textura, respeite, pode ser que ele não consegue processar bem aquela informação tátil. Nunca force uma criança a brincar com algo que não parece a interessar.

.

8 – Caminho dos ovos

Utilizando caixas de ovos, você poderá criar um super caminho exploratório. E é bem divertido que quando a criança andar em cima ele pode ir amassando, e essa sensação é nova para seus filhos.

Crie um caminho de caixa de ovos em sua casa, e você também poderá adicionar outos animais e objetos na brincadeira, para aproveitar o tema. Pode colocar ovinhos de plástico ou isopor durante o trajeto, e uma cestinha para que seu filho resgate os ovinhos na cestinha.

.

9 – Bacia sensorial

Utilizando bacias grandes, coloque diferentes texturas dentro da bacia para que seu filho possa entrar nela e explorar a sensação no corpo dele.

Você poderá colorir as texturas com corante alimentício, dessa forma: Coloque a quantidade de arroz/feijão/macarrão/sagu ou o que você desejar usar em uma sacola e adicione alcool + corante na cor escolhida. Sacode bem até a cor pegar em todos os locais.

Espere até o dia seguinte e tire da sacola, espere secar e está pronto! Agora você tem arroz colorido, feijão colorido ou macarrão colorido!

10 – Gelatina esconde animais

A exploração das cores é uma ideia bastante atrativa para as crianças. Elas podem ficar fascinadas com a quantidade variada de colorações, principalmente em texturas diferenciadas.

Nesse sentido, a última atividade sensorial para fazer em casa que selecionamos são as brincadeiras com gelatina.

Basta você pegar um recipiente, uma forma, um pote, um balde e preencher com gelatina + objetos escondidos dentro da gelatina.

Deixe gelar na geladeira e apresente no dia seguinte para seu filho. 

Brincar e se conectar com seu filho são a base do desenvolvimento infantil

Brincar e se conectar com seu filho são a base do desenvolvimento infantil

Todas as atividades sensoriais para fazer em casa que selecionamos podem ser trabalhadas juntamente com as crianças, ou seja, os pais interagindo com seus filhos.

Essa interação é fundamental para o desenvolvimento infantil, pois ajuda no desenvolvimento cognitivo, comunicativo e de interação social.

Separar um período para realizar essas e outras brincadeiras é uma excelente forma de se conectar com os filhos, ajudando eles a desenvolver diversas capacidades e a crescer da melhor maneira possível. 

Lembrando sempre sobre possíveis questões sensoriais que seu filho pode apresentar, ou seja, nunca force ele a encostar ou interagir com alguma textura. Respeite os interesses e limitações dele nesse aspecto. E se tiver alguma dúvida sobre o perfil sensorial de sua criança, você poderá buscar uma terapeuta ocupacional especializada em integração sensorial.

Conclusão sobre atividades sensoriais para fazer em casa

Brincadeiras simples e práticas, mas que ajudam a ocupar o tempo das crianças, e a gerar uma conexão entre os pais e os filhos, além de estimular os sentidos dos pequenos. 
Para ler mais conteúdos interessantes acesse meu blog.

E também o instagram! 😀

Compartilhe esse conteúdo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook

Tópicos do Conteúdo

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário

Conteúdos que você também pode gostar