O trabalho do psicoterapeuta infantil envolve uma série de conhecimentos que precisam ser adquiridos ao longo da vida, essencialmente na faculdade e nos cursos particulares que o profissional deve realizar. Além disso, os conhecimentos podem ser aprimorados com a ajuda de livros de psicologia infantil, que podem ser adquiridos e encontrados rapidamente na internet.
Esses livros são importantes para que o terapeuta entenda sobre conceitos, abordagens e estratégias do atendimento infantil. É importante mantê-los presentes no consultório para consulta-los em momentos estratégicos e de necessidades.
Ao mesmo tempo, existem livros de psicologia infantil que podem auxiliar o profissional a realizar o atendimento com as crianças. Nesse artigo, selecionamos 10 livros, 5 para você, terapeuta, e 5 livros para que você possa usar com o seus pacientes durante as sessões. Venha conferir!
5 livros para você terapeuta
Para começar nossa lista, selecionamos 5 livros que certamente auxiliarão os terapeutas durante as suas consultas, agregando conhecimento que podem ser úteis durante toda a vida.
Toc, toc… Plim, plim!: Lidando com as emoções, brincando com o pensamento através da criatividade
O primeiro da nossa lista de livros de psicologia infantil possui um nome lúdico, que faz um jogo com uma tradicional “piada” infantil e com conceitos que remete a essa idadade. Toc, toc… Plim, plim!: Lidando com as emoções, brincando com o pensamento através da criatividade é um livro de suma importância para os terapeutas infantis, tendo como foco a criatividade e o “poder de criar”.
Descrição: Esse é um livro sobre o prazer de criar. Resulta de uma série de reflexões acerca da prática das autoras em Psicologia da Criatividade e tem o propósito de desmistificar idéias errôneas associadas ao ato de criar. Constituída de exercícios inteligentes e lúdicos, a obra também se propõe a instrumentar os profissionais da educação para o desenvolvimento de habilidades criativas.
Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupo para Crianças e Adolescentes
Na sequência, temos mais um dos livros de psicologia infantil voltado para o aprimoramento dos terapeutas. Essa obra conta com experiências teóricas e práticas, com a presença de profissionais da área e pesquisadores renomados que buscam auxiliar os profissionais a melhorarem sua abordagem durante o atendimento com esse determinado público.
Descrição: Integrando aspectos teóricos e práticos e direcionada tanto ao tratamento como à prevenção e à promoção de saúde, esta obra, que reúne capítulos de destacados terapeutas e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, aborda a intervenção grupal em terapia cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes. Ao apresentar desafios, demandas e intervenções viáveis, visa a contribuir para a formação de estudantes em saúde mental, bem como para a atualização e o aprimoramento dos profissionais que atuam na área.
Link para acesso: https://www.valordoconhecimento.com.br/produto/terapia-cognitivo-comportamental-em-grupo-para-criancas-e-adolescentes-86246
Promove – Crianças – Treinamento de Habilidades Sociais
Desenvolvido pelas autoras Alessandra Pereira Falcão e Alessandra Turini BolsoniSilva, o livro Crianças- Treinamento de Habilidade sociais, é mais um dos livros de psicologia infantil desenvolvido para auxiliar profissionais dessa área a aprimorarem seus métodos e formas de atendimento durante as consultas.
Descrição: “Crianças com problemas de comportamento têm despertado a preocupação de pais, professores, coordenadores e diretores de escola, em virtude das dificuldades de convívio social e de desempenho acadêmico por elas apresentadas. O manejo adequado desses problemas se tornou um desafio para os profissionais, tanto na busca de soluções eficazes para os comportamentos-problema quanto de estratégias que permitam a prevenção de problemas futuros.
Neste cenário, o procedimento de intervenção Promove – Crianças foi elaborado tendo como fundamento a Psicologia Baseada em Evidências e é composto por 10 sessões de intervenção que envolvem as habilidades sociais destacadas pela literatura da área como diferenciadoras dos repertórios de crianças clínicas e não clínicas, do Ensino Fundamental, para problemas de comportamento.
Além disso, o livro traz uma revisão bibliográfica com os principais estudos de intervenção em habilidades sociais com crianças e o passo a passo de como o Promove – Crianças foi elaborado, assim como os resultados da intervenção realizada com um grupo-piloto. O profissional conta, ainda, com um guia de sugestões sobre como estruturar cada sessão com a criança e a indicação de materiais complementares, como livros, filmes e dinâmicas, que ajudam no envolvimento da criança em um processo de aquisição das habilidades sociais que possibilitarão melhores interações sociais.”
Link para acesso: https://www.valordoconhecimento.com.br/produto/promove-criancas-treinamento-de-habilidades-sociais-85706
Desenvolvimento Humano – 12° Edição
Como o próprio nome já indica, essa é a 12° edição da renomada obra: Desenvolvimento Humano. Desenvolvido pelas autoras Diane E. papalia e Ruth Duskin Feldman, essa obra traz uma série de dados e perspectivas a respeito do desenvolvimento humano, que naturalmente começa a ser desenvolvido durante a fase da infância.
Descrição: O clássico Desenvolvimento Humano chega à sua 12ª edição trazendo dados e tópicos totalmente atualizados sobre as diferentes fases do desenvolvimento, da formação de uma nova vida ao inevitável momento da morte. Seguindo uma abordagem cronológica, as autoras Diane E. Papalia e Ruth Duskin Feldman apresentam os aspectos do desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial de forma didática e ilustrada.
Link para acesso: https://www.valordoconhecimento.com.br/produto/desenvolvimento-humano-12%C2%B0-edicao-85041
Intervenção Neuropsicológica Infantil (Coleção Neuropsicologia na Prática Clínica)
Para terminar a lista de livros de psicologia infantil voltado para o aprimoramento dos terapeutas, temos a obra Intervenção Neuropsicológica Infantil (Coleção Neuropsicologia na Prática Clínica). Como você verá na descrição, o livro busca lidar com a estimulação precoce-preventiva à reabilitação e Intervenção Neuropsicológica infantil: Aplicações e interfaces.
Descrição: “Para contribuir à formação do neuropsicólogo clínico, temos o prazer de anunciar dois novos volumes da Coleção Neuropsicologia na Prática Clínica: Intervenção Neuropsicológica infantil: Da estimulação precoce-preventiva à reabilitação e Intervenção Neuropsicológica infantil: Aplicações e interfaces. Neste primeiro volume são discutidos temas e conceitos gerais sobre a intervenção neuropsicológica na infância, da estimulação cognitiva às práticas que possam prevenir alterações na cognição e comportamento nesse momento do desenvolvimento. Em ambos os volumes temos exemplos de como integrar conceitos clássicos e novas práticas na construção de uma clínica eficiente para lidar com temas relacionados à infância.”
There is no ads to display, Please add some
Link para acesso: https://www.valordoconhecimento.com.br/produto/intervencao-neuropsicologica-infantil-colecao-neuropsicologia-na-pratica-clinica-87144
5 livros para usar com seus pacientes em sessão:
Para continuar, temos uma lista com mais 5 livros de psicologia infantil, dessa vez voltados para o uso dos terapeutas durante o atendimento com seus pacientes. Os livros podem auxiliar os profissionais a lidar com as mais diferentes situações que eles podem encontrar durante o caminho. Confira!
Por que vou à terapia? Crianças entendendo a terapia cognitivo-comportamental
Por se tratar do público infantil, existe uma certa dificuldade dos pacientes entenderem o porque eles precisam ter sessões de terapia. Dessa maneira, cabe ao terapeuta lidar com essa situação da melhor maneira possível, auxiliando os pacientes a entenderem suas situações.
O livro Por que vou à terapia? Crianças entendendo a terapia cognitivo-comportamental trabalha justamente esse panorama e pode ser de suma importância para os psicólogos.
Descrição: “Quando uma criança chega na terapia, muitas vezes tem dificuldade de entender o que é um terapeuta e o que será feito naquele espaço. Por vezes acredita que aquele espaço é meramente recreativo ou pode até entendê-lo como algo assustador em função de que ali serão abertas suas intimidades e dificuldades. “”Porque vou à Terapia?: Crianças entendendo a terapia cognitivo-comportamental”” ajuda o terapeuta, a família e a própria criança a dar significado a um momento que é recheado de novidades e que pretende auxiliar no sentido de reduzir o sofrimento de todos envolvidos. O livro, além de trazer material explicativo, também se propõe a ser interativo. A criança é estimulada a escrever sobre o seu processo fazendo conexão com aquilo que a história oferece. O material pode ser lido em etapas, de forma que cada parte seja trabalhada com a criança a partir de suas próprias vivências, sentimentos, pensamentos e comportamentos.”
Link para acesso: https://www.valordoconhecimento.com.br/produto/por-que-vou-a-terapia-criancas-entendendo-a-terapia-cognitivo-comportamental-84757
O Menino que Tinha Medo de Errar
Na sequência, temos um livro que se assemelha às histórias infantis, mas com um viés importante para o terapeuta tratar com seus pacientes. O psicólogo pode utilizar a obra “O Menino que Tinha Medo de Errar” para ajudar os pacientes a lidar com seus medos e frustrações durante essa fase tão importante do desenvolvimento, sendo que esses podem ser motivos determinantes para que os pais procurem auxílio de profissionais.
Descrição: “Pedro vive preocupado, com medo de errar. Prefere passar os dias sozinho, confinado em sua casa, a aproveitar a companhia dos amigos, porque tem medo de fazer alguma coisa errada nas brincadeiras. A escola, então, é uma preocupação sem fim para ele! Um lugar onde não faltam oportunidades para cometer deslizes. Mas com a ajuda de uma fada, Pedro percebe que viver reprimido o impede de experimentar momentos incríveis.”
O que Fazer Quando Você se Preocupa Demais: Um Guia para as Crianças Superarem a Ansiedade
Para trabalhar a ansiedade das crianças, mais um dos sentimentos dos mais encontrados nos consultórios de psicologia, o livro: O que Fazer Quando Você se Preocupa Demais: Um Guia para as Crianças Superarem a Ansiedade é uma obra essencial.
Descrição: “Você sabia que suas preocupações são como tomates? É verdade que elas não são comestíveis, mas podem multiplicar-se e crescer tanto quanto eles ? basta você dedicar-lhes muita atenção. Se suas preocupações já estão muito grandes, a ponto de incomodarem todo dia, este livro é uma boa pedida. O que fazer quando você se preocupa demais orienta crianças e pais na compreensão das técnicas cognitivo-comportamentais mais freqüentemente utilizadas no tratamento da ansiedade. Metáforas e ilustrações vivas tornam os conceitos e estratégias fáceis de entender, ao mesmo tempo que passos e dicas que instigam a criança a escrever e desenhar ajudam-na a dominar novas habilidades relacionadas à redução da ansiedade. Esse livro interativo é um recurso completo para educar, motivar e capacitar as crianças, para que superem suas preocupações.”
O cérebro e seus moradores
Chegando próximo ao fim da nossa lista de livros de psicologia infantil, a obra “O cérebro e seus moradores” foi desenvolvido pelas psicólogas infantis Luciana Tisser e Vanina Cartaxo e busca auxiliar as crianças a compreenderem mais sobre as suas capacidades com a ajuda de exercícios e brincadeiras lúdicas.
Descrição: “De forma lúdica e repleto de exercícios, este livro é uma ferramenta para auxiliar a criança na compreensão do seu próprio funcionamento a partir do processo de análise da integração: emoção, mente e ação. De forma metafórica, a história em quadrinhos e suas atividades têm a função de ensinar o equilíbrio das emoções por meio da construção prática. As atividades são desenvolvidas com o objetivo de propor desafios e reflexões para o entendimento do cérebro e de seus moradores: alegria, tristeza, raiva, nojo, medo e amor.”
Link para acesso: https://www.amazon.com.br/C%C3%A9rebro-Seus-Moradores-Luciana-Tisser/dp/8564468956
Por que eu tenho dificuldade de atenção? Crianças entendendo o TDAH
Para finalizar a lista de livros de psicologia infantil, temos o livro: Por que eu tenho dificuldade de atenção? Crianças entendendo o TDAH. O TDAH é uma condição comum, que afeta uma grande parcela da população. Muitos pais procuram ajuda de especialistas para lidar com esse tipo de transtorno, e essa obra pode auxiliar os profissionais a lidarem da melhor maneira possível com esses pacientes.
Descrição: “Este livro é uma ferramenta para psicoeducar crianças e adolescentes sobre as características do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH). A leitura deve ser feita de forma conjunta com os pais, pois também tem o objetivo de orientá-los para um melhor entendimento e manejo da criança e do adolescente. Apresenta uma lista de exercícios de automonitoramento dos sintomas e um local para fazer anotações sobre suas principais dificuldades.”
Gostou da nossa lista? Ficou curioso? Esses são apenas alguns exemplos de obras que podem auxiliar você, terapeuta infantil, a criar o ambiente mais favorável possível para o atendimento. Para mais dicas acesse o site da Sinopsys Editora: https://www.sinopsyseditora.com.br/produtos/livros-1-51
Conclusão
Como vimos, existem uma série de obras que podem auxiliar o profissional durante o atendimento infantil. Além disso, existem livros de psicologia infantil que podem ajudar as crianças a criarem uma percepção mais precisa do por que elas estão recebendo esse atendimento.
There is no ads to display, Please add some