Mercado de trabalho para psicólogos recém formados: 5 Dicas do que fazer

Mercado de trabalho para psicólogos recém formados:
Paulinha Psico Infantil

Paulinha Psico Infantil

Olá, sou a Paulinha, psicóloga infantil com foco em transtornos do neurodesenvolvimento. Crio conteúdos na internet desde 2015 e ajudo milhares de mães e outras profissionais da área todos os dias aqui e em minhas redes sociais.

A formatura é um momento muito esperado para estudantes de diversas áreas: finalmente chegou a hora de aplicar os conhecimentos adquiridos na faculdade e dar os primeiros passos da sua carreira profissional. Dito isso, assim como em outras profissões, o mercado de trabalho para psicólogos recém formados pode trazer alguns desafios iniciais.

Portanto, se você é um estudante de psicologia que acabou de se formar, fique tranquilo: preparei algumas sugestões práticas para facilitar este processo. Confira!

Invista em networking

Mercado de trabalho para psicólogos recém formados:

Uma das estratégias mais importantes nos primeiros passos no mercado de trabalho para psicólogos recém formados é a interação com outros profissionais da área.

Portanto, procure participar de grupos de estudos e marcar presença em eventos relevantes, como congressos, palestras, sessões de debate e conferências. O objetivo aqui vai além de aprender sobre os assuntos tratados: comparecer a estes eventos é uma oportunidade de conhecer outros psicólogos e trocar informações.

O networking é muito valioso para o início de carreira, pois ele aumenta a sua chance de encontrar parceiros, clientes e oportunidades de trabalho. Além disso, manter uma relação ativa com os profissionais da área é essencial para compreender o atual panorama do mercado.

Vale lembrar que o networking não é algo que pode ser deixado de lado depois de conseguir se estabilizar como psicólogo. Na verdade, um bom profissional está sempre expandindo a sua rede de contatos e se mantendo informado das atualizações do meio.

Se dedique à sua especialização

Se dedique à sua especialização

O ideal é terminar o curso de graduação já decidido sobre qual ramo da psicologia você irá se concentrar. As opções são inúmeras: psicologia clínica, hospitalar, organizacional, social, acadêmica, esportiva, etc. 

Dito isso, o mercado de trabalho para psicólogos recém formados nem sempre terá uma vaga ideal logo de imediato: é muito comum que você tenha que exercer a profissão em uma modalidade que você não tenha tanto interesse. Porém, isso não significa que você deve deixar de se concentrar na sua especialização desejada.


There is no ads to display, Please add some

Mesmo que você termine a graduação e comece a trabalhar em outro ramo, busque continuar estudando a sua área de preferência. Fique atento às publicações científicas relacionadas, cultive o networking e jamais pare de aprender. 

Outra opção é exercer a sua especialidade paralelamente ao seu outro emprego, mesmo que isso seja feito em doses pequenas. Gradativamente, você irá acumular experiência e construir uma reputação profissional até que você enfim consiga se dedicar totalmente à sua especialização.

Seja presente nas redes sociais 

Seja presente nas redes sociais

Com a internet cada vez mais presente nas relações de trabalho, um perfil bem feito em uma rede social pode ser tão valioso quanto um currículo no ingresso no mercado de trabalho para psicólogos recém formados.

Como já foi dito na primeira dica, o networking é uma estratégia essencial para a psicologia. Por isso, as redes sociais, como o Instagram, o Linkedin e o Facebook, podem ser uma importante forma de crescimento profissional: elas não só podem lhe colocar em contato com possíveis colaboradores da sua área, mas também podem ser utilizadas como ferramentas de prospecção e fidelização de clientes.

As funções de uma rede social para um psicólogo são diversas: divulgar conquistas acadêmicas e profissionais, criar um canal de comunicação com possíveis clientes e colegas de trabalho, fazer postagens informativas, entre muitas outras. 

Vale lembrar que existem redes sociais diferentes para propósitos diferentes. Por exemplo, se você trabalha como psicólogo organizacional, educacional ou qualquer outra modalidade que envolve relações com empresas, o Linkedin pode ser uma plataforma mais adequada.

Por outro lado, se você for um psicólogo clínico, pode ser mais interessante manter um perfil no Instagram, pois as possibilidades visuais da plataforma permitem uma comunicação mais direta com o seu público. Através dessa rede social, você pode alcançar novos clientes ao mesmo tempo em que fortalece relações já existentes. Veja o meu perfil no Instagram para ter algumas ideias!

Faça cursos práticos

Faça cursos práticos

O mercado de trabalho para psicólogos recém formados pode ser bem competitivo. Em muitos casos, o diferencial entre os profissionais está ligado às atividades extracurriculares, como os cursos.

Mesmo que o conhecimento da história e dos conceitos teóricos da disciplina seja indispensável para um psicólogo, o mais desafiador para um profissional recém formado não é só entender a teoria, mas sim saber aplicá-la no dia a dia da profissão.


There is no ads to display, Please add some

Dito isso, uma maneira eficiente de adquirir conhecimento prático é realizar cursos dedicados a esse tipo de abordagem.

Foi pensando nesse aspecto que eu criei o PsicoPlano Infantil. O objetivo do curso é introduzir uma série de habilidades específicas para auxiliar no atendimento psicológico de crianças, além de apresentar técnicas de como fazer a gestão do seu próprio consultório e aumentar o faturamento. Portanto, se você for um estagiário ou terapeuta recém formado entre na lista de espera do curso

Peça indicações e recomendações

Peça indicações e recomendações

Por fim, a minha última dica considerando a entrada no mercado de trabalho para psicólogos recém formados é uma estratégia válida até mesmo para profissionais experientes. 

Conseguir um fluxo estável de clientes pode ser muito desafiador no começo da carreira de um psicólogo ou terapeuta. Mesmo que você seja um excelente profissional, a prospecção de clientes envolve vários outros fatores, como a reputação profissional, o marketing e, novamente, o networking.

Portanto, uma boa maneira de conseguir uma melhor posição no mercado é pedir indicações e recomendações de outros profissionais que conheçam o seu trabalho e suas capacidades. Por exemplo, se, durante o estágio, você trabalhou com outros terapeutas e psicólogos, não fique constrangido de lhes solicitar indicauma carta de referência.

Conclusão

Ficou claro que a graduação é apenas uma pequena parte de todos os fatores que determinam a entrada no mercado de trabalho para psicólogos recém formados. Além dela, é essencial colocar em prática uma série de estratégias o quanto antes para que os seus primeiros passos sejam bem sucedidos e descomplicados.


There is no ads to display, Please add some

Compartilhe esse conteúdo
WhatsApp
Facebook

Tópicos do Conteúdo

Conteúdos que você também pode gostar
Calandar (2)
26 de novembro de 2023
Identificar crianças com autismo é...
Calandar (2)
17 de outubro de 2023
O autismo é um transtorno...
Calandar (2)
11 de outubro de 2023
A Terapia Cognitivo Comportamental para...
Calandar (2)
9 de outubro de 2023
O Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD) é...
Calandar (2)
7 de outubro de 2023
A psicologia infantil não é...
Calandar (2)
5 de outubro de 2023
O déficit de atenção é...
Calandar (2)
30 de setembro de 2023
A psicologia infantil é uma...
Calandar (2)
20 de setembro de 2023
Atender a criança com hiperatividade...

Newsletter: Receba Notícias e Conteúdos

Receba as novidades do mundo da Terapia Infantil toda semana!

Jornada Terapeuta Infantil de Sucesso

Aprenda a se desenvolver mais como terapeuta infantil, como lotar sua agenda e fazer a gestão do seu consultório do zero.

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

TERAPEUTA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

TERAPEUTA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

TERAPEUTA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Digite o que procura abaixo