Instagram de psicologia: 10 dicas para bombar o seu

instagram de psicologia
Paulinha Psico Infantil

Paulinha Psico Infantil

Olá, sou a Paulinha, psicóloga infantil com foco em transtornos do neurodesenvolvimento. Crio conteúdos na internet desde 2015 e ajudo milhares de mães e outras profissionais da área. Quer conversar comigo? Só deixar um comentário no final do conteúdo.

O Instagram de psicologia é uma ferramenta cada vez mais importante para o crescimento de psicólogos dentro de um mercado tão concorrido e repleto de profissionais qualificados, que muitas vezes trabalham dentro do mesmo segmento.

A utilização do Instagram para profissionais de psicologia é uma das medidas de marketing digital mais importantes para o crescimento e expansão desses profissionais, principalmente daqueles que querem explorar diversos tipos de trabalho dentro da área, seja na venda de cursos, palestras, ou lotar agenda de atendimento.

Entretanto, para que o uso dessa plataforma faça sentido, é fundamental saber como utilizá-la e quais são os caminhos que mais funcionam nesse segmento de atuação. Nesse artigo selecionamos 10 dicas importantes para fazer com que o seu Instagram de psicologia bombe cada vez mais, ajudando na expansão de seus negócios.

Poste todo dia

cronograma de instagram para psicólogos

Para quem quer montar um instagram de psicologia eficiente e de qualidade, o primeiro passo é ter constância. 

O começo de um projeto voltado para o Instagram de psicologia é baseado em “testes”. Para entender o que mais gera engajamento, curtidas, compartilhamentos, comentários, é necessário testar as ferramentas existentes nessa plataforma, como os stories, feed, reels, lives, entre outras.

Cada uma dessas ferramentas funciona de uma maneira específica, atingindo o público de uma determinada maneira. Você só conseguirá identificar, a longo prazo, qual é a mais vantajosa através de postagens recorrentes, testando qual é a mais interessante para o tipo de publicação que você disponibiliza.

Com essa constância, explorando as diferentes ferramentas, você consegue entender quais ideias estão sendo bem executadas e quais não estão, como as pessoas estão reagindo às postagens, o que pode ser modificado ou aprimorado, e assim por diante.

Misture todas as possibilidades

produção de conteúdos

Dando sequência ao primeiro passo, é essencial que você misture todas as possibilidades que a plataforma permite, explorando o melhor de cada uma delas.

Como dissemos, o Instagram da psicologia é uma plataforma repleta de opções, como o feed, stories, trends, reels, Igtv. Cada uma dessas ferramentas possui recursos próprios que podem ser utilizados de diferentes maneiras.

Para atingir o público de diferentes maneiras, é fundamental que você utilize todas as possibilidades da ferramenta. Isso ajuda a aumentar o engajamento, as visualizações, interações, permitindo que o trabalho continue crescendo.

Entregue muito conteúdo de valor para a sua audiência

instagram de psicologia no computador

Sabemos que a constância é fundamental para o crescimento de um instagram de psicologia. Entretanto, é essencial que o tipo de conteúdo que for postado nessa rede social seja de qualidade.

No Instagram é possível encontrar uma série de profissionais de uma mesma área que abordam conteúdos semelhantes, inclusive na área de psicologia. Para se diferenciar dos “concorrentes”, a qualidade do conteúdo que você publica pode ser determinante.

Por isso, invista em entregar muito conteúdo para os seus seguidores e possíveis clientes, mas sempre levando em consideração que o conteúdo publicado tem de ser qualificado.

Mescle o seu dia a dia

psicóloga no celular

Mesclar conteúdos de valor com conteúdos do dia a dia no Instagram de psicologia é muito importante. Ou seja, não  publique somente informações da área, crie conteúdos que as pessoas se identifiquem, como por exemplo gostar de café.

Além disso, é interessante engajar com o seu público. Tire uma parte do dia para dar devolutivas a partir de questionamentos do público, por comentários, caixinhas e directs. Gerar uma interação é fundamental para o aumento do seu engajamento.

Faça collabs

mulheres olhando instagram de psicologia

Outro passo importante para você conseguir expandir seu instagram de psicologia é a realização de collabs com outros profissionais da sua área.

O collabs, caso você não saiba, é uma ferramenta dessa plataforma, que permite que mais de uma pessoa ou página faça uma publicação em conjunto. Dessa maneira, os seguidores de ambos os profissionais conseguirão ter acesso a essa publicação. Com isso, os profissionais acabam compartilhando o número de curtidas, visualizações e comentários da publicação na rede social.

Esse tipo de colaboração conjunta facilita a exposição do seu conteúdo para novos possíveis seguidores. Como os assuntos tratados nesse processo vai de acordo com o que os seguidores do seu colaborador gostam, a tendência é que as chances deles curtirem a sua página e começarem a acessar seus conteúdos aumentem.

Crie uma planilha para organizar dados

cronogramas de conteúdo

Quando falamos em instagram de psicologia, o engajamento é um dos principais aspectos para observar o crescimento e desenvolvimento do canal. De modo geral, o engajamento nada mais é do que o número de acessos, curtidas, comentários, compartilhamentos.

Para entender como está sendo o engajamento da sua página e, principalmente, das suas postagens, é fundamental fazer um trabalho organizacional. Para isso, uma planilha que analisa quais posts, stories e publicações possuem mais curtidas e interações é fundamental.

Naturalmente essa planilha irá te prover uma base de dados para que você possa tentar entender o por que o engajamento em algumas publicações é maior do que em outras. 

Conseguindo encontrar a razão principal, fica mais fácil de dar sequência ao projeto, visto que, você pode focar em determinados assuntos e retirar temas que não estão bombando tanto quanto outros.

Não cometer erros comuns

análise de conteúdos para psicologia

Existe uma série de erros que muitos profissionais cometem durante esse processo de montagem e expansão do instagram de psicologia, e é fundamental que você esteja atento a eles para não cometê-los.

Alguns dos erros mais comuns, e que devem ser evitados, são: realização de sorteios, compra de seguidores, muita formalidade, focar apenas no conteúdo e não mostrar os problemas que ocorrem na vida profissional, e usar hashtags que provocam “shandowban”.

Cada um desses erros é bastante comum, não só para profissionais de psicologia, mas de outras áreas também. 

Erros como o uso de hashtags que provocam o shadowban, que é quando um perfil utiliza hashtags sem relevância ou que não remetem ao assunto dos conteúdos, pode fazer com que o acesso de suas postagens fique restrito aos seus seguidores, dificultando e muito o alcance.

Portanto, ficar atento aos erros que os profissionais acabam comentando no instagram de psicologia para não replicá-los é fundamental para que a sua página não se torne restrita, comprometendo a exposição para novas pessoas e, consequentemente, para novos clientes.

Use muitas hashtags

use hashtags

A hashtags é uma das ferramentas mais utilizadas nos dias atuais nas principais redes sociais, essencialmente Twitter e Instagram. As hashtags, que são simbolizados pelo #, permite que os usuários sejam direcionados para postagens e publicações com o tema que ele está pesquisando.

Dessa maneira, sempre que você faz uma publicação, independentemente do tipo de ferramenta do Instagram de psicologia que você está utilizando, é interessante que você utilize e muito as hashtags.

Com isso, sempre que uma pessoa pesquisar algo relacionado ao tema da discussão que você está apresentando, ela poderá ser direcionado para a sua postagem. Com isso, a exposição do seu perfil e das suas publicações crescem, aumentando também as chances de você atrair novos clientes.

Foque no seu objetivo

foque no seu objetivo

Outro passo importante para bombar o seu instagram de psicologia, é saber direcionar as postagens, focando em um objetivo principal que você tem para a sua página.

Se o seu objetivo for lotar a sua agenda, por exemplo, a ideia é que você utilize o Instagram de psicologia para atingir esse objetivo final. Dessa maneira, o conteúdo que você irá publicar tem de ser focado para atingir o público que potencialmente poderá tornar seu paciente ou então que seja um pai de crianças que esteja na procura de atendimento para seus filhos.

Se a ideia for vender cursos online, foque em conteúdo que tenha relação com essa proposta, e assim por diante.

Delimitando qual é o seu objetivo com o Instagram de psicologia, você consegue gerar conteúdos direcionados, que certamente terão mais chances de atingir o público desejado de maneira mais assertiva.

Planejamento

planejamento de conteúdos

Para finalizar, é imprescindível destacar que você deve ter um bom planejamento para conseguir gerar conteúdos constantes e que alavanquem o seu Instagram de psicologia.

Sabemos que a rotina pode ser cansativa, e nem sempre você terá tempo o suficiente ou ocorreram imprevistos, impossibilitando que você consiga gerar conteúdos diários que sejam de qualidade 

Dessa maneira, o planejamento é essencial. Criar com antecedência uma série de conteúdos, programando para que eles sejam publicados em determinado dia e horário, é uma ideia interessante para manter a constância e evitar que o seu feed fique estacionado.

Com esse planejamento das publicações, sabendo exatamente quando elas serão publicadas e de que maneira isso ocorrerá, você também consegue focar em outras ferramentas do Instagram de psicologia em determinados momentos, como o próprio stories, que é um instrumento que deve ser utilizado cotidianamente.

Conclusão

Como vimos, o Instagram de psicologia é uma plataforma potente para que psicólogos possam crescer no segmento, desenvolvendo novas formas de trabalho e expandindo seus negócios. Para isso, é importante entender de que maneira a plataforma funciona, quais são suas ferramentas e de que forma utilizá-las, como pudemos mostrar no artigo.

E para mais novidades diariamente, me siga no Instagram: Paulinhapsicoinfantil ou dê uma olhada nos meus outros conteúdos do Blog.

Compartilhe esse conteúdo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook

Tópicos do Conteúdo

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário

Conteúdos que você também pode gostar