Se você é um psicólogo autônomo, depende de você não só oferecer um serviço de qualidade, mas também garantir a entrada de clientes. Por isso, é essencial aprender tudo o que puder sobre marketing digital para psicólogos.
Todo negócio precisa de marketing. É por meio dessa ciência que as empresas atingem seu público consumidor e se colocam como uma figura importante no mercado. Hoje em dia, com a participação cada vez maior da internet em quase todos os aspectos da nossa vida, o marketing digital é a ferramenta certa para atingir mais pessoas com mais qualidade e precisão.
O marketing no geral é um campo amplo e cheio de coisas a serem aprendidas, e com o marketing digital para psicólogos não é diferente. Mas não desanime, nesse texto eu separei uma linha estratégica que vai te ajudar muito na hora de atrair clientes.
Ajuste sua mira!
Por questão de economia de tempo, você não vai querer perder tempo atraindo e criando uma carreira que você não tem interesse. Afinal, isso só iria gerar um gasto enorme de tempo de dedicação.
É preciso então, antes de qualquer coisa, analisar sinceramente seu plano de carreira, suas competências e especialidades para, então, definir qual público você quer atingir especificamente. Desse modo, sua estratégia fica mais assertiva e precisa, o que leva ao aumento da taxa de leads qualificados(pessoas interessadas no seu serviço ou produtos), o que geralmente é a possibilidade de encher sua agenda de consultas.
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Existem uma série de divisões que separam o público que você quer atingir do resto das pessoas. Quanto mais delas forem aplicadas com qualidade, maior a garantia de que seu público alvo vai ser atingido e, melhor ainda, vai interagir de algum modo com você. Veja rapidamente algumas dessas segmentações:
- Geográfica: uma das mais amplas, é simplesmente a determinação do local onde estão as pessoas que você quer atender. Você trabalha com consultas ou vendas de conteúdo online? Nesse caso, a margem geográfica aumenta. Tem um consultório físico? É bom focar em quem pode te alcançar;
- Demográfica: no caso do marketing digital para psicólogos, é nessa etapa que você usa sua especialização para definir o público. Quais são os aspectos seus pacientes? Ou seja, você vai atender crianças, casais, viciados, pessoas com depressão, idosos, homens ou mulheres, entre tantas outras possibilidades;
- Comportamental: analise alguns aspectos que você imagina que vão atrair os clientes até você, como a motivação e os meios por onde ele pode buscar ajuda. Por exemplo: no caso de psicólogo de crianças no TEA, provavelmente o público alvo (pais) está motivado a ajudar o filho a se desenvolver mais e está propenso a buscar ajuda com pesquisas no Google;
Pronto! Com esses passos devidamente pensados e aplicados, você saberá exatamente quem atingir e, por consequência, vai saber depois onde mirar. Agora, é importante entender as estratégias para atrair pessoas interessadas e que estejam dispostas a iniciar algum tipo de comunicação com você. É hora de atrair os leads.
Funil de vendas: uma etapa importante do marketing digital para psicólogos
Para atrair clientes e lotar sua agenda, é preciso seguir um processo que vai desde a captação de leads (pessoas que “caíram” em alguma de suas estratégias e demonstraram interesse com alguma forma de contato: preenchendo formulários com dados, enviando mensagens ou ligando para seu consultório) até o momento da “venda”, que no caso seria o pagamento ou agendamento da consulta.
Esse processo é representado por um conceito chamado de funil de vendas. Ele determina as etapas onde o marketing digital para psicólogos será aplicado de maneira especializada de acordo com o momento em que está o seu cliente em potencial. Para não ficar muito abstrato, vamos definir as três partes de um funil de vendas e o que é cada uma delas.
Topo do funil
Aqui, as pessoas ainda não conhecem seus produtos ou serviços e chegam até você apenas como curiosos. O topo do funil é onde sua principal missão é transformar aqueles interessados que são parte do seu público alvo em leads.
Existem diversas maneiras de fazer isso, como por exemplo oferecendo conteúdo gratuito em um blog ou agregando informação nas redes sociais. Nessa etapa da estratégia de marketing digital para psicólogos, basicamente o que você busca é educar o cliente quanto ao que ele pode estar precisando.
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Com o conteúdo oferecido, é possível que ele perceba que tem uma demanda, um problema a ser resolvido. O tipo de demanda vai depender da sua área de atuação e seu público alvo. Pode ser que seu conteúdo indique como identificar sinais de autismo em crianças ou alcoolismo nas pessoas próximas; tudo vai depender do que você oferece.
Um exemplo:
Uma mãe que está escutando: “Cada criança tem seu tempo”. Entretanto ela sente que o desenvolvimento do seu filho está lento ou atrasado. Ao se deparar com um conteúdo seu no instagram explicando que as crianças tem marcos no desenvolvimento, ela vai acabar percebendo que ela tem uma “demanda” e que ela precisa achar alguém que ajude ela a solucionar essa “demanda”. Perceba que ela ainda não sabe nem o que ela precisa e nem o que ela precisa fazer, e então neste conteúdo você leva ela para o meio do funil, explicando que tem maneiras de estimular esse desenvolvimento por atendimento terapêutico.
Meio do funil
Quando o visitante interessado já entendeu que tem uma demanda ou um problema (às vezes ele percebe que está em depressão, ansioso,..), pode querer conteúdos mais aprofundados para tentar resolver o problema por si mesmo ou até querer entrar em contato com você para tirar dúvidas. É nesse momento que surge a oportunidade de captar um lead.
Se a pessoa deixar dados de contato ou firmar uma linha de comunicação com você ou sua marca, então você tem um lead que pode vir a comprar seu produto ou serviço.
Esse é o momento de fortalecer a relação com aquela pessoa, para que quando ela decidir que de fato precisa de ajuda, se lembre de você. Oferecer conteúdo de maneira gratuita cria o gatilho de reciprocidade, pelo qual o lead se sente em dívida e vai querer recompensar pela ajuda recebida. Além disso, quando todos os passos do marketing digital para psicólogos foram bem feitos até aqui, o cliente em potencial vai confiar em sua competência e seriedade.
Continuação do exemplo:
Agora que ela já sabe que o filho pode ter um atraso no desenvolvimento, ela vai buscar mais informações de como descobrir se ele realmente tem esse atraso. E então você precisa ter conteúdo que explica sobre teste de avaliação e que se em caso de confirmação do atraso tem terapias especializadas nisso.
Fundo do funil
Então, chegamos ao final desse processo: a venda. Seja sua oferta um produto ou consulta, é nesse momento, depois de ter captado algum interessado e fortalecido a relação com ele, que você oferece o que tem para vender. Se ele de fato precisar de ajuda e confiar no seu trabalho, é bem provável que vire seu cliente. Ou seja, é preciso que as duas primeiras partes do funil tenham sido bem feitas para que o fundo do funil dê bons resultados.
Continuação do exemplo do funil de marketing digital para psicólogos:
Agora que ela já quer uma resposta sobre o desenvolvimento do filho, é preciso ter conteúdos e atrair essa mãe para uma consulta, na qual ela irá tirar suas dúvidas e se necessário agendar uma avaliação. Nesse caso, você realizou uma “venda”, pois houve um agendamento de consulta e provavelmente esse paciente se tornará seu cliente.
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Tá, mas como vou atrair os leads?
Existem dois tipos gerais de estratégias para conseguir os leads no marketing digital para psicólogos, que são diferenciados pelo tempo que levam para trazer resultados: métodos de longo e curto prazo. Vamos ver um pouco de cada um e suas vantagens.
Marketing digital para psicólogos com resultados a curto prazo
Para conseguir resultados imediatos, é preciso investir dinheiro em impulsionamentos, campanhas, email marketing e também, dependendo do caso, estar disposto a criar promoções.
Os impulsionamentos incluem o Google Ads, que vai colocar seu site entre os primeiros resultados de buscas do Google; e os anúncios pagos em redes sociais como Instagram, Facebook e YouTube, que vão apresentar seus anúncios nos stories, no feed e nos vídeos dos usuários, respectivamente. Estes métodos geram retorno quase imediato.
A diferença entre o Google Ads e os impulsionamentos em redes sociais é que a ferramenta do Google vai atrair leads mais quentes, porque vai usar palavras chaves da pesquisa para apresentar seu site, ou seja, a pessoa já está no fundo de funil pronta para pagar pelo seu serviço. Já os anúncios em redes sociais podem atingir pessoas que assistiram ou curtiram algo relacionado, mas não necessariamente têm uma demanda em relação ao serviço. Ainda assim, ambos geram retorno muito rapidamente.
A vantagem de usar essas estratégias de curto prazo no marketing digital para psicólogos é que eles dão retorno rápido e constante. A desvantagem é que, uma vez que você pare de pagar pelos impulsionamentos, os leads param de chegar. Esses métodos são um investimento contínuo.
Marketing digital para psicólogos com resultados a longo prazo
Nesse caso, o gasto com dinheiro é menor, mas em compensação é necessário muito mais tempo e dedicação para conseguir os leads. Isso porque as estratégias de longo prazo, no marketing digital para psicólogos, são conteúdos gratuitos que agregam valor ao público. Alguns exemplos são os blogs e a utilização normal de contas no Instagram, TikTok e YouTube.
Esses meios pelos quais você oferece conteúdo gratuito vão se consolidando como fontes confiáveis de apoio e informação, o que gera aquela relação de confiança e reciprocidade com o cliente, citadas no funil de vendas. Por meio desse conteúdo, o cliente vai avaliar sua competência e capacidade de realmente ajudar, além de se sentir gratificado pelo serviço prestado sem cobranças.
As diferenças entre os tipos de estratégias a longo prazo estão sempre relacionadas a cada plataforma e as ferramentas que elas oferecem. Por exemplo, o TikTok favorece conteúdos informativos que sejam apresentados de maneira mais interativa e rápida, enquanto o YouTube e os textos de blog permitem conteúdos mais aprofundados. Todas as alternativas são boas e vão atrair leads de maneira diferente no seu devido tempo. Vamos entender um pouco melhor como cada uma pode ser usada.
As plataformas mais usadas no marketing digital para psicólogos
- Instagram: as ferramentas dessa rede social são muito boas para construir uma relação cotidiana com seu público, principalmente com as estratégias corretas. Além disso, é possível fazer lives com convidados e também publicações informativas no feed. Ou seja, é uma ótima ferramenta de marketing digital;
- Blog: ainda que permita menos interação direta com o público, o blog é a plataforma clássica para conteúdos mais densos e informativos. Se usar corretamente as estratégias de SEO o blog atrai muito conteúdo orgânico. Quando as pessoas têm muitas dúvidas e curiosidades, o melhor é oferecer um bom texto com tudo o que ela precisa;
- TikTok: cada vez mais famoso e com uma quantidade enorme de usuários que não para de crescer, o TikTok é perfeito para atrair os mais jovens com conteúdos descontraídos ou rápidos. Os vídeos na plataforma, quando feitos com estratégia, podem atingir uma quantidade absurda de pessoas;
- YouTube: o clássico gigante da internet continua sendo uma das maiores redes sociais. As ferramentas que a plataforma oferece possibilitam todo tipo de conteúdo: curto, longo, ao vivo, engraçado, sério, etc. Ter uma conta estratégica no YouTube é sempre uma ótima escolha no plano de marketing digital para psicólogos.
Além desses benefícios particulares, é possível usar cada uma das plataformas como uma espécie de “isca” com link para o seu site ou diretamente para um contato direto com você ou alguém da sua equipe.
O guia definitivo da estratégia de marketing digital para psicólogos
Nesse universo todo do marketing digital tem muita informação para ser digerida, não é? Então vamos resumir um pouco o passo a passo para que você tenha um norte nessa jornada de conseguir mais clientes.
- Objetivo: primeiro, você deve determinar o que vai oferecer, como vai oferecer e onde quer chegar com isso. Quer fazer seu nome e criar autoridade com palestras, cursos e mentorias? Quer lotar sua agenda de clientes? Você decide. Sua especialidade e área de atuação são a base por onde começar;
- Público: lembre sempre que você deve ter um alvo bem determinado e não pode perder ele de vista em nenhuma etapa da sua estratégia de marketing digital para psicólogos! O público alvo determina todo o direcionamento do que será produzido;
- Plataformas e impulsionamento: as redes sociais e a criação de um blog são as principais ferramentas de atuação concretas pelas quais sua estratégia de marketing digital será aplicada, no caso de você optar por resultados orgânicos (a longo prazo). No caso das estratégias de curto prazo, é importante escolher bem quais delas serão utilizadas e a frequência delas, sejam os impulsionamentos ou as campanhas;
- Constância: é importante criar um cronograma e definir se você vai usar apenas estratégias orgânicas ou também as de curto prazo, e depois ser fiel ao cronograma. Um blog ou rede social abandonados podem causar um efeito contrário ao que você quer e afastar os clientes;
- Análise de métricas: as métricas são os dados relacionados às suas estratégias. É importante analisar o que dá mais certo e o que não está bem, e as métricas ajudam exatamente nisso;
- Busque ajuda profissional: nada melhor do que alguém que já passou por tudo isso e sabe o caminho a seguir no marketing digital para psicólogos. No PsicoPlano Infantil, você pode ter acesso a uma plataforma onde vários psicólogos aprendem juntos todo esse processo, compartilham experiências e se tornam capazes de gerenciar o próprio negócio, além de lotar a agenda de clientes!
Bom, com essas dicas você pode ter uma ideia de onde começar. Para mais dicas especializadas, leia outros artigos no meu blog e acompanhe as postagens no Instagram, TikTok e YouTube. E não se esqueça, é sempre bom aprender com quem já trilhou esse caminho, então entre também na fila de espera do PsicoPlano!
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