TikTok de psicologia: devo investir nesse canal?

TikTok de psicologia: devo investir nesse canal?
Paulinha Psico Infantil

Paulinha Psico Infantil

Olá, sou a Paulinha, psicóloga infantil com foco em transtornos do neurodesenvolvimento. Crio conteúdos na internet desde 2015 e ajudo milhares de mães e outras profissionais da área todos os dias aqui e em minhas redes sociais.

Pensando nisso, será que vale a pena criar um TikTok de psicologia?O TikTok: o aplicativo para assistir e publicar vídeos curtos que tomou o cenário mundial em pouco tempo, também conhecido pelas “dancinhas”. Lançado em 2017, o app virou uma febre mundial num período muito curto. Já no ano seguinte do lançamento, foi o aplicativo mais baixado nos Estados Unidos. Em 2020, foi o mais baixado no Brasil e no mundo. É bem provável que você já tenha ouvido falar dele ou até mesmo tenha instalado no seu celular, e talvez já tenha visto, também, que muitos profissionais de várias áreas diferentes usam o app como instrumento para alavancar o alcance de clientes.

Alcance estrondoso 

A primeira coisa importante a se considerar é a quantidade de usuários que o app tem, e os resultados são impressionantes. Com tão pouco tempo desde seu lançamento, o TikTok já está em sétimo lugar no ranking mundial, contando com mais de 1 bilhão de usuários! Isso corresponde a cerca de 14% da população mundial. No Brasil, a marca continua espantosa: 4,72 milhões de usuários ativos, fazendo dos brasileiros o segundo povo que mais utiliza essa rede, ficando atrás apenas da China. 

A fama do TikTok é tão grande, e você pode encontrar tantas pessoas por aí usando o aplicativo em praças, transporte público, festas de aniversário, enfim, que pode ser até estranho que esse número não seja ainda maior. Na verdade, porém, esse número é muito expressivo, essa quantidade de pessoas equivale à metade da população da Áustria, por exemplo! É muito difícil reunir tantos clientes em potencial em um só lugar.

Qual é o público?

Qual é o público?


Para ter uma noção se vale a pena ter um TikTok de psicologia, também é essencial saber a faixa etária dos usuários. Segundo os dados publicados pelo aplicativo, 66% das pessoas na rede social têm menos de 30 anos de idade, sendo que 59% são mulheres. 

Além disso, o tempo médio gasto pelos brasileiros no app é um pouco mais que 5 horas por dia! Isso equivale quase a uma jornada de trabalho, e gera um consumo muito grande de diversos vídeos diferentes pelos usuários, aumentando a possibilidade de que ele acabe vendo o conteúdo postado por profissionais em busca de clientes. 

Mas calma…

Com todas essas informações extraordinárias, você pode estar querendo ir agora mesmo criar um perfil de TikTok de psicologia. Antes, porém, é bom considerar mais algumas coisas importantes. Primeiro, é bom ter uma estratégia de conteúdo e formato de apresentação, porque a velocidade com que as pessoas passam pelos vídeos requer que a atenção do seu público alvo seja captada rapidamente. Atrair seguidores com ideias interessantes, como sugerir atividades de desenvolvimento de habilidades sociais, por exemplo, podem gerar ótimos resultados. 

É claro que isso depende da área de atuação de cada profissional, mas existe a opção de seguir as tendências de vídeos mais famosas com as informações que sejam relevantes para sua audiência, por exemplo. O aplicativo tem ficado conhecido por se tornar uma “fábrica de memes”, e esse é um caminho que pode atrair muitos jovens que usam das redes sociais exatamente para consumir esses conteúdos.

Uma característica muito útil do TikTok é que ele oferece várias ferramentas para que se crie vídeos de maneiras muito criativas e com grande liberdade de edição. É comum ver aqueles em que a pessoa que fez o vídeo aparece sobreposto a um plano de fundo, explicando ou comentando uma imagem, um texto, ou qualquer outra coisa, o que pode ser uma ótima opção de formato para a área de psicologia. 

Além dessa opção, o app oferece muitas outras, como mesclar e cortar fotos e vídeos, por exemplo, e todas elas podem se adequar ao tipo de perfil que o profissional deseja criar. As caixas de comentários, por exemplo, podem ser usadas para gerar engajamento e tirar dúvidas dos usuários que assistirem aos vídeos. 

Prós e contras

Vamos direto ao ponto, então: qual a diferença entre criar um TikTok de psicologia e criar uma conta em outras redes sociais? O Instagram, por exemplo, também é muito utilizado para esses fins e consegue entregar bons resultados. Vamos analisar:

  • Possibilidade de crescimento: nesse aspecto, o TikTok é superior. Como a plataforma permite apenas vídeos curtos, os usuários consomem muito mais conteúdo em menos tempo do que se estivessem vendo o Instagram ou o Facebook, por exemplo. Isso faz com que acessem mais perfis diferentes e o seu pode ser um deles, e também a plataforma entrega muito mais do que as outras. Além disso, os vídeos criados no TikTok podem ser reutilizados no Instagram, desde que se tire a logomarca do app; 
  • Ferramentas: como dito anteriormente, as possibilidades de edição dos vídeos permitem uma grande liberdade criativa para que o perfil atraia diversos tipos de pessoas, das que gostam de vídeos engraçados até as que preferem explicações sérias e cheias de informação;
  • Formatos de conteúdo: o Instagram é superior nesse caso, uma vez que oferece várias formas diferentes de apresentar os conteúdos, como stories interativos, lives, postagens no feed, etc.;
  • Quantidade de usuários: ainda que os números sejam impressionantes, o TikTok não supera as redes sociais mais antigas, como o Facebook, Instagram e YouTube. Em parte, isso se deve ao tempo em que cada rede social está no mercado, afinal o lançamento do TikTok foi há apenas 5 anos atrás, enquanto os outros apps citados têm mais de 10 anos de mercado. 

Vale a pena fazer um TikTok de psicologia?

Vale a pena fazer um TikTok de psicologia?

Mesmo com as vantagens e desvantagens, a utilização do app aumenta o alcance do seu trabalho e pode atingir público mais jovem, então o TikTok de psicologia pode ser sim uma ótima ideia. Além disso, caso haja preferência por outras plataformas, o TikTok oferece botões de direcionamento que levam as pessoas do seu perfil diretamente à sua página no Instagram ou canal no YouTube, servindo assim como um captador de clientes em potencial. 

Em resumo, com criatividade e constância, o TikTok pode ser a ferramenta perfeita para conquistar novos clientes e criar uma audiência engajada. Seja criando vídeos descontraídos e engraçados, seja com explicações, conselhos e dinâmicas interativas, um TikTok de psicologia se adequa principalmente se os seus clientes têm menos de 40 anos, entretanto se seu público é de 40 para cima eu não aconselharia essa plataforma e sim as outras.

Se você decidiu criar um TikTok de psicologia, não deixe de me seguir por lá e também pelo Instagram e Youtube!

Compartilhe esse conteúdo
WhatsApp
Facebook

Tópicos do Conteúdo

Conteúdos que você também pode gostar
Calandar (2)
1 de maio de 2024
A regulação das emoções na...
Calandar (2)
29 de abril de 2024
Atuar como psicopedagoga infantil é...
Calandar (2)
27 de abril de 2024
A psicoterapia comportamental infantil é...
Calandar (2)
25 de abril de 2024
Aplicar a terapia cognitiva comportamental...
Calandar (2)
23 de abril de 2024
A psicologia no desenvolvimento infantil...
Calandar (2)
17 de abril de 2024
Tornar-se um especialista em psicologia...
Calandar (2)
11 de abril de 2024
Abrir um consultório de psicologia...
Calandar (2)
7 de abril de 2024
Planejar uma consulta de psicologia...

Newsletter: Receba Notícias e Conteúdos

Receba as novidades do mundo da Terapia Infantil toda semana!

Jornada Terapeuta Infantil de Sucesso

Aprenda a se desenvolver mais como terapeuta infantil, como lotar sua agenda e fazer a gestão do seu consultório do zero.

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

TERAPEUTA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

TERAPEUTA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

TERAPEUTA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

TERAPEUTA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Aprenda como atuar em todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil, através da metodologia IAMF.

PSICÓLOGA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Aprenda como atuar em todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil, através da metodologia IAMF.

PSICÓLOGA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Digite o que procura abaixo