5 estratégias para lotar sua agenda de Psicólogo

agenda de psicólogo - psicóloga trabalhando
Paulinha Psico Infantil

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Olá, sou a Paulinha, psicóloga infantil com foco em transtornos do neurodesenvolvimento. Crio conteúdos na internet desde 2015 e ajudo milhares de mães e outras profissionais da área. Quer conversar comigo? Só deixar um comentário no final do conteúdo.

Todo psicólogo quer conseguir, ao longo de sua carreira, ter uma agenda lotada. Para quem trabalha com atendimento particular, lotar a agenda de psicólogo é uma necessidade. 

Porém, muitos psicólogos que estão começando e até mesmo alguns que trabalham há bastante tempo na área não sabem como fazer isso. Ou seja, tem dificuldades em atrair pacientes para atendimento e acabam ficando estagnados.

Nesse artigo apresentaremos estratégias para que você tenha maiores condições de lotar a agenda de psicólogo. Entretanto, não ficaremos restritos a apenas isso.

Além de ter uma agenda de psicólogo cheia, um profissional dessa área pode ampliar ainda mais seus negócios para conseguir ser cada vez mais lucrativo. Para isso, é importante ter ideias e explorar diversas estratégias de divulgação e expansão do trabalho, como as que veremos a seguir. Sem perder mais tempo, confira 5 estratégias para lotar sua agenda de Psicólogo.

Investir em Marketing digital 

agenda de psicólogo - analisar indicadores

Para começar, não poderíamos deixar de falar do marketing digital, que é um conceito que vem revolucionando as formas de vendas, crescimento empresarial e expansão de negócios.

De modo geral, o marketing digital funciona da mesma maneira que o marketing tradicional, com a diferença que as ideias são voltadas para os meios digitais. Nesse sentido, existem diferentes ideias, estratégias e plataformas que podem ser exploradas para que as campanhas e conceitos de marketing digital sejam bem aplicados.

Esses conceitos de vendas e marketing não são ensinados em cursos de faculdades para psicologia. Dessa maneira, quando você finaliza o seu curso você não tem conhecimento e conceitos a respeito desse modelo de negócios que é tão utilizado e tão importante nos dias atuais.

Além do marketing digital utilizado para divulgação e expansão dos negócios, outros pontos, como contabilidade e gestão, também não são tratados durante a faculdade, dificultando os profissionais que acabaram de se formar de entender como conseguir aumentar sua agenda de psicólogo.

Por isso, investir nesses campos, seja através de conhecimentos adquiridos por meio de estudos ou cursos, ou então através da contratação de profissionais que saibam trabalhar com essas ideias, pode ser fundamental para que você lote a sua agenda de psicólogo e expanda seus negócios.

Fazer campanha de Google ADS

agenda de psicólogo - gráficos com métricas

Entre as estratégias de marketing digital, está a utilização do Google Ads. Essa ferramenta da empresa Google vem se tornando cada vez mais imprescindível para que empresas e negócios expandam sua marca.

Mas como funciona essa ferramenta? Bom, o Google Ads é o instrumento de anúncios da plataforma do Google. Através de campanhas criadas com essa ferramenta, você consegue divulgar seu trabalho através de anúncios pagos. 

Essa ferramenta possibilita que você filtre o público que você deseja para que os anúncios apareçam para clientes mais potenciais para o serviço que você oferece. Por exemplo, se você é uma psicóloga infantil, você pode investir em propagandas com palavras chaves associadas a esse campo de atuação. 

Dessa maneira, os anúncios serão direcionados a pessoas que tem interesse em trabalhar com o atendimento infantil, por exemplo pais que estão em busca de atendimento para seus filhos.

Fazer parceria com outros profissionais

agenda de psicólogo - psicóloga e paciente

Outra estratégia interessante para lotar agenda de psicólogo e expandir os negócios como um todo, é fazendo parcerias com outros profissionais da sua área ou de setores complementares.

Se você fizer indicações para psicólogos, psiquiatras ou clínicas de psicanálise, por exemplo, você acaba fazendo um networking importante. Dessa maneira, a ideia é que esses profissionais retribuam a divulgação e indiquem seu trabalho para outras pessoas que estejam procurando por esse tipo de serviço ou até mesmo em suas redes sociais.

É interessante também não se restringir a profissionais da mesma área que você. Fazer parcerias com fonoaudiólogos e musicoterapeutas, especialmente no caso de psicologia infantil, por exemplo, pode agregar ao serviço que você estará prestando, aprimorando o atendimento e ajudando você a conseguir melhorar sua agenda de psicólogo.

Entretanto essa estratégia deve ser feita de maneira honesta, você só deve indicar profissionais que você confia no trabalho. 

Produzir conteúdo de qualidade

agenda de psicólogo - grupo sendo gravado

A internet é um campo vasto, repleto de possibilidades para criação de conteúdos, dos diferentes tipos. Para os psicólogos, esse meio funciona da mesma maneira e é fundamental.

As redes sociais, por exemplo, são plataformas indispensáveis para terapeutas que queiram aprimorar sua agenda de psicólogo. Entre as principais redes, o Instagram e o Facebook são as mais importantes para esse meio.

Fazer um bom gerenciamento de Instagram, desenvolvendo conteúdo para as pessoas que buscam exatamente por aquilo que você está produzindo, é uma excelente maneira de ser assertivo nessa ideia.

Não adianta nada você desenvolver conteúdos que gerem mais curtidas de um público mais amplo, mas não especificamente do seu público. Por isso, é importante utilizar essas plataformas, mas sabendo de que maneira você consegue atingir o público potencial para a sua agenda de psicólogo.

Além disso, é importante entender que as estratégias utilizadas na produção de conteúdo, tanto nas redes sociais como Instagram e Facebook, como no seu próprio blog, são estratégias a longo prazo. 

Você deve entender que leva um certo tempo para gerar uma certa autenticidade com o seu público. Nesse sentido, mesmo que demore um certo tempo para atingir o crescimento desejado, é fundamental seguir explorando essas ferramentas. 

Produzir conteúdos em grande quantidade, aumentando o fluxo das suas redes e blogs, é essencial para que você consiga aumentar o tráfego no seus conteúdos e, consequentemente, aumentar as suas chances de encontrar e atingir potenciais pacientes para a sua agenda de psicólogo.

Trabalhar com convênios

pessoas lendo documento

Para profissionais consagrados e que já possuem um conhecimento mais avançado no campo em que atua, trabalhar com convênios não é uma estratégia tão interessante, pois os convênios acabam pagando pouco pelo seu trabalho.

Entretanto, para quem está começando a atuar nessa área essa pode ser uma boa saída para conseguir mais pacientes e, consequentemente, lotar a agenda de psicólogo.

Trabalhando em convênios, você acaba atendendo de forma natural uma gama de pacientes específicos. Dessa maneira, você vai melhorando seu networking, tanto com os próprios pacientes, como os profissionais que trabalham no mesmo ambiente que você.

Depois de um certo tempo é bem possível que, atrelando as estratégias que mencionamos anteriormente, você consiga mais e mais clientes, atingindo o principal objetivo de lotar a agenda de psicólogo. 

Conclusão

Podemos concluir com o artigo que, para conseguir lotar a agenda de psicólogo, é fundamental aprimorar seus conhecimentos a cerca do campo de atuação que você irá trabalhar, porém, além disso, é essencial buscar formas de expandir seu negócio, conseguindo atingir potenciais clientes para que sua agenda aumente naturalmente.

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