8 livros para autistas que ajudam a ensinar meu filho TEA!

Quais livros para autistas posso ler para ensinar meu filho que é autista?
Paulinha Psico Infantil

Paulinha Psico Infantil

Olá, sou a Paulinha, psicóloga infantil com foco em transtornos do neurodesenvolvimento. Crio conteúdos na internet desde 2015 e ajudo milhares de mães e outras profissionais da área todos os dias aqui e em minhas redes sociais.

Quando se descobre que é mãe de uma criança autista, o impacto e o medo com os desafios que seu filho vai ter ao longo da vida podem ser grandes. Entretanto, além de ajuda especializada, existem diversas maneiras eficazes para ajudar o desenvolvimento de alguém com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Uma delas são os livros para autistas, da qual falaremos mais pra frente. 

Isso porque, além dos livros para autistas ajudarem os próprios pais na forma de como lidar com o filho em determinadas situações, a leitura, por si só, já desperta curiosidade. Com isso, além de fortalecer seu vínculo com a criança, você ajuda em todo o processo de alfabetização. 

Vale lembrar que uma a cada 58 pessoas nascem autistas, de acordo com dados do CDC (Center of Deseases Control and Prevention), órgão ligado ao governo dos EUA. Isto é, apesar de muito preconceito e desinformação, é uma síndrome presente em parte relevante da população. Até por isso, vídeos e livros para autistas são de suma importância na nossa sociedade. 

No meu blog você encontra um texto com 10 vídeos sobre autismo que podem se completar à leitura dos livros. Falando nisso, você também pode acompanhar a lista dos cinco livros sobre autismo infantil que todo terapeuta de ter. Nesse separei alguns livros para autistas para ele entender o próprio espectro.

8 Livros para autistas!

8 Livros para autistas!

1 → Tudo bem ser diferente

De autoria de Todd Parr, o livro ‘Tudo bem ser diferente’ é uma das principais indicações desta lista. Trabalhando de maneira leve, simplória e cheia de conteúdo, o livro aborda temas de extrema importância e comuns no dia-a-dia, como adoção, divórcio e separação dos pais, deficiências físicas, preconceitos raciais e muitas outras questões relevantes.

Além disso, o livro traz uma variedade grande de cores, o que aguça ainda mais a vontade de lê-lo. Por fim, a mensagem carregada pela publicação vai na linha de que “você é especial e importante apenas por ser como é”. Vale a pena dar uma conferida!

2 → Cadê a criança que estava aqui?

Mais um dos livros para autistas que eu gosto bastante é essa publicação de Tânia Dourado. Publicado em 1998, foi um dos primeiros livros da literatura infantil mundial a trazer o espectro de um personagem artista. Dito isso, a história do livro é a de Pablo, um criança autista que cresce rodeado de muito afeto e carinho. Destinado ao público infantil, pode ajudar crianças de todas as idades a compreenderem que o autismo não significa que a pessoa viva em um mundo paralelo. Aliás, a autora faz questão de deixar claro que eles (os autistas) estão aqui para ajudar a tornar o nosso mundo mais, carinhoso, colorido e melhor.

3 → ‘Humor Azul: O Lado Engraçado do Autismo’

Escrito pelo cartunista Rodrigo Tramonte, o livro ‘Humor Azul: o Lado Engraçado do Autismo’ talvez seja um dos meus preferidos. Isso porque, além do próprio autor ser autista (diagnosticado apenas aos 30 anos), as páginas coloridas dão um ar alegre e divertido à leitura. Contando a história de Zé Azul (autista) e de seus companheiros através de quadrinhos, ou seja, eles passam pelas mais diversas situações cotidianas. 

Assim como tira risadas de quem é autista e lê, o livro também passa a mensagem de que o autista é muito mais parecido com o não autista do que se pensa. É um formato diferente dentro dos livros para autistas, mas também bastante interessante e agregador! 

4 → ‘A verdade segundo Ginny Moon’

Continuando nossa lista de livros para autistas, ‘A verdade segundo Ginny Moon’, de Benjamin Ludwig, conta a história de Ginny Moon, uma garota que sofria maus tratos e abusos, por isso foi tirada de sua família biológica aos 9 anos. Mesmo sendo resgatada, ela não desiste de voltar para casa de sua mãe Glória, em busca de algo crucial que deixou para trás. 

Mais pra frente, adotada pelo casal Moon depois de passar por outros lares adotivos, os pais começam a ter dificuldades para entender a filha. Dessa forma, como a história é contada pelo ponto de vista de Ginny, é uma experiência interessante para tentar compreender melhor a mente do autista. Além disso, conta com muito suspense e aventura.  

5 → ‘A diferença invisível’

Realizado na parceria entre Mademoiselle Caroline e Julie Dachez, o livro ‘A diferença invisível’ é mais um dos livros para autistas de nosso repertório. Na trama, Marguerite (27 anos) é vista como uma pessoa comum, que trabalha em uma grande empresa, vive com o namorado e tem sua vida social. Contudo, ela se sente deslocada e se esforça a cada dia que passa manter as aparências. 

Dessa maneira, atiçando o seu próprio autoconhecimento, ela descobre que é autista, o que muda profundamente sua forma de enxergar a vida. Vale demais a leitura!

6 → ‘Autistas podem voar?’

A sexta indicação da lista vai para o livro ‘Autistas podem voar?”, de Maria Luísa Nogueira. Lançado em maio deste ano e elaborado para pessoas com e sem TEA, essa publicação segue uma perspectiva anticapacitista. 

Quer dizer, desmistificando mentiras acerca do autismo, o livro tenta mostrar que a criança autista pode ser feliz em qualquer lugar, seja na praia, na praça, na escola e em qualquer lugar do mundo. A principal mensagem vai na linha de que o autismo traz desafios, mas também traz muita alegria. 

7 → ‘Meu amigo autista’ 

Já chegando no final da nossa lista de livros para autistas, vamos agora falar de um livro escrito por uma criança de nove anos! Exatamente, Maria Eduarda Loureiro Grund resolveu contar a história de João Pedro, um coleguinha de classe com autismo. O relato é importante justamente para despertar a vontade e o interesse por esses amigos especiais. Até porque, as limitações não impedem em nada o vínculo de amizade com alguém com autismo. É mais um que vale a pena dar uma olhada!

8 → ‘Meu amigo faz iiiii’

Por fim, vamos falar um pouco mais sobre o livro “Meu amigo faz iiiii”, escrito por Andrea Werner. A história contada pela jornalista é sobre duas coleguinhas de escola. No conto, Bia (narradora) percebe que Nil tem alguns comportamentos diferentes dos mais comuns. Sendo assim, Bia começa a acompanhar os movimentos de Nil para tentar compreendê-la. 

Além disso, outro ponto bacana do texto é que a autora não utiliza a palavra autismo. Isto é, apesar de ser um dos livros para autistas, o fato de ser ou não autista não importa para que elas brinquem, aprendam e se divirtam, segundo palavras da própria Andrea. Não deixe de mostrar para as crianças!

Confira mais sobre a Tia Paulinha

Se você gostou do meu conteúdo a respeito dos livros para autistas, saiba que você pode mergulhar fundo nos textos relacionados ao TEA no meu blog. Além do mais, me acompanhando no Instagram e no Youtube você fica sabendo de eventos terapêuticos e recebe as mais diversas dicas para o seu dia-a-dia. Se você ainda não me acompanha, não perca mais tempo e aproveite agora mesmo os meus conteúdos! 

Compartilhe esse conteúdo
WhatsApp
Facebook

Tópicos do Conteúdo

Conteúdos que você também pode gostar
Calandar (2)
23 de abril de 2024
A psicologia no desenvolvimento infantil...
Calandar (2)
17 de abril de 2024
Tornar-se um especialista em psicologia...
Calandar (2)
11 de abril de 2024
Abrir um consultório de psicologia...
Calandar (2)
7 de abril de 2024
Planejar uma consulta de psicologia...
Calandar (2)
3 de abril de 2024
A busca por especialização em...
Calandar (2)
28 de fevereiro de 2024
A intervenção de qualquer transtorno...
Calandar (2)
27 de janeiro de 2024
A prática da psicologia infantil...
Calandar (2)
25 de janeiro de 2024
A Psicologia Infantil desempenha um...

Newsletter: Receba Notícias e Conteúdos

Receba as novidades do mundo da Terapia Infantil toda semana!

Jornada Terapeuta Infantil de Sucesso

Aprenda a se desenvolver mais como terapeuta infantil, como lotar sua agenda e fazer a gestão do seu consultório do zero.

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

TERAPEUTA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

TERAPEUTA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

TERAPEUTA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

TERAPEUTA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Aprenda como atuar em todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil, através da metodologia IAMF.

PSICÓLOGA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Aprenda como atuar em todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil, através da metodologia IAMF.

PSICÓLOGA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Digite o que procura abaixo