6 Estratégias de como escolher conteúdo de psicologia para Instagram

Paulinha Psico Infantil

Paulinha Psico Infantil

Olá, sou a Paulinha, psicóloga infantil com foco em transtornos do neurodesenvolvimento. Crio conteúdos na internet desde 2015 e ajudo milhares de mães e outras profissionais da área. Quer conversar comigo? Só deixar um comentário no final do conteúdo.

Gerar conteúdos para as redes sociais, especialmente conteúdo de psicologia para Instagram, é uma ótima maneira que os psicólogos têm de gerar interações e engajamento com pacientes, pais de paciente e outras psicólogas.

Como você pode aqui, gerar conteúdo de psicologia para instagram é uma das ferramentas de marketing digital e marketing para psicólogos, por diversos motivos, que veremos mais a fundo ao longo do texto.

Testes para o Instagram

Testes para o Instagram

Antes de relacionarmos como você pode escolher conteúdo de psicologia para Instagram, vale ressaltar, que nessa plataforma, tudo é muito teste, não existindo certo ou errado.


Às vezes, uma publicação que funciona muito bem para você, pode não funcionar para outra psicóloga, e vice-versa. 

Gerando diversos conteúdos diferentes, que permitam a interação de usuários distintos, pois você pode verificar como esses conteúdos estão sendo vistos por possíveis clientes. 

Como o Instagram é uma rede social que permite verificar os acessos aos conteúdos, como as visualizações nos stories da plataforma, as curtidas e os comentários nas postagens, é possível estabelecer métricas, dimensionando como essas postagens estão sendo vistas e identificando quais assuntos que estão gerando mais engajamento.

Dessa maneira, no fundo, a utilização do Instagram, especialmente quando o psicólogo está começando a gerar conteúdo de psicologia para o Instagram, é importante realizar testes constantemente, justamente para identificar o que está funcionando e o que não está.

Por isso, a gente tem algumas estratégias para te ajudar a tornar as suas publicações mais assertivas.

1)Pergunte para os clientes

1)Pergunte para os clientes

A primeira estratégia de como buscar conteúdo de psicologia para o Instagram, é entender o que os clientes estão mais interessados em saber.

Em uma das ferramentas do Instagram, os stories, é possível abrir uma caixa de perguntas, permitindo que os usuários que visualizam essa postagem escrevam o que ele quiser.

Dessa forma, a primeira estratégia é abrir uma caixa de perguntas, questionando o público qual conteúdo de psicologia para instagram que eles querem ver, quais assuntos que precisam ser debatidos, etc. Outra opção, é dar algumas sugestões nessa caixa de perguntas e verificar se essa ideia é aprovada pelos clientes.

Essa ferramenta é muito simples e intuitiva. Você pode, por exemplo, abrir a caixinha de perguntas e escrever frases como essas:“ mandem aqui o que vocês querem conhecer”

ou “ me perguntem o que vocês querem saber sobre consultório” ou “ me perguntem o que vocês querem saber sobre psicanálise”, entre outras.

Portanto, essa estratégia é utilizada justamente para conhecer os gostos e os desejos dos clientes, permitindo que você publique conteúdos mais direcionados, aumentando as chances de interação e engajamento com os clientes.

2)Analise a concorrência

2)Analise a concorrência

Naturalmente, o psicólogo que está começando nesse negócio e gerando seus primeiros conteúdos para o Instagram, certamente encontrará uma forte concorrência, tanto de outros profissionais que também estão começando, como outros que já dominam essa plataforma e geram conteúdo de psicologia para o instagram com constância.

Por isso, é fundamental analisar o que os outros psicólogos estão fazendo nessa rede, ou seja, quais os conteúdos que estão sendo postados e gerando maior engajamento, quais as estratégias que estão sendo utilizadas, as ferramentas que fazem mais sucesso, etc.

Essa análise serve para você ter uma base maior de quais conteúdos são mais buscados e quais são ferramentas que fazem mais sucesso, se é os stories, o feed de postagem, o reels (vídeos).

Dessa maneira, você pode começar a publicar conteúdo de psicologia para instagram com o mesmo assunto. Obviamente, não é para copiar a publicação e postar na sua página, mas sim usar o tema base como referência, dando seu toque particular a publicação.

Exemplo: você começa a fazer essa análise e percebe que outros profissionais da área da psicologia estão falando muito sobre, por exemplo, a relação entre depressão e o covid.

 A partir disso, você verifica que esse assunto está rendendo um bom engajamento para esses psicólogos, os textos estão sendo curtidos e com bastante interesse nos comentários.

Nesse sentido, você usa esse assunto como tema base de uma publicação, e pública, por exemplo, um conteúdo no feed do Instagram debatendo esse tópico utilizando seus próprios argumentos e reflexões.

3)Compartilhe notícias

3)Compartilhe notícias

Outra estratégia para buscar conteúdo de psicologia para instagram, é através do compartilhamento de notícias referente ao assunto que você trabalha e entende.

Ou seja, caso você veja em sites ou blogs noticiários, assuntos relevantes, que merecem ser debatidos, e que ao mesmo tempo sejam relativos a sua área de atuação, é interessante compartilhar ou criar um conteúdo exclusivo falando sobre isso.

Essa notícia pode ser referente a um acontecimento factual, ou seja, uma situação específica que ocorreu algum dia, e que pode refletir na área que você atua, ou então uma pesquisa, um artigo científico relevante e tudo aquilo que seja novo e de interesse seu e possivelmente de seus clientes.


Exemplo sobre algo que esteve muito em alta:

Por conta da pandemia do Coronavírus, uma doença que por si só já fez milhares de vítimas ao longo dos últimos meses, mas ainda fez com que as pessoas tivessem que se isolar em suas casas, diminuindo a interação com amigos e familiares, muitas pessoas passaram por situações difíceis, psicologicamente falando.  Nesse período, por exemplo, os casos de depressão e ansiedade aumentaram consideravelmente.

Com isso, também cresceu a procura por temas relacionados a problemas psicológicos, como a própria ansiedade, depressão, estresse, entre outros. 

4)Procure as hashtags

4)Procure as hashtags

As hashtags são utilizadas nas redes sociais, principalmente Twitter e Instagram, para o compartilhamento de algum termo associado a algum assunto específico. 

Dessa maneira, uma boa estratégia para encontrar novos conteúdos de psicologia para o Instagram, é verificar quais são as hashtags, associadas a psicologia, que estão mais em alta nas redes sociais.

Com isso, você consegue verificar os assuntos mais comentados, sendo uma ótima oportunidade de fazer conteúdos com esses temas, utilizando a hashtag para que ela seja vista e compartilhada por mais pessoas.

5)Analise as respostas de seus posts

5)Analise as respostas de seus posts

Muitos usuários, depois que leem os posts publicados nas páginas, costumam responder as publicações, usando esse momento como uma forma de interagir e se comunicar, inclusive com quem publicou os posts.

Com isso, os comentários podem ser os mais variados, tanto positivos quanto negativos, como questionamentos e dúvidas. Dessa forma, é possível pegar esses questionamentos e gerar um novo conteúdo, debatendo sobre o assunto questionado.

Nos meus posts, por exemplo sobre o autismo, uma pergunta que sempre é feita são quais as atividades que podem ser feitas para estimular as crianças com autismo. Com isso, é possível pegar essa pergunta e fazer um conteúdo exclusivo relatando as atividades para crianças autistas.

6)Utilize o seu dia a dia como inspiração

6)Utilize o seu dia a dia como inspiração

Quando você está trabalhando, atendendo um paciente, por exemplo, é viu que algo que você fez foi muito legal, deu muito certo com aquele paciente, é interessante pensar se essa ação pode ser utilizada como um novo conteúdo de psicologia para Instagram.

Agora aque você já sabe como escolher conteúdos para seu instagram. Separei essa dica que é intercale a maneira como vc entrega esse conteúdo.

Intercalar a maneira de entregar o conteúdo

Agora aque você já sabe como escolher conteúdos para seu instagram. Separei essa dica que é intercale a maneira como vc entrega esse conteúdo.
Como eu disse, o Instagram é uma rede social repleta de ferramentas, permitindo que os usuários, incluindo os psicólogos, disponibilizam conteúdo de psicologia para instagram de diferentes formas.

Por isso, é fundamental intercalar a maneira de entregar esses conteúdos para os seus clientes. Na prática, são 3 ferramentas principais para quem utiliza o Instagram para trabalho de divulgação: o feed, os stories e o reels.

No feed de notícias, você pode observar todas as publicações feitas pelos usuários. São publicações que ficam lá permanentemente, ao menos que o usuário exclua. 

Dessa maneira, essa é uma ótima ferramenta para publicação de textos, links, fotos. Como a postagem fica permanentemente, é possível observar a evolução do engajamento, verificando se as curtidas foram aumentando, se a interação cresceu ou não, etc.

Os stories são uma ferramenta para interações mais curtas e pontuais, visto que, eles ficam publicados na página apenas em um período de 24 horas. 

Entretanto, ainda assim é uma ótima forma de se comunicar com seus clientes, abrindo as caixinhas de perguntas, realizando enquetes e dialogando em tempo real com cada pessoa que comenta na publicação.

Outra opção interessante dessa ferramenta é a possibilidade de realização de lives, ou seja, programas ao vivo. 

Por fim, o reels é a ferramenta de vídeo utilizada pelo Instagram. Serve como o seu feed de notícias também, mas com o formato diferente do utilizado no anterior, que é mais voltado para textos e fotos. 

Neste instrumento, você pode publicar vídeos debatendo algum assunto, trazendo conteúdo de psicologia para instagram através de explicações didáticas, realizando uma entrevista, entre outras ideias.

Como são 3 modos diferentes de interagir com os clientes, é fundamental intercalar a utilização, focando em dividir os conteúdos para que a página não seja monótona, fazendo com que os usuários percam o interesse nas publicações.

Todas essas 4 estratégias se encontram em um dos grandes módulos do psicoplano, que é todo o marketing criado para psicólogos nesse curso que eu desenvolvi. Para se cadastrar, basta entrar na lista de espera no link aqui e aguarde por maiores informações.

Verifique os resultados

Verifique os resultados

Para finalizar, é importante reforçar que tudo o que será publicado no Instagram, principalmente no começo, são testes para verificar o que está fazendo mais sucesso, que conteúdo de psicologia para instagram está gerando mais engajamento, qual ferramenta é a mais acessada, etc.

Ainda, para verificar os resultados desses testes, é muito importante se organizar. Uma dica que damos é: faça uma planilha e atualize constantemente.

Nessa planilha, você deve calcular seu alcance, registrar as quantidades de curtidas durante um certo período, quais publicações tiveram maior interação e engajamento, quais foram mais visualizados, mais curtidas, compartilhadas. 

Encontrando esses resultados, você pode também adotar uma estratégia de republicar esses conteúdos em momentos oportunos, como em períodos em que você não conseguiu gerar um novo conteúdo, deixando uma janela de publicações vazia.

Por fim, tente entender também o por que certas publicações deram maiores resultados, se foi por que foi vídeo, se foi por causa do tema, se foi a ferramenta utilizada, etc.

Conclusão

Podemos concluir com o artigo que o Instagram pode ser uma excelente plataforma para divulgação e comunicação entre psicólogos e seus clientes. Entretanto, para que isso funcione, é importante realizar testes na plataforma, verificando quais as melhores ferramentas e quais conteúdos que geram mais engajamento.

 Para isso, é importante analisar outros psicólogos do mercado e também diversificar os temas e os instrumentos de publicação que serão utilizados. Por fim, observar as métricas e os resultados é fundamental para entender qual dos artifícios fez mais sucesso, quais assuntos foram mais discutidos e de que maneira isso pode ser utilizado em publicações futuras. 

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