O conhecimento adquirido pelos livros de teoria durante a formação em psicologia é indispensável. Porém, a prática profissional pode ser bem diferente do que você aprende nas aulas da graduação. Por esta razão, o estágio é uma das etapas mais fundamentais na preparação de um estudante de psicologia. Durante esta experiência, o estagiário de psicologia entra em contato com o verdadeiro cotidiano do ofício e pode aprender lições vitais sobre a sua carreira.
Em muitos casos, sobretudo em cursos integrais, pode surgir a oportunidade de atrasar a sua formação com o intuito de fazer mais estágios. Alguns podem preferir descartar essa oportunidade para poder se graduar mais rapidamente. Porém, se possível, recomendo realizar o maior número de estágios que conseguir: garanto que a experiência prática será muito vantajosa a longo prazo!
Dito isso, para que você possa aproveitar ao máximo todos os benefícios que essa experiência pode trazer, preparei 5 dicas para estagiário de psicologia. Confira a seguir:
Dica 1: Networking
A dica que inicia a lista é uma sugestão útil não só para a área da psicologia, mas também para a maioria das profissões. O networking é uma estratégia que busca expandir as suas relações com outros profissionais, a fim de se estabelecer na área.
Converse com o maior número de pessoas que conseguir. Pode ser que você não planeje ficar na empresa ou consultório em questão, ou, ainda, pode ser que o seu estágio esteja relacionado a um ramo da psicologia que não lhe interessa: não importa, conheça os outros profissionais e troque contatos. Afinal, uma possível colaboração pode surgir no futuro.
There is no ads to display, Please add some
Depois de concluir o estágio, não se esqueça de solicitar uma carta de referência para o seu supervisor. Este documento comprova o reconhecimento das suas capacidades de trabalho por parte de um profissional já estabelecido. Isso poderá ser utilizado como diferencial na hora de entrar efetivamente no mercado de trabalho.
Dica 2: Tente aprender ao máximo como estagiário de psicologia
O seu tempo como estagiário de psicologia é limitado. Por isso, procure aproveitar ao máximo as oportunidades de aprendizado. Não pense no estágio como uma obrigação acadêmica, mas o veja como uma chance de conhecer aspectos da profissão que não podem ser compreendidos somente através de livros.
Para isso, não hesite em sanar quaisquer dúvidas que surgirem durante o processo. Pergunte sobre tudo: gestão do consultório, agenda, formação profissional do supervisor, prospecção de pacientes, etc. Não tenha medo de parecer inconveniente com as suas perguntas, afinal, você está lá para aprender.
Por fim, outra sugestão extra é utilizar o seu tempo livre para estudar sobre temas, métodos e conceitos relacionados à sua atividade no estágio, a fim de compreender melhor o trabalho em questão.
Dica 3: Seja pró-ativo
A terceira dica para o estagiário de psicologia é saber mostrar interesse pela profissão e aproveitar todas as possibilidades do estágio.
Infelizmente, existem casos em que alguns estágios não valorizam muito o aprendizado do estudante. Por esta razão que a proatividade é fundamental, o estagiário deve buscar conhecimento por vontade própria.
There is no ads to display, Please add some
Portanto, o segredo para aprender mais durante esta experiência é realmente explorar as oportunidades. Não se limite apenas ao que é esperado de você: se informe e procure participar de qualquer atividade extra permitida, como, por exemplo, acompanhar sessões, assistir a conferências, se envolver em debates, analisar diagnósticos etc.
Dica 4: Feedbacks
O estágio não está relacionado somente ao aprendizado de um ofício específico, mas ele envolve a sua capacidade de conviver com outras pessoas. Por isso, a comunicação entre você e os outros profissionais é muito importante.
Já estabelecemos que o estagiário de psicologia tem como objetivo o de aprender ao máximo. Dito isso, é fundamental saber ouvir as críticas – positivas e negativas – dos seus supervisores para poder corrigir gradativamente os seus erros.
Vale lembrar que nem todos os locais que oferecem estágios possuem a prática de feedback. Nesses casos, seja pró-ativo e crie o costume de perguntar ao seu supervisor sobre a sua performance, se ele tem sugestões, recomendações, observações, etc.
Dica 5: Evite erros bobos
Para finalizar esta lista de dicas para estagiário de psicologia, separei algumas atitudes que devem ser evitadas durante a realização do estágio.
A primeira sugestão é evitar de não se enturmar, afinal, ficar isolado durante o estágio contradiz as 4 dicas já citadas no artigo. Não precisa forçar a interação com todos da empresa, mas é fundamental que você se adapte aos poucos e, consequentemente, consiga aplicar as minhas sugestões.
Além disso, é importante não se envolver em discussões desnecessárias que possam surgir no ambiente de trabalho. Se você for o causador de algum problema, saiba rever os seus erros e assumi-los. Considere conversar com o supervisor se isso acontecer mais de uma vez.
Para finalizar, evite se atrasar! É normal acontecer algumas vezes devido a imprevistos, porém, não transforme isso em um hábito: chegar atrasado frequentemente mostra que falta de comprometimento e isso pode prejudicar a sua relação com o seu supervisor.
Conclusão
O estágio é uma das partes mais importantes na formação de um profissional. Somente a experiência prática é capaz de ensinar o convívio com outros, a flexibilidade e a aplicação das teorias dentro de um ambiente de trabalho.
Além de aprender as habilidades relacionadas exclusivamente ao seu ofício, o estagiário de psicologia entrará em contato com outros psicólogos, terapeutas e, inclusive, com outros estudantes. E os laços formados durante o estágio poderão ser essenciais nos futuros passos da sua carreira.
Você gostou do nosso conteúdo sobre estagiário de psicologia? Você já viu o meu instagram? Lá eu publico dicas DIARIAMENTE de graça! Venha conferir.
There is no ads to display, Please add some