Entendendo melhor o livro Competência social e habilidades sociais Del Prette

O que são habilidades sociais?
Paulinha Psico Infantil

Paulinha Psico Infantil

Olá, sou a Paulinha, psicóloga infantil com foco em transtornos do neurodesenvolvimento. Crio conteúdos na internet desde 2015 e ajudo milhares de mães e outras profissionais da área todos os dias aqui e em minhas redes sociais.

A socialização é um dos aspectos mais importantes nas nossas vidas. Desde a infância, devemos colocar em prática uma série de habilidades que serão fundamentais para o nosso bem estar. O livro Competência social e habilidades sociais Del Prette é uma das principais obras do país que se propuseram a explicar sobre essas habilidades tão essenciais.

Preparei este artigo para quem quiser conhecer o conteúdo do livro escrito pelos psicólogos Zilda A.P. Del Prette e Almir Del Prette. Confira!

O que são habilidades sociais?

O que são habilidades sociais?

Antes de tratar especificamente sobre o livro Competência social e habilidades sociais Del Prette, vamos entender qual a definição das habilidades sociais, assim como as suas diferentes classificações.

Dito isso, as habilidades sociais podem ser definidas como um conjunto de comportamentos que, quando bem desenvolvidos, promovem o bem estar dentro de ambientes sociais, contribuindo para a competência social. 

A competência social é, portanto, justamente a capacidade do indivíduo de saber utilizar as suas habilidades sociais, isto é, de examinar cada contexto e compreender a situação de outros indivíduos.

Agora que sabemos que as habilidades sociais são a base de uma competência social eficiente, podemos entender as sete categorias em que elas se dividem: habilidades de autocontrole e expressividade emocional, habilidades empáticas, habilidades de civilidade, habilidades assertivas, habilidades de fazer amizades, habilidades acadêmicas e, por fim, as habilidades de solução de problemas interpessoais.

As habilidades de autocontrole e expressividade emocional, como o próprio nome indica, diz respeito à capacidade de entender as suas emoções, assim como as das outras pessoas. Dessa forma, a pessoa conseguirá se expressar de acordo e lidar melhor com os sentimentos de forma geral.

Já as habilidades empáticas são formas de se colocar no lugar das outras pessoas, isto é, de dar ouvidos aos outros e compreender a necessidade alheia, respeitando as diferentes opiniões e perspectivas.

As habilidades de civilidade têm a ver com o entendimento das normas de relacionamento em ambientes sociais, sendo que elas são relativas e dependem da cultura de cada local. Portanto, elas dizem respeito às práticas sociais, como as formas de elogiar, cumprimentar e agradecer às pessoas, por exemplo.

A quarta categoria são as habilidades assertivas. Essas estão relacionadas a capacidade de se impor e expressar os seus pensamentos, ou seja, de ser ativo socialmente sem que isso seja feito de modo agressivo.

As habilidades de fazer amizades também são essenciais. Elas se resumem à capacidade de manter conversas, assim como a de realizar perguntas pessoais e criar laços.

A sexta categoria são as habilidades acadêmicas, que dizem respeito à performance em ambientes escolares. Portanto, elas possibilitam seguir as regras do local, participar das atividades, exteriorizar dúvidas e, logo, manter um bom rendimento acadêmico.

Por fim, as habilidades de solução de problemas é sobre reconhecer, examinar e lidar com conflitos em relações interpessoais.

Vale lembrar que é fundamental que todas essas habilidades sejam desenvolvidas desde a infância. Além disso, as diferentes categorias se complementam e, portanto, devem ser desenvolvidas em conjunto.

O livro “Competência social e habilidades sociais”

O livro “Competência social e habilidades sociais”

Atualmente, o livro Competência social e habilidades sociais Del Prette é a melhor obra para entender o impacto das habilidades sociais na infância e adolescência. Escrito conjuntamente por Zilda A.P. Del Prette e Almir Del Prette, o livro pode ser dividido em três partes.

A primeira explora o quadro de conceitos que serão trabalhados no livro, explicando o que são as habilidades sociais e a competência social, além de mostrar como essas capacidades estão diretamente ligadas ao contexto cultural.

A segunda parte busca explicar como devem ser feitos os programas de Treinamento de Habilidades Sociais (THS), apresentando técnicas, procedimentos e recursos terapêuticos.

Por fim, a terceira parte se aprofunda nas estratégias de planejamento e estruturação de THS, discutindo questões práticas como o número de participantes e a duração das sessões, por exemplo.

Exemplos de atividades presentes no livro

Exemplos de atividades presentes no livro

Vamos conhecer algumas das estratégias propostas no livro Competência social e habilidades sociais Del Prette que podem ser aplicadas em programas de THS.

Primeiramente, vamos aprender uma atividade que se chama “Elogiar é bom, e eu gosto disso”. Aqui, o terapeuta deve dividir o grupo em duplas. Primeiro, ele deve pedir para que cada paciente olhe para a sua dupla e escolha alguma característica para elogiar. Em seguida, cada pessoa elogiada deve avaliar a qualidade do elogio, ou seja, examinar a característica escolhida e quais palavras e gestos foram utilizados. Nesse caso, o terapeuta deve observar não só o modo que o paciente expressou o elogio, mas também a maneira que isso foi recebido pela outra pessoa.

Outro exercício apresentado é o “Dançando com a música”. Neste, o terapeuta deve colocar uma música e encorajar que os participantes dancem conforme o ritmo, se movimentando da maneira que quiserem. Depois de um tempo, a música irá parar e todos devem “congelar” na posição que estiverem. Logo em seguida, o terapeuta deve colocar novamente uma música, só que, dessa vez, uma mais lenta. O processo se repete algumas vezes, sempre alternando entre dois tipos de músicas para poder observar as reações dos pacientes. 

Outra possibilidade é o exercício “Andando descalço”. Aqui, o terapeuta deve pedir para que os pacientes removam os calçados e imaginem que estão andando em diversos tipos de solos, como em pedras, grama, asfalto quente, etc. Depois, ele deve pedir que os pacientes descrevam as mudanças de sensações e posturas de acordo com cada cenário proposto.

O livro “Psicologia das habilidades sociais na infância”

competência social e habilidades sociais del prette

Na verdade, o tema da psicologia das relações interpessoais é algo que interessou os psicólogos Zilda A.P. Del Prette e Almir Del Prette por grande parte de suas carreiras. Por isso, além do livro Competência social e habilidades sociais Del Prette, o casal também assinou em conjunto várias obras e artigos relacionados ao assunto.

Como vimos no segundo tópico do artigo, a infância é um período muito importante na formação e desenvolvimento das habilidades sociais. Tendo isso em mente, os autores se propuseram a tratar do assunto através do livro “Psicologia das habilidades sociais na infância: Teoria e prática”.

Lançado em 2013, a obra explica a importância da cooperação entre a família, a escola e a psicologia para resolver problemas ligados à socialização de crianças. Além de apresentar diversos conceitos básicos, como o da competência social, os autores explicam como aplicá-los na criação de programas de THS.

Portanto, para os terapeutas que querem se aprofundar no assunto das habilidades sociais durante a infância, o livro “Psicologia das habilidades sociais na infância: Teoria e prática” é um excelente complemento.

Conclusão sobre a competência social e habilidades sociais del prette

Dominar os conceitos apresentados no livro Competência social e habilidades sociais Del Prette é algo fundamental para várias especialidades da psicologia, principalmente no tratamento de crianças e adolescentes, afinal, as relações interpessoais são a base da experiência humana.

Um dos fatores mais importantes de um bom profissional da psicologia é o estudo contínuo, mesmo fora do âmbito universitário. Isso pode ser feito através de diversas formas: a leitura de manuais teórico-práticos como o Competência social e habilidades sociais Del Prette, o acompanhamento de novos estudos da área, o comparecimento em eventos relacionados e a participação de cursos.

Dito isso, se você é um terapeuta ou psicólogo recém formado que busca aprender técnicas relacionadas ao atendimento psicológico infantil, o PsicoPlano Infantil é uma ótima oportunidade. Eu criei o curso com o objetivo de compartilhar a minha metodologia de tratamento de crianças e adolescentes. Além disso, separei uma série de estratégias para melhorar o faturamento da sua clínica. O que está esperando? Entre já na lista de espera e ganhe vantagem no mercado de trabalho!

E se você quer ficar sabendo de primeira mão sobre novos conteúdos, receber materiais e ainda receber dicas importantíssima no meu Telegram, entre no meu grupo do telegram!

Compartilhe esse conteúdo
WhatsApp
Facebook

Tópicos do Conteúdo

Conteúdos que você também pode gostar
Calandar (2)
17 de abril de 2024
Tornar-se um especialista em psicologia...
Calandar (2)
11 de abril de 2024
Abrir um consultório de psicologia...
Calandar (2)
7 de abril de 2024
Planejar uma consulta de psicologia...
Calandar (2)
3 de abril de 2024
A busca por especialização em...
Calandar (2)
28 de fevereiro de 2024
A intervenção de qualquer transtorno...
Calandar (2)
27 de janeiro de 2024
A prática da psicologia infantil...
Calandar (2)
25 de janeiro de 2024
A Psicologia Infantil desempenha um...
Calandar (2)
21 de janeiro de 2024
O desenvolvimento emocional e cognitivo...

Newsletter: Receba Notícias e Conteúdos

Receba as novidades do mundo da Terapia Infantil toda semana!

Jornada Terapeuta Infantil de Sucesso

Aprenda a se desenvolver mais como terapeuta infantil, como lotar sua agenda e fazer a gestão do seu consultório do zero.

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

TERAPEUTA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

TERAPEUTA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

TERAPEUTA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

TERAPEUTA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Aprenda como atuar em todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil, através da metodologia IAMF.

PSICÓLOGA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Aprenda como atuar em todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil, através da metodologia IAMF.

PSICÓLOGA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Digite o que procura abaixo