É bastante natural que quem já está formado busque como abrir um consultório de psicologia. Ter um consultório exige planejamento, para que nenhum problema financeiro ou administrativo ocorra nesse processo, considerado um dos mais importante na carreira de um profissional, onde ele estabelece um local regular para poder exercer sua profissão com independência. Existem diversas informações que um psicólogo deve ter para entender como abrir um consultório de psicologia, incluindo burocracias que vão desde registro no CRP e documentação em dia.
Isso significa que não se trata de uma tarefa básica, mas sim que exige o interesse em estabelecer conexões e estratégias prévias para que o seu futuro ou atual consultório tenha uma rotina adequada. É uma decisão importante que envolve um comprometimento financeiro, tendo assim todas as responsabilidades de um gestor, ao mesmo tempo que ainda mantém todas as funções de um profissional da saúde.
Qual é a diferença de consultório para clínica e quem pode abrir?
O primeiro ponto a se considerar é a respeito de quem pode abrir um consultório de psicologia e de como ele funciona de maneira diferente de uma clínica.. Um consultório é referido como a sala em que são realizadas a consulta, enquanto uma clínica é um local onde vários consultórios têm vários profissionais atendendo no mesmo lugar.
Logo, uma das formas de como abrir um consultório de psicologia é dentro de uma clínica, não precisando ser necessariamente um espaço mantido pelo próprio profissional. Dessa forma, contanto que o psicólogo tenha o registro no Conselho Regional de Psicologia (CRP), estando com as anuidades em dia, é sempre possível estabelecer tanto uma clínica em um local, quanto alugar um consultório em alguma outra com entidades e sócios separados.
Quais são os primeiros passos para abrir seu consultório?
Por ser bastante comum que psicólogos tenham poucos pacientes em seus primeiros meses exercendo a profissão, o consultório alugado é uma das melhores formas de dar o pontapé inicial durante os períodos de ascensão, funcionando como uma porta de entrada para que a sua carreira seja estabelecida e reconhecida. O correto é usar estratégia enquanto o consultório alugado estiver em um ambiente similar a sua área. Isso significa que psicólogos estabelecem boas conexões alugando consultórios junto de profissionais com a sua mesma especialidade, já que se aprende muito a respeito de uma clínica e de como a empresa funciona.
Caso seja do interesse do profissional estabelecer um consultório em um local que não seja alugado, é sempre possível dar esse passo maior na hora de abrir um consultório de psicologia. Até porque, diversos psicólogos podem querer ter um consultório próprio e personalizado.
É importante estar atento para as burocracias que envolvem esse processo. A melhor dica a respeito de um consultório que será montado do zero é ter uma noção boa de empreendedorismo. Ou seja, saber mais sobre gestão de negócios no setor financeiro e humano, ter paciência na hora de realizar investimentos, junto de uma folha de pagamento estrita e adequada, tudo conforme uma rotina que permita o consultório funcionar todos os dias.
Dicas para montar seu consultório
Tudo que foi dito até agora cobre uma parte de todo o processo de saber como abrir um consultório de psicologia, a parte obrigatória que envolve a burocracia e os documentos. Algo que também é importante a respeito de como abrir um consultório de psicologia, no entanto, tem a ver com a habilidade do psicólogo na hora de estabelecer o começo da sua carreira.
Em outras palavras, é preciso que o psicólogo saiba como adquirir experiência junto do crescimento do seu consultório, para que o ambiente funcione também como uma forma de impulsionar a sua própria carreira. Um exemplo disso são os diversos cursos que um psicólogo pode realizar para saber como encontrar uma estrutura para o seu consultório, como decorá-lo de acordo com a sua identidade, assim também em que local pode ser mais adequado estabelecer esse ambiente.
Da mesma forma que profissionais da mesma área ajudam a criar reconhecimento, saber a respeito de organizações, gestões estratégicas e marketing para o seu espaço de trabalho é uma das melhores maneiras de entender definitivamente como abrir um consultório de psicologia.
Vem com a Tia Paulinha
E é por isso que eu criei o canal da Tia Paulinha, justamente para ajudar meus colegas psicólogos e pais de pacientes com muito conteúdo de qualidade. No canal no Youtube, no perfil no Instagram e no blog existem todas as dicas que um psicólogo, iniciante ou experiente, precisa saber!
Estou aqui para te ajudar entender como abrir um consultório de psicologia, entre outras nuances da profissão, como as sensibilidades na hora de lidar com um paciente ou como detectar diferentes padrões e síndromes. O importante na hora de começar a estabelecer a sua carreira é saber que nem sempre tudo foi ensinado na faculdade. Dessa forma, ter o apoio de alguém experiente e que pode contar mais sobre o assunto é a melhor maneira de estar preparado logo no início desta importante jornada.