Atualmente, a concorrência dentro do mercado de trabalho das terapias tem se tornado cada vez maior, principalmente por causa do gradativo reconhecimento dos inúmeros benefícios da terapia. Por isso, para conseguir uma posição de destaque na área, é necessário investir em algumas estratégias. Assim sendo, uma das medidas mais vantajosas é a criação de um plano de marketing para terapeutas.
Na maioria das profissões nos dias de hoje, o marketing pessoal tem sido uma ferramenta indispensável para negócios bem sucedidos. Para os terapeutas, não é diferente: uma campanha de marketing bem elaborada é essencial para conseguir mais pacientes, ser convidado para eventos e palestras, vender cursos e ganhar reconhecimento, o que lhe permite cobrar mais pelos seus serviços.
Existem várias técnicas que podem melhorar a sua visibilidade profissional e a divulgação do seu trabalho. Portanto, se você deseja aumentar o seu faturamento, separei 5 estratégias valiosas para incluir no seu plano de marketing para terapeutas.
Estratégia de criação de conteúdo
Por causa das inovações tecnológicas recentes, as possibilidades de estratégias de marketing para terapeutas aumentaram muito. Uma delas é o marketing de conteúdo.
Nessa modalidade, como o próprio nome já diz, a estratégia central é a criação e divulgação assídua de conteúdos relacionados à sua área de atuação. Nesse caso, o foco principal é esclarecer dúvidas e transmitir informações para o seu público-alvo. Desse modo, possíveis clientes entrarão em contato com o seu trabalho de uma forma orgânica e natural, já que os conteúdos publicados terão, antes de tudo, um valor educativo.
Quanto aos formatos desses conteúdos, existem várias opções: ebooks, e-mails, publicações em redes sociais, vídeos, artigos de blog, etc. Tudo vai depender do perfil do seu público. Pensando especificamente em marketing para terapeutas, o Instagram pode ser uma das plataformas mais eficientes.
There is no ads to display, Please add some
Para começar uma campanha eficiente nessa rede social, é preciso delimitar exatamente o público que você deseja atrair para poder elaborar postagens. Para isso, é necessário considerar a sua especialidade e qual o perfil dos seus pacientes, ou seja, se eles são de um determinado sexo ou faixa etária, por exemplo.
Depois disso, você poderá começar a criação dos posts sempre tendo em vista o público em questão. Uma forma de atingir mais pessoas é utilizar ao máximo os recursos do Instagram, portanto, não se limite apenas às publicação de imagens individuais: faça carrosel com várias imagens, publique vídeos, faça lives e aproveite os Stories e, principalmente, os Reels.
Outro ponto importante é manter um cronograma regular de postagens, de modo que o seu perfil na rede social esteja sempre ativo.
Seguindo essas sugestões você pode atrair não só novos pacientes para lotar a sua agenda, mas também chamar a atenção de outros profissionais da área, contribuindo muito para o seu networking. O que nos leva ao segundo tópico:
Fazer collabs
Outra estratégia muito eficiente para ganhar destaque na área e evoluir como terapeuta é expandir a sua rede de contatos.
A psicologia e suas diversas ramificações, como qualquer outra ciência, estão sempre em evolução. Por isso, é muito importante se manter atualizado com as novas metodologias e estudos da sua especialidade. Para isso, é indispensável conhecer outros terapeutas e profissionais da sua área.
Mesmo que a pessoa exerça a profissão de um modo diferente do seu, as trocas podem ser favoráveis para todos. Existem várias possibilidades: vocês poderão trocar recomendações, aprendizados e, até mesmo, dividir um consultório para economizar nas despesas. Fazer parcerias deste tipo é essencial para ganhar reconhecimento dentro da área e ser bem sucedido profissionalmente.
Utilize mais de um canal
Como disse no primeiro tópico do artigo, o Instagram é fundamental para uma boa campanha de marketing para terapeutas. No entanto, se você quer obter resultados melhores, também é muito importante manter ativo o engajamento através de outro canal de comunicação.
A escolha desta segunda plataforma vai depender, novamente, do seu público-alvo. Para isso, pesquise o perfil dos usuários de cada rede social para encontrar a que mais combina com os seus pacientes. Por exemplo, boa parte dos usuários frequentes do Facebook são pessoas de idade mais avançada, portanto, se o seu foco for este, o Facebook é a sua melhor aposta. Entretanto se seu foco são adolescentes e adultos até os 30 anos o Tik Tok pode ser uma excelente opção.
Ainda, se for possível administrar mais de dois canais diferentes, aproveite! Quanto maior a sua presença nas redes sociais, melhor serão os seus resultados.
Ter um Google Meu Negócio bem avaliado
Outra ferramenta muito importante no marketing para terapeutas é o Google Meu Negócio. Este serviço permite que você crie gratuitamente um perfil para a sua clínica ou consultório, informando dados relevantes como nome, números de telefone e celular, e-mail, horário de funcionamento, endereço, além de links para suas páginas nas redes sociais e sites pessoais.
There is no ads to display, Please add some
Com um perfil nessa plataforma, o seu consultório poderá ser encontrado facilmente através de buscas no Google e no Google Maps. Para aumentar a sua visibilidade, é importante ter um perfil bem avaliado, por isso, lembre-se de pedir para os seus pacientes publicarem as suas opiniões na plataforma. Além disso, certifique-se de sempre manter a página atualizada e não demorar para responder perguntas e avaliações dos usuários.
Fazer um marketing de relacionamento
Para finalizar a lista, a última estratégia que selecionei é fazer um bom marketing de relacionamento.
O marketing pode ser utilizado não só para atrair novos clientes, mas também para manter ativa a relação entre as pessoas que foram ou que ainda são seus pacientes. Portanto, o objetivo principal do marketing de relacionamento é construir um vínculo entre você e o cliente.
Isso pode ser feito de diversas maneiras. Uma delas é manter os clientes atualizados de novidades relacionadas ao funcionamento do consultório e às suas conquistas profissionais. Outra ação imprescindível é utilizar canais de feedback, isto é, deixar a disponibilidade dos seus clientes locais onde eles possam expressar opiniões, elogios e reclamações sobre o seu trabalho.
Para finalizar, uma estratégia que não pode faltar em um plano de marketing para terapeutas é consultar regularmente as estatísticas das suas postagens e redes sociais para entender quais tipos de conteúdo são mais eficientes.
Conclusão sobre marketing para terapeutas
Essas foram 5 sugestões de quais são os marketing para terapeutas que buscam melhorar o fluxo de pacientes e obter mais reconhecimento na área.
Se você quiser aprender mais sobre estratégias de marketing, entre já na lista de espera do meu curso, PsicoPlano Infantil. Nele, eu ensino diversas técnicas para melhorar a gestão do seu consultório e aumentar o seu faturamento. Além disso, o curso inclui um passo a passo da minha metodologia de como realizar atendimentos infantis, que é ideal para quem está apenas começando na área.
Para mais dicas e informações diárias, acesse o meu Instagram: @paulinhapsicoinfantil!
There is no ads to display, Please add some