10 características de TOD em crianças

10 características de TOD em crianças
Paulinha Psico Infantil

Paulinha Psico Infantil

Olá, sou a Paulinha, psicóloga infantil com foco em transtornos do neurodesenvolvimento. Crio conteúdos na internet desde 2015 e ajudo milhares de mães e outras profissionais da área todos os dias aqui e em minhas redes sociais.

Certos transtornos de desenvolvimento na infância podem afetar significativamente a forma como os nossos pequenos interagem com o mundo ao seu redor e como se desenvolvem nas mais diversas áreas da vida, por isso resolvi trazer algumas informações sobre o TOD em crianças

Naturalmente, quando uma família recebe um diagnóstico, as reações são diversas e podem depender de um grande número de fatores externos. Porém, a preocupação é um ponto em comum entre todos os familiares que buscam o auxílio de profissionais da psicologia infantil. 


There is no ads to display, Please add some

Onde começa? 

Existem jornadas que podem ser consideradas permanentes na vida dos pais, familiares ou cuidadores de uma criança. E quando há um diagnóstico como o de TOD em crianças, estas jornadas se diferenciam um pouco em relação à expectativas, experiências, possibilidades, etc.    

E o Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD) é um transtorno caracterizado, justamente, por um padrão persistente de conflitos da criança com o mundo e, por consequência, com as pessoas à sua volta. Comportamentos relacionados à desobediência, hostilidade e desafio constante em relação a figuras de autoridade, como pais, professores e outros adultos se tornam parte da rotina. 

Por que um transtorno? 

Na perspectiva da psicologia, é um comportamento infantil caracterizado por um padrão persistente de desobediência, hostilidade, teimosia e desafio em relação às outras pessoas que afeta diretamente a maneira como a criança interage com o mundo ao seu redor e pode ter impactos significativos em sua vida cotidiana e relações.

A psicologia considera o TOD em crianças como uma disrupção do comportamento, em outras palavras, um transtorno. Embora o TOD seja mais leve em gravidade do que o Transtorno de Conduta, por exemplo, ele ainda pode ser altamente desafiador para as crianças afetadas, suas famílias, colegas e professores.

Os psicólogos desempenham um papel crucial no diagnóstico do TOD em crianças. Eles conduzem avaliações detalhadas para determinar se a criança atende aos critérios diagnósticos do transtorno e, em seguida, desenvolvem estratégias de intervenção adequadas. 

As opções de intervenção geralmente envolvem a terapia comportamental, terapia familiar e, em alguns casos, o uso de medicação. O objetivo, porém, é ajudar a criança a desenvolver habilidades de autorregulação, melhorar seu relacionamento com figuras de autoridade e reduzir comportamentos desafiadores. 

Os psicólogos infantis trabalham em estreita colaboração com os pais, cuidadores e professores para fornecer orientação sobre técnicas de disciplina eficazes e promover um ambiente de apoio para a criança, não de punição ou de “educação pela dor”.

10 características de TOD em crianças

É importante lembrar aqui que o diagnóstico deve ser realizado por profissionais de saúde mental qualificados, que têm experiência em trabalhar com a infância e famílias afetadas por transtornos comportamentais. 

Embora o diagnóstico de TOD em crianças geralmente seja realizado por psicólogos especializados e conte com um amplo acompanhamento profissional, é importante que pais e cuidadores adquiram conhecimento das características padronizadas do transtorno.  

Vamos, então, juntos explorar 10 características do TOD em crianças.

1. Desafio às regras e normas: Crianças com TOD frequentemente desafiam regras e normas estabelecidas. Elas podem se recusar firmemente a seguir instruções simples, como sentar para se alimentar com a família no horário mesmo com fome ou arrumar o quarto após brincar, por exemplo. Esse comportamento geralmente ocorre de forma persistente e em diversas situações.

2. Comportamento hostil: O TOD em crianças faz com que as respostas naturais tendem a ser hostis e argumentativas em casa. As crianças com o transtorno podem frequentemente discutir com os pais, responder de maneira desrespeitosa ou recusar-se a fazer tarefas simples sem motivo aparente, “apenas para contrariar”.

3. Comportamento hostil na escola: O comportamento desafiador não é restrito ao ambiente doméstico. Crianças com TOD também podem apresentar hostilidade e desafio na escola, o que pode incluir brigas com colegas, recusa em obedecer às regras da escola e desrespeito constante e persistente aos professores.

4. Irritabilidade crônica: Irritabilidade é uma característica central do TOD em crianças. Crianças com esse transtorno tendem a ficar facilmente irritadas e podem reagir de maneira exagerada a situações frustrantes, resultando em brigas frequentes e explosões de raiva, que envolvem respostas físicas.

10 características de TOD em crianças

5. Recusa em assumir responsabilidades: Crianças com TOD muitas vezes evitam assumir responsabilidades, como tarefas escolares ou domésticas. Elas podem insistir que não têm obrigação de fazer certas coisas ou podem procrastinar até que sejam forçadas a agir.

6. Culpar os outros: Em vez de assumir a responsabilidade por seus erros ou ações, crianças com TOD costumam culpar os outros. Elas podem culpar os pais, os professores ou os colegas por seus problemas ou comportamentos inadequados.

7. Sensibilidade à contrariedade: Crianças com TOD têm dificuldade em lidar com contrariedades ou situações em que não conseguem o que desejam. Elas podem reagir a essas situações com raiva, resistência ou mesmo vingança.

8. Teimosia extrema: A teimosia é uma característica marcante do TOD em crianças. As crianças podem se recusar obstinadamente a fazer algo, mesmo que isso seja claramente do seu interesse. Isso pode ser especialmente desafiador para os pais e cuidadores.

9. Provocação: Crianças com TOD muitas vezes provocam ou perturbam intencionalmente os outros. Elas podem tentar chatear seus pais, irmãos, colegas de classe ou professores com comportamentos deliberadamente irritantes.

10. Resistência à autoridade: A resistência à autoridade é uma das características mais significativas do TOD. Crianças com esse transtorno frequentemente desafiam e desrespeitam figuras de autoridade, o que pode criar tensões constantes dentro e fora do ambiente familiar.

É importante observar que o diagnóstico do Transtorno Opositivo-Desafiador não é feito apenas com base em uma ou duas dessas características, e o meu post não tem a finalidade de diagnosticar “online”, mas sim pela presença persistente e recorrente de vários desses comportamentos ao longo do tempo. 

É essencial, ainda, que o diagnóstico e as intervenções psicológicas para o TOD sejam realizados por um profissional de saúde mental qualificado, especializado, como um psicólogo ou psiquiatra infantil.

Os pais e cuidadores também desempenham um papel fundamental no atendimento à criança com TOD, aprendendo estratégias de disciplina eficazes e trabalhando em conjunto com os profissionais envolvidos para criar um ambiente de apoio para a criança. 


There is no ads to display, Please add some

Com a intervenção adequada, apoio e muito amor, as crianças com Transtorno Opositivo-Desafiador podem melhorar significativamente sua qualidade de vida e adaptação geral. 

Gostou do texto? No meu blog para pais eu sempre posto o que há de mais atualizado na psicologia para auxiliar na vida cotidiana. No meu canal do YouTube eu sempre compartilho dicas, indicações de leituras e práticas que auxiliam no desenvolvimento global da criança. 

Eu também estou disponível nas redes sociais (Instagram, TikTok, Facebook)

Compartilhe esse conteúdo
WhatsApp
Facebook

Tópicos do Conteúdo

Conteúdos que você também pode gostar
Calandar (2)
1 de novembro de 2023
Os sintomas de TOD infantil...
Calandar (2)
10 de maio de 2023
Antes de irmos para quais...
Calandar (2)
8 de agosto de 2022
A arte imita a vida....

Newsletter: Receba Notícias e Conteúdos

Receba as novidades do mundo da Terapia Infantil toda semana!

Jornada Terapeuta Infantil de Sucesso

Aprenda a se desenvolver mais como terapeuta infantil, como lotar sua agenda e fazer a gestão do seu consultório do zero.

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

TERAPEUTA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

TERAPEUTA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

TERAPEUTA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Digite o que procura abaixo