“Superdotação” é uma terminologia amplamente utilizada para definir pessoas que estão intelectualmente acima da média dos demais dentro da mesma faixa etária e etapa do desenvolvimento. Mas para compreender superdotação como identificar é necessário um pouco mais do que aprendemos “por aí”.
Quando uma criança apresenta habilidades intelectuais acima da média e uma capacidade de aprendizado acelerada em relação a seus colegas, os pais e professores podem instantaneamente pular para a conclusão de que se trata de altas habilidades. Justamente em função da escassez de informações relevantes sobre superdotação, nem sempre é fácil diferenciar uma criança com potencial elevado de uma criança que recebe estímulos suficientes, incentivo parental e apoio docente de qualidade, pois ela pode se manifestar de diferentes maneiras.
Superdotação como identificar?
Por esta razão, ao falar sobre superdotação como identificar acho importante explorar os sinais e suas mais diversas nuances, bem como as estratégias de identificação e apoio para que essas crianças possam alcançar seu potencial máximo, que é, sim, excepcional.
Para além das habilidades intelectuais acima da média, conviver com altas habilidades significa que a criança é capaz de aprender mais rapidamente e resolver problemas de maneira mais eficaz do que seus colegas. O primeiro contraponto comum é justamente o tédio e a falta de interesse nas atividades escolares diárias, também comum em autismo veja nesse conteúdo aqui.
É importante termos em mente ao estudar superdotação como identificar que a condição pode se manifestar nas mais diversas áreas de estudo e interesse. As inteligências adquiridas na infância são inúmeras e podem estar relacionadas ao convívio social, às questões emocionais, à expressão artística, ao domínio físico do próprio corpo, à estudos matemáticos, biológicos, e assim por diante.
O ponto de neutralidade para superdotação como identificar é, portanto, o alto grau de curiosidade, a capacidade avançada de compreensão de ideias abstratas e habilidades de raciocínio lógico avançadas, que não condizem com a idade da criança.
Tenho um conteúdo de avaliações de altas habilidades, veja aqui.
Quais são os sinais que devo considerar?
Existem vários sinais que podem indicar a superdotação em crianças. Esses sinais podem variar de acordo com a idade da criança, mas alguns dos mais comuns incluem:
- Alto grau de curiosidade e interesse em aprender sobre diferentes temas, muitas vezes além do que é ensinado na escola, buscando por novas fontes de informação como livros complexos e sites “sérios” na internet.
- Habilidade avançada de compreensão de ideias abstratas e de raciocínio lógico, frequentemente visíveis na participação aparentemente espontânea em “conversas de adulto” sobre temas complexos.
- Facilidade de memorização de informações novas sobre diversos assuntos e capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos de maneira criativa.
- Desenvolvimento precoce da fala, leitura e escrita.
- Grande capacidade de concentração e atenção, muitas vezes se destacando em tarefas que requerem períodos prolongados de foco.
- Insatisfação com tarefas escolares repetitivas e pouco desafiadoras.
- Tendência a questionar autoridades e buscar justificativas para as decisões das pessoas.
Cada pessoa com superdotação desenvolve suas próprias características, habilidades e talentos particulares. Algumas podem não questionar constantemente, mas ler com afinco e aprender diversas línguas sozinhas, outras questionarem “tudo e todos” dentro da escola, ouvir as aulas com atenção e ter dificuldades para ler textos longos. O importante é lembrarmos que a facilidade de aprendizagem em determinada área do conhecimento não isenta a existência de transtornos, dificuldades de aprendizagem em outras áreas e demais condições não relacionadas.
Não é igual para todos!
A identificação da superdotação pode ser realizada por meio de avaliações e testes psicológicos e educacionais específicos a cada caso. O processo superdotação como identificar não é padronizado, porém devemos nos atentar ao envolvimento de uma avaliação completa das habilidades cognitivas, criativas e acadêmicas da criança, bem como sua capacidade de adaptação social e emocional.
A identificação precoce é importante para que a criança receba o atendimento adequado para que possa desenvolver suas habilidades e talentos de forma emocionalmente saudável. Quando a superdotação é identificada cedo, a criança pode ser encaminhada para programas educacionais especiais que atendam às suas necessidades intelectuais. Para que não haja uma frustração generalizada com a escola, é importante a família, juntamente às instituições de ensino, oferecer desafios e oportunidades de aprendizado adequadas às suas habilidades e interesses.
Uma vez identificada a presença de altas habilidades, é importante que a criança receba um atendimento adequado, que leve em conta suas necessidades específicas. É comum que essas crianças tenham interesses e habilidades fora do comum para a sua idade, o que pode dificultar grandemente a interação social com outras crianças. Por isso, é fundamental que os pais e educadores sejam sensíveis a essas questões e procurem alternativas para promover a socialização saudável da criança, como a participação em atividades extracurriculares e em grupos de interesse.
Talento ou superdotação?
Outro ponto importante é o incentivo ao desenvolvimento dos talentos da criança. É preciso que sejam oferecidos desafios intelectuais compatíveis com o seu nível de habilidade, que possam estimular o seu potencial e proporcionar um ambiente de aprendizagem que estimule a sua curiosidade e criatividade.
Além do estímulo, é importante que elas recebam apoio emocional para lidar com a pressão e as expectativas externas que podem surgir devido à sua condição. É fundamental que sejam combatidos os mitos e preconceitos que, muitas vezes, levam a criança superdotada a ser vista como um ser “diferente” e isso pode ocasionar isolamento e baixa autoestima.
É preciso que os pais e educadores trabalhem conosco para desconstruir essas ideias equivocadas e compreender que a superdotação não é uma garantia de sucesso financeiro na vida adulta, mas sim uma característica que precisa ser cuidadosamente compreendida, acolhida e trabalhada.
Afinal, o processo superdotação como identificar em crianças é um passo importante para garantir o seu pleno desenvolvimento cognitivo e emocional do seu paciente. É preciso estar atento aos sinais e sintomas, mas combater firmemente os mitos e preconceitos, para oferecer um ambiente acolhedor, mas que seja também estimulante e desafiador na terapia, que permita que essas crianças alcancem todo o seu potencial sem prejudicar a sua saúde psicológica.
Quer saber mais sobre superdotação?
Propiciar oportunidades para que o potencial de cada criança seja amplamente desenvolvido é sempre o meu maior objetivo, por isso criei o PsicoPlano Infantil, no qual posso auxiliar você durante todo o processo de desenvolvimento do seu próprio consultório. Além de atualizar constantemente o meu blog, para que todos tenham acesso à minha experiência, prática e descobertas. Também estou disponível nas minhas redes sociais (YouTube, Facebook, TikTok).