Entenda o que é Superdotação e o que é preciso se preocupar

Entenda o que é Superdotação e o que é preciso se preocupar
Paulinha Psico Infantil

Paulinha Psico Infantil

Olá, sou a Paulinha, psicóloga infantil com foco em transtornos do neurodesenvolvimento. Crio conteúdos na internet desde 2015 e ajudo milhares de mães e outras profissionais da área todos os dias aqui e em minhas redes sociais.

Muitas pessoas tem curiosidade em saber o que é superdotação! A superdotação é caracterizada pelo desenvolvimento de uma habilidade, ou conhecimento, consideravelmente acima da média da população. É possível apontar algumas dessas habilidades: criativas, acadêmicas, liderança, motivacionais, psicomotoras ou artísticas. A pessoa com superdotação pode ser nomeada como pessoa com altas habilidades / superdotada.

Conheça os níveis de superdotação

Entenda o que é Superdotação e o que é preciso se preocupar

Existem diferentes níveis que contemplam o que é superdotação. Entre estes níveis, é possível apontar a genialidade, o prodígio e a precocidade que, de acordo com o Conselho Brasileiro para a Superdotação, são conceituadas da seguinte forma:

Genialidade: indivíduos cujas habilidades resultaram em extraordinárias contribuições para a humanidade. É o caso de Gandhi, Einstein, Mozart, Portinari e Freud, todos esses deixaram um grande legado para a nossa civilização, e seus feitos são lembrados e estudados até hoje. 

Prodígio: a expressão é aplicada para o desenvolvimento de alguma particularidade extrema e rara, que não se enquadra dentro do curso normal e natural de desenvolvimento. Um dos grandes exemplos utilizados é o do pianista Wolfgang Amadeus Mozart, que iniciou a sua trajetória no piano aos 3 anos de idade. 


Precocidade: o termo é aplicado para crianças que desenvolvem determinada capacidade de modo prematuro, antes do tempo previsto para a maior parte das crianças, o que pode ocorrer em qualquer campo de conhecimento como literatura, música, linguagem ou matemática. 

Os três casos se enquadram em o que é superdotação ou em indivíduos considerados portadores de altas capacidades.

A avaliação e o diagnóstico da superdotação

No decorrer do tempo, diversas avaliações foram elaboradas para avaliar e diagnosticar a superdotação. Avaliações baseadas em padrões de comportamento, testes de inteligência e para condições de desenvolvimento. Alguns autores definem que existem três aspectos essenciais para diagnosticar a superdotação: criatividade, comprometimento com a atividade e habilidade acima da média.

Nenhuma criança é igual a outra, cada uma tem uma reação diferente quanto aos estímulos que são expostas nas escolas e em casa. Considerando essa informação, algumas características podem ser observadas na interação com pessoas superdotadas, como:

  • Elevado grau de curiosidade, com a formulação de perguntas bem estruturadas e insistência para conseguir as respostas;
  • Precocidade na evolução de capacidades físicas – como falar, andar, sentar – na obtenção da linguagem, em reconhecer seus cuidadores, na leitura e no conhecimento verbal;
  • Com poucas instruções apresenta uma aprendizagem rápida;
  • Prefere brincar sozinho ou interagir com pessoas mais velhas;
  • Elevados níveis de energia, o que pode levar ao diagnóstico de hiperatividade;
  • Se interessa por discussões e temáticas sociais, morais e filosóficas;
  • Amplo desenvolvimento do raciocínio abstrato e lógico.

A superdotação no contexto social

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Por mais vantajoso que pareça quando se entende o que é superdotação, pois demonstra uma enorme facilidade de aprendizado em determinadas habilidades, algumas pessoas com superdotação apresentam dificuldades ou problemas no cotidiano, como:

  • Hipersensibilidade do sistema nervoso;
  • Perfeccionismo;
  • Impaciente com muitos detalhes;
  • Resistir a mudanças e interrupções na rotina;
  • Discordância de pensamento com relação aos seus colegas, que pode resultar em inconformismo ou discriminação;
  • Aversão por organizações rígidas de aulas;
  • Falta de interesse ou pouca dedicação por novas maneiras para solucionar problemas, resultando em um rendimento acadêmico baixo;
  • Excesso de sarcasmo;
  • Oposição e rebeldia quanto às pressões sociais.

De acordo com o neurologista Leandro Teles, a superdotação pode ter influências genéticas. A inteligência chega a apresentar 80% de similaridade entre gêmeos idênticos e, de 40 a 50% para gêmeos não idênticos. Isso quer dizer que existe um grande elemento genético que vai corroborar para que a superdotação aconteça, mas existe também 20% de questões do ambiente que estão envolvidas.

Para que o diagnóstico seja preciso, é fundamental a realização de uma avaliação por um psicólogo especializado em altas habilidades. Dentro dessa avaliação, é usado o Teste de Quociente de Inteligência (QI), que pode ser aplicado apenas por psicólogos habilitados. A utilização dos Testes de inteligência vai focar para identificar inteligências nas esferas linguística e lógica. O teste de QI possui alta fidedignidade e qualidade.

Pontos negativos da Superdotação

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Professores e pais precisam saber compreender as crianças e o que é superdotação, para que elas não sejam prejudicadas em seu desenvolvimento social e intelectual. Para que isso aconteça, é necessário considerar seus interesses e colocar em prática atividades que incentivem suas habilidades. 

Sem que exista uma preparação especial, a pessoa com superdotação pode ser acometida por problemas também na colocação profissional, além de apresentar quadros de depressão, pela ausência de interesse e estímulo adequado. Por conta disso, o apoio familiar é de extrema importância. A pessoa com superdotação pode passar também por desarmonias nas amizades, especialmente no que diz respeito ao grupo social em que vive e a idade.

A superdotação provoca determinado nível de fragilidade, uma vez que essa capacidade de conceber inúmeras ideias ao mesmo tempo é complexa. Os superdotados são caracterizados por ter mentes originais e rápidas, que conseguem produzir, em pouquíssimo tempo, uma quantidade extensa de conceitos e raciocínios. Seus universos cognitivos possuem uma capacidade tão alta que com somente um estímulo, seus neurônios são capazes de lançar imediatamente inúmeras ideias. Porém, a realidade é que nem sempre vão conseguir fornecer uma resposta sensata ou concreta. 

Todo excesso pode causar sentimentos de confusão e frustração. Nem tudo é tão simples e incrível para uma criança ou um indivíduo com altas capacidades de intelecto, ninguém ensinou a eles como explorar da melhor forma essas habilidades super desenvolvidas, tão ansiosos pela produção de ideias e informações. Foi moldado um pensamento, muito errôneo, de que uma criança muito inteligente sempre será exemplar, uma das causas para que ela não seja, é o tédio. Uma criança que possui alta capacidade de intelecto não consegue sentir interesse e nem estímulos por tudo que está ao seu redor.

Ter uma alta habilidade ou superdotação significa estar vivendo em um espaço de grande complexidade, em que os pensamentos e as emoções se encontram em caos, são muito intensos e profundos. O papel dos pais, psicólogos e professores é fornecer estratégias apropriadas para que esses indivíduos consigam encontrar equilíbrio e tranquilidade para que possam ter o alcance de seu máximo potencial e a felicidade, de modo natural.


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