A Análise do Comportamento Aplicada, ou ABA, é considerada uma das mais eficazes no tratamento do Transtorno do Espectro Autista. Se você é psicólogo e pensa em abrir uma “clínica ABA“, fique ciente de que são muitos requisitos e é necessário um bom planejamento. Mas não se preocupe, eu separei diversas dicas e pontos que você precisa avaliar antes de pensar em abrir uma.
Antes de qualquer coisa, saiba que, além de ter graduação em psicologia, para começar sua clínica psicológica – clínica ABA você vai precisar de uma especialização, seja uma pós-graduação, mestrado ou doutorado em Analise do Comportamento. É importante deixar claro que só é possível adquirir um grau de especialista nesse segmento depois da sua graduação. Dito isso, vamos ver como de fato organizar uma clínica, e tudo o que é necessário para começar e se desenvolver.
Percebam que nesse post usamos o termo Clinica ABA para uma clinica de psicologia com atendimento baseados na comportamental, não entraremos em detalhes dos funcionamentos do BCBA, por exemplo.
Para que vocês entendam um pouco sobre isso, o BCBA (Board Certified Behavior Analyst) é um certificado que comprova que o profissional possui estudos em ABA, ou seja, ele faz uma prova para obtenção do seu BCBA – parecido com a carteirinha da OAB aqui no Brasil. Isso é válido para os Estados Unidos e alguns outros países. Aqui no Brasil não existe (ainda) uma lei que obrigue os profissionais a obterem BCBA em sua atuação clínica.
Em nosso país o trabalho dentro da Análise do Comportamento Aplicada tem mais relação com uma escolha teórica do que com uma credencial obrigatória para profissionais – o que também pode ser problemático visto que não temos uma fiscalização de profissionais, estratégias e atuação clínica.
A certificação BCBA não é obrigatória no Brasil, porém, existe a acreditação da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC). Ou seja, uma associação que faz a comprovação de conhecimento, cursos e técnicas do profissional.
Leia mais sobre a acreditação da ABPMC aqui: https://abpmc.org.br/comissoes-acreditacao/
O ideal para abrir a sua clinica ABA é que o profissional responsável tenha conhecimento e formações suficientes na análise do comportamento aplicada, com supervisão constante de profissionais especializados, seguindo os fundamentos e princípios da técnica escolhida.
Cuidado com clinicas que se dizem ABA mas vendem um serviço sem fundamentos verdadeiros. Existem muitas assim, infelizmente.
Preparação inicial para abrir uma Clínica ABA
Tanto para abrir uma clínica ABA quanto qualquer consultório de psicologia, uma etapa básica do processo é acertar a documentação necessária.Deixei aqui uma pequena lista de alguns procedimentos essenciais:
- Abrir empresa com CNPJ: isso pode ser feito em cartórios ou juntas comerciais;
- Conseguir um alvará de funcionamento junto à prefeitura: para isso, é necessário ter a planta do estabelecimento, uma cópia do IPTU pago, a escritura do imóvel ou contrato de locação e o SQL, além dos documentos originais do responsável;
- Registro da Pessoa Jurídica junto ao Conselho Regional de Psicologia.
Infraestrutura da Clínica ABA
O próximo passo para montar uma clínica ABA é planejar, organizar e, por fim, providenciar tudo aquilo que faz parte da infraestrutura do estabelecimento. Você vai ver agora que é preciso de muito material para manter um bom consultório, mas não se assuste: o ideal é começar os atendimentos e ir, pouco a pouco, caminhando para uma clínica completa.
A necessidade mais óbvia nessa empreitada é o lugar onde serão realizados os atendimentos. A clínica, principalmente no início, não precisa ser muito grande: um espaço que tenha por volta de 40 m² a 60 m² já deve ser o suficiente. Para escolher esse local, considere a acolhida dos clientes; é necessário que haja um ambiente de recepção e espera com disponibilidade de banheiros e com boa iluminação e limpeza.
There is no ads to display, Please add some
Outro ponto importante a se considerar para uma boa recepção são os produtos que estarão à disposição para os pacientes. Água, itens de higiene como papel higiênico e sabão nos banheiros, são absolutamente necessários, mas além disso também é uma ótima ideia disponibilizar café e chá na área de espera, além de algum entretenimento como revistas ou uma televisão. Notar se os ambientes têm tomadas extras que podem ser usadas pelos clientes também pode ser um diferencial na escolha do lugar ideal.
Cuidado com a vizinhança!
Não podemos nos esquecer de que os estímulos sensoriais pelos quais uma criança com o TEA passa durante o dia podem fazer com que ela chegue ao consultório já estressada, esgotada ou irritadiça. Por isso, é muito importante, na hora de escolher o local da clínica ABA, analisar os arredores para conferir possíveis fontes de perturbação. Poderia ser um grande problema se, todos os dias, a rua do consultório ficasse super movimentada por volta das 17h e o barulho do trânsito atrapalhasse a criança durante a consulta.
Para ter mais certeza quanto ao lugar, o melhor é visitar a rua nos horários de pico ou conferir em aplicativos de trânsito como está o movimento nesses momentos do dia e, também, perguntar aos moradores ou comerciantes vizinhos. Pode acontecer de o problema não ser nem o trânsito, mas uma oficina de automóveis ao lado que faz vários testes com os carros no local e gera um barulho enorme; e várias outras possibilidades.
Os materiais
Além dos itens necessários especificamente para os tratamentos, existem muitos que são básicos não só para uma clínica ABA, mas qualquer consultório. Vamos ver, primeiro, quais são esses equipamentos:
- Filtro de água: para os clientes e também para você;
- Computador: essencial para organização de agendamentos, entradas e saídas de caixa, e-mails, e todo o gerenciamento financeiro;
- Impressora: sempre acaba sendo necessária, seja para imprimir contas, alguma lista de recomendações ou tarefas ao pacientes ou aos pais, ou qualquer outra coisa;
- Poltronas ou cadeiras: se forem bem confortáveis, melhor ainda. Você não quer deixar seus pacientes esperando em pé ou desconfortáveis;
- Mesas e cadeiras: seja para usar no atendimento, na área da recepcionista ou no momento de fazer os controles do dia;
- Armários para estoque de material: para guardar produtos de limpeza e insumos que devem ter reposição em estoque, como o café, lenços, copos descartáveis, etc.;
- Telefone: ainda que a ligação por celular ou as mensagens pelas redes sociais sejam mais comuns hoje em dia, muitas pessoas buscam agendamento ou qualquer tipo de contato por telefone fixo, já que ele não corre risco de ficar sem sinal ou não tocar porque alguém colocou no silencioso, como acontece com os celulares.
Para as crianças também!
Por fim, para as consultas, você vai precisar de diversos materiais para usar com as crianças. Jogos de tabuleiro, brinquedos, cartinhas com figuras, papel e lápis de cor são algumas coisas que as crianças podem gostar bastante e também podem ser usados como objetos de aprendizado. Isso sem contar, claro, com os brinquedos que têm fim especialmente terapêutico, como brinquedos sensoriais!
There is no ads to display, Please add some
Vá com calma
Como vimos, são muitas coisas a serem planejadas e compradas para que se comece você possa começar a atender na sua clínica ABA. A melhor opção é começar aos poucos, com o que for mais essencial, e alugar o espaço onde vai realizar os atendimentos. Com organização, persistência e um trabalho que gere bons resultados, você poderá aos poucos incrementar o seu consultório e deixar o ambiente cada vez mais completo e agradável.
E não se esqueça que pode sempre contar com mais dicas para a gestão do seu consultório, aqui no Blog ou nas minhas redes sociais no Instagram e Youtube!
E se você quer ficar sabendo de primeira mão sobre novos conteúdos, receber materiais e ainda receber dicas importantíssima no meu Telegram, entre no meu grupo do telegram!