Superdotação como identificar se a criança tem ou não!
Superdotação como identificar se a criança tem ou não!

“Superdotação” é uma terminologia amplamente utilizada para definir pessoas que estão intelectualmente acima da média dos demais dentro da mesma faixa etária e etapa do desenvolvimento. Mas para compreender superdotação como identificar é necessário um pouco mais do que aprendemos “por aí”. 

Quando uma criança apresenta habilidades intelectuais acima da média e uma capacidade de aprendizado acelerada em relação a seus colegas, os pais e professores podem instantaneamente pular para a conclusão de que se trata de altas habilidades. Justamente em função da escassez de informações relevantes sobre superdotação, nem sempre é fácil diferenciar uma criança com potencial elevado de uma criança que recebe estímulos suficientes, incentivo parental e apoio docente de qualidade, pois ela pode se manifestar de diferentes maneiras. 


There is no ads to display, Please add some

Superdotação como identificar?

Por esta razão, ao falar sobre superdotação como identificar acho importante explorar os sinais e suas mais diversas nuances, bem como as estratégias de identificação e apoio para que essas crianças possam alcançar seu potencial máximo, que é, sim, excepcional. 

Para além das habilidades intelectuais acima da média, conviver com altas habilidades significa que a criança é capaz de aprender mais rapidamente e resolver problemas de maneira mais eficaz do que seus colegas. O primeiro contraponto comum é justamente o tédio e a falta de interesse nas atividades escolares diárias, também comum em autismo veja nesse conteúdo aqui. 

É importante termos em mente ao estudar superdotação como identificar que a condição pode se manifestar nas mais diversas áreas de estudo e interesse. As inteligências adquiridas na infância são inúmeras e podem estar relacionadas ao convívio social, às questões emocionais, à expressão artística, ao domínio físico do próprio corpo, à estudos matemáticos, biológicos, e assim por diante. 

O ponto de neutralidade para superdotação como identificar é, portanto, o alto grau de curiosidade, a capacidade avançada de compreensão de ideias abstratas e habilidades de raciocínio lógico avançadas, que não condizem com a idade da criança. 


There is no ads to display, Please add some


Tenho um conteúdo de avaliações de altas habilidades, veja aqui.

Quais são os sinais que devo considerar?

Existem vários sinais que podem indicar a superdotação em crianças. Esses sinais podem variar de acordo com a idade da criança, mas alguns dos mais comuns incluem:

  • Alto grau de curiosidade e interesse em aprender sobre diferentes temas, muitas vezes além do que é ensinado na escola, buscando por novas fontes de informação como livros complexos e sites “sérios” na internet.
  • Habilidade avançada de compreensão de ideias abstratas e de raciocínio lógico, frequentemente visíveis na participação aparentemente espontânea em “conversas de adulto” sobre temas complexos.
  • Facilidade de memorização de informações novas sobre diversos assuntos e capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos de maneira criativa.
  • Desenvolvimento precoce da fala, leitura e escrita.
  • Grande capacidade de concentração e atenção, muitas vezes se destacando em tarefas que requerem períodos prolongados de foco.
  • Insatisfação com tarefas escolares repetitivas e pouco desafiadoras.
  • Tendência a questionar autoridades e buscar justificativas para as decisões das pessoas.

Cada pessoa com superdotação desenvolve suas próprias características, habilidades e talentos particulares. Algumas podem não questionar constantemente, mas ler com afinco e aprender diversas línguas sozinhas, outras questionarem “tudo e todos” dentro da escola, ouvir as aulas com atenção e ter dificuldades para ler textos longos. O importante é lembrarmos que a facilidade de aprendizagem em determinada área do conhecimento não isenta a existência de transtornos, dificuldades de aprendizagem em outras áreas e demais condições não relacionadas. 

Superdotação como identificar se a criança tem ou não!

Não é igual para todos!

A identificação da superdotação pode ser realizada por meio de avaliações e testes psicológicos e educacionais específicos a cada caso. O processo superdotação como identificar não é padronizado, porém devemos nos atentar ao envolvimento de uma avaliação completa das habilidades cognitivas, criativas e acadêmicas da criança, bem como sua capacidade de adaptação social e emocional. 

A identificação precoce é importante para que a criança receba o atendimento adequado para que possa desenvolver suas habilidades e talentos de forma emocionalmente saudável. Quando a superdotação é identificada cedo, a criança pode ser encaminhada para programas educacionais especiais que atendam às suas necessidades intelectuais. Para que não haja uma frustração generalizada com a escola, é importante a família, juntamente às instituições de ensino, oferecer desafios e oportunidades de aprendizado adequadas às suas habilidades e interesses. 

Uma vez identificada a presença de altas habilidades, é importante que a criança receba um atendimento adequado, que leve em conta suas necessidades específicas. É comum que essas crianças tenham interesses e habilidades fora do comum para a sua idade, o que pode dificultar grandemente a interação social com outras crianças. Por isso, é fundamental que os pais e educadores sejam sensíveis a essas questões e procurem alternativas para promover a socialização saudável da criança, como a participação em atividades extracurriculares e em grupos de interesse. 


Talento ou superdotação?

Outro ponto importante é o incentivo ao desenvolvimento dos talentos da criança. É preciso que sejam oferecidos desafios intelectuais compatíveis com o seu nível de habilidade, que possam estimular o seu potencial e proporcionar um ambiente de aprendizagem que estimule a sua curiosidade e criatividade.

Superdotação como identificar se a criança tem ou não!

Além do estímulo, é importante que elas recebam apoio emocional para lidar com a pressão e as expectativas externas que podem surgir devido à sua condição. É fundamental que sejam combatidos os mitos e preconceitos que, muitas vezes, levam a criança superdotada a ser vista como um ser “diferente” e isso pode ocasionar isolamento e baixa autoestima. 

É preciso que os pais e educadores trabalhem conosco para desconstruir essas ideias equivocadas e compreender que a superdotação não é uma garantia de sucesso financeiro na vida adulta, mas sim uma característica que precisa ser cuidadosamente compreendida, acolhida e trabalhada. 

Afinal, o processo superdotação como identificar em crianças é um passo importante para garantir o seu pleno desenvolvimento cognitivo e emocional do seu paciente. É preciso estar atento aos sinais e sintomas, mas combater firmemente os mitos e preconceitos, para oferecer um ambiente acolhedor, mas que seja também estimulante e desafiador na terapia, que permita que essas crianças alcancem todo o seu potencial sem prejudicar a sua saúde psicológica.

Quer saber mais sobre superdotação?

Propiciar oportunidades para que o potencial de cada criança seja amplamente desenvolvido é sempre o meu maior objetivo, por isso criei o PsicoPlano Infantil, no qual posso auxiliar você durante todo o processo de desenvolvimento do seu próprio consultório. Além de atualizar constantemente o meu blog, para que todos tenham acesso à minha experiência, prática e descobertas. Também estou disponível nas minhas redes sociais (YouTube, Facebook, TikTok). 

Conteúdos que você também pode gostar
O que é a superdotação e como avaliar altas habilidades?
Calandar (2)
13 de fevereiro de 2023
É frequente eu receber a...
TDAH e superdotação, qual a relação?
Calandar (2)
28 de novembro de 2022
Existe muita confusão entre o...
Entenda o que é Superdotação e o que é preciso se preocupar
Calandar (2)
27 de setembro de 2022
Muitas pessoas tem curiosidade em...

Jornada Terapeuta Infantil de Sucesso

Aprenda a se desenvolver mais como terapeuta infantil, como lotar sua agenda e fazer a gestão do seu consultório do zero.

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

TERAPEUTA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

TERAPEUTA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

TERAPEUTA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

TERAPEUTA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Aprenda como atuar em todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil, através da metodologia IAMF.

PSICÓLOGA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Aprenda como atuar em todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil, através da metodologia IAMF.

PSICÓLOGA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Aprenda como atuar em todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil, através da metodologia IAMF.

PSICÓLOGA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Aprenda como atuar em todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil, através da metodologia IAMF.

PSICÓLOGA INFANTIL NÃO PERCA!!!

+

Aprenda como atuar em todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil, através da metodologia IAMF.

PSICÓLOGA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Digite o que procura abaixo