Dentro do domínio da psicologia, existem várias possibilidades de especialização. Uma delas é a que se dedica ao tratamento de crianças: a psicoterapia infantil. Esse ramo trabalha com diversas técnicas que visam auxiliar as crianças durante essa etapa tão importante das nossas vidas. Por exemplo, existem casos de crianças que têm dificuldade em lidar com as suas emoções, por isso, uma das possíveis alternativas do terapeuta é introduzir estratégias de regulação emocional infantil.
Como forma de auxiliar profissionais da área que desejam aplicar essas estratégias, selecionei 5 ideias de atividades.
O que é a autorregulação?
Antes de mostrar algumas estratégias de regulação emocional infantil é importante esclarecer o que é, afinal, a autorregulação. É muito comum confundir o termo com o autocontrole. Apesar de parecidos, ambos ambos designam habilidades diferentes.
O autocontrole diz respeito à capacidade da criança de modificar o seu comportamento, sensações e impulsos diante um determinado contexto social, isto é, em relação a outras crianças. Já a autorregulação é uma habilidade ligada à inteligência emocional e que envolve a administração de emoções e comportamentos pela criança quando ela se encontra em situações difíceis.
Considere a maturidade da criança
Em um tratamento desse tipo, é imprescindível reconhecer os casos em que a criança não possui a maturidade necessária para colocar em prática todas as estratégias de regulação emocional infantil. Afinal, não podemos exigir dela comportamentos adultos. Portanto, algumas atividades podem funcionar melhor que outras, afinal, tudo vai depender de várias características do paciente, como a idade, o histórico, a personalidade, etc.
O primeiro passo ao ensinarmos crianças a lidarem melhor com suas emoções é explicar sobre todos os nossos sentimentos, isto é, ensiná-las a reconhecer o surgimento deles, assim como os seus motivos. Somente depois da compreensão das suas emoções que a criança estará preparada para aprender estratégias de regulação emocional infantil.
Agora que já sabemos o que é autorregulação e como o terapeuta infantil pode auxiliar as crianças, é hora de conferir alguns exemplos de atividades.
Eu vou dar exemplos, mas nesse link aqui tem VÁRIOS brinquedos que ajudam a trabalhar as emoções do seu paciente.
https://www.lojaterapeutainfantil.com.br/recursos-terapeuticos/habilidades-emocionais/
Atividade 1 – Entendendo as emoções
A primeira atividade da nossa lista de estratégias de regulação emocional infantil explora justamente a compreensão dos sentimentos. O objetivo é ensinar os nomes das emoções e as sensações atreladas a elas.
Para esse exercício, você vai precisar de uma folha de sulfite e uma canetinha ou lápis de cor. Primeiramente, desenhe o contorno de um corpo humano no papel. Se preferir, clique aqui e baixe uma imagem já pronta. Depois, explique uma por vez as nossas emoções: alegria, tristeza, nojo, medo, raiva e ansiedade. Em seguida, a criança deverá pintar no corpo o local que associa a cada uma delas.
Atividade 2 – Situações hipotéticas
Depois de aplicada a primeira atividade, a criança já estará ciente das suas principais emoções e, portanto, poderá participar da segunda atividade. Sendo assim, a atividade 2 permite entender a reação da criança diante de alguns problemas hipotéticos.
Se quiser, você pode acessar algumas imagens prontas neste site. Cada imagem irá retratar um exemplo de conflito que a criança pode enfrentar no dia a dia. Por exemplo, uma imagem pode mostrar duas crianças brigando por um brinquedo. Dito isso, você deverá apresentar uma imagem de cada vez e perguntar qual sentimento ela liga à situação retratada. Para finalizar, pergunte como a criança resolveria determinado conflito.
Atividade 3 – “Cheira a flor, assopra a vela”
A terceira atividade tem o propósito de ensinar uma das estratégias de regulação emocional infantil que envolve a respiração. Para a sua realização será necessário uma folha de sulfite e canetinhas coloridas.
Em primeiro lugar, oriente a criança a desenhar uma flor em um dos versos da folha e, no outro lado, uma vela. Depois, ensine ela a “cheirar a flor” e “assoprar a vela” em situações em que se sinta com raiva, tristeza ou ansiedade. Fale para ela repetir isso de 3 a 5 vezes. Esse exercício irá ajudar o acesso de oxigênio no cérebro, acalmando a criança e a ajudando muito em tomadas de decisões.
Atividade 4 – “Mãozinha que respira”
A quarta atividade que preparei também ensina uma estratégia de regulação emocional relacionada à respiração, só que, nesse caso, é possível usar a própria mão. O único material necessário para esse exercício é uma canetinha colorida.
Em primeiro lugar, peça para a criança estender a mão, de modo que a palma fique voltada para ela. Em seguida, oriente ela a esticar os dedos e depois fechar a mão, repetindo 5 vezes o movimento. Sendo que, quando ela esticar os dedos, ela deve inspirar o ar e, quando contraí-los, ela deve expirar. A canetinha você pode usar para desenhar flechinhas em cada dedo para facilitar o entendimento.
Atividade 5 – “Minha caixa de ferramentas”
Para finalizar essa lista de 5 estratégias de regulação emocional infantil, vamos criar uma caixa para que a criança possa guardar todas as técnicas aprendidas e acessá-las com facilidade. Nesse caso, você vai precisar de uma caixinha de papelão, uma canetinha e folhas de papel sulfite.
Primeiramente, recorte uma folha de papel em 8 pedaços. Em cada um deles, você deverá desenhar um símbolo que representa cada uma das estratégias ensinadas. Nesse momento, você pode perguntar à criança quais atividades ele gostou mais para colocar as preferidas. Por fim, coloque todos os papeizinhos dentro da caixa e decore-a junto com a criança.
Conclusão sobre estratégias de regulação emocional infantil
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