Marcos do desenvolvimento infantil de 0 a 5 anos: tudo sobre

Paulinha Psico Infantil

Paulinha Psico Infantil

Olá, sou a Paulinha, psicóloga infantil com foco em transtornos do neurodesenvolvimento. Crio conteúdos na internet desde 2015 e ajudo milhares de mães e outras profissionais da área todos os dias aqui e em minhas redes sociais.

Desde o final do século 19 e durante todo o século 20, foi desenvolvido pela primeira vez na história um interesse e preocupação com o estudo da psicologia infantil. O pioneiro nessa área da psicologia foi o inglês William Preyer, com a publicação da obra “A mente da criança”, em 1882. Até então, mesmo com o desenvolvimento do estudo da psicologia em crescimento exponencial, as crianças não eram vistas como bons “objetos de estudos”. Ainda assim, algumas décadas se passaram antes que o conceito de marcos do desenvolvimento infantil de 0 a 5 anos de idade surgisse. 

O que são os marcos do desenvolvimento infantil de 0 a 5 anos

O que são os marcos do desenvolvimento infantil de 0 a 5 anos

Depois de anos de estudo e aprimoramento daquilo que se reconhecia como estágios do amadurecimento psíquico, e que foi primeiro apontado por Jean Piaget (que definia apenas 4 estágios gerais: sensório-motor, pré-operatório, operatório-concreto e operatório-formal, hoje existem uma série de marcadores que podem ser observados por profissionais e cuidadores para acompanhar o desenvolvimento dos pequenos. 

Os marcos do desenvolvimento infantil de 0 a 5 anos são padrões de comportamento que indicam se a criança está se desenvolvendo de acordo com o que é esperado para a idade. Com a ajuda desses marcadores padronizados, os profissionais e cuidadores com os olhares treinados podem, por exemplo, determinar se um bebê está com atrasos no desenvolvimento motor ou se já deveria ter começado a formar algumas palavras, por exemplo. 

Existem categorias que separam os marcos do desenvolvimento infantil de 0 a 5 anos de idade e ajudam, assim, a identificar melhor os campos em que a criança pode estar com algum atraso e consequentemente o tipo de suporte que ela vai precisar. São quatro as principais categorias de desenvolvimento infantil:

  • Socioemocional
  • Linguagem
  • Cognitivo
  • Motor

Quer entender mais sobre cada um deles e a importância de ficar atento nestes sinais? Vamos ver a seguir. 


There is no ads to display, Please add some

Quais são os principais marcos do desenvolvimento infantil de 0 a 5 anos

Quais são os principais marcos do desenvolvimento infantil de 0 aos 5 anos

Resumidamente, existem alguns períodos de maior desenvolvimento do bebê, nos quais os cuidadores devem ficar atentos para ver se alguma nova habilidade apareceu. Esses períodos são dos 0 aos 6 meses, dos 6 aos 9 meses, dos 9 aos 12 meses, 12 até 18 meses, e 18 meses até 24 meses, quando os sinais podem ser percebidos constantemente a cada novo ano do pequeno. 

A importância dos primeiros anos no desenvolvimento infantil e o que podemos fazer para ajudar!

A importância dos primeiros anos no desenvolvimento infantil

Agora você pode estar se perguntando se faz muita diferença prestar atenção à esses sinais, já que muitos acreditam que cada criança tem seu tempo e, caso exista realmente alguma condição que precise de intervenção profissional, os pais ou cuidadores vão descobrir mais cedo ou mais tarde. 

Na verdade, essa história de que cada criança tem seu próprio tempo é um mito e atrasa os possíveis diagnósticos de transtornos do neurodesenvolvimento: é claro que entre as crianças temos diferenças em seus desenvolvimentos, mas se essas diferenças saírem da “margem” estabelecida pelos marcos do desenvolvimento infantil de 0 a 5 anos, pode ser realmente que a criança tenha algum transtorno do neurodesenvolvimento, como autismo, por exemplo. 

Quanto à importância de perceber esses sinais logo cedo, é crucial entender que, em qualquer caso de atraso que necessita de orientação profissional, os resultados serão mais efetivos quanto antes iniciarem. Isso porque a capacidade de aprendizado do cérebro nesse período é muito maior, como você já deve ter ouvido falar: até mais ou menos os 6 anos de idade, 90% das conexões neurais são formadas. 

Por esses motivos, é muito importante ficar realmente atento aos marcos do desenvolvimento da criança. Vamos conferir, então, quais são exatamente os principais pontos aos quais se deve ficar atento: 

  • Até os dois meses de idade: sorri, leva as mãos à boca, mexe a cabeça em direção aos sons, chora ou fica inquieto se a atividade que está fazendo não muda, consegue manter a cabeça elevada;

There is no ads to display, Please add some
  • Até os quatro meses de idade: gosta de brincar e chora se a brincadeira acaba, imita alguns movimentos, chora de maneira diferente dependendo do que estiver incomodando, começa a balbuciar, segue movimentos com os olhos, consegue rolar quando está de bruços, consegue segurar brinquedos e chacoalhar; 
  •  Até os 6 meses de idade: estranha pessoas que não conhece, responde ao próprio nome, gosta de se ver no espelho, gosta de brincar, começa a emitir sons de consoantes como “m” e “b”, rola em qualquer posição, começa a sentar sem apoio, tenta alcançar objetos que estão longe;
  • Até os 9 meses de idade: possui brinquedos favoritos, pode ter medo de estranhos, compreende o “não”, procura objetos que viu serem escondidos, fica de pé com apoio e engatinha;
  • Até 1 ano de idade: entrega livros para o cuidador quando quer ouvir histórias, possui pessoas e objetos favoritos, faz gestos simples como o de negação e de tchau, tenta repetir palavras, pode ficar de pé sozinho;
  • Dos 2 aos 4 anos de idade: aos dois anos a criança já consegue formular frases com uma ou duas palavras, até os quatro anos já imita comportamentos da mãe e do pai, brinca de faz de conta, fala sobre o que gosta, consegue correr e chutar bolas, segue instruções de dois passos, consegue arremessar; 
  • Até os 5 anos de idade: consegue separar o real da fantasia, gosta de cantar e dançar, quer agradar os amigos, fala com clareza, usa o tempo verbal do futuro, consegue desenhar uma pessoa com pelo menos 6 partes do corpo, consegue escrever algumas letras ou números, consegue ir ao banheiro sozinho, pula, consegue usar garfo e colher. 

Esses são só alguns dos principais marcos do desenvolvimento infantil de 0 a 5 anos, existem muitos outros pontos a que se deve prestar atenção. Quer saber mais sobre os marcos do desenvolvimento infantil de 0 a 5 anos e como é possível ajudar no seu desenvolvimento? Confira os textos no blog e me siga no YouTube, Instagram e TikTok para muito mais conteúdo informativo e importante para cuidar bem das crianças. 
Além de que eu também sempre aviso nas minhas redes sociais quando eu libero materiais super importantes e que ajudam muito no consultório, em avaliações, em intervenções de pacientes e muito mais!
E se você ainda não conhece meu curso você precisa conhecer, clique aqui para conhecer!

Compartilhe esse conteúdo
WhatsApp
Facebook

Tópicos do Conteúdo

Conteúdos que você também pode gostar
Calandar (2)
1 de dezembro de 2024
As estereotipias com as mãos...
Calandar (2)
28 de novembro de 2024
A ansiedade infantil é uma...
Calandar (2)
24 de novembro de 2024
O Transtorno Opositivo Desafiador (TOD)...
Calandar (2)
21 de novembro de 2024
O Transtorno do Espectro Autista...
Calandar (2)
17 de novembro de 2024
As estereotipias são comportamentos repetitivos...
Calandar (2)
14 de novembro de 2024
A ansiedade em crianças é...
Calandar (2)
7 de novembro de 2024
O espectro autista é uma...
Calandar (2)
3 de novembro de 2024
A ansiedade é uma resposta...

Newsletter: Receba Notícias e Conteúdos

Receba as novidades do mundo da Terapia Infantil toda semana!

Jornada Terapeuta Infantil de Sucesso

Aprenda a se desenvolver mais como terapeuta infantil, como lotar sua agenda e fazer a gestão do seu consultório do zero.

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

TERAPEUTA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

TERAPEUTA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

TERAPEUTA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

TERAPEUTA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Aprenda como atuar em todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil, através da metodologia IAMF.

PSICÓLOGA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Aprenda como atuar em todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil, através da metodologia IAMF.

PSICÓLOGA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Aprenda como atuar em todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil, através da metodologia IAMF.

PSICÓLOGA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Aprenda como atuar em todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil, através da metodologia IAMF.

PSICÓLOGA INFANTIL NÃO PERCA!!!

+

Aprenda como atuar em todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil, através da metodologia IAMF.

PSICÓLOGA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Digite o que procura abaixo