Para trabalhar como psicólogo atualmente, assim como em qualquer área, não basta apenas ter currículo, ter especializações e ser bom nos atendimentos. Hoje, essa é uma profissão que necessita de estratégias de divulgação para que seu trabalho emplaque. Uma delas é utilizar o Instagram para psicólogos.
Você já ouviu aquela famosa frase “quem não é visto não é lembrado”? Bom, é exatamente isso que estamos querendo dizer. Não adianta você ter os diplomas e cursos mais incríveis se você não souber como trabalhar para ganhar o público.
Nesse sentido, é fundamental a exposição e o trabalho de marketing para divulgação. Só assim os clientes conseguem te encontrar, pois, sem isso, as pessoas não tem como saber o que você sabe, como você trabalha e o que você tem a oferecer.
Para te ajudar, selecionamos 10 dicas de como você pode utilizar o Instagram para psicólogos, visando justamente expandir seus negócios e atrair cada vez mais clientes.
Saiba bem o que você quer com o seu Instagram para psicólogos
A primeira dica que temos de Instagram para psicólogos, é que você precisa, necessariamente, entender o seu objetivo com o Instagram.
O Instagram é uma plataforma repleta de opções para a divulgação do trabalho do psicólogo, mas, ela só se torna funcional, quando você tem bem delimitado de que maneira quer utilizá-la.
Seu objetivo é vender cursos? Conseguir novos clientes? Ser autoridade em algum tema? Ser reconhecida? Lotar sua agenda? Para cada um desses objetivos, é necessário utilizar uma estratégia diferente no Instagram para psicólogos.
Por isso, antes de começar a utilizar essa ferramenta, pergunte para você mesmo: qual é o meu objetivo no Instagram? A partir disso, comece a entender mais sobre as possibilidades que o Instagram pode oferecer para o objetivo que você selecionou, visando alcançá-lo de maneira eficiente.
Definição do público alvo
Um dos principais pontos para que uma estratégia de marketing digital para psicólogos seja bem efetuada, é a delimitação do público alvo. No Instagram para psicólogos, determinar qual será o seu público é fundamental.
Sabendo qual é o seu objetivo dentro dessa plataforma, como os que mostramos anteriormente, é importante decidir quais são as pessoas que você quer atingir com as ferramentas que o Instagram para psicólogos pode oferecer.
Dessa maneira, os seus posts, videos ou lives terão como foco aquele público nichado, que pode ter uma idade específica, gostos e interesses particulares, moram em determinada região, são de um determinado sexo, etc.
Essa definição molda praticamente toda a forma como serão feitas suas publicações. Define o design, a forma como você escreve e interage com as pessoas, a maneira como você apresenta o conteúdo, e vice-versa.
Qual é a dor do seu público?
O trabalho de psicólogos é muito importante para a sociedade, pois lida com emoções, relações, sentimentos, vivências e experiências do cotidiano.
Para que você consiga se conectar com seu público, você precisa, de alguma forma, trazer algo útil para eles, seja de forma engraçada ou emocionante. Normalmente, essas são as principais maneiras que as pessoas acabam se conectando com os profissionais dessa área no Instagram para psicólogos.
Por que você acha que os memes fazem tanto sucesso? As pessoas utilizam o Instagram como uma distração, para passar o tempo.
Essa perspectiva muda quando ela encontra algo interessante, que tem a ver com o que ela está estudando, trabalhando, tem curiosidade ou conecta com uma dor que ele está passando.
Por isso, é importante tentar encontrar essa “dor”, esse sentimento, sensação. Com isso, você se conecta de forma sincera com o seu público, mesmo que produzindo conteúdos mais leves e descontraídos em um primeiro momento, modificando conforme a confiança vai aumentando.
Constância no seu conteúdo
Não adianta nada você criar um perfil nessa rede social, e não movimentá-lo. Dessa maneira, as pessoas acabaram deixando de seguir seu perfil, pois isso não terá muito sentido pra elas.
Portanto, é fundamental movimentar o Instagram para psicólogos. Mas como fazer isso? Bom, para quem não conhece, e até mesmo para quem já tem uma familiaridade com essa plataforma, o Instagram é uma rede social com diversas opções de postagem, como o feed de notícias, os stories e o Reels.
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Cada uma dessas ferramentas permite que você poste conteúdos de diferentes maneiras, sempre através de publicação de conteúdos para Instagram. Nos stories, você pode postar fotos, vídeos curtos ou elaborar lives. No feed, você posta conteúdos com grandes legendas, seja informando sobre algo ou direcionando para um conteúdo do seu site. Já no reels, você pode postar vídeos mais completos, trabalhando um assunto de interesse do seu público, por exemplo.
Utilizando essas possibilidades, mantendo sempre eles atualizados, você gera engajamento, mediante visualizações, curtidas e compartilhamentos. Dessa maneira, você consegue interagir com seu público, tirar dúvidas, estabelecer métricas do engajamento, verificar o que está sendo mais falado e o que não está, entre outras coisas importantes.
Por isso, é essencial essa movimentação e atualização constante, ajudando você a estabelecer parâmetros do que funciona e o que não funciona, permitindo que você aumente seu alcance cada vez mais, de forma organizada e estruturada.
Quantidade x Qualidade
Se o primeiro princípio é a constância, você acha que você deve postar apenas um post completo, com todas as informações necessárias, bonito design e que seja atrativo, ou 3 posts de qualidade mediana? Sim, pode parecer estranho, mas é mais interessante postar 3 posts medianos.
Psicólogos que estão começando a utilizar essa plataforma acabam exigindo muita perfeição das postagens, mas é importante ter em mente que você vai errar muita coisa até começar a ter um Instagram para psicólogos que funcione bem.
A melhora só acontece quando você pratica, constantemente. Por isso, é mais interessante investir em mais publicações, mesmo que elas possuam uma qualidade um pouco baixa, do que publicar uma vez um texto qualificado, e esquecer de seguir utilizando o Instagram para psicólogos.
Use variadas formas de posts
Como informamos anteriormente, o Instagram para psicólogos é uma plataforma repleta de variedade de opções. Muitos profissionais acabam se apegando ao feed, e utilizando apenas essa ferramenta. Entretanto, é fundamental que você não se prenda apenas a esse recurso.
Aprender sobre outras possibilidades, como o Reels, IGTV, Guias, Stories, interação nos stories, lives, entre outros, é fundamental para que você tenha um perfil atrativo. Cada pessoa tem a sua preferência de como gosta de utilizar essa rede social e, portanto, para alcançar uma gama maior de pessoas, é interessante abordar o máximo de recursos que você conseguir.
Reels muito reels
O Reels, por exemplo, é um recurso mais novo, só que vem fazendo muito sucesso no Instagram para os psicólogos.
O funcionamento desse recurso é semelhante aos stories, por exemplo, visto que, você pode publicar vídeos de variados temas e formatos. A diferença principal é a forma como ele é acessado, o tamanho das publicações e, principalmente, a possibilidade publicar vídeos direto do Tik Tok, que é um aplicativo de tremendo sucesso.
No perfil do seu Instagram, existirá uma “página” apenas com os conteúdos postados no Reels, facilitando o acesso aos seus vídeos.
Mas, outro ponto importante dessa ferramenta, é que, de acordo com os algoritmos utilizados pelo Instagram, uma pessoa pode acabar caindo em um vídeo seu de forma aleatória, bastando apenas ela estar acessando, em certo momento, conteúdos no Reels que tratem de assuntos semelhantes ao que você trata.
Dessa maneira, é um recurso de altíssimo alcance e, portanto, é fundamental que você trabalhe com ele, aumentando sua chance de conseguir mais seguidores.
Collabs
Collabs é uma gíria simplificada para a expressão “colaboração”. Bom, o nome é auto explicativo. Quando falamos em collabs, estamos falando sobre parcerias entre profissionais com públicos semelhantes no instagram.
Essa é uma maneira muito interessante de gerar engajamento e aumentar o alcance de ambas as partes envolvidas. Muitos perfis profissionais, que trabalham fortemente com o Instagram, utilizam essa ferramenta de forma estratégica.
O funcionamento do collabs é simples: o seu perfil e o de outro profissional participarão de uma mesma postagem, seja um vídeo, foto ou live. O exemplo da live é o mais fácil de entender: quando você utiliza esse recurso do collabs, juntando dois perfis do Instagram, tanto os usuários que seguem você, como os que seguem o seu colaborador, receberam notificações sobre a live que está acontecendo.
Dessa forma, você utilizando essa ferramenta de forma adequada, trabalhando em parceria com profissionais que atuam na mesma área que você, existe a possibilidade de você atrair os seguidores do seu colaborador para o seu perfil, aumentando seu alcance.
Cuidado com mitos
“A, mas está cheio de psicólogo criando conteúdo, eu serei mais um”. Essa é uma frase que muitos profissionais, não apenas da área de psicologia, reproduzem para não criar seu próprio perfil de Instagram,
Entretanto, isso deve ser refutado. O Instagram faz parte de um mercado digital que está em constante crescimento e ele serve como sua vitrine para esse mercado.
Quantos shoppings tem na sua cidade? Todos cheios, né? Isso acontece porque as pessoas passeiam pelas vitrines, observam, gostam e acompanham. O Instagram funciona da mesma maneira.
É importante entender que o Instagram para psicólogos é um objetivo a médio e longo prazo. Sim, você não vai conseguir resultados de imediato, mas é fundamental não desistir.
Para que ele trabalhe da maneira correta, você deve melhorar seus conteúdos, suas publicações, conhecendo as ferramentas que ele possui, variando as opções. A constância, por exemplo, funciona dessa maneira, é justamente a forma como você atinge esse objetivo a médio e longo prazo.
Outra coisa que você deve ter em mente é: apenas você, e só você, consegue produzir o conteúdo da sua maneira.
Sim, você pode encontrar conteúdos semelhantes, que falem sobre assuntos parecidos e etc, mas o seu perfil vai ser característico. Será a sua voz nos vídeos, as suas expressões, a sua forma de conversar e dialogar com o público, etc.
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Existem pessoas mais engraçadas, outras mais sérias e outras que fazem pesquisa de muita qualidade. Você pode e deve estar no meio dessas pessoas, encontrando quem é você no meio digital, sua autenticidade. Isso gera uma conexão genuína com os seus clientes, que apenas você terá.
Responda TODOS que falarem com você
Um dos principais benefícios do Instagram para psicólogos, é a verificação de como o público interage com as suas postagens. Porém, para que eles continuem interagindo, conversando e dialogando sobre aquilo que você está trabalhando, é fundamental que você os responda.
Independente da ferramenta utilizada, seja nos stories, feed, Reels ou até mesmo no direct, existe a possibilidade de as pessoas comentarem. Mesmo que às vezes esses comentários sejam pejorativos, quando você responde, sem perder o tom, você mostra que é ativo e que está disposto a ajudar, tirar dúvidas e melhorar a experiência desses usuários.
Portanto, é fundamental que você responda a todas as pessoas que falarem com você. Elas precisam da sua reciprocidade para continuar ali, interagindo com você, e gerando o engajamento que você precisa para continuar crescendo.
Dica bônus: Link na bio
Use uma dessas opções de site para criar os seus links na sua bio. Os links na bio funcionam como redirecionamento para outros espaços, como o próprio site de psicólogos que você desenvolveu.
1 – https://linktree.com.br/site/
2 – https://taplink.at/pt-br/profile/auth/signup/
3 – https://app.heylink.me/signup
4 – https://www.flowcode.com/
Se quer clientes, use esse link do whatsapp para direcioná-los diretamente para falar com você.
Entre nesse link e crie o seu próprio link para o whatsapp: https://www.convertte.com.br/gerador-link-whatsapp/
Você precisa facilitar o acesso do seu cliente à você. O Whatsapp, por exemplo, é uma rede social muito utilizada para conversas e interações e, portanto, redirecionar os usuários para essa plataforma, entrando em contato direto com você, facilita esse processo.
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Conclusão: dicas de Instagram para psicólogos
Como vimos, para que seja construído e bem trabalhado um perfil de psicólogos para Instagram, é preciso trabalhar em diferentes áreas e conhecer sobre como funciona essa plataforma. Seguindo as 10 dicas que trouxemos no artigo, certamente você terá um encaminhamento maior de como começar e como seguir utilizando essa plataforma tão importante para o trabalho de profissionais dessa área.
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