A faculdade de psicologia infantil é uma área de estudo ampla, que busca compreender e auxiliar no desenvolvimento emocional, social e cognitivo de crianças e adolescentes. Mas não é com esta simples definição que se resume o tamanho da prática.
There is no ads to display, Please add some
A verdadeira atuação do psicólogo infantil acontece diariamente, em contato direto com a infância. Gostar de crianças, da visão de mundo dos pequenos, do mundo da imaginação e de estudar (e muito!) são alguns indícios de que você escolheu o caminho certo para trilhar.
Uma curiosidade é que a faculdade de psicologia infantil não existe (até o presente momento). O que nós temos academicamente disponível é a formação na área da psicologia e especializações que irão direcionar, ampliar, melhorar e garantir o sucesso da sua prática.
O primeiro conceito que eu acredito que devemos ter antes de buscar quais as vantagens da faculdade de psicologia infantil, é justamente a ausência, não por completo, mas de amplitude e aprofundamento, de conteúdos sobre o trabalho com a infância que iremos encontrar durante a graduação.
Enquanto profissionais que têm como um de seus objetivos entender e oferecer meios de lidar com problemas emocionais e comportamentais e ajudar pequenos futuros adultos a desenvolver habilidades sociais e emocionais que são fundamentais para promover uma vida saudável, a curiosidade e a vontade de buscar saber são indispensáveis.
E elas andam juntas!
Se você está pensando em seguir essa carreira, a curiosidade irá te levar sempre a tentar entender o seu paciente, buscar novas fontes de conhecimento, a “olhar diferente” para situações que se repetem, nas quais soluções anteriores não fazem mais sentido, entre outras possibilidades.
E a constante vontade de saber mais irá complementar a sua formação. Já que o diploma oferecido pela faculdade de psicologia infantil é introdutório, nos oferecendo a base para darmos início à nossa carreira.
O trabalho de um psicólogo infantil pode envolver questões que vão além do diagnóstico de transtornos, e do consultório. Como aconselhamento e orientação para pais, professores, e diversos profissionais de outras áreas, e especificidades nas intervenções terapêuticas para ajudar as crianças a lidar com problemas emocionais e comportamentais de forma particularizada.
Algumas possibilidades
Alguns aspectos do mercado de trabalho fazem da faculdade de psicologia infantil uma área de atuação diferenciada das demais práticas da psicologia. E eles podem variar consideravelmente de acordo com a região e as demandas da população local.
O mercado de trabalho para os psicólogos infantis é amplo e diversificado, podendo atuar em clínicas particulares, hospitais, escolas, ONGs, centros de atendimento a crianças e adolescentes, entre outros. Além disso, há também a possibilidade de trabalhar com pesquisa e docência em universidades e instituições de ensino.
A formação de profissionais da educação, por exemplo, demanda grandemente profissionais para orientar quanto à educação inclusiva, psicologia do desenvolvimento, entre outras questões que envolvem o processo de aprendizagem infantil.
No entanto, de forma geral, a faculdade de psicologia infantil garante a capacitação de profissionais especializados em saúde mental infantil, especialmente em clínicas particulares, hospitais, escolas e órgãos públicos. A pandemia de Covid-19 aumentou a demanda por serviços de saúde mental como um todo, afetando, também, as crianças.
Considerar abrir o próprio consultório é também uma ótima oportunidade e possibilidade.
Existem dificuldades?
Assim como em qualquer outra área, a faculdade de psicologia infantil encontra seus desafios e dificuldades. Como, por exemplo, pacientes não verbais, que possuem uma linguagem diferenciada e nos desafiam a sair do que é conhecido por nós para compreender o que estão nos comunicando.
Pode ser emocionalmente desgastante, também, lidar com casos de abuso, nas suas diversas formas, negligência e transtornos graves de comportamento, que fazem da adaptação ao outro um desafio para nós e para eles.
Afinal, a faculdade de psicologia infantil de psicologia infantil não nos prepara para lidar com os nossos sentimentos perante as situações vivenciadas pelas crianças, para as demandas emocionais do trabalho árduo que é inovativo e criativo, a falta de estrutura em alguns locais de trabalho e a necessidade constante de atualização e aprendizado para acompanhar as novas abordagens e técnicas da psicologia.
É sempre importante, também, estarmos preparados para lidar com situações complexas e estressantes, e buscar apoio emocional e supervisão adequados para evitar chegar a um burnout, por exemplo.
Paula, como eu me preparo?
Para se tornar um psicólogo infantil, é necessário cursar a faculdade de psicologia, que tem duração média de quatro anos. Durante o curso, você irá aprender sobre teorias psicológicas, métodos de avaliação e intervenção, e algumas matérias específicas da área da infância e adolescência.
A formação inclui estágios supervisionados, nos quais o estudante tem a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Este momento é particularmente importante para você se encontrar profissionalmente e entender se decidiu pela área com a qual se identifica.
Após a graduação, eu recomendo que se busque especialização e aprimoramento constante, participando de cursos, palestras e conferências na área de psicologia infantil para se aprofundar no conhecimento e habilidades necessárias para atuar na área que você escolheu.
Essa especialização pode ser feita através de cursos de pós-graduação, seminários, leituras específicas, ou seja, uma lista interminável de possibilidades. Na sua maioria, elas incluem o conhecimento de técnicas e abordagens terapêuticas específicas, como a terapia cognitivo-comportamental, a terapia familiar, entre outras.
There is no ads to display, Please add some
Também é importante desenvolver habilidades de comunicação e empatia ao longo da faculdade de psicologia infantil para se conectar com as crianças e suas famílias.
Se você ainda está cursando a graduação e se interessa pela infância, pela prática da psicologia infantil e assuntos relacionados, não deixe de conferir o meu blog para terapeutas. Eu sempre busco trazer tópicos atuais e relevantes para uma prática criativa e humanizada, que tem o paciente como foco.
Se você terminou a graduação, está se especializando, porém não sabe por onde começar, ou quer abrir seu próprio consultório ou clínica infantil, o Psicólogo Infantil é justamente o que está procurando. Lá, nós podemos conversar e eu posso te ajudar durante a sua caminhada profissional.
Eu também estou disponível nas minhas redes sociais (Instagram, YouTube, Facebook) não deixe de conferir.