Como escolher brinquedos para consultório de psicologia

Como escolher brinquedos para consultório de psicologia
Paulinha Psico Infantil

Paulinha Psico Infantil

Olá, sou a Paulinha, psicóloga infantil com foco em transtornos do neurodesenvolvimento. Crio conteúdos na internet desde 2015 e ajudo milhares de mães e outras profissionais da área. Quer conversar comigo? Só deixar um comentário no final do conteúdo.

Psicólogos que trabalham com atendimento infantil, sempre tem dúvidas de como escolher os brinquedos para consultório de psicologia. Como a interação com as crianças, por meio de brincadeiras e jogos é fundamental para avaliar o comportamento e o desenvolvimento de cada uma, é preciso ter uma base importante para realizar essa escolha.

Cada brinquedo para consultório de psicologia pode ser utilizado de uma determinada maneira. Enquanto alguns são interessantes para estimular a interação, outros podem ser fortes aliados no desenvolvimento da coordenação motora ou da cognição.

Por isso, é importante levar alguns aspectos em consideração, principalmente em relação à abordagem que você terá durante suas sessões de avaliação infantil e a forma como você deseja estimular o desenvolvimento de cada criança que atender.

Nesse sentido, o artigo a seguir foi desenvolvido para que os psicólogos, principalmente aqueles que estão começando e não sabem exatamente como escolher os melhores brinquedos para consultório de psicologia e de que forma esses brinquedos podem ser utilizados, tanto nas consultas, como na avaliação do desenvolvimento infantil. 

A avaliação infantil na psicologia

A avaliação infantil na psicologia

Como dissemos, a avaliação infantil depende da abordagem de cada psicólogo, que utiliza métodos que mais tem afinidade para lidar com as situações com as crianças em seus consultórios. Hoje, falaremos da abordagem desenvolvimentista, ou seja, a abordagem que avalia o desenvolvimento infantil.

Um dos principais pontos relativos ao atendimento infantil, é a avaliação em relação ao desenvolvimento de diversas características, como os sentimentos, a linguagem, a cognição e o desenvolvimento motor.

A abordagem desenvolvimentista recebe esse nome justamente por avaliar os conceitos do desenvolvimento infantil, englobando essas características durante o processo de avaliação.

Cada criança, naturalmente, se desenvolve à sua maneira. Porém, não acredite na frase “cada criança tem seu tempo”, pois existem marcos no desenvolvimento que são importantes para a avaliação dessa criança.

As características físicas, como cor do cabelo, dos olhos, da pele, o tamanho, o peso, entre outras coisas, envolvem uma série de fatores genéticos. Mas, em relação ao comportamento e aos aspectos do desenvolvimento infantil como um todo, existe um processo do neurodesenvolvimento para essas evoluções.

Nesse sentido, um dos pontos mais importantes da abordagem desenvolvimentista psicológica, é em relação a como essas crianças estão se desenvolvendo nesses pontos específicos. Existem, inclusive, marcos importantes que determinam os estágios desse desenvolvimento.

Essas marcos são relativos a essas características e são utilizada como parâmetro para entender como está sendo o desenvolvimento infantil, englobando, principalmente, algumas etapas estratégicas:

  • 6 meses de idade;
  • 6-9 meses;
  • 1 ano;
  • 18 meses;
  • 2 anos;
  • 3 anos;
  • 4 anos;
  • 5 anos;

Em cada uma dessas idades, as crianças que estão se desenvolvendo dentro do padrão, deveriam ir adquirindo comportamentos específicos, chamados de marcos do desenvolvimento infantil, com as primeiras palavras, os primeiros passos, a forma como ela interage com outros adultos e crianças, os tipos de brincadeiras, entre outros aspectos.

Na tabela das etapas do desenvolvimento, você consegue visualizar todas essas etapas e todos os marcos referentes a cada idade das crianças.

Quando alguma criança não se enquadra nesses marcos, é possível que ela esteja passando por um processo de atraso no desenvolvimento infantil. 

Esse atraso pode ter diversos significados, como um transtorno neurológico, falta de estimulação adequada, síndromes genéticas, entre outros.

Esses atrasos, inclusive, podem ser observados previamente pelos pais que, quando entendem sobre esse assunto, podem ajudar a identificar os padrões de comportamento, a maneira como as crianças estão se desenvolvendo e quais as fases que elas começam a apresentar algumas características importantes. 

O que devo observar antes de comprar brinquedos de psicologia? 

O que devo observar antes de comprar brinquedos de psicologia?

A observação dos pais e, especialmente dos psicólogos, é fundamental pra determinar os brinquedos para consultório de psicologia, pois eles serão utilizados justamente nesse processo de estimulação do desenvolvimento.

Os atrasos no desenvolvimento infantil podem ser identificados de diferentes maneiras, principalmente com aplicações de testes, tanto diretamente com as crianças, como também através de entrevistas com os pais.

Normalmente, quando falamos em autismo, utilizamos esses testes, que você pode ver mais sobre eles clicando aqui, para identificar os estágios de desenvolvimento e o possível diagnóstico daquele paciente. 

A partir daí, podemos escolher e definir quais brinquedos para consultório de psicologia que serão utilizados durante as sessões, visto que, cada brinquedo, jogo é brincadeira gera estímulos diferentes em cada criança.

Não tenho avaliações, como posso começar? 

Caso você, psicólogo que esteja começando no atendimento infantil, não possua as avaliações necessárias, você pode usar uma tabela base de marcos do desenvolvimento infantil, observando diferentes áreas através da brincadeira com brinquedos para consultório de psicologia, como os parâmetros do link a seguir

Além disso, também possuímos uma cartilha de orientações à saúde das crianças, que traz informações essenciais sobre o desenvolvimento infantil, os marcos, os atrasos e as abordagens mais importantes, sempre pensando em quais brinquedos para consultório de psicologia podem ser utilizados nos tratamentos.

Essa cartilha, contida no link a seguir, pode te auxiliar a observar o desenvolvimento de cada criança, compreendendo se ela está dentro do esperado ou não em relação aos marcos do desenvolvimento infantil.

E depois da avaliação? 

E depois da avaliação?

Após avaliar cada criança e ver em quais áreas e características elas apresentam déficits, o psicólogo deverá utilizar brincadeiras, principalmente com brinquedos para consultório de psicologia, e atividades focadas em estimular áreas deficitárias dessas crianças.

É justamente por isso que é muito recomendado que os psicólogos utilizem os testes e avaliações do desenvolvimento infantil, pois esses testes podem assessorar de forma completa o trabalho do terapeuta.

Com a execução dos testes, independentemente do escolhido, o psicólogo terá uma base maior para identificar quais os aspectos mais deficitários e quais precisam ser mais trabalhados.

Nesse processo de avaliação e também de pós avaliação, a escolha dos brinquedos para consultório de psicologia é fundamental, pois muitos dos testes se baseiam no manuseio desses brinquedos e observação dos psicólogos, avaliando como está sendo essa interação da criança com cada instrumento selecionado.

Conclusão sobre quais brinquedos para consultório de psicologia comprar

Como vimos, brinquedos para consultório de psicologia são fundamentais, visto que, quando falamos de crianças, naturalmente associamos a brincadeiras, jogos e esses instrumentos de diversão; Além de estimular as crianças, os brinquedos podem ser utilizados nos testes de avaliação do desenvolvimento infantil, aumentando ainda mais a importância do processo de escolha.

Então a dica de ouro que eu deixo para você que está começando é: não saia comprando toooodos os brinquedos do mundo de uma vez só, foque em brinquedos essenciais para a avaliação que você for escolher, faremos um post sobre as principais avaliações do desenvolvimento infantil, e muitas delas possuem a sua própria “caixa de avaliação” que já contém o material necessário para a avaliação.

Portanto, recomendo que você vá adquirindo brinquedos à medida em que novas demandas vão aparecendo no seu consultório! Dessa forma você não gasta suas economias em brinquedos que ainda não tem certeza que irá usar com seus pacientes. Atualmente com a internet e os e-commerces, ou, lojas online, fica muito mais fácil de adquirir novos brinquedos para o consultório, que chegam na porta do seu consultório mesmo.

E para mais novidades diariamente, me siga no instagram: Paulinhapsicoinfantil ou dê uma olhada nos meus outros conteúdos do Blog.

Compartilhe esse conteúdo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook

Tópicos do Conteúdo

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário

Conteúdos que você também pode gostar