Quero um cachorro para conviver com o meu filho autista. Como fazer?

Paulinha Psico Infantil

Paulinha Psico Infantil

Olá, sou a Paulinha, psicóloga infantil com foco em transtornos do neurodesenvolvimento. Crio conteúdos na internet desde 2015 e ajudo milhares de mães e outras profissionais da área. Quer conversar comigo? Só deixar um comentário no final do conteúdo.

Todo mundo que assistiu o filme “Afther Thomas” (em português: “Um amigo inesperado”) fica com vontade de ter um cachorro na família, pois eles são lindos, fofos, e nos prometem alguns possíveis milagres em relação a interação social de nossas crianças autistas.

Depois conhece o Théo e a Lola, uma família brasileira morando em Estocolmo com fotos e histórias lindas:

Untitled
Clique na foto para ir para uma página com muito amor canino

Aqui tem mais: http://lagartavirapupa.com.br/os-40-cliques-mais-lindos-de-theo-e-lola/

Dai você acompanha blogs de mães que comparam um cachorrinho, como a Andréa do Lagarta Vira Pupa, mãe do Théo que tem a Lola, um golden retriever linda e acompanhar a interação deles é realmente lindo. Dá vontade de ir no canil mais próximo e comprar o primeiro golden que tiver disponível.

Eu ajudando uma família a escolher filhotes de Golden.
Eu ajudando uma família a escolher filhotes de Golden.

Porém, esse post é bem para refletir sobre essa possível aquisição.

Em primeiríssimo lugar, é preciso avaliar qual seria a melhor raça de cachorro para a sua situação.

download

E como situação eu digo, onde você mora, casa ou apartamento, quem fica em casa durante o dia, se tem vizinhos que podem reclamar de um cachorro grande, ou um pequeno que late. Então, claro que as raças preferidas e mais consideradas são o Labrador retriever e o Golden retriever, pois são raças inteligentes, de fácil adestramento, carinhosas, amáveis e tranquilas.

images

Então infelizmente, se você mora em apartamento essas duas raças NÃO são indicadas para sua família. Mesmo caminhando todo dia com eles? Sim, mesmo caminhando todo dia. Pois ficar em um espaço pequeno pode gerar stress e ansiedade, e você não quer seu cachorro comendo tudo que ver pela frente na sua casa, e nisso falo sobre portas, armários, sapatos, mesas, cadeiras…. sim, cachorros ansiosos procuram morder tudo o quepuderem.

Então, para apartamentos o ideal é um cachorro pequeno, porém temos que lembrar que muitas raças pequenas tem tendencia a latir muito.

Seu filho tem sensibilidade auditiva? Pense em como isso pode deixar seu filho irritado, ele não vai conseguir curtir o cachorro. Existem raças que normalmente não latem, por isso é muito importante fazer uma pesquisa na internet, conversar com veterinários e adestradores para definir a melhor raça.

Caso você more em uma casa sim, Labrador e Golden serão seus melhores amigos, tem o Bernese também, porém o custo dele é maior. E ele também, é maior que o Golden e o Labrador em geral.

 Aqui tem uma lista de “Não tenha um Bernese se….” Vale a leitura caso esteja pensando em um cachorro desses: http://www.cpbb.com.br/raca_nao_tenha_se.shtml

A mesma lista vale para Labradores e Golden Retrievers.

NÃO TENHA UM CACHORRO DE GRANDE PORTE como Labrador, Golden ou Bernese SE:

– você procura um cão de guarda, eles não são cães de guarda;

– você não tem paciência e tempo para cuidar da pelagem do Golden e do Bernese (Labrador tem pêlo curto);

– você tem um jardim perfeito e não quer que ninguém estrague-o. Saiba, filhotes são bagunceiros e no começo vão sim fazer algum tipo de bagunça no seu jardim, precisa saber lidar com a terra pelo chão quando chegar em casa.

– se você trabalha demais e não tem tempo de treinar o adestramento, se prepare para ter um cachorro enorme e mal-educado;

– se você não sabe dar limites ao seu cachorro e deixa ele comer a comida da mesa, do chão, subir no sofá e dominar a sua casa;

– se você não suporta pêlos pela casa, cachorros soltam pelos normalmente, e na época da muda de pelos então, nem se fala.

– se você tem medo ou nojo de baba de cachorro, esses grandões tem muito calor e babam muito, além de adorarem uma bagunça com água;

Essas são algumas dicas para você prestar atenção ao escolher seu cachorro.

Caso você tenha lido tudo isso e pensado, ok, eu QUERO um cachorro e posso lidar com isso.

Gostaria de lembar que um cachorro CUSTA, e digo sim, dinheiro. Ele precisa de veterinário, vacina, ração, possivelmente tapetes higiênicos, banho, tosa, unhas cortadas ( não quer que arranhe seu filho sem querer, certo?) e o também um custo que parece “opcional” mas saiba, não é, UM ADESTRADOR.

E sim, ele custa de 80 a 120 reais por sessão semanal. Parece caro? Imagine um cachorro que não te obedece, sai correndo e pulando nas visitas e nas crianças, você não consegue passear porque ele te puxa para todos os lados, pula nos vidros, faz xixi e cocô em qualquer lugar e late para você soltá-lo do canil cada momento que o prende.

Então saiba, pagar o adestrador é sim ESSENCIAL. (Caso precise de indicação posso ajudar)

Ok, nova etapa, você leu até aqui e ainda está decidido a adquirir o cachorro dos sonhos.

Parece que estou querendo te desanimar mas saiba, não é isso, estou mostrando a realidade de se ter um cachorro em casa, dá trabalho sim, é um segundo (terceiro, quarto, quinto…) filho. Ele precisa de atenção, treinamento e cuidados básicos, amor, carinho e limites.

Ok, e agora?

11156175_10152693499057553_4086960634149821097_n
11193315_10152730247847553_3265822045636739453_n

Agora você pode se apaixonar pelas possibilidades que um cachorro pode trazer para o seu filho.

Mas lembre, roupas cheias de pelos são garantia desses abraços tão cheios de amor.

Tenho uma última opção, caso você queira a interação do seu filho com um cachorro de grande porte porém não pode tê-lo em casa: Terapia Assistida por Animais.

Existem profissionais que possuem o cachorro e podem passar 1h, 2h por semana com o seu filho e o cachorro devidamente treinado, então seu filho tem essa interação e você não precisa se preocupar com os custos, os pelos ainda existirão ok? Mas facilita bastante a sua vida. Pode ser um “treino” para o dia que puderem comprar um cachorro querido.

10848012_10152428505092553_6900545499000267940_n

Compartilhe esse conteúdo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook

Tópicos do Conteúdo

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário

Conteúdos que você também pode gostar