Como me especializar em psicologia para autismo?

Como me especializar em psicologia para autismo?
Paulinha Psico Infantil

Paulinha Psico Infantil

Olá, sou a Paulinha, psicóloga infantil com foco em transtornos do neurodesenvolvimento. Crio conteúdos na internet desde 2015 e ajudo milhares de mães e outras profissionais da área todos os dias aqui e em minhas redes sociais.

A escolha da especialização é um momento tão íntimo e emocionante quanto escolher um curso na faculdade. Afinal, é da nossa carreira que estamos falando, e ela irá nos acompanhar por um longo caminho. Durante meus anos formativos, eu lembro de escutar pouco sobre a psicologia infantil, e ouvir opiniões baseadas em senso comum, que não agregam conhecimento sobre a carreira que eu escolhi, quem dirá sobre psicologia para autismo

A faculdade de psicologia nos traz conhecimentos gerais sobre o nosso trabalho, que nos orientam e preparam para encontrar dentro deste enorme mar de possibilidades qual o nosso verdadeiro norte. E para o conselho federal de psicologia, até o presente momento, não se faz necessária uma especialização específica, sendo apenas a graduação o suficiente para você atuar na área da psicologia infantil. 

Eu, particularmente, acredito que a especialização irá agregar grandemente e ajudar neste primeiro momento a atender clinicamente os pequenos. Há uma diversa gama de cursos nas áreas de desenvolvimento da psicologia para autismo, transtornos do neurodesenvolvimento, entre outros, que valem o tempo de pesquisa de qual pós graduação é a ideal para você e para o público que sente a maior conexão.

É parte do processo, portanto, para quem escolhe trilhar o caminho que eu escolhi, adquirir certa independência na busca por workshops, palestras, livros e informações. Eu acredito que a psicologia para autismo seja uma escolha gratificante para os profissionais da psicologia que estão interessados em ajudar as crianças dentro do espectro a se desenvolverem de forma plena e saudável, assim como as demais áreas, e muni-las das habilidades necessárias para lidar com os desafios que irão encontrar pelo caminho.

Na prática, a teoria é outra! 

Como me especializar em psicologia para autismo?

As oportunidades práticas provenientes do estudo da psicologia para autismo são amplas e não estão restritas ao atendimento clínico da criança, você pode orientar pais, atuar em sala de aula, supervisionar colegas que trabalham com a infância, em casas lar, hospitais e diversas outras opções. 

Hoje, na era da informação, cada vez mais famílias identificam sinais em seus pequenos e buscam auxílio psicológico, fazendo da psicologia infantil uma área em constante crescimento, e a busca por profissionais qualificados é uma necessidade cada vez maior. 

Existe certa diferença, porém, entre trabalhar com crianças neurotípicas e crianças neuroatípicas, e a psicologia para autismo se encaixa na segunda. A nossa sociedade estabeleceu um padrão de funcionamento neurológico com base naquilo que é comum, e as pessoas cujos cerébros funcionam de forma divergente deste padrão são lidas como neuroatípicas, como pessoas diagnosticadas com TDAH, TOD, Autismo, T21, esquizofrenia, e síndromes genéticas, por exemplo.  


There is no ads to display, Please add some

Como uma área altamente técnica, os conhecimentos teóricos que iluminam a prática não podem ser simplesmente dispensados durante o atendimento de pacientes com TEA, que trazem demandas tão particulares. Encaixar na sua rotina um tempo para os estudos é, portanto, um dos pilares da psicologia para autismo, a área infantil como um todo requer de nós, especialistas, constante aprendizado e investimento. 

A intenção não é apenas ser um profissional de destaque, mas estar acima da média, o que significa que você, enquanto terapeuta infantil, terá uma carga de conhecimento diferenciada e irá fornecer ao seu paciente o melhor atendimento naquela área. Para o autismo, nosso olhar deve estar voltado ao ABA, as NDBIs, demais terapias, e congressos e cursos voltados ao atendimento individualizado da criança com TEA.  


There is no ads to display, Please add some

É possível tropeçar! 

Além destas características, há algumas soft skills (aquelas que não podem ser aprendidas em cursos ou na universidade) que são fundamentais para trabalhar com crianças e famílias com demandas especiais. O equilíbrio e autocontrole andam juntos durantes os atendimentos, crianças autistas podem ter as mais diversas reações frente à situações inusitadas, ou não, que precisam de profunda análise posteriormente e compreensão durante a crise, e você é a peça central para que a situação mantenha-se sob controle. 

Mesmo diante da grande satisfação que é trabalhar com psicologia para autismo, existem alguns erros não intencionais que podem ser cometidos na hora de começar na área. Um bom exemplo é acumular brinquedos no consultório. O brinquedo deve fazer sentido para o seu paciente e estar relacionado aos interesses dele para que possa exercer a sua função de material de apoio. 

Algumas opções são, além de nós mesmos, terapeutas, materiais criativos como folhas sulfite, giz, canetinhas, massinha de modelar, por exemplo, e livros infantis. O foco deve ser sempre o vínculo que será estabelecido entre paciente e psicólogo. Outro exemplo é acreditar que você precisa abrir MEI ou CNPJ para começar o seu atendimento, ou que um consultório é necessário, quando, na realidade, apenas uma sala adequada e seu CRP são suficientes. 

Os benefícios são maiores que os desafios! 

Como me especializar em psicologia para autismo?

Os benefícios de trabalhar com a infância, para nós que somos apaixonados, são incontáveis. Desde os mais inusitados apelidos que recebemos até os pequenos olhos alegres ao entrarem no seu consultório. A conquista da criança é um processo encantador, que de início não se solta e está desconfiada e ao longo das sessões se encontra e evolui é especialmente único. O contato com os pais, os relatos trazidos, quando eles compartilham conosco que a criança lembrou de nós ou algum avanço em casa reacende a nossa vontade de continuar nos especializando e buscando o melhor para cada um deles. 

Como atuar na área sem uma pós!

Profissionais especializados são mais do que necessários e bem vindos, este tópico particularmente me inspirou a criar o PsicoPlano Infantil para que eu possa estar presente e ajudar cada novo profissional que decide trabalhar com a psicologia infantil. Nele tem aulas de abordagens, passo a passoa como atender crianças neurotípicas, como mensurar os resultados, como avaliar transtornos e muito mais! 

A supervisão profissional também é uma grande aliada da sua prática diária, você sempre pode contar com profissionais mais experientes para dividir o conhecimento prático através da supervisão. Nós não estamos aqui para atribuir julgamentos ou alimentar medos e inseguranças, mas sim para auxiliar quem ainda está construindo seu repertório clínico. 


There is no ads to display, Please add some

A comunidade de especialistas da psicologia infantil adora interagir, construir network e é particularmente ativa nas redes sociais voltadas para a área de atuação. Existem diversos profissionais online que compartilham conhecimentos exclusivos e pertinentes, que farão toda a diferença no seu atendimento, aqui estão as minhas redes TikTok, YouTube, Instagram e Facebook para você conferir. 

Compartilhe esse conteúdo
WhatsApp
Facebook

Tópicos do Conteúdo

Conteúdos que você também pode gostar
Calandar (2)
26 de novembro de 2023
Identificar crianças com autismo é...
Calandar (2)
17 de outubro de 2023
O autismo é um transtorno...
Calandar (2)
11 de outubro de 2023
A Terapia Cognitivo Comportamental para...
Calandar (2)
9 de outubro de 2023
O Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD) é...
Calandar (2)
7 de outubro de 2023
A psicologia infantil não é...
Calandar (2)
5 de outubro de 2023
O déficit de atenção é...
Calandar (2)
30 de setembro de 2023
A psicologia infantil é uma...
Calandar (2)
20 de setembro de 2023
Atender a criança com hiperatividade...

Newsletter: Receba Notícias e Conteúdos

Receba as novidades do mundo da Terapia Infantil toda semana!

Jornada Terapeuta Infantil de Sucesso

Aprenda a se desenvolver mais como terapeuta infantil, como lotar sua agenda e fazer a gestão do seu consultório do zero.

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

TERAPEUTA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

TERAPEUTA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

TERAPEUTA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Digite o que procura abaixo