Você já deve estar cansado de ouvir falar na palavra “marketing digital”, não é mesmo? Não fique! É justamente pela importância e pela potência que tem as estratégias de marketing digital, que esse conceito é tão discutido, inclusive para a área de psicologia. A psicologia e marketing digital devem trabalhar lado a lado para psicólogos que queiram expandir seus negócios, aumentando seu alcance e se tornando referências na área.
Mas de que maneira o marketing digital para psicólogos pode trabalhar para que esses profissionais melhorem seus trabalhos? Bom, caso você não saiba, o marketing digital é o conjunto de estratégias que uma empresa, um profissional e, no caso, um psicólogo, devem utilizar para promover seu trabalho.
Existem inúmeras estratégias de marketing digital que podem ser utilizadas para promoção de um negócio, mas, nem sempre é necessário aplicar todas elas, dependendo muito do tipo de trabalho que você oferece e qual é o seu objetivo e sonho de conquista da sua carreira.
Na psicologia e marketing digital, existem algumas estratégias que são fundamentais.
Atualmente, é imprescindível que você entenda sobre esse conceito e saiba como utilizá-lo da melhor forma. Infelizmente, muitos psicólogos não sabem como juntar psicologia e marketing digital, e acabam cometendo uma série de erros nesse processo, ficando muito atrás dos concorrentes e não entendendo como conseguir novos pacientes.
Por isso, selecionamos os 5 principais erros de psicologia e marketing digital para que você entenda, de uma vez por todas, como não cometê-los.
Não ter um instagram
Para começar, um dos principais erros de psicologia e marketing digital é a ausência do uso do Instagram como uma das principais estratégias de divulgação e expansão dos negócios.
O instagram para psicólogos é uma plataforma indispensável, pois, a longo prazo, é uma estratégia que, se bem trabalhada, trará excelentes resultados, principalmente pelas diferentes ferramentas que ele possui.
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Essas ferramentas permitem que você publique conteúdos do seu trabalho de diferentes maneiras, como texto, foto, vídeo, juntando esses três, e vice-versa. Além disso, ele possibilita que você faça lives (networking), parcerias em grupo, interaja em tempo real com seu público (possibilidade de novos pacientes) e também que você verifique o engajamento alcançado com as suas publicações, ajudando a estabelecer métricas para tentar melhorar os resultados.
Não movimentar o Instagram
Uma das principais dicas de Instagram para psicólogos, é a constância na movimentação da sua página. Não adianta nada você montar uma página nessa plataforma, e deixar ela parada, sem conteúdo.
Infelizmente, esse é um dos grandes erros cometidos na psicologia e marketing digital por profissionais que estão começando a utilizar essa plataforma. Muitos acreditam, por exemplo, que é mais interessante publicar poucas vezes conteúdos qualificados, do que realizarem publicações constantes, mesmo que não sejam conteúdos tão elaborados.
Entretanto, é exatamente o contrário. O que importa, é a constância com que você movimenta seu Instagram, seja nos stories, feed, Reels.
Publicar conteúdos com temas variados, todos os dias ou ao menos diversas vezes na semana, utilizando essas diferentes ferramentas, é uma ótima forma de você aumentar suas visualizações e aprimorar o engajamento com o público, conseguindo também, cada vez mais pacientes.
Não demonstrar o seu trabalho no Instagram
Outro ponto importante de psicologia e marketing digital, em relação ao Instagram, é a divulgação do trabalho. Também não adianta você criar um perfil nessa rede social e não expor aquilo que você pratica.
Muitas pessoas e profissionais dessa área, que não sabem como utilizar o Instagram da melhor maneira, acham que ele deve ser usado como um perfil particular, realizando discussões de assuntos variados, mas que muitas vezes não tem relação com o seu trabalho.
Para que você consiga atingir os seus clientes ou possíveis novos pacientes, é importante expor aquilo que você faz, seja por meio de textos explicando um pouco mais sobre o seu trabalho, vídeos discutindo assuntos relacionados a sua área de atuação ou também em parcerias com outros profissionais.
Não investir em um site
Não ter um próprio site também é um dos principais erros de psicologia e marketing digital.
Claro, como vimos, o Instagram desempenha um papel importante na divulgação do trabalho que você oferece. Mas, na maioria das vezes, os conteúdos publicados são redirecionados para uma página particular desses profissionais, ou seja, um site.
Você não precisa ter um site enorme, robusto e desenvolvido nos mínimos detalhes. Muitas vezes, apenas uma Landing Page, que é uma página criada para que clientes possam entrar em contato com você, já é o suficiente para que você seja visto de uma outra maneira.
Mas, é fundamental que exista esse site. Sim, se você conseguir e tiver essa disponibilidade, aprimorar o site cada vez mais é uma ideia interessante, pois aumenta seu leque de opções de divulgação e exposição do seu trabalho.
Porém, de modo geral, o site para psicólogos funciona mesmo quando ele é simples, trabalhando apenas como um direcionamento dos conteúdos publicados em outras plataformas, através da presença de um blog, contato, explicação do seu trabalho, exposição da sua formação e especialização, etc.
Não investir em Google meu negócio
Para finalizar os 5 erros mais cometidos em psicologia e marketing digital, é importante falarmos também da ausência do Google Meu Negócio.
Caso você não saiba, o Google Meu Negócio é uma ferramenta da empresa Google, gratuita e super simples de usar.
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A grande maioria das pessoas que quer pesquisar sobre um serviço perto dela na internet, utiliza o Google Maps como plataforma para realizar essa pesquisa. Muitas vezes, essas pessoas podem estar procurando, por exemplo, por contatos de psicólogos para receber atendimento.
Dessa maneira, o Google Meu Negócio é uma ferramenta que permite que empresas e profissionais se cadastrem nessa plataforma, expondo informações como: nome, telefone, e-mail, endereço, sites e páginas de redes sociais.
Sem esse cadastro, a chance de você ser encontrado no Google, será somente se você tiver um site e se ele estiver bem ranqueado ou fazendo Google Ads para que ele apareça nas primeiras posições, porém essa é uma opção paga e que exige conhecimento para ser feita.
Entretanto, a gente criou um curso chamado Psicoplano, e um dos três pilares do Psicoplano é ensinar tudo sobre marketing digital para psicólogos, como estratégias, tráfego e muito mais, além de tudo que eu, Paula, realizo atualmente para ter o sucesso dentro do meio digital, como a execução dessas estratégias para a área em que eu atuo.
Conclusão
Como vimos ao longo do artigo, existem alguns erros que são comumente cometidos por psicólogos que estão iniciando seus negócios em relação a psicologia e marketing digital. Por isso, é importante entender quais são eles e de que maneira você pode evitar. Para isso, o Psicoplano é um curso que fala sobre esses temas e apresenta de que maneira você pode utilizar as ferramentas e plataformas que foram citadas, ajudando no crescimento do seu negócio.
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