O que é TCC e como funciona a psicologia com TCC?

O que é TCC e como funciona a psicologia com TCC?
Paulinha Psico Infantil

Paulinha Psico Infantil

Olá, sou a Paulinha, psicóloga infantil com foco em transtornos do neurodesenvolvimento. Crio conteúdos na internet desde 2015 e ajudo milhares de mães e outras profissionais da área todos os dias aqui e em minhas redes sociais.

A Terapia Cognitivo Comportamental, ou TCC, é uma abordagem terapêutica focada no presente, que propõe soluções que envolvam a identificação e a mudança de padrões de pensamento e de comportamento que contribuam para problemas emocionais. A psicologia com TCC baseia-se na teoria de que nossos pensamentos, emoções e comportamentos estão interligados, e que ao mudarmos a maneira de pensar e agir, podemos encontrar maior bem-estar emocional. 

Mas, Paula, qual o objetivo da psicologia com TCC? Essa abordagem vem para ajudar as pessoas a identificarem e alterarem os padrões de pensamento e de comportamento que são fontes de sofrimento e fornecer habilidades e práticas para lidar com problemas de forma eficiente. Devido a sua efetividade em intervenções para transtornos como ansiedade, depressão e transtorno obsessivo-compulsivo, por exemplo, a psicologia com TCC têm sido destaque nos últimos anos. 

Ao combinar conceitos do behaviorismo radical com teorias cognitivas, a vertente traz resultados expressivos quando comparada à terapias convencionais por ser breve e estruturada. Para pacientes que buscam resoluções rápidas ou a curto prazo, o engajamento se torna maior durante as intervenções, fator de extrema importância para o sucesso da psicologia atual. 

Princípios básicos

O que é TCC e como funciona a psicologia com TCC?

Ao considerar a conexão entre os pensamentos, as emoções e os comportamentos, a psicologia com TCC propõe a mudança dos sistemas de significação dos pacientes, para alterar os comportamentos em relação às situações que trazem sofrimento psicológico. Sendo assim, cabe ao terapeuta, durante as sessões, buscar padrões de sentimento, comportamento e pensamento perante as situações descritas pelo paciente. 

Ao encontrar aqueles que são prejudiciais ou disfuncionais, as propostas de intervenção baseiam-se na construção de um processo de análise interna com foco nos aspectos cognitivos e comportamentais “automáticos” e sua desconstrução. De forma simples, re-elaborar os pensamentos e comportamentos do paciente frente às mais diversas situações.

É natural que as pessoas, no decorrer de sua trajetória, construam padrões que irão determinar a percepção e o entendimento dos acontecimentos à sua volta, como extensos esquemas cognitivos presentes em cada indivíduo. Por esta razão, a psicologia com TCC requer um trabalho conjunto entre terapeuta e paciente na aplicação de técnicas que irão alterar características intrínsecas à personalidade para que isso ocorra de forma positiva e contextualizada. 

Para que o atendimento seja efetivamente personalizado, o paciente de psicologia com TCC deve compartilhar informações sobre o ambiente e a situação na qual ocorreu determinada situação que gerou a reação fonte de sofrimento psicológico, os pensamentos e sentimentos que envolveram o problema, quais os estados de humor e emoções consequentes do acontecimento, se houveram ou não reações físicas e os comportamentos identificados como indesejáveis ou prejudiciais, ou seja, uma relação de confiança entre o terapeuta e seu paciente é a chave para que as sessões sejam frutíferas. Abaixo, irei explicar alguns pontos da psicologia com TCC a serem considerados em tratamentos específicos. 

Ansiedade 

Intimamente ligada a sentimentos de preocupação, medo e nervosismo, a ansiedade se torna um distúrbio quando passa a atrapalhar os afazeres diários de um paciente, apesar de ser uma resposta natural do corpo em contextos não nocivos. Como a psicologia com TCC tende a promover a ação consciente a fim de evitar prejuízos, o processo terapêutico pode auxiliar ao promover a distinção dos sentimentos e das possibilidades de controle de estresse, maneiras eficientes de respiração, relaxamento e técnicas de autocontrole, por exemplo.

Depressão

Diferentemente da ansiedade, o paciente que convive com a depressão, tende a se encontrar em um contexto que, além de ser uma combinação de fatores biopsicossociais, é extremamente influente para sua mente. As suas capacidades interpretativas podem ser fortemente afetadas, suas funções executivas, entre outros fatores, fazendo do paciente uma pessoa vulnerável. A Terapia Cognitivo Comportamental pode, portanto, orientar-se a partir dos pensamentos negativos, das interpretações que trazem angústia ou dos sentimentos autodepreciativos. 

Transtornos alimentares

Para o tratamento de transtornos alimentares, a psicologia com TCC pode ser particularmente benéfica. Ao focar na reversão de hábitos e na prevenção de recaídas, ambos terapeuta e paciente podem atingir resultados que irão “reinventar” a significação de diversos padrões altamente prejudiciais para a pessoa em desenvolvimento, sempre promovendo a qualidade de vida de cada indivíduo. 

Afinal, a Terapia Cognitivo Comportamental é recomendada para uma série de condições de diferentes naturezas, incluindo patologias médicas. Sua amplitude se deve, majoritariamente, às evidências científicas por trás dos resultados e as diversas possibilidades de personalização do atendimento.

Como todo processo de intervenção psicológica, a psicologia com TCC é dividida em etapas igualmente importantes. Sempre buscando saber informações recentes durante as sessões, o terapeuta orienta as narrativas para o momento presente com a finalidade de identificar emoções, pensamentos e comportamentos que o estão impedindo de alcançar sua qualidade de vida “agora”. Porém, não se deve ignorar os acontecimentos e sensações anteriores, mas sim considerá-los como fatores constituintes para os padrões que são seguidos perante as situações atuais.

psicologia com TCC?

O primeiro passo é, naturalmente, a avaliação detalhada dos relatos trazidos pelo seu paciente. Após a compreensão dos principais pensamentos, comportamentos e emoções em relação ao problema encontrado, é possível formular um caso que irá auxiliá-lo a superar os comportamentos que são fruto do padrão automático disfuncional estabelecido. Em seguida, você e seu paciente podem, conjuntamente, estabelecer metas e objetivos para o tratamento. 

Mesmo que a participação do seu paciente seja um fator chave para o sucesso da TCC, o papel do psicólogo é imprescindível. Posteriormente à obtenção dos objetivos, o terapeuta compartilha técnicas e estratégias adequadas à situação, à rotina e à personalidade da pessoa em tratamento. Ao longo do processo, então, os progressos conquistados são constantemente avaliados para que o paciente perceba os próprios avanços. 

Ao atingir os objetivos e metas, é sempre importante garantir que seu paciente tenha aprendido a identificar e lidar com seus próprios pensamentos, emoções e comportamentos de forma benéfica para si e de maneira funcional, aplicando seus novos conhecimentos em diferentes contextos. 

Sendo assim, a psicologia com TCC é altamente recomendada, não apenas por mim, mas por toda a comunidade científica que está ativamente envolvida na sua otimização. Para que seu atendimento também esteja em constante evolução, participe do meu PsicoPlano Infantil, desenvolvido especialmente para você, psicólogo. Tudo isso e muito mais, é também compartilhado no meu blog para pais e responsáveis e nas minhas redes (Instagram, TikTok e YouTube).

Compartilhe esse conteúdo
WhatsApp
Facebook

Tópicos do Conteúdo

Conteúdos que você também pode gostar
Calandar (2)
1 de maio de 2024
A regulação das emoções na...
Calandar (2)
29 de abril de 2024
Atuar como psicopedagoga infantil é...
Calandar (2)
27 de abril de 2024
A psicoterapia comportamental infantil é...
Calandar (2)
25 de abril de 2024
Aplicar a terapia cognitiva comportamental...
Calandar (2)
23 de abril de 2024
A psicologia no desenvolvimento infantil...
Calandar (2)
17 de abril de 2024
Tornar-se um especialista em psicologia...
Calandar (2)
11 de abril de 2024
Abrir um consultório de psicologia...

Newsletter: Receba Notícias e Conteúdos

Receba as novidades do mundo da Terapia Infantil toda semana!

Jornada Terapeuta Infantil de Sucesso

Aprenda a se desenvolver mais como terapeuta infantil, como lotar sua agenda e fazer a gestão do seu consultório do zero.

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

TERAPEUTA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

TERAPEUTA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

TERAPEUTA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

TERAPEUTA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Aprenda como atuar em todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil, através da metodologia IAMF.

PSICÓLOGA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Aprenda como atuar em todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil, através da metodologia IAMF.

PSICÓLOGA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Digite o que procura abaixo