Como realizar um parecer psicológico para escola?

Como realizar um parecer psicológico para escola?
Paulinha Psico Infantil

Paulinha Psico Infantil

Olá, sou a Paulinha, psicóloga infantil com foco em transtornos do neurodesenvolvimento. Crio conteúdos na internet desde 2015 e ajudo milhares de mães e outras profissionais da área todos os dias aqui e em minhas redes sociais.

São diversas as situações nas quais os profissionais da educação que acompanham um paciente nos solicitam um parecer psicológico para a escola. Assim como são diversas as razões pelas quais este documento pode se fazer necessário ao longo da vida escolar de uma criança. Ao trabalhar com a psicologia infantil, as “primeiras vezes” se tornam parte do nosso dia a dia e as dúvidas são inúmeras, por isso resolvi escrever um pouco sobre a elaboração do parecer psicológico. 

Quando uma equipe pedagógica nos solicita um parecer psicológico para a escola pela primeira vez, pode ser um pouco confuso. O que exatamente eu incluo no documento? Quais informações são essenciais? Quais são as dúvidas do profissional? E assim por diante. Sendo assim, espero que o texto traga luz para o assunto. 

A avaliação psicológica da criança é o ponto de partida para a elaboração de um parecer psicológico para a escola. Compreender as causas das dificuldades de aprendizagem e/ou comportamentais dos alunos é fundamental para que a escola, também, ofereça o suporte adequado para cada criança e possa dar continuidade ao trabalho realizado em consultório em torno do desenvolvimento social e emocional de cada paciente, para além do âmbito acadêmico.

O objetivo desta avaliação inicial é fornecer informações sobre as características do aluno, suas habilidades e dificuldades, bem como orientações para a escola e para os pais no sentido de promover o desenvolvimento do aluno e seu sucesso acadêmico. É extremamente importante incluir os relatos dos professores, assistentes e demais profissionais neste primeiro momento. 

O que nós devemos avaliar?

A avaliação psicológica sempre deve ser realizada por um psicoterapeuta especializado, que utilizará uma série de técnicas e métodos para compreender as habilidades, facilidades e dificuldades do aluno. Algumas das técnicas mais comuns são a observação, entrevistas individuais com a criança, com os pais e com os professores, aplicação de testes psicológicos e análise de documentos escolares como devolutivas, feedbacks, pareceres elaborados pelos docentes, etc.


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Ao realizar a avaliação psicológica, o psicólogo considera o contexto no qual o aluno está inserido, incluindo sua história de vida, seu ambiente familiar e escolar, quais as expectativas dos pais, da escola e da própria criança em relação ao seu desempenho. Eu acho importante estarmos atentos aos relatos para possíveis estigmas, generalizações e preconceitos que não fazem sentido considerar durante a avaliação, evitando, assim, visões errôneas sobre a criança, que infelizmente são comuns. 

Para que serve o documento?

O parecer psicológico para a escola orienta o processo de compreensão das causas das dificuldades escolares enfrentadas pelo seu paciente e o planejamento de intervenções que possam auxiliá-lo a superá-las conjuntamente. Este processo ocorre, principalmente, através do compartilhamento de informações sobre questões biopsicossociais que interferem no ensino-aprendizado do pequeno. 

Ele se difere grandemente de um laudo, por exemplo, já que seu objetivo não é constatar a existência de síndromes, transtornos ou condições psicológicas, mas sim informar sobre como eles estão impedindo a criança em questão de progredir em seu aprendizado. 

Como realizar um parecer psicológico para escola?

O parecer psicológico para a escola serve, portanto, para contextualizar as práticas docentes com as dificuldades apresentadas pelo aluno, para auxiliar na elaboração de planos de intervenção, adaptações curriculares e tutoriais para possibilitar o seu sucesso acadêmico.

Quais são os elementos essenciais?

Como foi colocado anteriormente, o parecer psicológico para escola deve conter as informações reunidas durante a avaliação psicológica, quais as habilidades e dificuldades do pequeno paciente, quais as recomendações para a escola e para seus cuidadores. Alguns dos elementos que devem estar presentes no documento são: 

  • Identificação do aluno e da escola;
  • Descrição da demanda apresentada pela escola e/ou pelos pais;
  • Metodologia utilizada na avaliação psicológica;
  • Resultados da avaliação psicológica explicados de forma didática para fácil compreensão;
  • Caracterização do perfil do aluno, incluindo suas habilidades, competências e dificuldades;
  • Recomendações para a escola e para os pais, incluindo estratégias de intervenção, práticas docentes positivas e adaptações curriculares.

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A interpretação importa!

A interpretação dos resultados da avaliação psicológica deve considerar as características intrínsecas do aluno, suas competências, suas habilidades e suas reais dificuldades de maneira contextualizada. 

É fundamental que o parecer psicológico para escola seja claro e objetivo, apresentando os resultados obtidos de forma compreensível para os leitores e com recomendações concretas e viáveis para a escola e para a família. Além disso, é importante que o psicólogo deixe claro quais são os limites do seu trabalho fora da sala de aula e a primordialidade da continuidade do acompanhamento do aluno. 

Por fim, é importante lembrar que o parecer psicológico para escola não é um documento isolado, mas sim parte de um longo processo de avaliação e acompanhamento do paciente. É necessário que o psicólogo trabalhe em conjunto com a equipe escolar e a família, mantendo uma comunicação aberta e colaborativa, para que o parecer seja amplo e parte integrante de uma intervenção multidisciplinar frutífera para o desenvolvimento da criança.

Afinal, a elaboração de um parecer psicológico para escola é uma tarefa delicada que exige habilidade e conhecimento técnico por parte do psicólogo. É fundamental que o processo interpretativo seja, também, conduzido de forma ética e profissional, respeitando os direitos e a privacidade da criança e da sua família. O objetivo central do documento é, portanto, identificar possíveis dificuldades de aprendizagem e/ou comportamentais, orientar a escola e a família sobre como lidar com elas e, principalmente, contribuir para o desenvolvimento integral do aluno, e não limitar ou gerar estigmas. 

Como realizar um parecer psicológico para escola?


Quer ajuda?

Como o texto é introdutório, convido você, profissional, a saber mais sobre o PsicoPlano Infantil para perder a insegurança de atender e se desenvolver. Como profissionais, enfrentamos uma variedade de desafios em nosso trabalho diário, já que cada paciente é singular e apresenta necessidades individuais. Por isso, sempre é fundamental contar com o apoio necessário para nos ajudar a favorecer o florescimento dos nossos pequenos pacientes. Com esse propósito estou disponível, também, nas minhas redes sociais (Instagram, TikTok e Facebook).

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