Assim que pegamos o nosso diploma, uma das primeiras perguntas que surgem é “Onde o psicólogo pode atuar?”. Em outras palavras: “Onde, exatamente, eu posso procurar o meu primeiro emprego?”. Independente da área na qual escolhemos nos especializar ou dar continuidade à nossa formação, existe grande diversidade de atividades relacionadas à saúde e ao bem-estar mental das pessoas.
Eu acredito que um ponto importante a se considerar antes de iniciar a busca, é compreender o mercado de trabalho no qual nós estamos inseridos enquanto profissionais e os critérios que regem onde um psicólogo pode atuar. Embora abrir um consultório próprio, escolher a decoração, receber pacientes em um ambiente com a nossa cara e que seja um reflexo da nossa prática diária seja um sonho cultivado pela maioria de nós, mesmo antes de buscar a graduação, nem todos compartilham da mesma realidade financeira que permite começar logo neste degrau.
O que faz muitos de nós buscarem por caminhos que irão nos levar até nossos objetivos profissionais, como a busca por um ambiente saudável de trabalho que irá nos trazer a experiência e o conhecimentos necessários, adquiridos somente com exercício diário da psicologia.
A boa notícia é que nosso ofício tem crescido exponencialmente, cada vez mais pessoas têm buscado cuidar da sua saúde mental e procurar por um profissional qualificado. Para além dos hospitais e clínicas, as empresas têm recorrido à psicologia para humanizar os processos de recrutamento, contratação, desligamento, e aconselhamento de carreiras, por exemplo. Os locais onde um psicólogo pode atuar, portanto, expandiram conjuntamente para locais além dos consultórios, que abrange os mais distintos projetos que envolvem pessoas, comunicação e relacionamentos interpessoais.
O que o CFP fala sobre onde o psicólogo pode atuar?
As atividades que mais concentram profissionais são serviços sociais, saúde e educação, segundo o Conselho Federal de Psicologia (CFP). As universidades, por outro lado, buscam proporcionar uma formação ampla, que não restringe onde um psicólogo pode atuar, ou que possa vir a limitar sua área de atuação.
As instituições reconhecidas pelo MEC tentam munir os alunos com as ferramentas necessárias para estudar e conhecer a mente e o comportamento humanos e propor práticas voltadas ao seu desenvolvimento.
Indiferentemente de onde um psicólogo pode atuar, existem, também, habilidades intrínsecas à profissão que devem ser aprimoradas e trabalhadas constantemente como a inteligência emocional, a imparcialidade (principalmente religiosa), escuta ativa, capacidades de abstração bem desenvolvidas e a empatia. A seguir irei colocar algumas opções e explicar como se dá a atuação do profissional de psicologia em cada uma.
There is no ads to display, Please add some
Hospitais
Das opções onde um psicólogo pode atuar, os hospitais dispõem das mais diversas áreas, como a prevenção e tratamento de transtornos psicológicos e emocionais relacionados à saúde, o apoio ao paciente e aos familiares durante o período de internação, o acompanhamento e orientação para lidar com doenças crônicas ou terminais, o suporte psicológico para pacientes em estado grave ou internados em unidades de terapia intensiva, o trabalho em equipe com outros profissionais da saúde na abordagem integrada do paciente, a promoção da saúde mental e emocional dos profissionais de saúde, entre outros.
A atuação do psicólogo em hospitais é fundamental para garantir um atendimento integral e humanizado aos pacientes e seus familiares, considerando o impacto emocional que uma internação ou doença pode causar.
Recursos Humanos
Na área de recursos humanos, o psicoterapeuta tem como objetivo contribuir para a melhoria do bem-estar dos colaboradores e para o sucesso da empresa como um todo, utilizando técnicas e teorias da psicologia aplicada ao mundo corporativo.
Aqui você pode auxiliar no processo de escolha do candidato mais adequado para uma determinada vaga ou elaborar e aplicar técnicas para avaliar o desempenho dos colaboradores, identificar oportunidades de melhoria e planejar estratégias para desenvolvimento profissional, por exemplo.
Consultório para adultos
A atuação do psicoterapeuta em consultórios para adultos envolve a realização de sessões de terapia individual nas quais se busca compreender e tratar os problemas e questões emocionais que estão afetando a vida do paciente. Diferentes abordagens terapêuticas podem ser aplicadas, dependendo da necessidade do paciente.
Consultório Infantil
Como a infância é a minha linha de pesquisa, para mim, o consultório infantil foi a primeira opção onde um psicólogo pode atuar. E, para a minha surpresa, não é assim com um grande número de profissionais. Apesar de ser um segmento altamente rentável, as vantagens vão além do aspecto financeiro e se direcionam para a liberdade de atuação, a quantidade de novidades e o amplo domínio de pesquisas.
A infância é uma das áreas que mais requer profissionais qualificados nos dias de hoje, e muitos de nós contam com longas listas de espera e agendas apertadas.
O número de famílias que sentem necessidade de buscar ajuda profissional para seus pequenos apenas cresce. É possível, então, trabalhar com crianças que precisam de atendimento para desenvolver questões naturais da infância, para passar por fases de luto, de mudanças, com dificuldades acadêmicas, e há, também, crianças com TEA, Síndromes, TDAH,
There is no ads to display, Please add some
Casas lar
As casas lar são espaços de estadia para crianças que foram retiradas do convívio familiar pelas mais diversas razões, principalmente para garantir a sua segurança.
Devido à natureza delicada do trabalho, o psicoterapeuta tem um papel fundamental na promoção da saúde mental e emocional das crianças e jovens que residem nestas instituições de acolhimento.
A sua atuação consiste em oferecer suporte psicológico individual ou em grupo, identificar e tratar possíveis transtornos mentais, ajudar as crianças a lidarem com problemas familiares e sociais, fomentar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e incentivar a resiliência e a autonomia de cada um que passa pela instituição.
Escolas
A educação e a psicologia andam de mãos dadas, e o psicoterapeuta é cada vez mais valorizado pelos docentes. As opções aqui são diversas, como acompanhar processos de aprendizagem, trabalhar com a formação de professores, questões de socialização dentro do ambiente acadêmico, a saúde mental dos alunos, propostas para a educação inclusiva, entre outras.
Das diversas demandas que podemos encontrar no ambiente escolar, o combate ao bullying é um dos que mais se destaca nos dias de hoje. Com cargas de trabalho exaustivas, demandas próprias e grande cansaço psicológico dos professores têm encontrado dificuldade em elaborar “sozinhos” soluções e iniciativas para seus problemas diários.
O apoio se faz necessário desde os anos iniciais até a universidade, fazendo das instituições de ensino um dos espaços onde um psicólogo pode atuar mais diversos.
Departamentos de trânsito
A atuação do terapeuta em departamentos de trânsito pode estar relacionada a programas de prevenção de acidentes e melhoria da segurança viária. Nesse contexto, exercemos um papel importante na promoção de mudanças de comportamentos e hábitos, conscientização sobre o risco de acidentes e consequências do trânsito, além do desenvolvimento de habilidades emocionais e sociais que ajudem a lidar com situações de estresse e conflito no trânsito.
Psicologia jurídica
O profissional de psicologia no contexto da psicologia jurídica atua em diversas esferas, como mediação e conciliação, acompanhamento de perícias, atendimento a vítimas e testemunhas, e a atuação no sistema socioeducativo por meio de grupos de apoio, terapia individual e atividades lúdicas.
A psicologia jurídica tem como principal objetivo auxiliar o sistema judiciário na tomada de decisões coerentes com as necessidades das partes envolvidas no processo.
Instituições organizacionais (ONGs, APAE, etc)
Um psicólogo pode atuar em diversas funções em instituições não governamentais, desde ajudar na seleção e recrutamento de funcionários para a organização, efetuar treinamentos e orientações, até ser responsável pelo gerenciamento de conflitos, gestão de crise e demais atividades relacionadas às assistência psicológica dos indivíduos.
Esportes
A relação entre psicologia e esporte visa entender o comportamento humano no contexto esportivo. Ela se preocupa em estudar as emoções, pensamentos, comportamentos e motivação dos atletas, além de desenvolver técnicas para melhorar seu desempenho, reduzir o estresse e otimizar a concentração e o trabalho em equipe, majoritariamente.
Quer saber mais sobre a psicologia infantil?
A decisão da área na qual iremos atuar é extremamente pessoal e pode demorar, não há pressa para se especializar, adquirir experiência e se encontrar neste mar de opções que é a psicologia. Por esta razão, faço do meu blog uma fonte constante de informações atualizadas sobre psicologia, além do conteúdo já disponibilizado aqui.
Se escolher a psicologia infantil, no PsicoPlano Infantil você recebe assistência especializada em todas as etapas do processo terapêutico, desde a escolha de um ambiente adequado para o seu consultório até dúvidas específicas sobre o dia a dia com crianças e suas famílias. Também convido você a me seguir nas mídias sociais (Instagram, TikTok, YouTube) para ficar por dentro das últimas novidades sobre psicologia infantil.