O início da nossa carreira é sempre um misto de grande alegria, descobertas e aprendizados. Desde o momento da escolha da cor da parede do consultório, até saber qual a melhor opção de intervenção para um paciente, por exemplo. Após obter seu diploma de bacharel em psicologia e seu licenciamento, é hora de iniciar a prática diária da psicologia, seja ela voltada à infância ou não. Para te auxiliar neste caminho, eu separei 5 livros para psicólogos iniciantes que, assim como eu, decidiram seguir a carreira de psicólogo infantil.
É interessante abordar, mesmo que brevemente, as dificuldades que encontramos no início das nossas carreiras antes de irmos aos títulos de livros para psicólogos iniciantes. Após decidirmos a nossa especialidade, se vamos ou não cursar um mestrado, ou um doutorado, para nos aprofundar em determinado assunto, é hora de fazer com que o nosso consultório seja reflexo da nossa prática profissional.
Naturalmente, é aqui que as primeiras dúvidas surgem. Para obter sucesso e encontrar a nossa independência profissional, é necessário construir uma base de pacientes e estabelecer relação com outros profissionais para fortificar a nossa posição na área da psicologia e instituir credibilidade. A credibilidade será a porta de entrada para o desenvolvimento das suas habilidades técnicas, que exigem tempo e dedicação constantes de nós, sendo elas as maiores fontes de confiança para os nossos pacientes.
Além dos fatores externos, como psicólogos iniciantes, lidamos com altos níveis de pressão e ansiedade ao lidar com pacientes novos e problemas complexos até termos segurança sobre a utilização das leis e regulamentos aplicáveis dentro do consultório, nas instituições, ou dos recursos disponíveis, por exemplo. Por isso, além da leitura de livros para psicólogos iniciantes, eu recomendo o compartilhamento amplo de experiências e conhecimentos com colegas de profissão.
Sendo assim, os livros para psicólogos iniciantes que selecionei são ótimos recursos para se ter no seu consultório, como irei explicar a seguir.
A função dos livros no consultório
Os livros para psicólogos iniciantes desempenham uma importante função no consultório de psicologia. Além de fornecerem informações sobre assuntos específicos e novas técnicas e abordagens de tratamento, são também recursos que ajudam os terapeutas a compreender melhor seus pacientes. Eles mostram, se presentes no consultório, que o profissional está em busca de ampliar seu conhecimento e manter-se atualizado, sempre oferecendo o melhor serviço disponível.
There is no ads to display, Please add some
Os livros podem, também, servir como meio de comunicação e ajudar um paciente a entender melhor sua condição, seu contexto, ou seus sentimentos, por exemplo, na hora de buscar ajuda. Para psicólogos que trabalham com crianças, o livro pode ser a ponte de conexão entre paciente e terapeuta. A depender do pequeno, é possível que haja dificuldades para expressar ou nomear emoções, verbalizar sentimentos, ou até mesmo reconhecer aquilo que eles querem nos contar. Por isso selecionei estes 5 livros para psicólogos iniciantes.
Os livros:
Eu e meus sentimentos
O livro “Eu e meus sentimentos”, escrito pela orientadora educacional Vanessa Green Allen, busca ajudar as crianças a compreenderem os próprios sentimentos e emoções ao se sentirem mais confiantes a se expressarem de maneira saudável.
Gosto muito de usá-lo durante o processo de psicoeducação dos sentimentos, e a faixa etária que recomendo é a partir dos 5 anos de idade. Se tratando de um livro de atividades, a leitura não precisa ser feita junto ao paciente, é preferível que você, profissional, faça a leitura e o entendimento das atividades, selecionando as que sejam apropriadas e que façam sentido para o seu paciente. O conteúdo é totalmente adaptável, às temáticas podem ser expandidas para outras brincadeiras e atividades, fazendo do livro ainda mais interessante e divertido.
Separados em cores, os capítulos se dividem em informações, práticas interativas, exercícios e muito mais para manter as crianças envolvidas no processo de conhecer a si mesmas.
Por que vou à terapia?
O segundo título das indicações de livros para psicólogos iniciantes é “Por que vou à terapia? Crianças entendendo a terapia cognitivo-comportamental”, das autoras psicólogas Marina Gusmão e Luciana Tisser, têm como foco a orientação da criança em relação à o que é a terapia, o papel do terapeuta e qual a função daquele espaço.
Este livro eu sigo passo a passo dentro do consultório, a sua leitura traz, além de atividades, uma historinha que mostra diversas razões pelas quais uma criança vai à terapia, ajudando no entendimento das crianças em relação à importância da terapia e o que elas irão experienciar durante o processo terapêutico.
There is no ads to display, Please add some
Os monstrinhos dos problemas
O livro “Os monstrinhos dos problemas” foi elaborado pela docente Cynthia Borges de Moura para facilitar o reconhecimento de problemas pelas crianças através dos monstrinhos, e é recomendado para crianças maiores de 6 anos.
Com nomes como Loroterius e Semprecertus, os simpáticos monstrinhos podem ser mostrados para o paciente para que ele possa, ou não, se identificar com os comportamentos e situações. O livro vem com um baralho, no qual cada carta representa um monstrinho e no verso vêm instruções sobre “o que fazer” com o monstrinho. Eu já utilizei o baralho diversas vezes em brincadeiras adaptadas para tornar o atendimento mais lúdico de acordo com cada paciente.
O espaço mágico que acalma
Da autora Jane Nelsen, doutora em Educação e prestigiada terapeuta infantil e familiar nos EUA, a obra ilustra diversas ferramentas parentais da Disciplina Positiva voltadas, desta vez, para as crianças.
No livro infantil “O espaço mágico que acalma” o foco são as estratégias de autorregulação que a criança pode aprender, não somente na terapia, mas também em casa, por isso recomendo que as famílias façam a aquisição do título. Caso escolha por ter o livro no seu consultório, você pode fazer a leitura compartilhada com seu pequeno paciente.
Vamos lidar com a raiva
A última obra que trago como indicação de livros para psicólogos iniciantes é o livro de atividades “Vamos lidar com a raiva” de Samantha Snowden, mestre em psicologia educacional. Este livro aborda a raiva como um dos maiores obstáculos para alcançar a harmonia em situações de conflito e oferece soluções para melhorar, principalmente, a comunicação familiar.
De teor altamente prático, as atividades são ótimas para auxiliar a criança em desenvolvimento no processo de compreender o que é a raiva e como lidar com ela de forma saudável. Tudo de forma lúdica, facilitando a conexão paciente e terapeuta.
There is no ads to display, Please add some
Você pode dar uma olhada no interior dos livros no meu vídeo, e me procurar sempre que tiver dúvidas neste início de carreira. Essas dicas e mais informações sempre são compartilhadas no meu blog e nos meus canais de comunicação. Me siga também no Instagram, no Facebook e no TikTok!