Credenciamento de psicólogos em convênio vale a pena?

credenciamento de psicólogos em convênio
Paulinha Psico Infantil

Paulinha Psico Infantil

Olá, sou a Paulinha, psicóloga infantil com foco em transtornos do neurodesenvolvimento. Crio conteúdos na internet desde 2015 e ajudo milhares de mães e outras profissionais da área. Quer conversar comigo? Só deixar um comentário no final do conteúdo.

Atualmente, muitas psicólogas acabam se credenciando em convênios, muitas vezes essa sendo a única solução encontrada para ingressar no mercado de trabalho. Mas, será que o credenciamento de psicólogos em convênio vale a pena? 

Vantagens de estar credenciado a um convênio

credenciamento de psicólogos em convênio - homem na terapia

Para saber se o credenciamento de psicólogos em convênio vale a pena, é importante apontar as principais vantagens e desvantagens desse modelo de trabalho. Para começar, falaremos dos pontos positivos de trabalhar credenciado em convênio.

Salário Garantido

Bom, o primeiro ponto positivo é que, essencialmente para quem está começando a trabalhar nessa profissão, é que você sempre irá receber o seu salário, sem depender do pagamento dos clientes que você tem, como é o caso de profissionais que trabalham de forma autônoma em um consultório particular.

O pagamento é feito diretamente pelas empresas que oferecem o convênio. Dessa maneira, o psicólogo sabe que irá receber sempre as quantias previamente estipuladas pelo convênio.

O cliente vem até você!

Além disso, outro fator positivo nesse balanço para saber se credenciamento de psicólogos em convênio vale a pena, é que você não precisa correr atrás de clientes, não existe a necessidade de trabalhar o marketing para aumentar a divulgação e, consequentemente, seu alcance. 

Como você trabalha para um convênio, os clientes vêm naturalmente. Dessa maneira, você sempre terá uma base de clientes. Novamente, para quem está começando esse é um lado bastante positivo.

Quem acabou de sair de uma universidade e não sabe por onde começar, trabalhar com credenciamento de psicologia em convênio pode ajudar também a se acostumar com a rotina de atendimento, que muitas vezes não é trabalhada da maneira devida durante o curso.

Você realizando os atendimentos todos os dias, com diferentes tipos de clientes, explorando áreas distintas de atendimento, você naturalmente vai construindo uma base e perdendo o medo para futuramente trabalhar de forma independente.

Outra vantagem interessante do Credenciamento de psicólogos em convênio vale a pena é que você ganha visibilidade na área em que atua. 

Networking

Conforme você já tem essa base de clientes, que independentemente da sua busca você irá atender de qualquer maneira, você também conseguirá trabalhar o seu networking, que é um ponto fundamental para alavancar o seu serviço nessa área.

O networking é uma maneira de conhecer possíveis profissionais no mercado. Conversando com essa base de profissionais que você terá contato no dia a dia do seu convênio, você naturalmente vai adquirindo novos contatos que podem ser importantes para manter uma base para gerar parcerias ou ser reconhecido no mercado quando decidir trabalhar de forma individual.

Desvantagens

credenciamento de psicólogos em convênio - terapia de casal

Assim como existem algumas vantagens do credenciamento de psicólogos em convênio vale a pena, essencialmente para quem está começando a atuar nessa área, também existem algumas desvantagens que precisam ser discutidas e que veremos na sequência.

Valor pago

valor pago na terapia

Para começar, um dos principais lados negativos para entender se Credenciamento de psicólogos em convênio vale a pena são os valores pagos pelos convênios.

Como dissemos, trabalhando com convênio você sempre receberá um valor específico, ou seja, um salário conforme a base de clientes que o convênio possui. Porém, na maioria das vezes, esse valor costuma ser muito baixo, principalmente quando se comparado aos valores pagos para quem faz atendimento em consultórios particulares.

Dependendo da cidade em que você trabalha, os valores podem chegar a 15/hr, o que é um valor muito abaixo da tabela fixada para atendimento. Dessa maneira, você acaba tendo que trabalhar muito mais para receber uma quantia que valha esse esforço todo.

Demora para realizar o pagamento

Apesar de saber que você vai receber, os valores podem demorar a cair na sua conta. Esse é um dos principais problemas de trabalhar com convênio. Existem casos, inclusive, de que o pagamento pode chegar a demorar 60 dias para ser efetuado. Ou seja, você trabalha durante um mês inteiro, mas só receberá daqui a 2 meses completo. 

Essa inconstância e demora, que muitas vezes é uma característica do convênio, dificulta a organização financeira e a busca por novas oportunidades de trabalho no mercado. 

Burocracia

burocracia na psicologia

Sabemos que a burocracia no Brasil é um problema bastante importante, não só nessa área, mas em basicamente todos os processos existentes no país. Para o profissional de psicologia que está buscando entender se Credenciamento de psicólogos em convênio vale a pena?, saiba que a burocracia existente nesse meio de trabalho é bastante grande.

Para que o profissional consiga comprovar que realizou os atendimentos mensais de acordo com o plano estabelecido pelo convênio, ele precisa seguir uma série de processos, estar atento às assinaturas de diferentes documentos e entregar tudo para os responsáveis.

Guias, relatórios, recebidos. Esses são apenas alguns exemplos de itens que você precisa preencher mensalmente para que o trabalho seja validado.

Além disso, para se credenciar em um convênio, você precisa ter alvará, estar de acordo com os termos de vigilância sanitária, muitos convênios exigem CNPJ, entre outros documentos que precisam ser mostrados para que o convênio aceite seu credenciamento, o que acaba dificultando o processo.

Vale a pena?

duas pessoas fazendo anotações

Observando os pontos positivos e negativos de Credenciamento de psicólogos em convênio vale a pena, podemos concluir que não vale. Apesar de existir algumas vantagens importantes, como não ser necessário buscar por novos clientes e saber que vai receber os pagamentos, os pontos negativos acabam se destacando.

Apesar de você conseguir lotar a sua agenda, já que a demanda acaba sendo muito alta, para você compensar o baixo pagamento realizado pelo convênio você tem que trabalhar muito mais, se desgastar e sem ter o reconhecimento necessário. 

Nesse sentido, esse balanço realmente acaba não valendo a pena. Mesmo que você não tenha um nome reconhecido no mercado e não saiba como começar, de onde partir  e como conseguir pacientes, a gente indica que os profissionais busquem por essa possibilidade e em casos de não ter experiência de atendimento, comece a atender com supervisão de outro psicólogo.

Mesmo você tendo menos clientes, e também cobrando valores abaixo da tabela de atendimento, os valores continuarão sendo maiores do que o atendimento por convênio, já que os pagamentos costumam variar de R$10 a R$25 por hora. 

Uma solução interessante, que pode funcionar dependendo da sua disponibilidade, ideias e conceitos, é trabalhar com modelo 50/50. Ou seja, você pode optar por trabalhar com o credenciamento de psicólogos em convênio durante metade do seu expediente, e na outra metade ir explorando os caminhos do atendimento particular.

Mas se você quiser saber ainda mais de como fazer seu passo a passo até conseguir ter mais pacientes, como gerir um consultório e entre outras mil dicas tem o meu curso do Psico Plano para saber mais clique aqui.

Conclusão

Podemos concluir com o artigo que não vale a pena trabalhar com credenciamento em convênios. Apesar de possuir certas vantagens, os valores, burocracia e tempo de demora para receber o pagamento, por exemplo, são empecilhos que dificultam esse modelo de trabalho. 

E para mais novidades diariamente, me siga no Instagram: Paulinhapsicoinfantil ou dê uma olhada nos meus outros conteúdos do Blog.

Compartilhe esse conteúdo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook

Tópicos do Conteúdo

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário

Conteúdos que você também pode gostar