Como funciona a psicologia infantil? Entenda aqui como atuar nessa área e como funciona.

Psicologia infantil como funciona? Entenda aqui como atuar nessa área e como funciona.
Paulinha Psico Infantil

Paulinha Psico Infantil

Olá, sou a Paulinha, psicóloga infantil com foco em transtornos do neurodesenvolvimento. Crio conteúdos na internet desde 2015 e ajudo milhares de mães e outras profissionais da área todos os dias aqui e em minhas redes sociais.

Para entender como funciona a psicologia infantil é importante lembrarmos que não existe, até o presente momento, uma graduação que ofereça a formação completa para  atuar com crianças e adolescentes. 

O que as instituições oferecem, atualmente, é a graduação de psicologia, à adesão ao CRP e a educação continuada (pós-graduações, especializações, cursos, webinars, etc) voltada ao estudo das questões em torno do desenvolvimento infantil, saúde psicológica infantil, entre outros assuntos relacionados à infância. 

Ao estudar, portanto, como funciona a psicologia infantil, você irá perceber que se trata de uma área específica da psicologia que se dedica ao estudo e compreensão do desenvolvimento infantil, bem como ao diagnóstico de questões relacionadas à saúde biopsicossocial das crianças e as opções de intervenção para auxiliar os pequenos. 

Nós vamos, então, explorar como funciona a psicologia infantil, abordando os princípios teóricos, as técnicas utilizadas e a enorme importância desse campo para promover o bem-estar emocional e psicológico do ser humano ainda na infância. Boa leitura! 

Tem que gostar de ler! 

Leitura é um hábito que irá ajudar (e muito!) durante o seu período formativo. E é extremamente importante aprofundar em como funciona a psicologia infantil devido ao caráter independente da pesquisa nesta parte específica da psicologia. 

A psicologia infantil é fundamentada em uma série de teorias e abordagens que buscam entender o desenvolvimento e o comportamento infantil. A fundamentação conta com profissionais das mais diversas áreas, que oferecem um panorama global da infância. 

Três das principais teorias que você vai conhecer, independemente da universidade, são:

A teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget: essa teoria explora como as crianças constroem o conhecimento por meio de estágios de desenvolvimento cognitivo;

A teoria do apego de John Bowlby: essa teoria enfatiza a importância dos vínculos emocionais saudáveis entre a criança e seus cuidadores para um desenvolvimento psicológico adequado;

E a teoria do desenvolvimento psicossocial de Erik Erikson: essa teoria destaca a importância das interações sociais na formação da identidade e no desenvolvimento emocional das crianças.

Essas teorias não definem como funciona a psicologia infantil, e não são as únicas que serão estudadas, porém elas fornecem um arcabouço teórico suficiente para entender o funcionamento psicológico das crianças, sendo extremamente importantes para a prática diária da psicologia infantil.

Psicologia infantil como funciona? Entenda aqui como atuar nessa área e como funciona.

Avaliação e diagnóstico

Um dos principais aspectos de como funciona a psicologia infantil é a avaliação e diagnóstico de problemas emocionais e comportamentais nas crianças. Um processo extremamente delicado que deve contar com a nossa imparcialidade para que ocorra da forma mais contextualizada e humanizada possível. 

Nós utilizamos uma considerável variedade de técnicas, como entrevistas com os pais e com a própria criança, observação direta, testes psicológicos e questionários, por exemplo, para obter informações abrangentes sobre o funcionamento da criança. 

Uma avaliação detalhada, que considera a unicidade da criança e o universo particular no qual ela está inserida, permite identificar possíveis dificuldades emocionais, comportamentais ou de desenvolvimento que a criança possa estar enfrentando. 

Alguns exemplos de problemas comuns avaliados na psicologia infantil incluem transtornos de ansiedade, TOC, transtorno do espectro autista, TDAH, problemas de comportamento, dificuldades de aprendizagem, “síndrome do pânico”, entre outros. 

Intervenção é tratamento?

Após a realização das avaliações e a elaboração de um diagnóstico, os psicólogos infantis trabalham em estreita colaboração com a criança, seus familiares, professores e demais profissionais envolvidos em determinados casos, para desenvolver um plano de intervenção adequado. 

Essa intervenção pode envolver uma variedade de abordagens terapêuticas, dependendo das necessidades individuais da criança. Ela não é, porém, um tratamento e não oferece curas de nenhuma natureza. 

Ao compreender como funciona a psicologia infantil, é cada vez mais perceptível como ela se distingue da medicina, apesar de haver colaboração entre as duas áreas em função do apoio destinado às crianças que necessitam. 

Psicologia infantil como funciona? Entenda aqui como atuar nessa área e como funciona.

Existem intervenções padronizadas? 

Uma parte interessante da psicologia é sua imprevisibilidade. Ela varia tanto quanto há seres humanos distintos entre si. Fazendo dela uma ciência orgânica, por assim dizer. Você pode, porém, encontrar práticas e métodos comuns. 

A terapia cognitivo-comportamental (TCC), por exemplo, é um deles. Essa abordagem terapêutica visa ajudar a criança a identificar e modificar padrões de pensamento negativos e comportamentos disfuncionais, promovendo a adaptação saudável. 

Abordagens que contam com jogos como forma de comunicação e expressão emocional, permitindo que a criança explore seus sentimentos e desenvolva habilidades de resolução de problemas, também estão inclusos. 

O envolvimento da família é uma abordagem particularmente funcional para a infância, a participação ativa da família no processo terapêutico, visando melhorar a dinâmica familiar promove o bem-estar emocional da criança.

De forma geral, ao compreender como funciona a psicologia infantil, você irá perceber o processo enquanto um fator altamente adaptável em termos de abordagens que se concentram na compreensão dos processos inconscientes, biológicos e sociais que influenciam o comportamento e as emoções da criança.

E esta adaptação constante é essencial para que possamos sempre oferecer opções contextualizadas, dentro da realidade individual de cada um, que façam sentido para o paciente. 

Nosso foco é ajudar! 

A psicologia infantil desempenha um papel crucial na promoção do bem-estar emocional e psicológico das crianças. Ela auxilia no diagnóstico precoce de problemas emocionais e comportamentais, possibilitando intervenções eficazes que podem prevenir a progressão dessas dificuldades para a vida adulta.

O intuito é ajudar as crianças a desenvolverem habilidades socioemocionais, como a regulação emocional, a resolução de problemas e a empatia, que são fundamentais para um desenvolvimento saudável, contribuindo para um melhor desempenho acadêmico, relações sociais positivas e uma vida emocionalmente equilibrada. 

Como psicoterapeutas, nós também desempenhamos um papel importante no apoio aos pais e cuidadores, oferecendo orientação e estratégias eficazes para lidar com desafios parentais, fortalecer o vínculo com a criança e promover um ambiente familiar saudável.

Através de princípios teóricos sólidos, avaliação abrangente e intervenções terapêuticas eficazes, nós buscamos oferecer aquilo que é benéfico para as crianças, suas famílias e a sociedade como um todo.

Investir na compreensão e no cuidado da saúde mental das crianças é fundamental para garantir um futuro saudável e promissor para a próxima geração. Por isso eu criei o PsicoPlano Infantil. Para ajudar as futuras e os futuros psicólogos a dar início a uma sólida carreira voltada à infância. 

Se você ainda não decidiu, mas gosta de trabalhar com a infância, se interessa por psicologia e adora estar sempre informado, me procure nas redes sociais (Instagram, Facebook, TikTok) e acompanhe meu canal do YouTube.  Boa sorte! 

Compartilhe esse conteúdo
WhatsApp
Facebook

Tópicos do Conteúdo

Conteúdos que você também pode gostar
Calandar (2)
15 de março de 2024
As estereotipias do autismo são...
Calandar (2)
13 de março de 2024
O hiperfoco infantil é um...
Calandar (2)
11 de março de 2024
O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é...
Calandar (2)
5 de março de 2024
Os transtornos infantis são condições...
Calandar (2)
3 de março de 2024
O Transtorno Opositivo Desafiador (TOD)...

Newsletter: Receba Notícias e Conteúdos

Receba as novidades do mundo da Terapia Infantil toda semana!

Jornada Terapeuta Infantil de Sucesso

Aprenda a se desenvolver mais como terapeuta infantil, como lotar sua agenda e fazer a gestão do seu consultório do zero.

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

TERAPEUTA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

TERAPEUTA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

TERAPEUTA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Descubra como trabalhar todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil.

TERAPEUTA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Aprenda como atuar em todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil, através da metodologia IAMF.

PSICÓLOGA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Aprenda como atuar em todas as demandas clínicas eliminando qualquer insegurança no atendimento infantil, através da metodologia IAMF.

PSICÓLOGA INFANTIL NÃO PERCA!!!

Digite o que procura abaixo