Para expandir seus negócios e crescer no mercado da área da psicologia, é fundamental que os profissionais desse campo possuam estratégias de marketing para psicólogos.
Existem diversas técnicas e estratégias que podem ser utilizadas para a exposição do trabalho desses profissionais, principalmente nas plataformas digitais, utilizando as ferramentas que a internet tem para oferecer.
Por isso, neste artigo trabalharemos com dicas de suma importância, através de uma seleção de 10 estratégias de marketing para psicólogos.
Antes de entrar propriamente nas estratégias de marketing para psicólogos, é importante destacar que cada ponto que apresentaremos segue uma linha de planejamento, que pode ser a curto, médio ou longo prazo.
A curto prazo, as estratégias de marketing para psicólogos são utilizadas para que os especialistas consigam preencher sua agenda de atendimentos, para ser mais reconhecido na região em que atua e as vezes aumentar o valor cobrado por sessão.
Por outro lado, as estratégias de médio prazo são voltadas para um crescimento mais expressivo, para que seja possível ela ser reconhecida como uma referência do mercado em sua região.
Nesses modelos, o psicólogo deve utilizar os mecanismos para tentar se tornar uma autoridade, cobrando valores de atendimento maiores do que a média e, em alguns casos, buscar até abrir uma clínica particular, com a ajuda de outros psicólogos próximos.
Por fim, as estratégias de marketing para psicólogos, pensadas a longo prazo, são voltadas para quem quer ter uma carreira grande, com reconhecimento no mercado, virar palestrante, vender cursos, dar aula em universidades, etc.
Dessa forma, ao apresentarmos as técnicas, explicaremos também em que prazos elas se encaixam e de que maneira elas ajudam os psicólogos a atingirem os seus objetivos dentro dessa área.
Sites
A primeira das estratégias de marketing para psicólogos que escolhemos são os sites.
Atualmente, utilizar as plataformas digitais é imprescindível para quem quer ter sucesso em qualquer mercado, incluindo o setor da psicologia.
Dessa maneira, a criação de um site próprio é uma estratégia essencial, que deve ser utilizada durante toda a construção da carreira do psicólogo, sendo uma estratégia que se encaixa perfeitamente a curto, médio e longo prazo.
Esse site não precisa ser muito rebuscado, mas precisa contar com detalhes importantes, que apresentem o trabalho que é realizado pelo psicólogo, como a linha de atendimento, se é comportamental, psicanálise ou qualquer outro que o profissional venha a ter.
Além disso, é importante que os conteúdos apresentados no sites, sejam posts, vídeos, informações ou quaisquer que seja o teor de publicações do site, precisam ser bem apresentados, com exposição de dados atualizados e corretos, tópicos que sejam de interesse da comunidade e uma linha estratégica que seja bem definida.
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Por fim, a visualização do site também precisa chamar a atenção do leitor. Dessa forma, é importante que a diagramação, o design e o layout do site sejam bonitos e atrativos.
Mas uma dica de ouro que eu dou é nunca criar um site enorme, quanto maior o site mais manutenção você terá que fazer nele e hoje em dia ninguém lê páginas e páginas de um profissional ou empresa. Por isso, indico poucas páginas que expliquem brevemente seu trabalho, e que tenham CTAs para que essa pessoa entre em contato com você.
Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma ferramenta digital da empresa Google, que auxilia na busca de profissionais e empresas de pequeno, médio e grande porte espalhadas pelo mundo.
Por ser uma ferramenta gratuita, disponível para qualquer pessoa que queira usar, já sai na frente de diversas outras que se assemelham a ela.
Sua principal função é fazer com que as pessoas vejam e identifiquem os negócios das empresas e dos empresários próximos a ela.
No caso dos psicólogos, é uma forma das pessoas conhecerem os profissionais, utilizando as ferramentas de pesquisas do google, tanto propriamente do site da empresa, mas também do Google Maps, por exemplo.
Dessa maneira, os psicólogos podem cadastrar e gerenciar a presença de sua clínica ou consultório nessas plataformas, expondo o contato, endereço, fotos, horário de atendimento e outras informações importantes.
Para que essa estratégia de marketing para psicólogos seja bem utilizada, é fundamental que os profissionais mantenham sempre seus cadastros atualizados, para que não haja confusão na hora dos clientes entrarem em contato ou buscarem mais informações a respeito do seu trabalho.
Além disso, é muito comum encontrar nessas páginas de pesquisas sites, números e endereços errados, o que pode gerar avaliações negativas para o psicólogo e faz perder a credibilidade e leads, ou seja, perder pessoas que podem entrar em contrato para virar novos pacientes ou parceiros de negócios.
Assim como a criação do site, o Google Meu Negócio é uma ferramenta permanente, que é utilizada para que o consultório dos psicólogos sejam destacados a curto prazo, mas que se mantenham ativos também a longo prazo.
Atualmente, essa plataforma possui mais de 1 bilhão de usuários ativos, sendo que mais de 500 milhões acessam a rede social todos os dias, sendo que, desse total, mais de 95 milhões são do Brasil.
Para o ramo da psicologia, o Instagram é uma rede social fundamental para crescimento de negócios, especialmente para os psicólogos, por que é uma plataforma simples, direta e com diversas possibilidades de interações e engajamento com o público alvo.
Ainda, nessa plataforma os psicólogos podem atuar de diferentes maneiras, como na geração de conteúdos, exposição do trabalho, troca de idéias com outros usuários, verificação de métricas, etc.
Apesar de não ser uma rede utilizada propriamente para vendas, é uma ferramenta que ajuda no crescimento e na busca por novos clientes, porque você demonstra conhecimento e ajuda as pessoas, e assim elas vão te enxergar como uma expert no assunto.
Por ser uma estratégia de marketing para psicólogos de suma importância, selecionamos mais um artigo para que você verifique tudo sobre a utilização do Instagram, as técnicas que podem ser aplicadas, as ferramentas mais interessantes e como os profissionais devem utilizar essa plataforma da melhor maneira possível.
Youtube
O youtube é uma excelente plataforma para geração de conteúdos. Nessa rede, o psicólogo pode optar por publicar vídeos variados, com temas pertinentes a área que atua, buscando virar uma referência, agregando valor.
Além disso, a opção de realização de lives, ou seja, conteúdos ao vivo, fazem do Youtube uma excelente opção de estratégias de marketing para psicólogos, pois permite que eles exponham suas opiniões e interajam em tempo real com as pessoas que estão assistindo.
Google adwords
O Google Adwords ou Google Ads, é um excelente exemplo de estratégias de marketing para psicólogos a curto prazo.
Essa ferramenta é conhecida como a principal plataforma de anúncios da empresa Google.
O funcionamento dessa estratégia é simples: quando os psicólogos utilizam essa ferramenta, o objetivo é fazer com que, quando as pessoas pesquisarem um assunto referente ao trabalho que esse profissional realiza, a página do site desse psicólogo esteja entre os primeiros links disponíveis no Google.
Essa é uma estratégia muito utilizada para conseguir novos pacientes a curto prazo, entretanto a ferramenta do Google Ads é um complexa e exige um conhecimento sobre o assunto.
Facebook Ads e Instagram Ads
O Facebook Ads também é uma das estratégias de marketing para psicólogos que utilizam o mesmo princípio base da tática anterior: a exploração de anúncios para atingir o público.
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Entretanto, existem algumas diferenças entre essas duas estratégias, principalmente na maneira como os psicólogos devem explorar a ferramenta.
Por conta dos atributos do Facebook Ads, os psicólogos podem utilizá-lo tanto como uma estratégia a curto prazo, como a longo prazo, dependendo do público que você quer alcançar.
Se você utilizar essa ferramenta, fazendo um trabalho de remarketing, ou seja, trabalhando em cima do público que já realizou pesquisas sobre você, que pesquisou sobre a sua atuação no mercado, entre outras coisas, estamos falando de um trabalho mais a curto prazo.
Entretanto, se você utilizar essa plataforma para conseguir novos seguidores e clientes, que se interessam pelos conteúdos que você publica nas suas redes sociais, como o Instagram, visando aumentar o seu alcance, aí estamos falando de uma estratégia a longo prazo, pois a ideia é virar uma autoridade no assunto, aumentando o engajamento nesses espaços e seria mais indicado o trabalho orgânico que mencionamos no tópico de Instagram desse post.
Participar e ser bem visto
Essa estratégia de marketing para psicólogos é um dos principais modelos de negócios para quem pensa a médio e longo prazo.
Quando falamos em participar e ser bem visto pelo mercado, estamos abordando diferentes espaços. Nesse pensamento, os psicólogos visam aumentar sua visibilidade através da sua própria exposição, comunicação e conversação, através da realização de palestras, vendas de cursos, lecionando em salas de cursos de psicologia nas universidades, participando de lives e entre outros meios possíveis de se gerar networking.
Networking
De modo geral, o networking é uma técnica fundamental para qualquer profissional, de todas as áreas. O objetivo dessa estratégia é estabelecer uma rede de contatos profissionais, mais especificamente com profissionais da mesma área que você, como TO, musicoterapeutas, fonoaudiólogas, médicos e entre outros profissionais.
Dessa forma, essa é uma ótima maneira de aumentar sua exposição, visto que, conhecendo novos psicólogos, que possuem linhas de pensamento parecidas e que compactuam com as suas ideias, é possível fazer com que eles se sintam interessados no seu trabalho, ajudando com novas oportunidades de empregos e também na divulgação dos seus conteúdos e serviços.
Estratégias de marketing para psicólogos que eu não recomendo!
Agora, selecionamos algumas estratégias de marketing para psicólogos que são utilizadas de maneira offline, ou seja, longe da internet. Apesar de reconhecermos suas qualidades, são estratégias que, atualmente, não são tão valiosas, especificamente para os psicólogos.
Panfletagem
A primeira que escolhemos é a da panfletagem. Durante muito tempo, essa foi uma das principais estratégias de divulgação de diferentes setores comerciais, principalmente antes do avanço tecnológico e a explosão dos meios digitais.
Entretanto, para os psicólogos essa é uma estratégia que não faz muito sentido, não sendo muito aconselhável, pois nem sempre dá pra saber quem tem interesse nessa área. Desta maneira, ao entregar um panfleto para um público desconhecido, você pode estar acabando desperdiçando tempo e recursos que poderiam ser melhores utilizados e mais bem direcionados.
Outdoors
A exposição de publicidade em outdoor ainda é muito utilizada por empresários, empresas e centros comerciais, pois gera bastante visibilidade, já que os outdoors normalmente ficam localizados em espaços bastante movimentados.
Essa é uma estratégia que pode ser interessante, para marcas como Coca-cola, chocolate, planos de saúde ou mercados, mas porque eles são serviços e produtos que todo mundo consome. Entretanto, para a categoria de psicólogos
Dessa maneira, tanto a panfletagem, como a exposição em outdoors, são estratégias de marketing sem muito direcionamento, sem definição do público alvo e com chances menores de atingir as pessoas que você quer alcançar.
Conclusão sobre estratégias de marketing para psicólogos!
Como vimos, existem diferentes estratégias de marketing que podem e devem ser utilizadas pelos psicólogos. Essas ferramentas são fundamentais para que os profissionais dessa área aumentem sua visibilidade, servindo como modelos de suma importância para o crescimento profissional. Para que elas funcionem, é imprescindível que as estratégias sejam bem definidas e aplicadas de maneira eficiente, sem que os recursos sejam desperdiçados de maneira indevida.
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