É sempre inquieto o momento no qual nos deparamos com comportamentos que destoam do esperado e nos encontramos sem saber como agir. Quanto menores as crianças, menos as ações reativas são vistas como algo natural. Por isso resolvi escrever sobre como fazer a criança parar de morder e iluminar um pouco as possibilidades.
There is no ads to display, Please add some
Afinal alguém tão pequeno, dependente e inocente “não pode morder forte assim”, certo? Na realidade, não só pode, como vai. A mordida é um comportamento mais comum do que se pensa em crianças pequenas, e pode ser, também, uma forma de se comunicar.
Cabe aos adultos que fazem parte do convívio diário do pequeno estarem munidos de estratégias de como fazer a criança parar de morder. Especialmente entre os 1 e 3 anos de idade, quando a linguagem é ainda uma grande incógnita e nosso corpo é o principal meio de comunicação.
Portanto, esse comportamento é problemático, mas pode ser um sinal de dificuldades emocionais ou comportamentais que precisam ser consideradas e trabalhadas a fundo. A psicologia infantil oferece uma série de opções eficazes para como fazer a criança parar de morder e desenvolver habilidades socioemocionais mais saudáveis.
O primeiro passo, é entender a causa. Vamos lá!
1. Por quê?
A primeira estratégia é identificar as causas da mordida. Ela pode ser um comportamento instintivo de explorar o mundo ao redor ou uma forma de expressar emoções intensas, como frustração ou raiva. Também pode ser um comportamento aprendido, imitado de outras crianças ou adultos.
Entender a causa subjacente irá ajudar a desenvolver uma abordagem contextualizada para impedir a ocorrência da mordida. Entender o comportamento antes e depois do acontecimento pode propiciar uma interferência não brusca e que faça sentido para a criança.
2. Habilidades socioemocionais (paciência!)
As crianças que mordem “o tempo todo”, em vários casos, não possuem as habilidades socioemocionais necessárias para lidar com situações difíceis de forma adequada. Perante situações de conflito, de extrema frustração, ou até mesmo de querer a atenção de um adulto para alguma situação podem ser resolvidas, no entendimento da criança, com a mordida.
O ensino de habilidades sociais e emocionais é uma grande contribuição para a equação de como fazer a criança parar de morder, através de soluções para expressar emoções de forma saudável, combater a impaciência, pedir ajuda e resolver conflitos de forma pacífica.
3. Forneça alternativas para a mordida
Uma estratégia altamente eficaz é fornecer alternativas para a mordida, como brinquedos para morder ou objetos sensoriais para explorar. Ao oferecer opções, a criança pode satisfazer sua necessidade de morder de uma forma mais adequada e segura para si e para os demais.
A necessidade de morder pode ter as mais diversas origens, porém é possível prever em algumas fases do desenvolvimento infantil. Por exemplo, quando os dentes estão nascendo e causam grande dor, coceira e desconforto na gengiva, fazendo com a criança busque opções para aliviar o incômodo.
4. Estabeleça limites claros
Estabelecer limites claros é extremamente importante ao aprender como fazer a criança parar de morder. Explique à criança, de acordo com a sua faixa etária e capacidade de compreensão, que morder é inaceitável e quais são as consequências de fazê-lo.
Certifique-se de que essas consequências sejam claras, compreensíveis, consistentes e respeitem a individualidade da criança.
5. A culpa não é uma consequência!
Ao incentivar comportamentos desejados, é interessante não destinarmos grande foco à o que queremos que seja evitado. Quando a criança morde, fazer com que ela sinta vergonha, isolá-la dos demais, privá-la de brincadeiras e momentos descontraídos, entre outras respostas que podemos ter não é a melhor opção.
O efeito pode ser, inclusive, contrário. É importante, também, que o adulto não se sinta responsável pela mordida ou atribua culpa às crianças mais velhas. É muito mais efetivo trabalhar diretamente com a criança que mordeu e compreender o que causou o comportamento para oferecer soluções mais adequadas.
6. A explicação é a chave!
Quando a criança morde, é importante não reagirmos de forma exagerada ou punitiva. Isso pode aumentar a probabilidade de que o comportamento continue, pois a criança pode ver a reação resultante como uma forma de solução para o problema.
Em vez disso, explique porquê o comportamento é inaceitável e o que pode ser feito para evitar que ele aconteça novamente. Não subestimar a capacidade de compreensão dos pequenos é sempre um traço benéfico.
7. Comunicação
As crianças que mordem muitas vezes têm dificuldade em expressar suas emoções e necessidades de forma adequada. A construção de vocabulário, auxiliar o pequeno a nomear as emoções, e incentivar a criança a se comunicar verbalmente são também estratégias significativas para o processo de como fazer a criança parar de morder.
8. Use técnicas de relaxamento
As técnicas de relaxamento podem ajudar a criança a lidar com emoções intensas que podem levar à mordida. Por exemplo, atividades que envolvam a livre expressão, como desenhar sobre o que está sentindo, a criação de um diário de sentimentos ou de técnicas de meditação, que envolvam a atenção à própria respiração para trabalhar o autocontrole.
9. Redirecionamento:
Para crianças menores de 3 anos, que ainda não desenvolveram a fala, ou sofrem com o uso da linguagem, o redirecionamento é particularmente efetivo quando o assunto é como fazer a criança parar de morder.
Quando uma criança mostra interesse em morder, é importante tentar redirecionar a atenção dela para outra atividade ou objeto. Isso pode ser feito oferecendo brinquedos ou atividades divertidas, como jogos ou música. Quando a criança se engaja em uma atividade diferente, ela pode esquecer completamente a vontade de morder.
10. Utilizar reforços positivos:
O reforço positivo é uma das estratégias mais conhecidas para incentivar crianças a mudarem seu comportamento e, consequentemente, para auxiliar como fazer a criança parar de morder. Quando a criança consegue controlar seu comportamento de morder, é importante elogiar e recompensá-la. Isso pode ser feito com elogios verbais ou pequenas recompensas, como adesivos ou um tempo extra para brincar.
Felizmente, existem diversas opções não invasivas, não violentas e viáveis de como fazer a criança parar de morder. Para não esquecermos, eu gosto de lembrar que cada criança vive em um universo único, particular e pode responder de maneira diferente às estratégias e intervenções psicológicas.
Por isso, é importante experimentar diferentes técnicas e encontrar a melhor solução para cada criança. Com paciência, consistência e uma abordagem amorosa, os pais, psicólogos, cuidadores e profissionais da educação podem ajudar as crianças a controlar seus impulsos e aprender novas formas de se comunicar e se relacionar com os outros.
There is no ads to display, Please add some
A psicologia infantil te interessa?
O meu blog para pais é sempre atualizado com soluções, questionamentos e propostas para o grande desafio (e alegria) que é ser pai ou mãe no século XXI. Eu sempre estou disponível nas minhas redes sociais (Instagram, Facebook, TikTok) para tirar dúvidas, trazer conteúdos relevantes e orientar. Assim como destino meu canal no YouTube a informar sobre a psicologia infantil de forma lúdica. Não deixe de acompanhar!