Com base na psicologia comportamental, o método terapêutico ABA (do inglês Applied Behavior Analysis) tem como objetivo ensinar habilidades e comportamentos considerados importantes para pessoas com autismo ou outras deficiências. A psicologia com ABA é uma abordagem terapêutica focada no comportamento, que se utiliza de técnicas sistemáticas de intervenção para ajudar indivíduos a alcançarem objetivos específicos, além de ser uma das que eu mais gosto de trabalhar!
O fundamento da psicologia com ABA é ensinar ao seu paciente habilidades novas ou substituir comportamentos negativos por comportamentos positivos. O que é feito através da análise cuidadosa do comportamento da criança durante a terapia e da adaptação do ambiente externo para encorajar a aprendizagem.
There is no ads to display, Please add some
Embora seja frequentemente usada em pacientes com TEA, sua aplicação não é restrita e pode ser feita em adultos com problemas de desenvolvimento, pessoas com deficiência intelectual, com problemas de comportamento, entre outras condições que façam necessária a intervenção comportamental.
É interessante lembrar que as intervenções psicologia com ABA são altamente individualizadas a fim de atender às necessidades específicas de cada criança, e que você, terapeuta, pode se utilizar de uma grande variedade de estratégias como modelagem, treinamento de habilidades sociais, reforço positivo ou análise funcional do comportamento, por exemplo, para alcançar os seus objetivos de tratamento.
Diversos estudos demonstram a eficácia da psicologia com ABA na melhora das habilidades sociais, de comunicação, de comportamento e de desempenho acadêmico em pacientes com deficiência. Esta área de estudo é pesquisada há aproximadamente 70 anos, e possui diversos documentos publicados, com uma sólida base de sua eficácia, o que faz dela altamente recomendada para o tratamento de indivíduos com autismo.
A importância da psicologia com ABA reside, principalmente, no seu sucesso para o aprendizado de habilidades sociais e funcionais, que reflete diretamente na qualidade de vida, na independência e na vida cotidiana dos pacientes. Seus benefícios incluem, além das habilidades sociais, a melhora da comunicação, a redução de comportamentos desafiadores, e aumento da autorregulação, por exemplo.
Em resumo, a ABA é uma grande fonte de aperfeiçoamento tanto para os pacientes quanto para suas famílias. Abaixo, irei falar sobre os princípios da ABA e algumas aplicações possíveis.
Diferentes contextos da psicologia com ABA
Devido à sua amplitude, a análise do comportamento aplicada (ABA) pode ser adotada em múltiplos casos, para diversos pacientes, fator que colabora para a alta adaptabilidade do programa em relação às necessidades de cada paciente e quais comportamentos serão ampliados ou reduzidos.
A sua personalização e eficácia dependem diretamente da aplicação prática das técnicas, que foram testadas e comprovadas ao longo de anos de estudo da ciência comportamental.
Sendo assim, a psicologia com ABA é uma ciência empírica, que pode ser aplicada em diferentes contextos para o tratamento de sintomas de diferentes condições, tais como:
There is no ads to display, Please add some
– O contexto educacional, auxiliando o processo de aprendizado de crianças com autismo ou com transtornos globais do desenvolvimento para adquirir conhecimentos acadêmicos para leitura, competências matemáticas e escrita, por exemplo. Assim como o treinamento de pais, professores, e demais profissionais que participam da equipe multidisciplinar de apoio.
– Contextos voltados para a saúde física da criança, de motricidade, ou que envolvam práticas diárias que são necessárias, como de higiene, aplicação de remédios, e que podem estar relacionadas a doenças crônicas como diabetes ou depressão.
– Contextos traumáticos, ou de fobia, nos quais os pacientes necessitam de autorregulação, autocontrole, ou demais demandas de cada indivíduo.
– Durante o tratamento de pacientes diagnosticados com transtorno do espectro autista, sendo este último a sua aplicação mais frequente e extensa.
Para crianças com TEA, a abordagem pode ser voltada à melhoria ou criação de habilidades comunicativas ou de linguagem, para o aperfeiçoamento da atenção, do foco e interação social, e para reduzir comportamentos indesejáveis como crises de desregulação emocional, comportamentos agressivos ou auto lesivos.
O terapeuta
Qual é, afinal, o papel do terapeuta na psicologia com ABA? O terapeuta desempenha um papel fundamental na análise do comportamento aplicada, sendo ele o responsável não somente pela aplicação de métodos e técnicas da abordagem, mas pelo aprofundamento no mundo de cada criança, cada paciente, um processo constante de avaliação e análise para que as intervenções sejam coerentes com a realidade da pessoa e com as necessidades particulares de cada um. A partir das informações reunidas pelo psicólogo é possível elaborar um plano de intervenção comportamental que será efetivo.
Tal processo faz com que seja necessário, da parte do profissional, além da graduação em psicologia, uma especialização em Análise do Comportamento (seja ela pós, mestrado ou doutorado) e estudos continuados. Nos Estados Unidos, e determinados países, existe o BCBA (Board Certified Behaviour Analyst), um certificado que de estudos em ABA, porém no Brasil não é credenciada, sendo vista apenas como uma escolha teórica do especialista.
O Brasil possuí, por outro lado, a acreditação da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC) que fornece o reconhecimento de que determinado profissional têm conhecimento e formações suficientes na área para garantir que ele é capacitado a compreender, seguir, e aplicar os fundamentos das técnicas a serem utilizadas nas intervenções da terapia ABA.
A supervisão regular por parte de profissionais especializados se faz necessário para garantir que o terapeuta é treinado e qualificado suficientemente para desenvolver um processo de avaliação do comportamento e da elaboração de um plano de intervenção devidamente individualizado.
A psicologia com ABA é, afinal, uma ferramenta que garante ótimos resultados internacionalmente, que oferece um amplo repertório de tecnologias, estratégias, abordagens e fundamentos desenvolvidos por especialistas para amparar no desenvolvimento de crianças, e adultos, com desenvolvimento atípico considerando as suas singularidades.
There is no ads to display, Please add some
Espero que o conteúdo tenha sido de grande ajuda para você. Afinal, a análise do comportamento aplicada é uma ciência extensa, que requer um perfil profissional curioso, que busque estar sempre atualizado, em desenvolvimento e buscando melhorar. Por este mesmo motivo, criei meu PsicoPlano Infantil.
Fazendo a assinatura você conta com conteúdos exclusivos sempre em dia com as práticas da psicologia atual. Também busco sempre dividir meus conhecimentos através das minhas redes sociais (Instagram, Youtube, Facebook) e do meu blog.